Colocado por: urubu_Todos os materiais que escrevi em cima tem relevância para o custo final de obra, posso juntar EPS e XPS etc, conforme o que tem definido para a sua obra. gostava que me disse-se foi quais é que baixaram para gerar maior otimismo?
Pvc- correto, baixou 20% mas tinha aumentado 60%, ou seja o valor continua 40% acima do normal de à 2 anos.
Estou em crer que contratar um empreiteiro para construir a sua casa, fazendo as contas, consegue um valor menos inflacionado do que comprar uma casa ao promotor. Mas a conversa do promotores tem pano para mangas, depende de vários fatores, mas com certeza tem mais manobra para esmagar preços aos Emp do que um comum DO.
Colocado por: rpmmsantosPara o nosso amigo Varejote é só fartura de trabalho e ainda bem que os preços continuam a subir!
Colocado por: VarejoteE desde 2018 era mais um daqueles que também estava à espera da bolha rebentar, comprei em moradia em 2021 se fosse estar à espera do estouro ainda estava no apartamento sentado.
Colocado por: Varejotemas até à data pelo que vejo ainda não pararam de subir, alguns estabilizaram.
Colocado por: urubu_Todos os materiais que escrevi em cima tem relevância para o custo final de obra
Colocado por: pguilherme
Apanhou 3 anos do mercado a subir. Ok, e agora? Acha que por ter apanhado esse período, será assim para sempre?
E mais, há que distinguir entre os valores do imobiliário e os valores de empreitadas.
"Até à data"? Ainda está a construir/remodelar?
Oh, por esse prisma então TODOS os materiais têm relevância para o custo final da obra ;)
Falou no ferro (que desceu) e no betão (que variou).
Nem sequer mencionou os alumínios nem vidros, que ambos também já subiram e desceram e parece que será essa a tendência.
Boa indicação sobre a descida de EPS e XPS por quem está bem por dentro do tema.
Pelos preços que partilhou, os seus fornecedores estão a meter muito a unha ou então são encomendas muito pequenas...
Colocado por: VarejoteApanhei 3 anos do mercado a subir, não ia esperar mais de 5 ou 6 anos para comprar, mesmo agora os preços ainda não baixaram e os anos vão passando e os filhos crescendo.
Colocado por: DR1982A mim pediram-me 156+ iva para construir cerca de 300m3 de betão c25/30 e 25toneladas de ferro A500, aos preços que por aqui falam, sao cerca de 55k + iva de materiais :)
Colocado por: pguilhermeEstá muito caro. Sobretudo para essa zona.sim, o tipo tentou atirar o barro à parede:)
Tb tenho à volta de 300m3 de betão, C30/37 S4, mas o dobro desse ferro.
As propostas para estrutura tb foram nesses valores e teria avançado com uma se tivéssemos chegado a acordo sobre as fases de pagamento, porque não queria segmentar tanto.
Assim acabou por ficar com 40k de ferro, 23k€ de betão (estimados, se não houverem mais aumentos nos próximos 2 meses), 45k€ de escavação/cofragem/etc.
Preços "de Lisboa"
Colocado por: DR1982Mas foi com muita sede ao pote.
Colocado por: Pickaxese fosse tudo em betão aparente se calhar ate compreendia o que esta a dizer, mas nao é o caso.
Pois, mas você começou por dizer que era uma empresa competente para fazer o trabalho, e você vai acabar por adjudicar a um biscateiro e vai ser você a orientar os trabalhos.
Eu até acho muito bem, visto que o DR sabe da poda, não pode é comparar o preço de serviços diferentes.
Colocado por: pguilhermeEheh, pois. Sei bem como é. Se for preciso dizem que é devido ao preço dos materiais que está a aumentar 😄sim, o preço do betão aumentou 20%, o ferro ate desceu ha uns tempos mas parece que tinha subido mais 20%, e tal e eu devia ter escrito parvo na testa.
Colocado por: DR1982100k+ iva para mão de obra?
Colocado por: Pickaxe
E a cofragem e os equipamentos?
Mas concordo que está muito caro.
Colocado por: DR1982Mesmo com cofragem e tudo, é muito.
Colocado por: Varejote
Apanhei 3 anos do mercado a subir, não ia esperar mais de 5 ou 6 anos para comprar, mesmo agora os preços ainda não baixaram e os anos vão passando e os filhos crescendo.
Como comprei diretamente a quem ainda estava a pensar vender, acabei por fazer uma boa compra.
Falta o AC, que tinha cotação de 2022, vamos ver se também não aumentou mais.
Colocado por: urubu_os materiais estão a baixar, desculpe-me mas é uma treta. Ou melhor, estão a baixar porque subiram imenso e já à 2 anos atrás
Colocado por: urubu_Como sabe, subida de 10, 5 ou 15% nos diferentes tipos de materiais,
Colocado por: urubu_Hoje houve uma atualização em baixa da tabela de verão de aço.
Colocado por: pguilherme
Sem dúvida.
Se retirar 18k€ do valor que tenho no ferro (pq tenho mais toneladas), há uma diferença de 66k€.
Os meus preços já contam com o lucro da malta da cofragem, equipamentos, etc.
Ou seja, 42% extra, totalmente caídos do céu. Provavelmente, lucros superiores a 50%.
E ainda dizem que não há como baixar preços e que a culpa é dos materiais...