Iniciar sessão ou registar-se
  1. Só vou construir para o ano. Oxalá os preços até lá estejam mais estáveis
    Concordam com este comentário: PedroeLara
  2. Colocado por: Nito67Só vou construir para o ano. Oxalá os preços até lá estejam mais estáveis
    Concordam com este comentário:PedroeLara


    é o melhor que faz
    Concordam com este comentário: Danger Mouse
    • snob
    • 10 junho 2022 editado
    Entretanto recebi o orçamento da caixilharia da mesma empresa que havia pedido há cerca de 1 ano atrás.
    Concluindo, de maio 21 a jun 22, o orçamento total da caixilharia aumentou cerca de 28 %
  3. Alguém me consegue dizer o preço do varão ao dia de hoje? Parece que vou precisar de cerca de 15 ton de S-400.
  4. Deve rondar os 1200 a 1300+iva a tonelada
    Concordam com este comentário: Palmix, marteloescopro
  5. Colocado por: N Miguel Oliveira

    Aqui entra outro "pormaior" muitas vezes não citado ou ignorado na hora de dar um exemplo €/m2: A área total.
    Nas zonas mais urbanas, os terrenos além de mais caros, tendem a ser mais pequenos, permitindo casas mais pequenas... pelo que, e tendo à priori que o preço/€ tende a subir em casas menores, juntamos assim uma casa mais cara ao m2, com um terreno mais caro ao m2, e mão de obra/estaleiro/estacionamento/etc... tendencialmente mais caro.

    Há terrenos que nem 273m2 têm.

    Voltando ao tema do tópico, se não podemos controlar o €/m2 ou o preço do ferro. Podemos pelo menos controlar os m2, tipologia, organização, nº de divisões, etc...

    Há umas páginas atrás o HAL debatia a dificuldade de construir em Portugal quando comparado com outro país ("o nosso esforço é maior" dizia), mas agora apresenta-nos uma casa com o dobro do tamanho duma casa estrangeira... na Europa "rica" acho que nunca estive dentro duma casa de 273m2 sequer :)

    Pelo que, imagino que replicar alguns conceitos de países onde construir é de facto caro, poderia ser uma solução face a este aumento dos preços.


    Para um terreno de 250 m2 a area de implantação máxima rondará os 120 mt2, logo por esse valor constroi-se o quê? um T2? Um terreno na AML desse tamanho rondará os 80 k, logo, gasta 100k antes de começar a casa e mais 180 k para a construir, no final temos uma casa por 280 k que não valoriza absolutamente o que se gastou.
    Portanto, qual a mais valia de construir uma casa pequena na AML?
    Concordam com este comentário: PedroeLara
  6. Colocado por: Montijo21

    Para um terreno de 250 m2 a area de implantação máxima rondará os 120 mt2, logo por esse valor constroi-se o quê? um T2? Um terreno na AML desse tamanho rondará os 80 k, logo, gasta 100k antes de começar a casa e mais 180 k para a construir, no final temos uma casa por 280 k que não valoriza absolutamente o que se gastou.
    Portanto, qual a mais valia de construir uma casa pequena na AML?
    Com 120m2 faz um T3 racional, e se bem pensado até faz algo modulável bem interessante
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Montijo21
  7. Colocado por: RUIOLISó na triagem que se faz entre malta dos preços especulados e não especulados, já dá uma poupança brutal.

    Já dei exemplos lá atrás, agora estou a negociar os tetos falsos e divisórias, os dois primeiros orçamentos eram de 12k€ e apesar de ter mapa de quantidades deram preço por valor global, agora estou a receber na ordem dos 5-6k€ com preços unitários e tudo bem discriminado, material knauf/ placo (os outros era marca surpresa), os preços unitários das 3 empresas são muito muito parecidos, agora é escolher o que me der mais garantias de prazo, pois em termos de qualidade tenho bom feedback dos 3.

    Aconteceu-me isto em quase todas as empreitadas...pessoal com preços especulados do dobro.
    Concordam com este comentário:FT87,PedroeLara,FabCardoso,desofiapedro,Palmix,Montijo21


    Exatamente, pior decisão de sempre nos tempos de hoje, adjudicar chave na mão.
    Eu vejo pelas carpintarias, obtive orçamentos desde 25k até 12k ... diferença? Ah e tal, temos gabinete de arquitectura e projetamos a cozinha que idealiza e bla bla bla, fui a um carpinteiro da minha zona, com um lápis e papel e desenhamos a cozinha que idealizei e poupei imenso, claro que lhe adjudiquei toda a carpintaria, cozinha e portas lacadas (portaro) + Roupeiros
    Concordam com este comentário: snob
  8. Colocado por: Troino

    Este forúm poderia servir bem este modelo de gestão, podia ser um espaço de partilha com uma boa base de dados sobre onde e quem são as empresas que apresentam atualmente preços "justos".

    Isto se o objectivo é acabar com quem mete a mão no pote, e com quem usa o teclado para ludibriar os futuros DOs.
    Concordam com este comentário:Bret,desofiapedro,Chris_F,Montijo21


    Totalmente de acordo
  9. Colocado por: Richard1986Partilho a minha experiência que não correu pelo melhor:
    - Em outubro do ano passado o meu empreiteiro concluiu a estrutura e chamou-me para uma reunião. Justificou-se com o aumento extraordinário do custo dos bens e serviços (materiais e subempreitadas) e pediu uma revisão em alta de 20 % para a fase de acabamentos.
    Fui teimoso e ruí a corda. Meu amigo arrume o estaleiro e fechamos contas.

    Fui ao mercado e não foi nada fácil obter orçamento para os acabamentos. Ninguém gosta de pegar em obras começadas por outro. E os poucos que obtive foram ainda mais altos do que o orçamento do meu construtor já com o aumento.

    Em Março fui ter com o meu construtor para lhe dizer que mudei de ideias quanto à revisão mas ele disse que apanhou outra obra grande e que de momento já não tem disponibilidade,
    Pediu-me para esperar pelo fim do verão.

    A lição que aprendi: nunca trocar o certo pelo incerto.
    Concordam com este comentário:Varejote,snob,t1ger
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RUIOLI,marteloescopro,Pickaxe


    O que tenho vindo a assistir é que as casas este ano estão a fazer-se com uma rapidez nunca vista, dou por mim a passar em zonas que sei que há construção e em 2 meses as casas crescem a olhos vistos, poderá ter a ver com orçamentos adjudicados e que para fugir aos aumentos construam mais rápido, ou secalhar têm o pessoal disponível porque entretanto muitos futuros DO colocaram o projeto na gaveta e já não têm assim tantas obras em simultâneo... isto para lhe dizer que secalhar se voltar a tentar lá para Setembro, vai arranjar de sobra quem lhe conclua a obra.
  10. Colocado por: DR1982Com 120m2 faz um T3 racional, e se bem pensado até faz algo modulável bem interessante
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Montijo21



    Bolas, assim já ne está a estragar o orçamento, porque para um T3, já tenho que gastar dinheiro em mais 1 quarto e uma wc... pronto, já vou gastar 200k para construir a casa, portanto, gastar 300k num T3, minúsculo, não me parece nada um bom investimento.
    Quando se constroi, o fator investimento também pesa.
  11. Colocado por: Montijo21

    O que tenho vindo a assistir é que as casas este ano estão a fazer-se com uma rapidez nunca vista, dou por mim a passar em zonas que sei que há construção e em 2 meses as casas crescem a olhos vistos, poderá ter a ver com orçamentos adjudicados e que para fugir aos aumentos construam mais rápido, ou secalhar têm o pessoal disponível porque entretanto muitos futuros DO colocaram o projeto na gaveta e já não têm assim tantas obras em simultâneo... isto para lhe dizer que secalhar se voltar a tentar lá para Setembro, vai arranjar de sobra quem lhe conclua a obra.


    É aguardar por 2023.
    Está imensos DO a pedir prorrogacao de alvara nas camaras. Muitos a adiar. Com estes preços ninguem constroi.
    Portanto em 2023 as construtoras também baixam a cueca ou fecham portas.

    É esperar até lá que vai ver que os orcamentos baixam consideravelmente
    Concordam com este comentário: Montijo21
  12. Colocado por: Montijo21Para um terreno de 250 m2 a area de implantação máxima rondará os 120 mt2, logo por esse valor constroi-se o quê? um T2? Um terreno na AML desse tamanho rondará os 80 k, logo, gasta 100k antes de começar a casa e mais 180 k para a construir, no final temos uma casa por 280 k que não valoriza absolutamente o que se gastou.
    Portanto, qual a mais valia de construir uma casa pequena na AML?


    Não sei. Também não vejo qual a mais valia de construir uma casa grande, por isso...
    Pesquise por apartamentos de 120m2 e já fica a saber o que dá para fazer. Se a grande vantagem duma moradia é a relação com o exterior, os jardins, as hortas, a vegetação, os terraços e esplanadas, a piscina, o estacionamento de nível com o a casa, o que necessita acrescentar ao interior do "apartamento" para viver melhor? Quase nada. Uns 10m2 para arrumar o corta-relvas e as tesouras de poda e pouco mais.

    Aliás, se o argumento de construir casa é precisamente o de ter jardim, quanto mais pequena fôr a casa, mais jardim lhe sobra, já pensou nisso?

    Depois, um lote com 250m2 (loteamento desenhado há uns 20-30-40 anos, com uma implantação de 120m2, seguramente pressupõe a construção de 2 pisos, logo, serão 240 e não 120m2 de construção.

    Ainda assim, eu acho 120m2 suficientes, mas lá está, é a minha opinião.
    Há uns tempos desenhamos uma moradia inscrita num retângulo 14x9m, T3, cada quarto com WC, cozinha (sem ilha), sala, zona de escritório aberta, pequeno arrumo, alpendre e um pequeno espaço para bicicletas/corta-relva... zona de estacionamento no pátio que pode ser coberta por uma lona ou pérgola, coberto, etc... tudo "minúsculo" aos olhos de uns, prático/barato e fácil de limpar à vista de outros...

    Colocado por: Montijo21Portanto, qual a mais valia de construir uma casa pequena na AML?


    Novamente pondo as coisas em perspectiva, o que tem a AMLisboa que não tenha a AMParis, AMLondres, AMRoma, AMMadrid??? E porque é que aí também não vê grandes casas recentes? Se o problema é: "os lotes hoje em dia são muito pequenos para moradias térreas"... aí concordo consigo, o que se tem visto é comprarem 2 lotes, unindo-os. Mas lá está, aí o terreno custa o dobro.

    Voltamos ao ponto de partida, se não pode controlar o preço do terreno, não pode controlar o preço da construção/gasolina/etc... a variável em que tem algum controlo é na área/tipologia/programa. Pode por exemplo construir por fases, planeando expansões, transformações, em que com pequenos gestos altera a tipologia e organização da casa. Eu isso já via lá fora, não percebo porque somos tão especiais cá, que "não podemos fazer nada, a culpa é do..." Outro modo de mitigar o preço do terreno, é formar "cooperativas" de vizinhos, em que se juntam 3 ou 4 famílias e compram um terreno maior (mais barato ao €/m2), e aí desenvolvem um projecto único com 3,4 fogos... Aí é preciso organização e disposição em negociar as prioridades individuais em prol dum bem comum... tempo e muita paciência.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13. Não digo "baixar a cueca", mas gostaria que deixassem de falar em aumentos na ordem de 500€/M2 (que se têm visto desde que começou a guerra).

    O nosso arquitecto está a reduzir um pouco as áreas (estava em 173m2 brutos + piscina).
    Quando, numa análise meramente superficial, me disseram que "com 340k constrói-se", caiu-me tudo.
    De lembrar que aos 340k para a construção, acresce cerca de 100k para o terreno, projectos, etc.

    Queremos construir algo ao nosso gosto mas, nunca se sabe o dia de amanhã e, se quiséssemos vender, não acredito que alguém considere comprar uma casa de <140m2 úteis por 440k (hoje em dia talvez considerem mas esta bolha não dura para sempre).

    Feliz ou infelizmente não podemos construir já (o terreno está em processo de passagem a M2) portanto estamos a adiar a decisão de colocar na gaveta, mas, chegando a altura, se continuar nestes preços proibitivos, colocamos na gaveta de certeza.
    Concordam com este comentário: Montijo21
  14. Colocado por: N Miguel Oliveira

    Não sei. Também não vejo qual a mais valia de construir uma casa grande, por isso...
    Pesquise por apartamentos de 120m2 e já fica a saber o que dá para fazer. Se a grande vantagem duma moradia é a relação com o exterior, os jardins, as hortas, a vegetação, os terraços e esplanadas, a piscina, o estacionamento de nível com o a casa, o que necessita acrescentar ao interior do "apartamento" para viver melhor? Quase nada. Uns 10m2 para arrumar o corta-relvas e as tesouras de pode e pouco mais.

    Aliás, se o argumento de construir casa é precisamente o de ter jardim, quanto mais pequena fôr a casa, mais jardim lhe sobra, já pensou nisso?

    Depois, um lote com 250m2 (loteamento desenhado há uns 20-30-40 anos, com uma implantação de 120m2, seguramente pressupõe a construção de 2 pisos, logo, serão 240 e não 120m2 de construção.

    Ainda assim, eu acho 120m2 suficientes, mas lá está, é a minha opinião.
    Há uns tempos desenhei uma moradia inscrita num retângulo 14x9m, T3, cada quarto com WC, cozinha (sem ilha), sala, zona de escritório aberta, pequeno arrumo, alpendre e um pequeno espaço para bicicletas/corta-relva... zona de estacionamento no pátio que pode ser coberta por uma lona ou pérgola, coberto, etc... tudo "minúsculo" aos olhos de uns, prático/barato e fácil de limpar à vista de outros...



    Novamente pondo as coisas em perspectiva, o que tem a AMLisboa que não tenha a AMParis, AMLondres, AMRoma, AMMadrid??? E porque é que aí também não vê grandes casas recentes? Se o problema é: "os lotes hoje em dia são muito pequenos para moradias térreas"... aí concordo consigo, o que se tem visto é comprarem 2 lotes, unindo-os. Mas lá está, aí o terreno custa o dobro.

    Voltamos ao ponto de partida, se não pode controlar o preço do terreno, não pode controlar o preço da construção/gasolina/etc... a variável em que tem algum controlo é na área/tipologia/programa. Pode por exemplo construir por fases, planeando expansões, transformações, em que com pequenos gestos altera a tipologia e organização da casa. Eu isso já via lá fora, não percebo porque somos tão especiais cá, que "não podemos fazer nada, a culpa é do..."



    E valorização disso? É um bom investinento hoje pagar 300k por uma casa de 120 m2? É a isso que me refiro.
  15. Colocado por: Montijo21E valorização disso? É um bom investinento hoje pagar 300k por uma casa de 120 m2? É a isso que me refiro.


    E os 440k€ por 173m2+piscina (do user Chris_F) é um bom investimento?
    E os 100k€ por 250m2 de terra, acha que é um bom investimento?

    Quem compra na AML acho que compra sobretudo a "localização", digo eu...
  16. Colocado por: N Miguel Oliveira

    E os 440k€ por 173m2+piscina (do user Chris_F) é um bom investimento?
    E os 100k€ por 250m2 de terra, acha que é um bom investimento?

    Quem compra na AML acho que compra sobretudo a "localização", digo eu...


    Claro que não, por isso é que o user está em standby
  17. E os 100k€ por 250m2 de terra, acha que é um bom investimento?

    Péssimo investimento, a não ser que conseguisse construir por 200k, para uma area de 240 m2 (120+120).
    Para quem acha que ter um terreno para venda na AML é uma mina, esses serão os primeiros a refrear os precos
  18. Resumindo, a solução não é construir casas mais pequenas, mas sim aguardar que a "tempestade" passe.

    Lembro-me de vários construtores me dizerem que pouparia muito pouco em fazer com casa terrea com 120 m2 em vez de uma com 2 pisos com 170 m2.
  19. Colocado por: Montijo21Péssimo investimento

    Não sei, depende do que cada um valoriza. Eu preferiria um grande jardim, que uma casa grande por exemplo.

    Colocado por: Montijo21Resumindo, a solução não é construir casas mais pequenas, mas sim aguardar que a "tempestade" passe.

    "Melhor esperar"... é o que mais se lê nos últimos 5-6 anos, e a coisa não pára de subir. Algum dia haverão de acertar.
    "Não há sorte que sempre dure, nem mal que nunca acabe." Efetivamente isto terá que descer nalgum momento, isso ou tornar-se no "novo normal". Não sabemos.

    Colocado por: Montijo21Lembro-me de vários construtores me dizerem que pouparia muito pouco em fazer com casa terrea com 120 m2 em vez de uma com 2 pisos com 170 m2.

    E? Mesmo que isso fosse verdade, muita gente vê isso como: "quando tiver 75 anos, só vou usar metade da casa"... outros não vêem nenhum problema em ter dois pisos, em caso de necessidade instala-se elevador ou muda-se de casa. Depende do que cada um quer. Eu prefiro uma de 120m2 térrea e carro à chuva que uma de dois pisos por exemplo... Há quem goste dos quartos ao nivel do jardim/piscina... e quem os queira no piso 1 longe dos bichos...
    Concordam com este comentário: pvieira91
 
0.8049 seg. NEW