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  1.  # 181

    nunca foi equacionado criar um grande aeroporto com possibilidade de aumento no futuro, que desse para retirar toda a movimentação da portela e "montijo"? e depois vender os terrenos da portela para pagar parte do novo aeroporto?
  2.  # 182

    Colocado por: manelvcnunca foi equacionado criar um grande aeroporto com possibilidade de aumento no futuro, que desse para retirar toda a movimentação da portela e "montijo"? e depois vender os terrenos da portela para pagar parte do novo aeroporto?

    Sim foi, há dezenas de anos que se estuda o NAL - Novo Aeroporto de Lisboa - que depois de muitas discussões foi planeado para a Ota. A Força Aérea concordou, os investidores mais bem "informados" começaram a comprar terrenos á volta até que alguém descobriu que ao lado havia a Serra de Montejunto que não era lá grande coisa em termos de segurança.
    Depois descobriram o campo de tiro de Alcochete que parecia quase perfeito excepto ter se gastar uns largos milhões em acessibilidades. Mas aí a TAP e outras companhias aéreas começaram a reclamar que fechar a Portela era estupido pois ter um Aeroporto dentro da cidade era uma mais valia. Como os burros dos ingleses que têm o Heathrow e o City dentro de Londres.
    E depois como não estava previsto no contrato da ANA fechar a Portela começaram a fazer continhas e não havia dinheirinho.
    E prontes voltaram ao conceito da Portela+1 e aí o Montijo era de longe a melhor opção em matéria de servidões aeronáuticas embora fraco em acessibilidades. Mas estas ultimas podem ser resolvidas com soluções de baixo custo e a serem aplicadas á medida que o trafego crescer.
    • RCF
    • 21 fevereiro 2020

     # 183

    Colocado por: JoelMPorque nem está a ser planeado um tgv a ligar Sines a Espanha onde parte do percurso podia ser partilhado nem nada...

    Não, não está.

    Colocado por: tiagooliveira20Os mesmos que vão pagar o aeroporto, com a diferença que já temos o aeroporto novo e ficávamos com TGV também!

    Não. O aeroporto no Montijo será pago pela ANA.
    • RCF
    • 21 fevereiro 2020

     # 184

    Colocado por: JoelMclaro que é... por isso é que toda a europa civilizada tem uma linha ferrea em boas condições e expensão e portugal é dos poucos que em vez de aumentar, ainda diminuiu... somos visionários! ;)

    não somos visionários, mas somos periféricos... e isso faz toda a diferença!
    Se, por exemplo, quisermos ir de comboio de Portugal até à Alemanha, temos de atravessar (e contribuir para) a linha férrea espanhola e francesa. Mas, ninguém atravessa Portugal de comboio para ir a lado nenhum... Claro que os espanhóis e franceses querem que Portugal faça uma linha de alta velocidade. Só têm a ganhar com isso.
    Concordam com este comentário: Carvai
  3.  # 185

    Colocado por: luisvv


    Só tenho duas palavras para isso: de-lírio.
    Concordam com este comentário:Carvai


    https://www.dinheirovivo.pt/economia/aeroporto-beja-pode-complementar-lisboa-faro/

    "A Extremadura espanhola, que “carece de acessibilidade aérea”, é “um bónus” para a área de influência do aeroporto de Beja e como “consequência” da ligação ferroviária Évora/Elvas."
  4.  # 186

    o que pretendem é uma revolução
    mexer com a portela é mexer aos milhares com a vida, interesses, negócios, vidas de décadas etc e ….o montijo é efetivamente a solução mais barata, não há assim tanto dinheiro, assim como, investimentos caros e a longo prazo não parecem cativar uma grande maioria, vive-se muito para o presente. mas é a minha opinião
  5.  # 187

    Colocado por: marco1mexer com a portela é mexer aos milhares com a vida

    Exatamente, quando se fazem projetos no computador esquece-se a vida real. Foi o que aconteceu com Beja. Era projetado para ser a base da manutenção da TAP e outras companhias aéreas. Esqueceram-se que centenas de técnicos não iam aceitar ser "deportados" para Beja. Vejam o caso Infarmed que era "só" entre Lisboa e Porto.
  6.  # 188

    O mesmo podemos estar a dizer passados 5 ou 10 anos da abertura do Montijo à aviação comercial, por todas as razões enumeradas anteriormente.
  7.  # 189

    Colocado por: branco.valterÉ vergonhoso quererem contornar o mais que certo chumbo da ANAC alterando a lei, parece algo do tempo do tempo da outra senhora!!!

    Na Alemanha faz-se o mesmo…
    https://executivedigest.sapo.pt/justica-alema-autoriza-tesla-a-abater-floresta-para-construir-fabrica/
  8.  # 190

    Qual foi a lei alterada para permitir a construção da fábrica?
  9.  # 191

    Qual foi a lei que levou á suspensão do abate ?
    • manelvc
    • 22 fevereiro 2020 editado

     # 192

    O branco Valter disse que o governo quer alterar a lei, que serve para proteger até certo ponto a população apenas para servir os interesses do governo.

    Você disse que na Alemanha fizeram o mesmo com a nova fábrica da tesla.
    Pelo que li a notícia apenas fala que o tribunal deu razão à tesla. Não fala em alterações à lei...
    Pode é a sua interpretação da lei ser diferente da do tribunal, mas não há alterações para favorecer uma das partes....
  10.  # 193

    Pois em alemão proteger a natureza diz-se de forma diferente do português. Como não percebo nada de alemão não posso discordar.
  11.  # 194

    Carvai não estou a perceber qual é o problema.

    Tens isto:

    geraram polémica e chegaram a ser suspensas por questões ambientais, depois de grupos ambientalistas terem interposto acções contra o abate de árvores no município de Grünheide, nos arredores de Berlim.


    Elon Musk, presidente executivo da Tesla, argumentou que a floresta não é natural, mas sim plantada para a indústria do papel. Salientou também que a fábrica gastará muito menos água do que os ambientalistas defendem.


    Ou seja, houve grupos de ambientalistas que interpuseram uma acção em tribunal para impedir a construção da Gigafactory, a Tesla apresentou os seus argumentos que pelos vistos convenceram o tribunal.

    Não há qualquer ponto em comum, já que aqui fala-se em mudar a lei SÓ para o governo poder construir o dito aeroporto. O pior disto tudo é observar que as únicas autarquias da Margem Sul a favor do aeroporto complementar na BA6 serem aquelas que pertencem ao PS, ou seja, o Partido acima dos interesses das suas populações.

    Absolutamente nojento!
  12.  # 195

    Aqui á atrasado eu voltei a alugar uma casa depois de ter tido uma má experiência no passado. Depois veio a Lei Cristas e decidi arriscar e voltei a alugar uma casa. Entretanto mudaram as moscas na AR e voltaram a fazer leis a proteger os vigaristas pobrezinhos. Prontes, já foste…
    Absolutamente nojento.
    Já agora, só os presidentes comunistas é que protegem as populações ?? Se a geringonça não tivesse acabado será que berravam tanto ?? A politica é uma ciência estranha.
  13.  # 196

    A politica é uma ciência estranha.

    Não é não, basta ver quem ganha com o quê, para se saber a razão das coisas...
  14.  # 197

    Durante dezenas de anos 80% dos aviões que aterram na Portela passaram e passam a baixa altitude por cima do Concelho de Almada.
    O procedimento é sempre o mesmo - 3.000" no CP (Caparica) e descer para os mínimos para Alcântara. Parece que os comunas que tomaram conta daquilo durante 40 anos nunca deram por nada, nem quando caiu um "passageiro" na Sobreda.
    E também deviam andar distraídos quando o governo da geringonça preparou e assinou o contrato com a ANA para o Montijo.
  15.  # 198

    E Alverca? Porque é que não é discutido? O problema das acessibilidades está resolvido pois é servido de comboio e autoestrada!
  16.  # 199

    Colocado por: migjacE Alverca? Porque é que não é discutido? O problema das acessibilidades está resolvido pois é servido de comboio e autoestrada!

    Sim as acessibilidades eram optimas mas em trafego aéreo era impraticável. Com 80% do trafego a aterrar Sul-Norte para aterrar em Alverca tinham que passar quase por cima da Portela. Praticamente era ter uma pista á frente de outra.
  17.  # 200

    Colocado por: JoelM
    claro que é... por isso é que toda a europa civilizada tem uma linha ferrea em boas condições e expensão e portugal é dos poucos que em vez de aumentar, ainda diminuiu... somos visionários! ;)


    Portugal está num extremo da Europa. Fantasiar com transporte de mercadorias em alta velocidade de Portugal para a Europa é cómico.




    hora e meia? de carro só se for... se viajar à velocidade de um alfa pendular, que tempo demora? se calhar menos do que de stansted ao centro londres... ou teh Torp ao centro de oslo... e adivinhe... continuam a voar para la! milagre!

    De Beja para Lisboa, pode contar com mais de 1 hora, seguramente.

    Sem contar com coisas chatas como necessitar de partilhar a via existente ou construir uma nova paralela (e espaço?) ,a necessidade de construir nova ponte para o comboio entrar em Lisboa e ligar à Estação Oriente, tudo coisas para custar meia-dúzia de tostões.


    Colocado por: luisvv
    quantos exemplos quer que demoram mais tempo e têm passageiros?


    Sim, claro que há aeroportos longe das cidades com passageiros. Mas parte significativa do tráfego necessita de interligação com outros voos. Outra parte ainda é resultado da vantagem competitiva de ter um aeroporto dentro da cidade.
 
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