Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

    Colocado por: pguilherme



    Era claro que era trabalho temporário? Por vezes, documentos estrangeiros, podem "passar ao lado" por uma questão linguística, e se ficar dentro dos poderes do balcão, segue sem espinhas.
    Tb pode ter sido conveniência do gestor para atingir objectivos, mas este caso tão grave, desconfio mais que tenha sido negligência.
    Sim, tanto nos meus recibos como no contrato de trabalho consta “travaille temporaire” embora aeja contrato por tempo indeterminado trabalhava e trabalho para uma empresa de trabalho temporário, aliás nem trabalho o ano todo sequer.
    Nem na altura nem nas sondagens que fiz recentemente aos bancos me colocaram problemas
  2.  # 342

    Colocado por: DR1982Nem na altura nem nas sondagens que fiz recentemente aos bancos me colocaram problemas
    Se calhar olharam para o valor do "salário" vs valor pedido e ficaram convencidos :).

    A experiência que tive, para uma taxa de esforço inferior a 15%, foi muito distinta da sua. Sempre se disponibilizam a emprestar com fiador, mas sem fiador...já colocavam muitos senãos.
  3.  # 343

    Colocado por: HAL_9000Se calhar olharam para o valor do "salário" vs valor pedido e ficaram convencidos :).

    A experiência que tive, para uma taxa de esforço inferior a 15%, foi muito distinta da sua. Sempre se disponibilizam a emprestar com fiador, mas sem fiador...já colocavam muitos senãos.
    A prestação era cerca de 5%, o meu apartamento foi baratinho:)
    Mas de qualquer forma mesmo agora que pretendo pedir bastante mais (entre 10-15%) o meu gestor sempre se mostrou bastante confiante, mas a última vez que falei foi em março, se calhar entretanto a coisa já mudou não sei
  4.  # 344

    Colocado por: DR1982A prestação era cerca de 5%, o meu apartamento foi baratinho:)
    Está explicado, ha pessoas que têm mais que essa taxa de esforço no empréstimo do carro. Assim acredito que não lhe tenham colocado entraves.

    Depois imagino que também conte o historial com o banco. Se o DR há 5 anos seguidos "deposita" como ordenado uma valor x de forma regular, isso deve ser tomado em linha de conta.
  5.  # 345

    Colocado por: HAL_9000Está explicado, ha pessoas que têm mais que essa taxa de esforço no empréstimo do carro. Assim acredito que não lhe tenham colocado entraves.

    Depois imagino que também conte o historial com o banco. Se o DR há 5 anos seguidos "deposita" como ordenado uma valor x de forma regular, isso deve ser tomado em linha de conta.
    Não me parece que seja pelo histórico porque eu não mando grande dinheiro para Portugal e se bem me lembro só me pediram os extratos dos últimos 6 meses das contas fora de Portugal
  6.  # 346

    Sinceramente também sempre achei super fácil pedir CH em Portugal, mas se calhar foi pela minha experiência com valores baixos
    • AMVP
    • 26 novembro 2022

     # 347

    Colocado por: HAL_9000Nos anos 80 era normal, numa família só um dos elementos do casal trabalhar e mesmo assim o dinheiro dar para as necessidades básicas, hoje era impossível (seja porque o estilo de vida mudou, seja porque as coisas são mais caras).

    Tao longe da minha normalidade. Na minha normalidade quase a totalidade dos meus colegas de escolas ambos os pais trabalhavam, no local onde vivia tambem assim como os meus familiares.
    • AMG1
    • 27 novembro 2022

     # 348

    Colocado por: smartHum
    Os bancos, se o quiserem nada perdem nem ganham com a taxa fixa.
    O bankinter comercializava a swap das taxa de juro, cuja cotação a aplicar era a do mercado véspera da escritura.
    Ao mesmo tempo, ia ao mercado monetário interbancário e replicava a operação, sendo o contrato adquirido por investidores.
    Assim sendo, nada ganhava com as taxas, apenas spread.
    O problema é a fome de algumas instituições.
    Qd contratei TAN a 1.60%, sondei quase todos os outros bancos e dos poucos que comercializavam obtive 3.20% para cima ( tudo com spread).
    Portanto
    Na minha opinião
    O que falta é sentido institucional e responsabilidade, devendo o bportugal regular sob recomendação ou contribuir para que seja legislado, no sentido de construir uma banca forte.
    O que vejo são lucros absurdos, que são distribuídos sob dividendos pelos acionistas e que pouco reforça a solidez das instituições, pois se for originado um Crash no imobiliário, o valor das garantias do banco, quero dizer casas, desce ...
    Veja se as declarações relativas ao valor pago pelos depósitos. Somos o pior da Europa, qd outros remuneram 1% acima...
    Agora
    Agora é o que vier.
    O Bportugal deveria ter visão não do presente mas do futuro próximo, pois têm reuniões com o BCE e informações previligiadas.
    Agora,
    Agora o bce olha para o global da Europa e vêem que existe um país ou outro, até apelidado de mandrioes, que contrataram TX variáveis para pagar menos, pelo que irão sofrer mais com o aumento das TX juro para controlar a inflação, que se afigura prolongada...
    No geral de 250 milhões de consumidores, os tugas são meia dúzia de gatos, não tendo expressão ou reflexão na decisão ...
    É assim a vida.
    Quem tem a maioria governa.


    A solidez de um banco não é um dado absoluto. A aferição dessa solidez faz-se atraves de um conjunto de indicadores/rácios (solvabilidade, liquidez, risco ...). Portanto se estes racios cumprirem com os minimos definidos pelos reguladores podenos considerar esse banco sólido, pelo menos para executar as operações para que está licenciado.
    Ora os 5 maiores bancos a operar em Portugal, que em conjunto representam mais de 90% do mercado, uns melhor que outros, mas todos cumprem com os rácios necessários, para alem de, devido ao risco sistemico, serem também todos supervisionados diretamente pelo BCE.
    Com base nisto podemos considerar que são tao solidos quanto a generalidade dos restantes bancos da zona euro.
    Por outro lado, nem o BdP nem o governo podem interferir nessas regras, sob pena de poderem estar em colisão com o direito europeu da concorrencia.
    Em minha opinião a justificação para que a oferta dos bancos em Portugal ser menos favorável para os clientes, do que pe em Espanha ou França, pode ter três origens:

    i) maior dificuldade (custo) no acesso aos fundos, o que pode acontecer nalguns casos, mas seguramente nao acontece noutros.

    Ii) menos correncia entre bancos em Portugal do que a existente em Espanha ou França.

    Iii) menor capacidade negocial por parte dos clientes portugueses.

    O mais provável e que todas estas razões estejam presentes em diferentes graus, mas para mim as duas últimas terão um grande contributo justificar a situação.

    Se excluirmos as alterações decorrentes de eventos estruturais, tais como fusões ou aquisições, a quota de mercado dos bancos nacionais nao teve qualquer alteração significativa nos ultimos 20 anos, nem sequer o fim do BES teve qualquer impacto signigicativo, uma vez que o NB assumiu quase por completo a quota natural do BES. Isto significa uma coisa mais ou menos óbvia, os clientes bancarios sao muito fiéis ao seu banco, mesmo que se considerem mal tratados.

    Quanto a capacidade negocial dos clientes, se nao têm sequer apetência para mudar, muito menos terao para grandes negociações. Por outro lado, em muitos casos tambem não terão assim tão bons negócios para propor aos bancos. Ou seja, aquilo que vimos aqui vezes sem conta: casas caras, salarios baixos e creditos perto dos 100% da garantia. Agora é destes clientes que os bancos vivem e por isso só lhes resta adaptarem-se a esta realidade, caso contrário nao fazem negócio.

    Quanto a remuneração dos depositos, a razão tambem nao sera muito diversa, embora nao seja um problema exclusivamente português e o BCE ate já ameaçou intervir para obrigar os bancos a passarem esses ganhos para os depositantes. O mais provável será haver alguma alteração no curto prazo.

    Como é que se dá a volta a isto: mercado único (efectivo) dos serviços financeiros!
    • AMG1
    • 27 novembro 2022

     # 349

    Colocado por: NTORIONpode juntar ai mais uns quantos, como o Montepio, MBCP (foi salvo pelos accionistas)...


    O BCP nao foi salvo pelos acionistas. Foi um dos que recorreu ao empréstimo de capital contingente (do estado) e que embora mais tarde do que os outros e aparentemente com maior dificuldade, também conseguiu pagar esse empréstimo, com juros, antes do mesmo se tornar em capital social.
    No caso do Montepio, a situação foi outra, aparentemente foi salvo por uma alteração contabilística. Enfim, originalidades cá do burgo. Se a supervisao fosse do BCE em vez de ser do "O Governador" talvez a musica tivesse sido outra. Mas deve ser mais outra coisa que nao ficou registada na memória seletiva de "O Governador".
  7.  # 350

    Colocado por: pguilhermeNão tem que se ficar preso. Pode vender-se em "qualquer" altura e, muito provavelmente, com lucro.
    A bem dizer, é um investimento bastante seguro e sem precisar de grandes conhecimentos.


    Uma vez mais, não era esse o sentido do meu comentário. Era o de que antes pagavam-se taxas de juro bem maiores, por vezes só o homem trabalhava... e como era dificil ter crédito não havia alternativa senão emigrar ou poupar bastante mesmo. Hoje parece é que não há alternativa a recorrer ao banco pelo que aqui se lê.

    Ou melhor, sinto que hoje as pessoas tem mais bancos, mais opções, menores taxas de juro, conseguem empréstimos maiores, e mesmo assim, ainda culpam o sistema, os bancos, pela falta de alternativas, etc etc...
    Ao passo que parece haver um menor espirito de sacrificio, menor disponibilidade de sujar as mãos, etc...
    Concordam com este comentário: pguilherme
  8.  # 351

    Colocado por: palmstrokeo que mudou não foi a vontade das pessoas


    Não?
    Quantas casas térreas acima de 150m2 conhece dos anos 80?
    Quantos blocos de 3 ou 4 apartamentos em propriedade horizontal conhece com menos de 20 anos?
  9.  # 352

    Colocado por: HAL_9000O N Miguel Oliveira tem razão quando diz, que hoje as pessoas têm sonhos maiores ao construir, e que isso também contribui para que se endividem. Mas também não é menos verdade que a própria legislação já não permite construir como se construía nos anos 80. A exigência de maior qualidade na construção, obriga a que a construção seja mais cara.



    Nim.
    Sobre a qualidade e performance técnica é verdade o que diz.

    Contudo, a principal lei que condiciona as áreas e as proporções dos espaços e afins é de 1951. Tem 71 anos portanto. Excepção feita a um dos WC da casa (lei das acessibilidades que é recente).
    A casa comum de hoje é maior não pela lei, mas porque hoje poucos prescindem da lavandaria, da ilha, da mesa de cozinha e outra na sala, de 3 ou 4 WCs por casa, de garagem para 2 carros e um par de bicicletas, do quarto do Bobby, do escritório e do quarto da sogra... etc etc... aliada à comichão da partilha de pátios exteriores por exemplo, ou jardins, acessos, etc.


    Posto isto, se a performance técnica implica maior gasto por m2 que outrora, e os rendimentos são os mesmos, seria relativamente fácil de entender que a área seria de certo modo sacrificada como aconteceu no estrangeiro ou nos anos 60-80 em Portugal...

    A malta acha que densificar é mau, ok, pronto... que siga a festa.
    • AMVP
    • 27 novembro 2022

     # 353

    Colocado por: N Miguel OliveiraOu melhor, sinto que hoje as pessoas tem mais bancos, mais opções, menores taxas de juro, conseguem empréstimos maiores, e mesmo assim, ainda culpam o sistema, os bancos, pela falta de alternativas, etc etc...
    Ao passo que parece haver um menor espirito de sacrificio, menor disponibilidade de sujar as mãos, etc...

    Geracoes de direitos, os deveres é que sao mais dados a alergias. Mas na minha opiniao as geracoes que no passado se sacrificaram para amealhar actualmente tb aderiram a politica do imediato (credito) e direitos.
  10.  # 354

    Colocado por: DR1982Sim, tanto nos meus recibos como no contrato de trabalho consta “travaille temporaire” embora aeja contrato por tempo indeterminado trabalhava e trabalho para uma empresa de trabalho temporário, aliás nem trabalho o ano todo sequer.
    Nem na altura nem nas sondagens que fiz recentemente aos bancos me colocaram problemas

    Os balcões têm um caracter comercial e é normal que ao início tentem passar uma ideia de facilidade para aliciar um potencial novo cliente. Sobretudo pelo próprio gestor, que procura atingir os seus objectivos.

    No entanto, acredito que esse financiamento que obteve com trabalho temporário, foi negligência (do gestor ou do risco) ou prevaricação do gestor.
    Repare que "mostrar-se confiante" é indicador de incerteza que, para os valores que menciona, deveria ficar dentro dos poderes do balcão e resultar numa aprovação sumária.

    Se ainda continua com o mesmo estado laboral espero que corra tudo bem quando pedir o próximo financiamento.

    Colocado por: N Miguel OliveiraA malta acha que densificar é mau, ok, pronto... que siga a festa.

    Acho que, no fundo, a malta não pensa assim. Apenas confunde o que é mais eficiente com o que é mais cómodo/desejado/luxuoso.
    As pessoas desejam viver numa moradia isolada e com jardim mas em simultâneo querem habitação acessível. E sabem que a densificação, massificação e serialização é o caminho para reduzir custos... embora para eles próprios queiram algo bespoke.
    • AMVP
    • 27 novembro 2022

     # 355

  11.  # 356

    Colocado por: pguilherme
    Os balcões têm um caracter comercial e é normal que ao início tentem passar uma ideia de facilidade para aliciar um potencial novo cliente. Sobretudo pelo próprio gestor, que procura atingir os seus objectivos.

    No entanto, acredito que esse financiamento que obteve com trabalho temporário, foi negligência (do gestor ou do risco) ou prevaricação do gestor.
    Repare que "mostrar-se confiante" é indicador de incerteza que, para os valores que menciona, deveria ficar dentro dos poderes do balcão e resultar numa aprovação sumária.

    Se ainda continua com o mesmo estado laboral espero que corra tudo bem quando pedir o próximo financiamento.

    Sim, continuo precisamente com o mesmo trabalho, ou seja contrato de duração indeterminada e para agência de trabalho temporário.

    Brevemente ja digo se é fácil de conseguir ou não!
  12.  # 357

    Colocado por: DR1982Sim, continuo precisamente com o mesmo trabalho, ou seja contrato de duração indeterminada e para agência de trabalho temporário.

    Brevemente ja digo se é fácil de conseguir ou não!

    Nao se preocupe. Se ganha bem a trabalhar metade do ano e poupa bem, mesmo que esteja a contrato a termo, qq banco aprova. Nao conta só a efectividade. Conta mais a forma como se gere e se poupa do quem ganha muito, gasta muito e é efectivo.
    Agora dizerem que o gestor é negligente pq aprovou um ch a alguem que está a prazo é simplesmente ridiculo.
  13.  # 358

    Colocado por: Sirruper
    Nao se preocupe. Se ganha bem a trabalhar metade do ano e poupa bem, mesmo que esteja a contrato a termo, qq banco aprova. Nao conta só a efectividade. Conta mais a forma como se gere e se poupa do quem ganha muito, gasta muito e é efectivo.
    Agora dizerem que o gestor é negligente pq aprovou um ch a alguem que está a prazo é simplesmente ridiculo.
    Felizmente considero me alguém controlado, poupado não, mas sim controlado!
    O objetivo équeno CH represente por ano cerca de 15% do rendimento anual.
    Vamos ver
    • AMG1
    • 27 novembro 2022

     # 359

    Colocado por: AMVPhttps://www.nit.pt/fora-de-casa/na-cidade/portugal-e-um-dos-paises-da-europa-onde-precos-das-casas-estao-mais-sobrevalorizados?utm_medium=Social&utm_source=Facebook#Echobox=1669465473


    Notícias destas ja nao adiantam nada. Por aqui boa parte dos intervenientes continua a achar que nao vai have qualquer ajuste de preços, pelo contrário ate vao continuar a subir!
    Há os estrangeiros (que obviamente são estupidos e não lêem estas noticias), o aumento das tx de juro que da mesma forma que nao tiveram qualquer influencia no aumento do preços, tambem não ter agora qualquer impacto.
    Depois ainda há a falta (cronica) de imoveis, os devolutos, a inflação, a falta de mão de obra, ...
    Em resumo, tudo contribui para a manutenção dos preços ou até mesmo para que continuem a aumentar.
    E claro quem pense o contrário, porque nao quer ignorar os sinais óbvios, só pode estar à espera de comprar casas em saldo.
  14.  # 360

    Colocado por: Sirruper
    Nao se preocupe. Se ganha bem a trabalhar metade do ano e poupa bem, mesmo que esteja a contrato a termo, qq banco aprova. Nao conta só a efectividade. Conta mais a forma como se gere e se poupa do quem ganha muito, gasta muito e é efectivo.
    Agora dizerem que o gestor é negligente pq aprovou um ch a alguem que está a prazo é simplesmente ridiculo.

    Garanto-lhe que "qq banco aprova" é simplesmente falso.
    Bem como "conta mais a forma como se gere" do que a efectividade. Totalmente falso.
    Pode ser o critério que Sirupper adoptaria se estivesse a conceder empréstimos, mas não é o critério que o banco aplica.

    O banco interessa-lhe ter uma prova que existe uma possibilidade do cliente conseguir suportar os reembolsos até ao fim da maturidade.
    Neste caso, que o proponente depende do salário para fazer face às despesas, o banco apenas sabe que o cliente pode pagar até ao final do contrato de trabalho. E depois? A única certeza é que o contrato terminará, não que conseguirá arranjar outro trabalho com o mesmo vencimento. E assim, como garante que conseguirá suportar os encargos nessa altura?
    Outro proponente ou fiadores são as formas mais comuns.

    Falta de efectividade pode ser mitigada por outros factores, sim, tal como outras fontes de rendimento, investimentos, património, etc. Até se fazem empréstimos a quem não tem salário (embora raramente sejam CH).

    No entanto, um único proponente (e sem fiadores) sem essas condições, cuja subsistência dependa do salário e cujo emprego é temporário, garanto-lhe que é negligência de quem introduziu os dados no sistema para a aprovação ficar no balcão, pq se for a risco não passa.

    E ridículo não é, pois tenho alguma proximidade com as decisões.
 
0.0878 seg. NEW