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  1.  # 301

    Colocado por: luisvvÉ o procedimento standard: "este processo funciona mal, vamos alterá-lo" ou "isto já não faz sentido, há que revogar" .

    Aqui acho que deturpa as coisas de modo que lhe dá mais jeito.
    Não, não é um procedimento standard um qualquer governo mudar uma lei consoante lhe dá jeito.
    É sim um procedimento standard de uma ditadura.
  2.  # 302

    Colocado por: 21papaleguas
    Aqui acho que deturpa as coisas de modo que lhe dá mais jeito.
    Não, não é um procedimento standard um qualquer governo mudar uma lei consoante lhe dá jeito.
    É sim um procedimento standard de uma ditadura.

    Foi aquilo que a geringonça fez a partir de 21016, alterar muitas leis do tempo do Passos Coelho. Embora uma boa parte da geringonça ser fã de ditaduras (com alcunha de populares) não me parece que seja o caso.
  3.  # 303

    Colocado por: 21papaleguas,já devia existir algo pensado para dar sequência a esta obra.
    nepias. Foi só mesmo para alguém ganhar dinheiro, aliás denominador comum de outras obras púbicas portuguesas. O que não temos falta são autoestradas onde passa um carro quando se engana na entrada.
  4.  # 304

    credo

    a partidarite não despega seja qual for o assunto.

    num contexto que era presente o montijo tinha toda a sua justificação, custos e a urgencia de resposta, portanto portela mais complementar montijo
    no contexto atual faz mais sentido uma opção como a de Alcochete em que com tempo se fará um aeroporto novo e a portela será desativado
    Beja para mim continua a ser uma coisa de visionários utopistas sem a ponderação calibrada com a dimensão do pais.
  5.  # 305

    Colocado por: marco1no contexto atual faz mais sentido uma opção como a de Alcochete

    Pois, mas um custa 600 milhões e é pago pela ANA, o outro custa 8 mil milhões e é pago por nós. Um demora 3 anos o outro uma dúzia de anos.
  6.  # 306

    Colocado por: Picareta
    Pois, mas um custa 600 milhões e é pago pela ANA, o outro custa 8 mil milhões e é pago por nós. Um demora 3 anos o outro uma dúzia de anos.

    Estes são os números lançados pelos defensores do Montijo para assustar a opinião pública.
    O Montijo custa 600 milhões + 500 milhões na Portela + 150 milhões a melhorar acessos.
    Alcochete custa 2,5 mil milhões e o resto para chegar aos 8 mil milhões são para construir nova travessia sobre o Tejo e ligação ferroviária.
    E esta parte dos acessos é que não consigo perceber. Pus-me a olhar para o Google Maps e verifiquei que o Campo de tiro de Alcochete e o Montijo distam um do outro 15km e estão sensivelmente à mesma distância de Lisboa. E um precisa de 150M para acessos e o outro 5 mil milhões? Alcochete precisa de ferrovia e de nova ponte e o Montijo não precisa de nada disso?
    Ainda anteontem ouvi o presidente da ANA a dizer que Alcochete não dava para construir de forma faseada porque ficava muito longe de Lisboa, que ficava a 70km. Mais uma vez o Google Maps deve estar muito errado. O campo de Tiro de Alcochete fica a 32km de Lisboa e o Montijo fica a 30km com os atuais acessos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
    • RCF
    • 5 março 2021

     # 307

    Colocado por: 21papaleguasO que eu gostava que acontecesse era que a partir do momento em que se constrói um projecto daquela dimensão em Beja, isso deveria ser só o início de uma outra coisa bastante maior.
    Enterraram-se ali alguns milhões, não tem interesse para ninguém algumas pessoas acham que está tudo bem.

    O aeroporto de Beja foi um erro. Não deveria ter sido construído. E por isso, tem razão. Não está tudo bem... cometeu-se um erro.
    No entanto, para corrigir esse erro, não podemos cometer outros erros ainda maiores... Mais vale deixar estar Beja como está do que continuarmos a enterrar dinheiro, para ver se Beja se torna um sucesso
  7.  # 308

    Colocado por: ricardomendesE esta parte dos acessos é que não consigo perceber. Pus-me a olhar para o Google Maps e verifiquei que o Campo de tiro de Alcochete e o Montijo distam um do outro 15km e estão sensivelmente à mesma distância de Lisboa


    Isso porque nunca foi ao Campo de Tiro para perceber que não tem acesso rodoviário com o perfil que se pretende.

    Depois, não pode medir a distancia à porta-de-armas, ainda tem mais uns milhares de metros a considerar.
  8.  # 309

    Ok. O acesso ao aeroporto em Alcochete não é na porta de armas. É na outra ponta mais longe. Já não são 32km, são para aí uns 40km. Ainda faltam 30 km para chegar aos 70km que dizia o presidente da ANA. Mesmo que o aeroporto fique a 15 ou 20 km da Vasco Da Gama é assim tão difícil criar uma acesso direto à Vasco da Gama. O Montijo também precisa de acessos novos à ponte.
  9.  # 310

    O Montijo tem um acesso direto à Ponte Vasco da Gama.

    O Campo de Tiro tem uma faixa de rodagem - IC3 - com 1 via em cada sentido, além disso, é via para o trânsito de mercadorias (camiões).
  10.  # 311

    Colocado por: brunomrosaO Montijo tem um acesso direto à Ponte Vasco da Gama.


    No entanto, esse acesso é urbano, seria fundamental fazer acesso direto da BA6 à Ponte.

    Para sair da BA6 e chegar à ponte, também não existe o perfil adequado, mas é uma distancia muito mais curta.
  11.  # 312

    Colocado por: ricardomendes. É na outra ponta mais longe.


    É ainda mais longe, segundo lembro-me.
    Nem sequer ficará no Concelho de Alcochete.

    Curiosamente, a BA6 do Montijo e o Campo de Tiro tem ambos a porta-de-armas em Alcochete.
  12.  # 313

    Mesmo que façam o aeroporto quase em Samora Correia a distancia a Lisboa são 40km.
    O Montijo com acessos novos deve ficar a uns 20km de Lisboa.
    É uma diferença assim tão grande para justificar o Montijo precisar do 150 milhões em acessos e Alcochete precisar de 5 mil milhões em acessos?
  13.  # 314

    Mais do que discutir "trocos" devíamos 1º discutir o conceito :
    - Se querem um novo aeroporto e fechar a Portela terá que ser Alcochete.
    - Se querem manter a Portela e ter um alternante será o Montijo a melhor opção.
  14.  # 315

    Calma, que vão fazer mais estudos.
  15.  # 316

    É tudo política.
    Eu começava por chamar as coisas como deve ser:

    Aeroporto do Samouco ou Aeroporto de Benavente.

    :D
  16.  # 317

    Colocado por: brunomrosaÉ tudo política.

    Claro que é politica no sentido correto da palavra. Alguém tem que tomar decisões que NUNCA serão unânimes. Até a Ponte Salazar quando foi construída tinha muito gente que achava que era um desperdício de dinheiro. Mas como não havia redes sociais lá construíram aquilo.
    Mas o exemplo mais flagrante da dificuldade de tomar decisões difíceis é o comboio Lisboa-Porto. Uma linha de alta velocidade era mais que necessária mas mais que o dinheiro faltou sempre coragem para tomar decisões.
  17.  # 318

    Colocado por: Carvai
    Claro que é politica no sentido correto da palavra. Alguém tem que tomar decisões que NUNCA serão unânimes. Até a Ponte Salazar quando foi construída tinha muito gente que achava que era um desperdício de dinheiro. Mas como não havia redes sociais lá construíram aquilo.
    Mas o exemplo mais flagrante da dificuldade de tomar decisões difíceis é o comboio Lisboa-Porto. Uma linha de alta velocidade era mais que necessária mas mais que o dinheiro faltou sempre coragem para tomar decisões.


    A frase a bold diz tudo. Para o bem e para o mal.
  18.  # 319

    Então e não havia ou há uma pista ali em Sintra acho que foi lá que fiz o dia da defesa nacional mas já foi a muito tempo
    • RCF
    • 5 março 2021

     # 320

    Colocado por: Reduto25Então e não havia ou há uma pista ali em Sintra

    Há. Mas, não serve para aeroporto. A serra de Sintra desaconselha
 
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