TAP não quer voar para o Montijo. Easyjet e Ryanair também resistem
Nenhuma das grandes transportadoras aéreas que operam em Portugal quer voar para o futuro aeroporto do Montijo, já que preveem que tal irá afetar a sua estratégia e modelo de negócios, avança o Expresso (acesso pago), este sábado. Só irá para esse novo aeroporto quem não conseguir espaço no aeroporto Humberto Delgado e as transportadoras low cost atraídas pelos preços.Embora defenda a construção da infraestrutura em causa no Montijo, a TAP, por exemplo, recusa voar para lá. Isto porque a companhia portuguesa baseia o seu modelo de negócios no transporte de passageiros transcontinentais até Lisboa, fazendo-os voar, a partir daí, para outros países. A TAP está, portanto, muito dependente de ligações a outros voos, sendo a possibilidade de ter de transportar os passageiros para a outra margem do Tejo sinónimo de um risco de perda de conexão grande.
No caso da Ryanair e da Easyjet, também há resistência, uma vez que estas transportadoras são muito usadas para pequenas pausas de dois ou três dias, não sendo atrativo para quem vem por tão pouco tempo demorar a chegar ao centro de Lisboa, sublinha o semanário. Estas companhias não querem, por isso, abdicar dos slots na Portela e só ponderam voar para o Montijo quando o crescimento o ditar ou se as taxas foram mais baixas.
Colocado por: JoelMImagino que também produza lixo no entanto se quisessem colocar uma lixeira à sua porta, aceitaria de ânimo leve?
Colocado por: branco.valter
Colocado por: tiagooliveira20Apostem num TGV, seria resolver 2 problemas num, beneficiavam quem anda de comboio e resolviam o problema do tempo de Beja a Lisboa.
Colocado por: tiagooliveira20
Eu não sou especialista nem nada que se pareça, não sou afectado por nada desse aeroporto mas não consigo compreender tanta insistência num aeroporto que tem dado tanta polémica com tantas coisas contra. A polémica não surge só porque sim.
Mas pensando primeiro a nível financeiro, se a ideia é meterem o aeroporto mais dedicado aos voos low cost, e existe um aeroporto pronto, porque vamos construir outro? Em tantas cidades os low cost aterram tão longe.
Apostem num TGV, seria resolver 2 problemas num, beneficiavam quem anda de comboio e resolviam o problema do tempo de Beja a Lisboa.
Colocado por: tiagooliveira20Pelas imagens que vi, também me parece que as pistas vão entrar ligeiramente dentro de água, uma má aterragem e sujeitam-se a parar dentro de rio, é difícil mas pode acontecer.
Colocado por: RCF
E quanto é que isso custa? E quem iria pagar?
Colocado por: luisvv
Claro que surge. Nenhuma localização será ideal, logo haverá sempre aspectos passíveis de gerar "polémica".
Ainda bem que quer poupar dinheiro na construção de um aeroporto para ir gastar 30 vezes mais no TGV, sem contar com os prejuízos anuais que ele gerará.
Colocado por: JoelM
Porque nem está a ser planeado um tgv a ligar Sines a Espanha onde parte do percurso podia ser partilhado nem nada...
Os mesmos que vão pagar o aeroporto, com a diferença que já temos o aeroporto novo e ficávamos com TGV também!
Não falei em poupar, falei em saber usar o dinheiro aproveitando um aeroporto já construído e em vez de gastar milhões num novo aproveitar esses milhões e ficar também com TGV.
Colocado por: tiagooliveira20
Vi um estudo sobre Beja, em que falam que em 2030 o aeroporto de Faro também estará esgotado, Beja serviria Faro e Lisboa, e também Espanha numa zona que não há aeroportos em Espanha. Apostando no TGV trariam também essas pessoas para cá que nem que seja depois na viagem daqui para Espanha fazem consumos cá.
Colocado por: JoelM
Não era, vai ser e já vem mais do que tarde... Porta de entrada na Europa sem capacidade de escoar mercadoria por linha férrea... Anedota!
Tudo que não seja para benefício directo e imediato dos lisboetas, é elefante branco...
só não entendi como iam ser 2 se o segundo aeroporto é assim tão necessário como dizem! 🤔 É necessário mas não iria ser usado... E os passageiros precisam de chegar a lx mas não iriam usar o comboio... Curioso...