Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: DonaRute
    Não concordo na totalidade. Tem de ter essa capacidade comercial, sim mas, e a parte técnica/ conhecimentos sobre o mercado imobiliário? Entra a zero?
    Tenho lidado com varios agentes e a maioria é apenas abre portas. Os imoveis onde invisto tb nao sao os "tradicionais", se calhar sou muito exigente...

    Na Faculdade de Economia, por exemplo, existe uma formação de Gestao Imobiliária, mas será apenas para os patroes e investidores?

    Saber o básico sobre as tecnicas de negociação e sobre algumas leis ( consoante as condicionantes do imóvel) acho que deveria ser obrigatório. Certos imoveis requerem agentes treinados/especializados.
    O que é que se aprende nas formacoes "dadas" pela imobiliaria?
    Tenho bastante curiosidade... qq dia ainda me candidato... não posso é dizer a ninguém.


    Eu ainda sou mais radical.

    Eu não concordo ponto. O que escrevi é o que acontece. Eu sou apologista de o ramo de Consultor Imobiliário ser como na América, querem ajudar a vender ou comprar casas? Tens que tirar um curso e ser certificado. Só assim é que a imagem do ramo poderá ser mais profissional e competente.

    Aliás, antigamente para se tirar uma licença AMI era complicado, hoje em dia será assim tão complicado? Conheço pessoas que têm uma licença AMI e praticmente apenas tiveram que pagar a mesma.

    Queres estar no mercado imobiliário, tens que pertencer a uma "ordem", tirar um curso de realestate em que se aprende de tudo e mais qualquer coisa.

    Isto é o que eu acho atenção.

    Sobre os meus colegas, de muitos serem abre portas, é um facto. Já tive visitas que foram uma coisa mais parva que sei lá eu. Mas é como em tudo, há bons e maus....

    O que se aprende nas formações: já tive algumas e estou a pensar em tirar uma em especial para ver o que se aprende por lá. Sendo sincero, sobre leis, regras, procedimentos do mercado imobiliário (em especial para o serviço que um investidor precisa) não são grande espingarda. Para que andar com rodeios? Eu senti muita dificuldade ao inicio porque não estava minimamente preparado. O grosso que aprendi e que aprendo todos dias é feito por pesquisas minhas, estudos meus e meu background criado de Gestão e Contabilidade.

    Só para ter uma ideia (e não devia escrever isto), eu perdi um negócio por 2 motivos:

    a) sou estúpido e apenas naquele momento deu um murro na mesa e disse; porra vou é aprender por mim tudo sobre o imobiliário;

    b) não me explicaram a "reserva"; o imóvel não foi reservado e uns dias depois foi aceite outra proposta com reserva.

    A meu ver, um bom consultor não é o que mais vende, é aquele que melhor serviço presta ao cliente e que domina as coisas do mercado imobiliário. Eu ainda não sou esse consultor.

    Como já disse em posts anteriores, desde o dia 1 do ramo que nos mandam para os "lobos" para angariar, o aprender é depois ou durante o processo.

    Eu sendo como sou, dá porcaria interna com eles. Discordo de tanta coisa mas isso é um problema interno que tenho que resolver comigo mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DonaRute
  2.  # 2

    Colocado por: Sombrafar

    Portanto, a zona é mesmo cara e com muita procura.

    Para pouco ou nada mexer... vou continuar a sondar.

    Ainda assim obrigado pela informação. Pelo menos sei que as casas não se vendem a 3600/m2 para cima como vejo por lá.


    Os vslores que aprsentei são da zona de Carcavelos inteira. É a média.

    Para se saber o valor concreto, é fazer o estudo de mercado para a casa especifica, na morada especifica e aí já se apanha os imóveis nas redondezas..
  3.  # 3

    Tópico extremamente útil! Muito boa ideia 😊
    Aproveito para colocar uma questão:

    Qual a duração da aprovação de crédito habitação (aprovação mesmo, não apenas pré-aprovação)?

    Tenho crédito aprovado tanto na CGD como no Millennium mas apenas a CGD me elucidou sobre este assunto.
  4.  # 4

    Colocado por: CatiagTópico extremamente útil! Muito boa ideia 😊
    Aproveito para colocar uma questão:

    Qual a duração da aprovação de crédito habitação (aprovação mesmo, não apenas pré-aprovação)?

    Tenho crédito aprovado tanto na CGD como no Millennium mas apenas a CGD me elucidou sobre este assunto.


    Bom dia,

    Sobre esta questão em concreto, fui questionar o meu departamento de intermediário de crédtio.


    “Qual a duração da aprovação de crédito habitação (aprovação mesmo, não apenas pré-aprovação)?”
    Após aprovado o processo tem, normalmente, 60 dias de validade. Alguns Bancos apresentam prazos diferentes.

    Tens, mais ou menos, uma ideia de em média de quanto tempo demora desde o inicio do processo até ao Banco dar o ok? Eu sei que depende de caso para caso mas um valor médio, sabes isso?
    Desde que se enviam os documentos para o Banco, 5 a 8 dias úteis.

    Respostas a bold, espero que ajude.
  5.  # 5

    Colocado por: joseduro

    Os vslores que aprsentei são da zona de Carcavelos inteira. É a média.

    Para se saber o valor concreto, é fazer o estudo de mercado para a casa especifica, na morada especifica e aí já se apanha os imóveis nas redondezas..


    Eu percebi, a questão é que a zona que estou a procurar é Carcavelos Centro perto da linha de comboio que (500m +-), segundo os índices que vejo no Idealista e Imovirtual, na pior das hipóteses está na média sendo que o mais provável é estar acima da média.

    Daí o meu comentário.
  6.  # 6

    Colocado por: Picareta
    Acha que as casas são todas iguais?
    Algumas são novas, outras usadas. E mesmo as novas há muitas a 3600€/m2, bem melhores do que outras ao lado a 3000€/m2
    Concordam com este comentário:joseduro


    Não fui claro no meu comentário.

    Há muitas casas abaixo desse valor sim, mas já caem fora do meu range de preços.

    Vi um T2 lindo a 3000/m2.... mas custava 400 000€.

    A localização já indiquei no meu post anterior, e estou a procura de um T2 com pelo menos 50 m2, e tenho o teto de 220 000€...

    Ora a não sobra grande coisa, e o que sobra não é propriamente de grande qualidade.
  7.  # 7

    Colocado por: joseduroTemos que estar apresentáveis, náo podemos andar de calções por exemplo

    Já me apareceu um à porta de calções de banho para me tentar angariar um imóvel.
    Ia à praia...
  8.  # 8

    De outro tópico, mas prefiro perguntar aqui:

    Colocado por: joseduroUma reserva de 2.5k€ apenas faz com que o imóvel fique fora de mercado por 15 dias, dando tempo ao comprador ir tratar da avaliação bancária do imóvel. Avaliaçáo essa que tem custos e demora +- 10 a 15 dias a ser feita. Depois disso passamos para CPCV (tudo correndo bem). Isto é o correto a ser feito dado que dá segurança a ambas as partes que o negócio vai concretizar-se.


    O que é que acontece a quem desistir do negócio após uma reserva?
    Qual a base legal desse procedimento?
  9.  # 9

    Caro José Duro,

    a criação deste tópico é, e poderia realmente ser muito interessante e esclarecedor, se o José não fosse, literalmente, um contestatário.
    Desde que vejo as suas publicações que está a mandar postas de pescada, literalmente, opinando contra tudo o que se faz nas agências imobiliárias. Sendo assim, para quê fazer parte de uma? Quer mudar o mundo ou as regras? Faça-o por si. Não precisa de estar numa agência imobiliária para o fazer.

    O José diz que as formações são más e que não preparam as pessoas para o trabalho de mediação.
    MENTIRA!
    Entrei no mercado imobiliário, como mediador, em 2007. Nessa altura, apesar de ser preciso estudar para fazer o exame do INCI que nos permitia promover os nossos imóveis, num site imobiliário, devidamente credenciados, também nos obrigava a estudar, por nós próprios, para a obtenção de tal licença.
    Hoje em dia, nas marcas profissionais (e só vou, obviamente, falar nas marcas profissionais do mercado, que embora não tenha representado todas, tenho conhecimento de causa, por colegas/parceiros de negócio) todos temos formação intensiva, desde a entrada inicial, e durante toda a nossa caminhada neste negócio.
    Umas melhores; Outras piores, mas garantidamente, há 14 anos, nada disto havia.
    Numa faculdade, nem todas as cadeiras / disciplinas são boas, certo? Tal como nem todos os professores, alunos, profisionais, etc...

    Hoje temos formação de como entrar neste negócio; jurídico e documentação; formação bancária; formação adaptada a determinados sectores do imobiliário; acompanhamento a clientes; fecho de negócio; etc.. etc... etc...
    E apesar de não representar a sua marca, conheco-a muito bem. A marca, e os fundadores da mesma, em Portugal, pelo que tenho a certeza absoluta de que o mesmo se passa na sua marca.
    Se nem toda a gente tira estas formações todas? Verdade.
    Muitas delas são pagas e nem sempre os consultores querem investir na sua formação. Tiram (porque são obrigados) a tirar as formações obrigatórias, e o resto logo se vê.

    Mas não é assim em toda a sociedade? Vamos progredindo e evoluindo conforme as posses e os resultados de cada um?

    O José está cá há pouco tempo. Acho que antes de criar um post destes deveria ganhar calo. Resultados.
    Tem pouca experiência no sector (e não estou a criticar. Todos temos de começar por algum lado), e ainda tem de usar bengalas como "a minha coach"; "o meu intermediário de crédito"...
    Tudo isto são questões de rápida resposta, para consultores com experiência de mercado.

    Posto isto, o post é interessante. As perguntas pertinentes e que podem e devem ser respondidas, mas penso que o devo fazer com moderação e humildade, em vez de tentar achar que vai mudar a roda, e que tudo o que as mediadoras fazem não se enquadram com os seus pensamentos... se assim é, não faz mesmo sentido cá estar, pois esta área é responsável por muitos milhares de postos de trabalho, e embora nem todos sejam ou possam ser os melhores profissionais, quero acreditar que no mínimo todos tentam sê-lo e não estejam apenas numa óptica de reinvidicar.

    Aquilo que está a tentar mudar já é aplicado nos estados unidos há anos; em portugal há anos... e embora haja sempre espaço a melhorias, não serão, certamente, através de posturas de confronto e de críticas anti-sistema.
  10.  # 10

    Discordo desta parte "não faz mesmo sentido cá estar, pois esta área é responsável por muitos milhares de postos de trabalho"

    Gostava de ver estatísticas de quantos vendedores são efetivamente empregados com contrato de trabalho e não trabalhadores independentes.

    Do que me apercebo, tinha 2 amigos de longa data que antes de entrarem para essa área eram pessoas completamente diferentes.

    Em 4 ou 5 anos mudaram radicalmente tipo "lavagem reino de deus" e na minha opinião perderam-se como pessoas a troco de tentar vender tudo, seja de amigos, pais, família... não vale tudo !
    Concordam com este comentário: hangas, Damiana Maria
  11.  # 11

    Colocado por: PajovazHoje em dia, nas marcas profissionais (e só vou, obviamente, falar nas marcas profissionais do mercado, que embora não tenha representado todas, tenho conhecimento de causa, por colegas/parceiros de negócio) todos temos formação intensiva, desde a entrada inicial, e durante toda a nossa caminhada neste negócio.


    Não é essa a minha experiência enquanto cliente comprador.
    Nem imagina as barbaridades que já ouvi em visitas. Principalmente quando se fazem perguntas mais complicadas cuja resposta obrigaria a ter estudado a documentação do imóvel ou ter tido uma conversa mais detalhada com o vendedor.

    Por outro lado já apanhei também agentes que tinham o trabalho de casa todo feito.
    Mas é verdade que muitos são apenas abre portas e não têm o mínimo conhecimento do processo completo de venda de uma casa, muito menos legal.
    Concordam com este comentário: Damiana Maria, Pajovaz
  12.  # 12

    Colocado por: Pajovaznas marcas profissionais

    Profissionais?!! .... e os outros são amadores?
    Que mania que estes tipos tem, os melhores profissionais que conheço trabalham em imobiliárias "amadoras"

    Colocado por: PajovazHoje temos formação de como entrar neste negócio; jurídico e documentação; formação bancária; formação adaptada a determinados sectores do imobiliário; acompanhamento a clientes; fecho de negócio; etc.. etc... etc...

    Pena que a maior parte dos agentes imobiliários, faltem às formações.
    Concordam com este comentário: Damiana Maria, somdigital
  13.  # 13

    Colocado por: RicardoPortoDiscordo desta parte "não faz mesmo sentido cá estar, pois esta área é responsável por muitos milhares de postos de trabalho"

    Gostava de ver estatísticas de quantos vendedores são efetivamente empregados com contrato de trabalho e não trabalhadores independentes.

    Do que me apercebo, tinha 2 amigos de longa data que antes de entrarem para essa área eram pessoas completamente diferentes.

    Em 4 ou 5 anos mudaram radicalmente tipo "lavagem reino de deus" e na minha opinião perderam-se como pessoas a troco de tentar vender tudo, seja de amigos, pais, família... não vale tudo !
    Concordam com este comentário:hangas


    Caro Ricardo,

    efetivamente talvez possa não parecer, mas existem muitas pessoas empregadas, com contrato nesta área. Coordenadores de lojas; Advogadas; Informáticos; Gestores de Equipa; etc...
    Se pensarmos nos vendedores/consultores imobiliários, acredito que não.
    Somos pagos à comissão e, sinceramente, ainda bem. Acho que no futuro, as profissões caminham para aí: ser remunerados em função do mérito/resultados.
    Ou não concorda que aqueles que mais produzem/trazem resultados têm de ser melhores remunerados que os outros?


    Quanto à "lavagem reino deus", que refere, não me posso prenunciar. Há várias formações nesta actividade: técnicas; motivacionais; etc...
    Cada um absorve o que quer e como quer.
    Todas as empresas de vendas, com origem USA são assim: foco na motivação; foco nos resultados e na divulgação dos mesmos; foco na promoção pessoal; foco no desenvolvimento pessoal.

    O efeito que isso traz a cada um já não posso discutir. Não sou psicólogo. Apenas consultor imobiliário.
    Esta actividade não é para todos. Verdade. Mas se fo
  14.  # 14

    Colocado por: hangas

    Não é essa a minha experiência enquanto cliente comprador.
    Nem imagina as barbaridades que já ouvi em visitas. Principalmente quando se fazem perguntas mais complicadas cuja resposta obrigaria a ter estudado a documentação do imóvel ou ter tido uma conversa mais detalhada com o vendedor.

    Por outro lado já apanhei também agentes que tinham o trabalho de casa todo feito.
    Mas é verdade que muitos são apenas abre portas e não têm o mínimo conhecimento do processo completo de venda de uma casa, muito menos legal.


    Concordo.
    Tenho 14 anos disto. Já apanhei de tudo.

    Mas não é assim em todas as áreas?
    Os politicos são todos maus? Não. Há alguns bons. Mas por existirem alguns maus, generalizamos e dizemos que são todos maus.

    Os médicos são todos maus? Não. No entanto, sempre que vemos artigos de médicos que falham redondamente (e para o qual estudaram exaustivamente) perguntamo-nos: como é possível?

    Tem razão no que diz. Prefiro valorizar o bom que o mau.
    Obviamente que o mau acaba por desistir ao longo do processo, por falta de resultados, e só podemos lamentar os clientes que tiveram que lidar com maus agentes imobiliários.
    Também por isso é importante serem os clientes, compradores ou vendedores, a escolher com quem trabalham.
    Muitas vezes os clientes compradores ligam para os números dos agentes imobiliários que têm (sabem lá como) um imóvel para venda e esperam obter indicações sobre o mesmo. Se fosse nos estados unidos, em que o acto de compra e venda de um imóvel só pode ser feita por mediação imobiliária, e em que os mediadores imobiliários das famílias têm o mesmo peso que os médicos, advogados, etc... certamente que iriam existir muito menos erros.

    Aconselho a quem está a comprar um imóvel (ou vender) não ligar diretamente para o primeiro número que encontrar.
    Escolha primeiramente um agente imobiliário (ou por sugestão de alguém ou por pesquisa na net) para o acompanhar nesse caminho.
    Se houver essa entre ajuda, terá um acompanhamento muito maior do consultor imobiliário, e irá, certamente, fazer um melhor negócio: ele certificar-se-á disso.
  15.  # 15

    Colocado por: Picareta
    Profissionais?!! .... e os outros são amadores?
    Que mania que estes tipos tem, os melhores profissionais que conheço trabalham em imobiliárias "amadoras"


    Pena que a maior parte dos agentes imobiliários, faltem às formações.


    Eu não disse que são amadoras. Eu disse que iria falar daquelas que, seguramente, pelo seu peso no mercado imobiliário; pelo tamanho da sua estrutura, conseguem oferecer um conjunto de serviços que as imobiliárias mais pequenas não conseguem.

    Não poderia generalizar, pelo que resolvi 'especificar'.
    Não acredita que uma imobiliária com 4 ou 5 funcionários ofereça/disponibilize aos seus consultores formação júridica, etc, etc, etc, pois não????

    Nas grandes marcas, pelo 'volume' de pessoas envolvidas, isso é quase obrigatório.
    Quanto às que faltam, ou não fazem, nada posso fazer.

    Há as obrigatórias (e sem essa não preenchem um conjunto de requisitos, como por exemplo ter os imóveis que está a promover no próprio site pessoal) e as outras.
  16.  # 16

    Colocado por: Palhava
    Já me apareceu um à porta de calções de banho para me tentar angariar um imóvel.
    Ia à praia...


    Sinceramente, isso cabe à consciencia de cada um. Também conheço vários casos assim.

    Acho uma termenda estupidez. Não estamos a lidar com pastilhas elásticas e se queremos ser minimamente levados a sério, a primeira impressão conta.

    Eu tento andar apresentável. Quantas vezes não vim a correr a casa para trocar de roupa ou andar com uma muda no carro. Mas não condeno quem se esteja a "borrifar" para isso.
  17.  # 17

    (Quando falo é em relação a 95% dos agentes imobiliários)

    O único trabalho que os agentes imobiliários têm vontade de fazer é: ganhar a sua comissão(no momento da assinatura do CPCV)colocando o vendedor em contacto com o comprador.
    Tudo o resto é posto para segundo plano.
    Não sabem responder a dúvidas fiscais inerentes à transação.
    Não sabem muitas vezes sequer o que estão a vender. Não têm formação nem querem aprender como explicar o enquadramento legal de um imóvel em PDM.
    Não tratam das papeladas antes de colocar imóveis no mercado... só após uma reserva...
    Quanto a tratar de papeladas fazem-no quando são obrigados e fazem-no contrariados.

    Por isso, ter ou não formações. Ter ou não ética é muito pouco importante para ganharem o seu.
    Para ganhar. Muitas vezes outros perdem. E nesse movimento os escrúpulos ficam esquecidos. Principalmente porque a impunidade é uma bengala onde se apoiam.


    Assim como digo bem, também digo mal. Mal não é, é a verdade.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, NLuz, Damiana Maria
  18.  # 18

    Colocado por: Pajovazestados unidos há anos


    Já que estamos numa de desvendar segredos dos meandros das imobiliárias e do seu modus operandis...devo dizer que há uns anos num Natal fui convidado para fazer a animação musical de uma festa dos agentes R***"max de um concelho do distrito de Lisboa.

    Numa certa altura, juro que aquilo me pareceu uma seita. Todos de mãos dadas, parecia uma corrente...

    Acho que são técnicas que vêm dos EUA... criam uma lavagem cerebral colectiva...
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  19.  # 19

    Colocado por: PajovazCaro José Duro,

    a criação deste tópico é, e poderia realmente ser muito interessante e esclarecedor, se o José não fosse, literalmente, um contestatário.


    Muito bom dia @Pajovaz

    Obrigado pelo seu comentário.

    Há uma linha ténue entre contestário e dar a minha opinião e penso que, como ser humano, tenho direito à mesma. Se vou agradar a todos? Não, não vou.

    Esta é a minha 2ª marca, a 1ª foi bem conhecida e reconhecida no mercado e quer saber qual foi literalmente a primeira coisa que me disseram? Já que estamos a ser contestários...

    "Foca-te nos proprietários porque são um cheque pré-datado e os compradores são como as ****, vão com todos".
    "Arranja 10 angarições e ficas descansado". Literalmente isto.

    Agora, eu conhecendo-me na perfeição, como posso reagir a isto sabendo que nunca tinha visto aquelas pessoas à frente?

    Acho que tenho direito À minha opiniao.

    Sobre a minha marca, existe coach e existe team leader para os top producers. Ou seja, todas pessoas são acompanhadas independentemente do nivel de faturacao.

    Pergunto-me: será que as outras marcas têm um acompanhamento aos consultores?

    Sim, não tenho 14 anos. Tenho 14 meses mas tenho 43 anos, carradas de anos a lidar com pessoas e com todo o tipo de situações, já apanhei o melhor do mundo e o pior.

    Mas penso que posso escolher quem eu quero ser, com quem eu posso trabalhar e nos meus moldes.

    Gostaria que me indicasse uma postura de confronto que tive com uma pessoa aqui no forum. (sem ser esta publicação) apenas dou a minha ideia e pensamentos.

    Se outros consultores ou agentes imobiliários vão gostar do que escrevo? A resposta é não. Se poderei criar "inimigos" a resposata é sim. Se vou dormir bem? Vou.

    Se quero inventar a roda? Já é a 3a vez que me dizem isso na vida, a roda já foi inventada à muito mas há muitos modelos de rodas.

    Eu escolho uma postura de 100% transparència, honestidade (no mundo da minha verdade, o sr. tem a sua verdade) e darei sempre a minha opinião se me perguntarem. As pessoas podem não gostar dela mas afinal quem gosta da verdade (ou da minha verdade)? Muitas das vezes nem eu gosto.

    Mas apesar de APENAS 14 meses neste mercado, já apanhei o melhor como o pior e acho que aqui no pior vocÊ sabe muito bem o que falo.

    Como sempre, eu falo de mim, da minha experiência pessoal e profissional. Eu tiro as formações todas e vou sempre mais além, estou sempre a estudar, ainda ontem comprei outro curso fora do ramo. Se invisto em mim? Todo santo dia.

    Lamento imenso que o sr. tenha essa opinião sobre mim e está tudo bem, eu não sou comercial. Nem nunca serei, sou empático.

    Há coisas que acontecem (e atenção entre contatos, reuniões, formaçoes, estudos, videos, publicações, trabalho diariamenteo entre 14 a 16 horas por dia) e você sabe bem que não são lá muito corretas. Desde o dia 1 desta area que tenho as minhas discussões INTERNAS COMIGO MESMO porque há N coisas que não batem certo.

    Eu falo na generalidade, já me viu a falar no particular?

    No particular o que não falta são EXCELENTES casos mas, para falar de algo, falamos no GERAL. Será mas será que a GENERALIDADE dos consumidores têm uma boa opinião sobre os consultores ou agentes imobiliários? Porque será? E será que os consumidores não conhecem um ou 2 casos de consultores 100% profissionais? Mas será que isso impede-os de falar menos bem da nossa area de trabalho?


    Ou-lhe um exemplo muito claro, fui por mais de 20 anos, contabilista. Fui chamado de tudo (como nesta area) e se tenho N criticas sobre profissionais dessa area? Tenho. Se partilhava com outras pessoas? Sim. Se eu era (não por minhas palavras) um técnico acima da média? Era.

    Agora, se eu punha a boca no trombone na contabilidade por ver ERROS, COISAS que enfim contra os meus colegas de contabilidade (e novamente, tinha carradas de formações anuais, diarias, mensais, sempre a consumir conteudo de contabilidade, fiscalidade, gestão, direito, auditoria). Sei muito bem o que a lei diz e o que realmente se faz.

    Mas falava no geral e SEI que HA inumeros casos de EXCELENTES contabilistas. Agora, se algo está menos bem porque não devemos falar?

    Devido ao meu nível de exigencia pessoal, de ir a correr atrás de conhecimentos, de formações, tenho o dever de achar as formações meehhhh. Eu não sou a tipica pessoa. Eu sei que sou uma besta, tenho plena consciência de tudo que digo, que faço e todas consequências que acarretam. Lamentavelmente, muitas pessoas não têm essa consciência.

    Lamento mas não consegui ser empático nesta publicação.

    Mas já agora, diga-me onde eu menti ou disse coisas que não eram verdade? Onde eu não partilhei a minha experiência pessoal?

    Sobre o estar no mercado imobiliário, pergunto-me: os politicos estão sempre a discutir, será que eles não devem estar na politica? As pessoas que estão em diversos empregos, não discutem sobre esse emprego? Será que não devem lá estar? Acho que a generalidade das pessoas dizem mal.

    Eu não digo mal, digo a minha verdade. Felizmente, tenho o direito de criar o meu negócio nos meus moldes e tenho o dever de ser 100% tranaparente. Se não for autentico o que faço no mundo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluewings
  20.  # 20

    Já vi top producers a fazer coisas que enfim...
    Já vi top producers a fazer de tudo para o bem estar dos clientes.

    Porque falo top producers? Porque eles têm mais experiência e as marcas ditam que são oa melhores

    Agora porque só devemos falar sobre o bom? Porque raio não se partilha o mau? Ou devo enfiar a cabeça na areia?
 
0.0311 seg. NEW