Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: NTORIONCom a tx variavel como isso e possivel, calcular os juros a cabeca..._?
    Economicamente não sei explicar como se processa, mas a FINE é clara a demarcar a evolução do fração da prestação que corresponde a juros e da fração que corresponde a abate de capital.

    Por outro lado os juros sobem muito como agora, a fração correspondente aos juros também sobre, e a correspondente a abate de capital desce, por isso não sei exatamente como são feitas as contas (economia não é a minha área) para no final a maior parte da prestação corresponder a abate de capital.

    É aminha interpretação.
  2.  # 22

    Já agora…

    Crédito pedido em 23-11-2018
    Valor pedido: 160k€
    Valor em dívida: 147k€
    Meses em falta: 433 meses
    Spread: 1,25
  3.  # 23

    Colocado por: SS1128
    O meu, feito no mesmo ano, mas em Abril, para um valor igualmente baixo (40k€) também tinha spread de 2%. Dá-me a sensação que nestes valores mais baixos eles aproveitam para trepar com o valor do spread um bocadinho...

    Tinha uma prestação de 120€ (+/-), atualizada em Abril deste ano. Em Maio, com o fator ****ço a apertar fui ao banco e mudamos para taxa fixa. Passou para 156€, fixo a 35 anos (BPI).


    Para esse montante, teria sido muito melhor reduzir o prazo,mantendo a taxa variável.
  4.  # 24

    Colocado por: NunoCruzValor pedido: 160k€
    Valor em dívida: 147k€
    abateu 13k em 5 anos? Ou fez algum abatimento suplementar?
  5.  # 25

    Colocado por: HAL_9000abateu 13k em 5 anos? Ou fez algum abatimento suplementar?


    Não fiz nenhum abatimento suplementar.

    Só a prestação normal.

    Acha muito?
  6.  # 26

    Colocado por: NunoCruz

    Não fiz nenhum abatimento suplementar.

    Só a prestação normal.

    Acha muito?
    Achei, mas deve estar na média. Afinal os juros estavam baixos.
  7.  # 27

    Colocado por: HAL_9000Achei, mas deve estar na média. Afinal os juros estavam baixos.


    Neste último ano, numa prestação de 391€, 294€ foram amortização de capital.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  8.  # 28

    Colocado por: HAL_9000Agora simule que pediu o capital apenas no ano passado e veja se atualização da euribor representa os mesmos 200 euros.

    Mas isso é o expectável, quanto menos tempo tem de CH, mais irá sofrer.
    A parte com que não concordo do que você disse, é a seguinte:
    Colocado por: HAL_9000Os empréstimos mais antigos (antes de 2010) terão naturalmente um impacto muito inferior aos mais recentes (últimos 5 anos), esses sim vão ter aumentos bastante significativos. O problema é que a prestação aumenta 80, mas depois a percentagem de amortização reduz drasticamente.

    Para quem fez o CH um pouco antes de 2010, como eu fiz, ainda irá sofre um bom impacto na prestação, pois ainda só abatemos pouco mais de 1/4 da divida.
    • SS1128
    • 27 outubro 2022 editado

     # 29

    Colocado por: rjmsilva

    Para esse montante, teria sido muito melhor reduzir o prazo,mantendo a taxa variável.


    Isso provocaria um agravamento ainda maior da prestação e o meu objetivo é pagar o minimo possivel.

    A minha prioridade é garantir que consigo sempre pagar a casa, não paga-la em menos tempo e andar com a corda no pescoço.

    Com a alteração que fiz, fiquei com o CH a representar ~9% dos rendimentos mensais.

    Nunca concordei muito com essa teoria de pagar muito para pagar mais depressa. É bom para poupar nos juros, mas em situações como a que estamos é meio caminho andado para ir parar ao artigo da DECO sobre as taxas de esforço.

    Para além disso, o rendimento extra disponivel, dá-me a possibilidade de fazer outros investimentos na casa que de outra forma tinha de racionar.
    Concordam com este comentário: mandrongo, desofiapedro
  9.  # 30

    Colocado por: SS1128
    Isso provocaria um agravamento ainda maior da prestação e o meu objetivo é pagar o minimo possivel.

    A minha prioridade é garantir que consigo sempre pagar a casa, não paga-la em menos tempo e andar com a corda no pescoço.

    Com a alteração que fiz, fiquei com o CH a representar ~9% dos rendimentos mensais.

    Nunca concordei muito com essa teoria de pagar muito para pagar mais depressa. É bom para poupar nos juros, mas em situações como a que estamos é meio caminho andado para ir parar ao artigo da DECO sobre as taxas de esforço.

    Para além disso, o rendimento extra disponivel, dá-me a possibilidade de fazer outros investimentos na casa que de outra forma tinha de racionar.

    Na minha opinião deve-se tentar encontrar um equilibrio entre a mensalidade e o prazo. Alargar o prazo é tentador, mas pode pagar bem mais de juros.
    Por exemplo, num crédito de 100.000€ com taxa fixa a 3%, a 35 anos vai pagar cerca de 162 mil €, se baixar para 30 anos "poupa" 10 mil € em juros, se baixar para 25 anos poupa 20 mil €, e se baixar para 20 anos poupa quase 30 mil €.

    Mas claro, cada caso é um caso, e deve ser analisado individualmente em função da taxa de esforço e não só, para além das limitações que o próprio banco impõe.
    No seu caso (40 mil €, 35 anos fixo a 3%), ao fazer a 30 anos em vez de 35 iria aumentar a prestação em cerca de 15€, poupando 4000€ no final do prazo (para além de ficar com o crédito despachado 5 anos mais cedo). São opções.
  10.  # 31

    Colocado por: SS1128A minha prioridade é garantir que consigo sempre pagar a casa, não paga-la em menos tempo e andar com a corda no pescoço.


    Concordo em absoluto. Um crédito é para se ir gerindo, não para liquidar rapidamente. Vai fazendo pequenos esforços de poupança, sem deixar de aproveitar a vida (isto para quem tem essa folga, naturalmente) e vai gerindo a dívida de forma a ter uma prestação tranquila, aproveitando a poupança sobrante para ter uma vida mais confortável, passear, ir ao restaurante, férias ou poder dar-se a pequenos luxos.
    Agora andar anos e anos a privar-se numa vida, muitas vezes, curta?!
  11.  # 32

    Colocado por: mandrongo

    Concordo em absoluto. Um crédito é para se ir gerindo, não para liquidar rapidamente. Vai fazendo pequenos esforços de poupança, sem deixar de aproveitar a vida (isto para quem tem essa folga, naturalmente) e vai gerindo a dívida de forma a ter uma prestação tranquila, aproveitando a poupança sobrante para ter uma vida mais confortável, passear, ir ao restaurante, férias ou poder dar-se a pequenos luxos.
    Agora andar anos e anos a privar-se numa vida, muitas vezes, curta?!


    40k CH, 9% taxa de esforço, aqui não é necessário grande gestão.
    Concordam com este comentário: mandrongo
  12.  # 33

    Colocado por: Varejote40k CH, 9% taxa de esforço, aqui não é necessário grande gestão.


    Neste caso, é um facto que podem vir mais aumentos, que vai demorar a fazer mossa. Mas falava num contexto generalizado.
  13.  # 34

    Colocado por: mandrongo

    Concordo em absoluto. Um crédito é para se ir gerindo, não para liquidar rapidamente. Vai fazendo pequenos esforços de poupança, sem deixar de aproveitar a vida (isto para quem tem essa folga, naturalmente) e vai gerindo a dívida de forma a ter uma prestação tranquila, aproveitando a poupança sobrante para ter uma vida mais confortável, passear, ir ao restaurante, férias ou poder dar-se a pequenos luxos.
    Agora andar anos e anos a privar-se numa vida, muitas vezes, curta?!


    Bem me parecia que já tinha ouvido esta teoria.

    https://www.google.com/amp/s/www.jornaldenegocios.pt/economia/amp/joseacute_soacutecrates_quotpagar_a_diacutevida_eacute_ideia_de_crianccedilaquot
  14.  # 35

    Ahahahah. Não é teoria, é a forma como encaro a dívida. Se prefere fazer um esforço/sacrifício durante uns bons anos para se livrar da dívida e, depois, se calhar nem cá ficar para usufruir do bem, é lá consigo. Ainda bem que não gostamos todos de amarelo...
    Concordam com este comentário: desofiapedro, FFAD, HAL_9000, SS1128, Leao91
  15.  # 36

    Deve ser feito um esforço ponderado, ou seja, não se deve ter como objetivo apenas "pagar o minimo possivel" como diz o user SS1128, mas sim pagar um valor que não comprometa demasiado a qualidade de vida. Se o objetivo é pagar o mínimo, já agora avance também para um crédito consolidado, que fica a pagar ainda menos (mas 1º faça as contas a quanto vai pagar no final).

    E claro, em tempos como o que estamos a passar, negociar se necessário.
    • DFC
    • 1 novembro 2022

     # 37

    Colocado por: HAL_9000Só no mesmo banco julgo eu, se conseguir negociar as condições do empréstimo. Tenho o mesmo problema, não consegui fixar taxa no final do ano passado porque nenhum banco aceitava transferência sem ter licença de habitação. E cá continuo à espera porque o processo continua bloqueado por alterações ao projeto.

    Mas se alguém souber alguma informação contrária a esta, informe sff :)


    Boa noite,

    Estou na mesma situação, tenho crédito no BPI e tentei saber junto do banco se era possível fixar taxa, mesmo estando em construção e disseram-me logo que não, e o mesmo me disseram no millenium onde tenho conta pessoal também.
    Hoje fui Abanca e apartida fazem transferência de crédito com a taxa fixa, mesmo não tendo ainda a licença de utilização.
  16.  # 38

    Colocado por: DFC

    Boa noite,

    Estou na mesma situação, tenho crédito no BPI e tentei saber junto do banco se era possível fixar taxa, mesmo estando em construção e disseram-me logo que não, e o mesmo me disseram no millenium onde tenho conta pessoal também.t
    Hoje fui Abanca e apartida fazem transferência de crédito com a taxa fixa, mesmo não tendo ainda a licença de utilização.
    Tem a certeza que percebeu bem? Por acaso nunca contactei o Abanca, mas bankinter e activo bano disseram logo que só com licença. Quanto a9 meu banco (Santander) disse sempre namorei possível taxa fixa para CH autoconstrucao.

    Que oferta de taxa fixa lhe fizeram?

    De qualquer maneira, muito obrigado.
    • DFC
    • 1 novembro 2022

     # 39

    Fui também ao bankinter e disseram logo que não..
    Mas no Abanca o gestor disse que sim, fui direto à questão e ele disse que não haveria problema, desde que ainda tivesse licença de construção que é o meu caso. Mas atenção que vão atualizar taxas está semana, mas o valor ainda não lhes tinha sido transmitido. Mas pelo que tentei sondar em fóruns, deve ir para 2.85 ..
  17.  # 40

    Colocado por: DFCMas no Abanca o gestor disse que sim, fui direto à questão e ele disse que não haveria problema, desde que ainda tivesse licença de construção que é o meu caso.
    De acordo com o balcão de Entrecampos, tal não é possível. Ainda que o funcionário que me atendeu se tenha mostrado bastante solicito a procurar qualquer alternativa.

    Qual foi o balcão que usou?
    Concordam com este comentário: vz1984
 
0.0257 seg. NEW