Colocado por: Sonia7
Não sabia que não podia contratar especialidades, mas concordo plenamente com tudo o que disse, só dá dor de cabeça e depois garantias não há.
Colocado por: Picareta
Pois não, os donos de obra também não podem adjudicar subempreitadas e todos os fazem.
205000+ IVA não está mau.
O projeto de modesto não tem nada, alguém a enganou na fase de projeto, ou então deixou-se levar pelos sonhos.
Eu também saí à bocadinho da autoestrada e vim sempre a 150km/h
Colocado por: Mk Pt
Para ter licença de construção precisa de, além de fiscal de obra, de alvará de empreiteiro e um director técnico de obra (que é da responsabilidade/funcionário do empreiteiro). O empreiteiro além de necessitar de apresentar um director técnico de obra, tem que apresentar seguros.
Não pode o dono de obra contratar trabalhadores/empresas independentes do empreiteiro, porque legalmente o que se passa com a obra é da responsabilidade do empreiteiro (e do director de obra dele).
Claro que ainda há empreiteiros de vão-de-escada que 'alugam' o alvará a outros e/ou aceitam que os donos de obra contratem especialidades diferentes.
Mas por alguns o fazerem não quer dizer que seja o correcto.
E sim, só empreiteiros de vão-de-escada admitem práticas destas. Está a assumir responsabilidade de trabalho e de acidentes que ocorram por parte de terceiros que desconhece e que não tem controlo (seja de qualidade do material, seja da qualidade dos trabalhadores, seja do que for).
Quem é o competente que assume esse tipo de responsabilidade? Pois.
Claro que coisas tipo equipamentos e montagens de algumas coisas, pode ser contratado a alguém que não seja o empreiteiro, negociando logo no contrato, mas especialidade de obras em si, não.
Colocado por: Dav82
Foi da maneira que chegou mais rápido a tempo de ganhar mais uns trocados 😂😂
Colocado por: micanão tem tempo para perder com as especialidades que não lhe pertence.
Colocado por: micaO meu pediu-me PF para ser eu adjudicar tudo que ele não fassa pq não tem tempo para perder com as especialidades que não lhe pertence.
Colocado por: zedasilva
Tempo e dinheiro, neste momento um orçamento chave na mão tem que prever a escalada dos preços. Ou seja o empreiteiro tem que prever que daqui a 1 ano quando for encomendar os alumínios eles estão mais caros 20 ou 30% que neste momento.
Transferindo essa responsabilidade para o DO é uma inteligente forma de conseguir um maior lucro na obra.
Quantas vezes viu o diretor de obra na obra?
Colocado por: micaO meu não aluga o alvará a ninguém,
Colocado por: micaNão percebi como vai ganhar dinheiro a mais na obra
Colocado por: Sonia7
MK Pt será que pode ver as imagens que coloquei numa mensagem acima, e dar a sua opinião?
Obrigada
Não aluga mas é responsável por garantir que o senhor dos alumínios e o gajo da eletricidade tem tudo em ordem.
Por exemplo, o picheleiro não tem seguro ou não paga à segurança social, o empreiteiro não pode permitir que o DO faça um contrato com ele.
Colocado por: micavocês estão habituados a obras nas grandes cidades, está visto que não sabem como funciona nas pequenas cidades
Colocado por: zedasilvaPorque controla os seus custos de produção e não está dependente dos custos dos outros
Por saber-mos como funciona e como muitos Donos de obra são "entalados" é que fazemos os avisos.
O problema é que quando os DO são entalados raramente admitem, por isso se continuam a vender sonhos tão impunemente.
Colocado por: Pedro BarradasMS_11 abra uma discussão sua!?
O que veio aqui fazer!?
Colocado por: micaé que as obras que vi sendo o empreiteiro é sempre ao mais barato e rasca e não quer dizer que seja mais barato.