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  1.  # 221

    Não concordo.
    Os projectos foram feitos e EXECUTADOS - em parte.
    Linha ferroviária e alargamento IP8.

    Por outro lado, as medidas contempladas nos PDM's dos concelhos atravessados são muito explicitas e derivam desses projectos.
    Com este comentário não estou a referir que sou contra ou a favor deste desenvolvimento. É no sentido de juntar mais informação.

    Colocado por: RCF
    Ok.
    Mas, como bem sabe, áreas de servidão e medidas preventivas há muitas. Nunca foi feito qualquer projeto para essa ligação.
    • RCF
    • 1 março 2020

     # 222

    Colocado por: ADROatelierNão concordo.
    Os projectos foram feitos e EXECUTADOS - em parte.
    Linha ferroviária e alargamento IP8.

    Por outro lado, as medidas contempladas nos PDM's dos concelhos atravessados são muito explicitas e derivam desses projectos.
    Com este comentário não estou a referir que sou contra ou a favor deste desenvolvimento. É no sentido de juntar mais informação.


    Se for a “parte” da variante de Alcácer ou da ligação à linha do leste, sim. Mas isso nada tem a ver ou, pelo menos, não tem o propósito de ligar a Beja, mas apenas de melhorar a ligação de Lisboa ao Algarve e a ligação a Sines
  2.  # 223

  3.  # 224

    O Porto de Sines ( terminal XXI, contentores) é maioritariamente um Porto de transbordo, a maioria da carga descarregada e carregada novamente em navios.
    Concordam com este comentário: RCF
  4.  # 225

    Colocado por: coelhinho78O Porto de Sines ( terminal XXI, contentores) é maioritariamente um Porto de transbordo, a maioria da carga descarregada e carregada novamente em navios.
    Concordam com este comentário:RCF

    Se não temos infraestrutura viável para escoar o produto, é natural que isso aconteça.
    Agora imagine o contrário.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  5.  # 226

    Colocado por: 21papaleguas
    Se não temos infraestrutura viável para escoar o produto, é natural que isso aconteça.
    Agora imagine o contrário.


    A questão que se coloca é somente esta: o transporte ferroviário de carga em alta velocidade praticamente não existe em lado nenhum. Por motivos simples: comparando com o transporte ferroviário "normal", a maior rapidez na entrega é pouco relevante (na generalidade da carga é mesmo irrelevante), mas o custo adicional é expressivo.
    • RCF
    • 3 março 2020

     # 227

    Colocado por: 21papaleguas
    Se não temos infraestrutura viável para escoar o produto, é natural que isso aconteça.

    Claro que temos. Temos um bom porto. O porto de Sines é uma excelente infraestrutura. Uma boa ligação ferroviária nunca evitará que, de Sines para a Alemanha ou Holanda, se continue a utilizar o transporte marítimo.
  6.  # 228

    Porque será?
    "Neste momento estão em curso obras de expansão do Terminal XXI, um investimento totalmente privado a cargo da concessionária PSA Sines, que vai duplicar a capacidade da infraestrutura para 4,1 milhões TEU, com uma frente de cais de 1.750 metros que lhe permitirá operar, em simultâneo, quatro megacarriers da classe do MSC AMBRA."
    • RCF
    • 3 março 2020

     # 229

    Colocado por: 21papaleguasPorque será?
    "Neste momento estão em curso obras de expansão do Terminal XXI, um investimento totalmente privado a cargo da concessionária PSA Sines, que vai duplicar a capacidade da infraestrutura para 4,1 milhões TEU, com uma frente de cais de 1.750 metros que lhe permitirá operar, em simultâneo, quatro megacarriers da classe do MSC AMBRA."

    porque será?
    Simples! Porque, apesar de já ser um porto com excelentes condições, tem potencial para ser ainda melhor, pois tem condições únicas, como a geolocalização e a profundidade das águas.
    • RCF
    • 3 março 2020

     # 230

    Colocado por: JoelMDiz isso com base em que?

    Nos custos de transporte por um e outro modo de transporte e na facilidade desse transporte. Para distâncias mais longas e para maior carga, o transporte marítimo é mais eficiente.

    Colocado por: JoelMComo é que o porto de Roterdão despacha toda a mercadoria que vai para o resto da Europa?

    Olhe para o mapa da Europa e compare a localização de Sines com a localização de Roterdão... Como já atrás referi, Portugal é um país periférico, para a Europa.
    • RCF
    • 3 março 2020 editado

     # 231

    Colocado por: JoelM

    Não é o caso dentro da Europa!

    Olhe que é... quer em preço, quer em eficiência. Um navio que saia de Sines com destino a Roterdão, muito dificilmente se verá obrigado a parar a meio do caminho. Já um comboio, em qualquer sítio pode ter de parar. Ainda anteontem, o internacional, de Lisboa para Madrid, a chegar a Vilar Formoso já levava 7 horas de atraso. E não foi por a infraestrutura ou o material circulante serem rudimentares.

    Colocado por: JoelM
    Compare os custos de transportar carga de PT para França por comboio ou por mar... Ou até à Polónia...

    Não foi por acaso que eu referi Holanda e Alemanha...
    Uma boa ligação ferroviária aumentará o transporte de mercadorias pela ferrovia, desde e para o porto de Sines. No entanto, o porto de Sines continuará a ser também um interposto, onde as mercadorias serão descarregadas de um navio e carregadas noutro.
  7.  # 232

    Colocado por: RCFJá um comboio, em qualquer sítio pode ter de parar.

    Com este tipo de exemplos, não vai muito longe.
    Os barcos também afundam, sabe?
    Quando afundam, além de se perder a carga, consegue imaginar quem mais tem a perder...
  8.  # 233

    Colocado por: JoelM279citar


    Sim, é o caso. Só cerca de 15% da carga transportada na Europa usa a ferrovia - e não esqueça que do comboio até ao destino ainda tem que haver transbordo..
    • RCF
    • 3 março 2020

     # 234

    Colocado por: 21papaleguasCom este tipo de exemplos, não vai muito longe.
    Os barcos também afundam, sabe?

    A sério?!
    Isso sim, é um bom exemplo!
    • RCF
    • 3 março 2020

     # 235

    Colocado por: JoelM
    É os milhares de cidades na Europa sem Porto? Chega lá como?
    Mais uma vez lhe repito:
    Colocado por: RCF
    Não foi por acaso que eu referi Holanda e Alemanha...

    A essas outras, naturalmente terá de chegar por outra via que não a marítima, entre as quais ferroviária.
    Eu não sou contra a ferrovia. Bem pelo contrário! Só que não embandeiro em arco. Sou realista e sei que a ferrovia não vai resolver todos os problemas nem é solução para tudo.

    Colocado por: JoelM
    Ainda pergunta o porque da necessidade de uma linha que nos ligue à europa?

    Já temos! Pode não ser a melhor (não é, certamente), mas já temos. Falei-lhe, precisamente no comboio que faz Lisboa/Madrid, diariamente e acrescentei-lhe que o atraso nada teve a ver com o facto da infraestrutura ou do material circulante poder ser rudimentar.
    O transporte terreste, quer o rodoviário, quer especialmente o ferroviário está sujeito a muitos percalços. Basta um "maluquinho", que se queira suicidar, colocar-se à frente de um comboio para lhe provocar um atraso de 3 ou 4 horas. E isto não é uma situação que aconteça tantas vezes quantos os navios de carga que se afundam. Isto acontece em Portugal quase todos os dias, tal como nos outros países. E, em França, acontece igualmente com o TGV...
  9.  # 236

    Colocado por: RCF
    A sério?!
    Isso sim, é um bom exemplo!

    Foi só para ver quão ridículo foi o seu exemplo.
    Ainda assim, você não conseguiu perceber!
    • RCF
    • 3 março 2020

     # 237

    Colocado por: 21papaleguas
    Foi só para ver quão ridículo foi o seu exemplo.
    Ainda assim, você não conseguiu perceber!

    Tem razão! Pelo menos quanto à segunda parte... não consegui perceber.
    Mas, se me quiser ajudar a perceber, agradeço.
    Eu dei-lhe o exemplo do comboio de anteontem para Madrid, que se atrasou 7 horas até Vilar Formoso. Se me quiser dar o exemplo de algum navio de transporte de carga que se tenha afundado nos últimos dias, "sou todo ouvidos".
    • RCF
    • 3 março 2020

     # 238

    Colocado por: JoelM

    se não tiver carga suficiente para meter no navio, nem sequer chegar a levantar ancora...

    Pois, tal como o comboio... ou o camião... se não tiver mercadoria para transportar, não faz a viagem...
  10.  # 239

  11.  # 240

    Colocado por: RCFPois, tal como o comboio... ou o camião... se não tiver mercadoria para transportar, não faz a viagem...

    Tem tudo a ver, realmente.
    Não admira que depois venha argumentar como fez antes!
 
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