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  1.  # 361


    Porque se o que conta é meramente o aspeto financeiro, a solução mais barata é não construir "aerodromo" nenhum!
    Sobrecarreguem os outros aeroportos que temos primeiro, e quando esses lotarem, aí sim, constrói-se um novo em Lisboa.


    É uma chatice, isto de as companhias quererem voar para Lisboa e não para Beja ou Faro.


    Por enquanto, enquanto se juntam mais uns trocos, isso faria deslocar para o Porto muitos passageiros que "les vale madre" Lisboa, que só estão em transito (e é igual fazer escala em LIS ou OPO) ou que viajam de/para o Norte e Centro do país.


    Isso as companhias aéreas fariam, se fosse vantajoso. Mas a TAP não acabou com rotas a partir do Porto por capricho. Por qualquer estranho motivo, continuaram a usar Lisboa como escala para muitos voos, sabendo que é a causa de muitos atrasos que geram prejuízos.
    Só isso seria suficiente para fazer pensar porque raio uma ideia aparentemente tão boa não ocorreu a ninguém..


    Talvez isso dinamize certas regiões (Gerês, etc...) que atraiam turismo externo no futuro, e que não são propriamente Lisboa.
    Acho que estarem "50 anos a discutir a localização do novo aeroporto" não é argumento válido para ignorar certas condicionantes.


    Tenho uma certa desconfiança de que o pessoal dos congressos, das viagens de negócios, dos city-breaks etc não cumprirá os seus propósitos no Gerês.
    • eu
    • 9 março 2021

     # 362

    Colocado por: luisvvFoi incluído no pacote da privatização da ANA


    Mas porquê? Porque é que o Estado continua a fazer contratos tão estúpidos?
  2.  # 363

    Colocado por: luisvvÉ exactamente esse: um já está pago, outro vai custar esse+X, sendo X uma fortuna.

    Colocado por: luisvvNão, não é indiferente.


    O que eu quero dizer é que o "já está pago" não serve como desculpa...
    Está pago, mas não está gasto/utilizado.
    Porque caso seja noutro local, esse "tal pago" poderia ser alocado para abater o preço da nova brincadeira.

    É como se me desse um voucher para comprar uma torradeira na Worten.
    O facto do voucher valer 20€ não significa que a torradeira que traga para casa custe apenas 20€.
  3.  # 364

    Colocado por: euMas porquê? Porque é que o Estado continua a fazer contratos tão estúpidos?

    Competência de quem está presente nas negociações, do lado do estado costumam estar ministros e secretários de estado, sem experiência nenhuma nesse tipo de negociações, já do outro lado, costumam estar os tubarões assessorados com os grandes escritórios de advogados.
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 365

    Colocado por: N Miguel OliveiraO que eu quero dizer é que o "já está pago" não serve como desculpa...
    Está pago, mas não está gasto/utilizado.
    Porque caso seja noutro local, esse "tal pago" poderia ser alocado para abater o preço da nova brincadeira.

    Você negocia a construção de uma casa com um empreiteiro, depois do negócio feito, contrato assinado, decide fazer uma casa com o dobro do tamanho num outro local. Vai negociar apenas com esse empreiteiro, e fica sem capacidade de negociação, vai ser comido.
  5.  # 366

    Colocado por: luisvvÉ uma chatice, isto de as companhias quererem voar para Lisboa e não para Beja ou Faro.


    Colocado por: luisvvIsso as companhias aéreasfariam, se fosse vantajoso.Mas a TAPnão acabou com rotas a partir do Porto por capricho.Por qualquer estranho motivo, continuaram a usar Lisboa como escala para muitos voos, sabendo que é a causa de muitos atrasos que geram prejuízos.
    Só isso seria suficiente para fazer pensar porque raio uma ideia aparentemente tão boa não ocorreu a ninguém..


    Como que se tudo isso não fosse mera politica e jogos de interesse.

    Então construir Beja o que foi senão um capricho?
    Porque nem população nem turismo tem para justificar o que quer que fosse.
    As necessidades estavam mais que satisfeitas com Faro tão próximo. Ou não?

    Quer ideias boas?
    Que tal expandir a Portela?
    Como é que ninguém se lembrou de deixar os terrenos vazios no seu entorno? O PDM é para quê afinal?

    Quer outra?
    E que tal não construir um aeroporto com um rio larguíssimo entre a pista e a Capital?
    Afunilando todo o trafego em duas pontes? Ou será que vem mais uma no pack?
    • macal
    • 9 março 2021 editado

     # 367

    Colocado por: N Miguel Oliveira


    E a troco de quê a ANA paga um e não paga o outro? No final com o "empréstimo" da ANA ou sem ele, quem paga isto serei eu, você e mais uns milhões, como em tudo neste país.

    Ninguém faz nada de borla.
    No final quem paga são os passageiros através das taxas aeroportuárias.
  6.  # 368

    Colocado por: Carvai
    Esse é outro problema. Quem é que sabe como vai ser o tráfego aéreo daqui a 15 ou 20 anos.
    Agora tivemos 2 anos de redução a valores irrisórios. Quem garante que nesse período de tempo não surjam situações que levem a quebras similares ?
    A Airbus tem um projecto para dentro de 15 anos voar a hidrogénio, portanto o problema do ruído vai ser irrelevante.
    A questão da segurança é absurda. Os aviões não caem mais perto dos aeroportos, caem quando falham os sistemas ou os pilotos e isso acontece em qualquer altura do voo.
    Falso! 95% dos acidentes dão-se na descolagem e na aterragem.
  7.  # 369

    Colocado por: luisvvTenho uma certa desconfiança de que o pessoal dos congressos, das viagens de negócios, dos city-breaks etc não cumprirá os seus propósitos no Gerês.


    Isso que tem que ver?

    A bolha do turismo justifica certas coisas, mas a bolha populacional também... assim como o respeito por muitos emigrantes.
    Isto e as pontes áreas só funcionar para um lado... não está bem.


    Por mim não se fazia aeroporto nenhum.


    E cá pelo Norte não faltam motivos para virem "cá ver isto" e darem mais uso ao OPO.
    Muitas empresas e muito espaço onde localizar mais algumas...

    Não fosse o Covid, só em italianos era uma festa eheheh... Com o Rio Ave-Milan, Braga-Roma e o Porto-Juventus...
  8.  # 370

    Colocado por: eu
    Mas porquê? Porque é que o Estado continua a fazer contratos tão estúpidos?


    Os pormenores dos contratos podem invalidar o argumento, mas a ideia geral fazia sentido: havia uma concessionária de uma infraestrutura cuja substituição/expansão estava prevista, sendo o processo desencadeado automaticamente pelo cumprimento de determinados parâmetros; a localização estava definida, não havia motivo para deixar em aberto,
  9.  # 371

    O que eu quero dizer é que o "já está pago" não serve como desculpa...
    Está pago, mas não está gasto/utilizado.
    Porque caso seja noutro local, esse "tal pago" poderia ser alocado para abater o preço da nova brincadeira.

    É como se me desse um voucher para comprar uma torradeira na Worten.
    O facto do voucher valer 20€ não significa que a torradeira que traga para casa custe apenas 20€.


    Claro que serve de argumento. É a mesma coisa que dizer: "Vou jantar fora. Estou indeciso entre pagar com o Ticket Refeição, ou escolher um restaurante com estrela Michelin".
  10.  # 372


    Como que se tudo isso não fosse mera politica e jogos de interesse.

    E com um argumento tão sólido, o que dizer..


    Então construir Beja o que foi senão um capricho?
    Porque nem população nem turismo tem para justificar o que quer que fosse.
    As necessidades estavam mais que satisfeitas com Faro tão próximo. Ou não?


    Sim, foi uma fantasia de quem achava que "if you build it, they will come". Ideias parvas de quem não arrisca o dinheiro da sua empresa.



    Quer ideias boas?
    Que tal expandir a Portela?
    Como é que ninguém se lembrou de deixar os terrenos vazios no seu entorno? O PDM é para quê afinal?


    Sim, tenho amigos que moram no Prior Velho e têm lugares de garagem vagos durante o dia, pode ser que dê para aterrarem lá, se fizerem acordo com a administração do condomínio.



    Quer outra?
    E que tal não construir um aeroporto com um rio larguíssimo entre a pista e a Capital?
    Afunilando todo o trafego em duas pontes? Ou será que vem mais uma no pack?


    Por mim, fazia-se um túnel, para desenjoar de pontes.
  11.  # 373

    É falsa a notícia que corre sobre uma suposta indemnização à Vinci se o aeroporto não for construído no Montijo.
  12.  # 374

    Quem pensa que é chegar ao Montijo e pôr lá uma aerogare está muito enganado, a pista tem de ser completamente substituída.
    O terreno onde está é muito complicado.
  13.  # 375

    Colocado por: PicaretaVocê negocia a construção de uma casa com um empreiteiro, depois do negócio feito, contrato assinado, decide fazer uma casa com o dobro do tamanho num outro local. Vai negociar apenas com esse empreiteiro, e fica sem capacidade de negociação, vai ser comido.


    E se eu não quiser casa alguma?
  14.  # 376

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    Isso que tem que ver?


    Os aeroportos não servem para "desenvolver" ou sei lá que mais, servem para receber passageiros. É por isso que Beja está às moscas, porque alguns iluminados entenderam que iam vir charters de chineses ou lá o que era..



    A bolha do turismo justifica certas coisas, mas a bolha populacional também... assim como o respeito por muitos emigrantes.

    Tanta conversa, para uma coisa tão simples: se os vôos directos de e para o Porto forem rentáveis, haverá vôos directos. Se não houver, fazem-se escalas. Tudo o resto é uma forma mais ou menos elaborada de dizer "paguem o meu vôo".


    Isto e as pontes áreas só funcionar para um lado... não está bem.


    De novo: se as companhias aéreas virem perspectiva de lucro, abrem rotas. Se não, não abrem.



    E cá pelo Norte não faltam motivos para virem "cá ver isto" e darem mais uso ao OPO.
    Muitas empresas e muito espaço onde localizar mais algumas...


    Mas aparentemente não o suficiente para tornar as rotas rentáveis ou suscitar a abertura de outras.
  15.  # 377

    Colocado por: macalÉ falsa a notícia que corre sobre uma suposta indemnização à Vinci se o aeroporto não for construído no Montijo.


    Não é a questão em discussão aqui.
  16.  # 378

    Colocado por: luisvvse os vôos directos de e para o Porto forem rentáveis, haverá vôos directos. Se não houver, fazem-se escalas.


    Se as rotas de Lisboa fossem rentáveis só por si, talvez não houvesse crise na TAP. Ou não? Há viagens entre Palop e Europa em que pouco importa fazer escala no novo aeroporto ou noutro que já exista...


    Se tinham que fechar alguma, claro que cortar a do Porto seria o mais lógico... Agora se o problema é a falta de espaço...

    Quem não tem cão... Caça com gato.
  17.  # 379

    Colocado por: luisvv

    Não é a questão em discussão aqui.
    Concordo, mas alguém atrás o afirmou.
  18.  # 380

    Colocado por: N Miguel OliveiraE se eu não quiser casa alguma?

    Dorme na rua
 
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