Iniciar sessão ou registar-se
    • NPRP
    • 4 fevereiro 2022

# 121

Colocado por: Pickaxe
    não perca mais tempo que eles não percebem.

Percebem percebem.. o que eles não percebem é que como é que alguém que consegue organizar minimamente os papéis da própria casa, arrumá-la e chamar um profissional para tirar umas belas fotos com a luz certa e estar disponível para atender uns telefonemas e mostrar a dita habitação de vez em quando se pode dar ao luxo de a troco de não fazer nada disso (ou pelo menos uma parte) poder perder uns largos milhares de euros só porque “não está para se chatear”.. 😉
    Concordam com este comentário: tigoncal, pguilherme, Damiana Maria
  1.  # 122

Colocado por: tigoncalDaí cobrarem comissões desproporcionadas nos imóveis que vendem para compensar o trabalho que tiveram com os outros imóveis que não venderam. Obrigado, acho que já percebeu agora o nosso ponto.

Pelos vistos também não percebem que um agente imobiliário não é um vendedor, mas sim um prestador de serviços.

E se um promotor, por exemplo, empregar um vendedor, pode dar comissões para motivar um maior esforço para vender pois, mesmo que reduza o lucro em cada venda, consegue compensar em volume. Não é o caso do proprietário de um apartamento.
    Concordam com este comentário: tigoncal
  2.  # 123

Peço imensa desculpa mas o vosso ponto está correto: eu não quero pagar.

E está tudo bem.

Se a comissão é desporpocionada? Debatível como tudo na vida.

Se não vendo um imóvel, existem varios factores para tal e não vale a pena entrar nessa discussão mas eu poderei sair com a sensaçao que falhei com o meu compromisso, exceto se fiz tudo no meu alcance e mais além disso (o que faço sempre).

E ao falhar com o compromisso, poderei nao ter referências o que conduz a não ter mais negócios, logo não é algo que eu queira.
  3.  # 124

Colocado por: NPRPchamar um profissional

Chama o profissional, aceita o preço proposto, qual é a dúvida?
  4.  # 125

Colocado por: NPRPchamar um profissional para tirar umas belas fotos com a luz certa

Qualquer dia o fotógrafo passa a cobrar uma percentagem do valor do objecto a fotografar :)

E provavelmente o trabalho deste deve ter mais impacto a chamar clientes!
  5.  # 126

Colocado por: NPRP
    Percebem percebem.. o que eles não percebem é que como é que alguém que consegue organizar minimamente os papéis da própria casa, arrumá-la e chamar um profissional para tirar umas belas fotos com a luz certa e estar disponível para atender uns telefonemas e mostrar a dita habitação de vez em quando se pode dar ao luxo de a troco de não fazer nada disso (ou pelo menos uma parte) poder perder uns largos milhares de euros só porque “não está para se chatear”.. 😉
    Concordam com este comentário:tigoncal,pguilherme

É isto.
    Colocado por: joseduro
    Se não vendo um imóvel

Quem vende é o dono, o agente/consultor imobiliário não vende nada, assessora, aconselha, ajuda, presta um serviço, ao dono do imóvel. Se realmente vendesse (se o imóvel fosse dele), a discussão da comissão percentual tinha terminado na página 1
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  6.  # 127

Colocado por: pguilherme
    Então está a dizer que sabe à partida que o imóvel 10 ou 20k€ mais caro, vai dar mais trabalho?
    Então já está em condições de responder à minha pergunta original:

O dia de visita é idêntico, seja para casa de 100k seja para casa de 100M

Cliente qualificado visita e tem a minha presença, cliente não qualificado não visita e vai tentar ir por trás falar com proprietário fazer queixas.

O processo inteiro, desde a 1ª reunião até à data da escritura, bem como escrever... todos eles dão trabalho, uns mais que outros e outros extremamente complicados.

A visita é apenas um dia, de todos os dias que trabalho para aquele cliente.
  7.  # 128

Colocado por: tigoncal
    Quem vende é o dono, o agente/consultor imobiliário não vende nada, assessora, aconselha, ajuda, presta um serviço, ao dono do imóvel. Se realmente vendesse (se o imóvel fosse dele), a discussão da comissão percentual tinha terminado na página 1

Obrigado por me elucidr que quem vende é o proprietário e quem compra é o comprador

MAS (como em tudo ha um mas) peguei nas suas palavras

Daí cobrarem comissões desproporcionadas nos imóveis que vendem para compensar o trabalho que tiveram com os outros imóveis que não venderam (EDIT: sem ter nada a ver com o trabalho inerente à venda que se concretizou). Obrigado, acho que já percebeu agora o nosso ponto.
    Concordam com este comentário:pguilherme

e dado que estava a falar nos imoveis que eu vendo, falei no mesma linguagem
  8.  # 129

Colocado por: josedurotodos eles dão trabalho, uns mais que outros

É isto! Está quase lá!
    Uns dão mais trabalho do que outros. Óptimo!

Agora, para o caso que referi: que trabalho adicional terá para vender o apartamento de cima que custa mais 10 ou 20k€?
    Concretamente.
  9.  # 130

Colocado por: pguilherme
    É isto! Está quase lá!
    Uns dão mais trabalho do que outros. Óptimo!

Agora, para o caso que referi: que trabalho adicional terá para vender o apartamento de cima que custa mais 10 ou 20k€?
    Concretamente.

Novamente

Na pagina 5 eu escrevi isso. Sempre o disse. Não estou quase lá, já lá estou.

Concretamente respondendo à sua perugnta: nao posso.

Preciso de mais variaveis deste caso hipotetico.

Como poderei dar uma resposta de um caso em que apenas sei que sao identicos? Como poderei saber as necessidades dos proprietarios? Como poderei saber o estado do imovel? Como poderei saber se tudo esta ok? E como estas, tenho um rol de perguntas para fazer sempre (e sao muitas)
  10.  # 131

Com base em N perguntas e N respostas, N situações, N casos, N ocorrencias, N situacoes, N imprevistos, poderei dizer qual deles poderá dar mais trabalho.

Desde a 1ª reunião até ao dia da escritura (e em alguns casos até ajudo na mudanca)

E para todos eles, o meu preço é o mesmo.
    • ibyt
    • 5 fevereiro 2022

# 132

Colocado por: PickaxeNa venda de imóveis a maior parte do trabalho não é pago (visitas e promoção de imóveis que não se vendem)

Acho que o modelo de negócio não é o melhor.

Existem custos que são fáceis de determinar e que podem ser imputados ao cliente e facturados mesmo que não seja encontrado um comprador: certificado energético, sessão fotográfica, publicidade, um valor diário para tratar das comunicações com possíveis interessados, etc.

Isto baixaria a incerteza de remuneração e as comissões poderiam ser reduzidas.
    Seria também mais justo para as próprias imobiliárias.
  11.  # 133

Bonito bonito é o que sempre disse.

Esta area devia estar regulamentada e somente consultores credenciados poderiam ajudar vender imoveis. Nem particulares poderiam vender.

Mas como bom povo latino, iriamos dar sempre volta à questão e vender sozinhos, certo?

E contra mim falo atençao mas acabava-se com muita coisa que vejo por ai.

E quem fala desta area, fala de tantas outras que ha por ai.
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  12.  # 134

Colocado por: joseduro
    Concretamente respondendo à sua perugnta: nao posso.

Preciso de mais variaveis deste caso hipotetico.

Assim sendo, também não deveria poder valorizar os seus honorários, já que cada caso é um caso e só saberá o seu custo, após a venda se efetuar. No entanto não é assim que faz e atribui logo à partida um valor, baseado numa única variável: o valor da transação.

Para que não personalize, nós compreendemos que o José está a ganhar a vida como todos nós, à sua maneira e de forma legal, é livre de cobrar o que entender enquanto haja quem pague. Isso não está nem nunca esteve em causa. O que estamos aqui a discutir é a valorização que nós damos ao trabalho de consultor imobiliário (e não do trabalho do José em particular, que não conhecemos), que na nossa opinião, tendo comprado e/ou vendido casa (com ou sem intermediação), não está alinhado com os valor dos honorários nem com o seu método de cálculo, para a esmagadora maioria das transações de imóveis que acontecem na nossa praça.
  13.  # 135

Colocado por: ibytIsto baixaria a incerteza de remuneração e as comissões poderiam ser reduzidas.
    Seria também mais justo para as próprias imobiliárias.

Mas nenhum proprietário quer gastar 500€ sem nenhuma garantia da concretização da venda.
  14.  # 136

Assim sendo, também não deveria poder valorizar os seus honorários, já que cada caso é um caso e só saberá o seu custo, após a venda se efetuar. No entanto não é assim que faz e atribui logo à partida um valor, baseado numa única variável: o valor da transação.

Para que não personalize, nós compreendemos que o José está a ganhar a vida como todos nós, à sua maneira e de forma legal, é livre de cobrar o que entender enquanto haja quem pague. Isso não está nem nunca esteve em causa. O que estamos aqui a discutir é a valorização que nós damos ao trabalho de consultor imobiliário (e não do trabalho do José em particular, que não conhecemos), que na nossa opinião, tendo comprado e/ou vendido casa (com ou sem intermediação), não está alinhado com os valor dos honorários nem com o seu método de cálculo, para a esmagadora maioria das transações de imóveis que acontecem na nossa praça.

Eu entendo e, como referi lá atras. o meu valor está associado à minha proposta de valor, o que ponho em cima da mesa em prol do cliente.

E cabe a ele determinar se é justo ou não, se o que lhe tenho para dar corresponde ao meu custo.

Eu sempre vos falei em proposta de valor.

Os 5% é literalmente agreagado à proposta de valor do Consultor para si

Mas eu compreendo o que me diz e está tudo bem.

Nem todos veem valor em mim, tal como eu não vejo valor noutras pessoas e está tudo bem mas quando compro um serviço tem que haver uma proposta de valor para mim.
    • ibyt
    • 5 fevereiro 2022

# 137

Colocado por: joseduroEsta area devia estar regulamentada e somente consultores credenciados poderiam ajudar vender imoveis. Nem particulares poderiam vender.

Defende que não seja possível fazer qualquer venda sem intermediário?
    Mesmo a venda a um conhecido ou familiar?
    • ibyt
    • 5 fevereiro 2022

# 138

Colocado por: PickaxeMas nenhum proprietário quer gastar 500€ sem nenhuma garantia da concretização da venda.

Há quem queira, mas as imobiliárias contactadas disseram que não o faziam.

O joseduro alinharia num negócio destes?
  15.  # 139

Colocado por: ibytDefende que não seja possível fazer qualquer venda sem intermediário?
    Mesmo a venda a um conhecido ou familiar?

Defende que a atividade profissional seja regulada, não compliquem.
  16.  # 140

Colocado por: ibytHá quem queira

Quem?

0.0352 seg. NEW