Iniciar sessão ou registar-se
    • #bReis
    • 12 novembro 2022 editado

     # 1

    Colocado por: pcspinheiroPorque repare, a questão aqui é SEMPRE dinheiro! Poucos médicos tem real vocação para tratar doentes, muitos são médicos porque tem a ambição de ganhar muito dinheiro. FACT


    Pergunto-lhe: em que factos realmente se baseia para afirmar isto?
  1.  # 2

    Trabalho próximo, já dei aulas a futuros médicos e quase todos querem as especialidades mais bem pagas (ainda dou, mas veterinários e, de facto muitos desses vão para lá porque "os animais são fofos"...), tenho enfermeiros na família que conhecem/falam do que se passa nos hospitais...
    • AMG1
    • 12 novembro 2022

     # 3

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Mas só um bocadinho...

    Enquanto isso:

    https://www.jn.pt/nacional/governo-gastou-21-mil-euros-para-comprar-uma-mesa-e-24-cadeiras-15343914.html?target=conteudo_fechado


    Eu gosto da mesa e ate acho que pode ser vista como um bom investimento. Ja viu se naqueles momentos "mortos" dos jantares, O PM chamar a atenção dos convidados para a mobilia como peças de excepção do design e industria nacionais?
    Nao demora começam a chover encomendas do.mundo inteiro para os fabricantes de móveis. Estes 20k podem vir a ser muito melhor investimento do que muitas viagens de lazer que o ICEP (nao sei se ainda se chama assim) paga para os nossos empresarios irem visitar feiras e certames do setor.
    Ha sempre uma maneira positiva de ver a coisa mais estrambolica que se imagine.
  2.  # 4

    Colocado por: AMG1

    Eu gosto da mesa e ate acho que pode ser vista como um bom investimento. Ja viu se naqueles momentos "mortos" dos jantares, O PM chamar a atenção dos convidados para a mobilia como peças de excepção do design e industria nacionais?
    Nao demora começam a chover encomendas do.mundo inteiro para os fabricantes de móveis. Estes 20k podem vir a ser muito melhor investimento do que muitas viagens de lazer que o ICEP (nao sei se ainda se chama assim) paga para os nossos empresarios irem visitar feiras e certames do setor.
    Ha sempre uma maneira positiva de ver a coisa mais estrambolica que se imagine.


    Só é pena é o país estar da forma que está e muitas famílias á beira do precipício. Entretanto são 20k de dinheiro dos contribuintes investidos numa coisa perfeitamente escusável. Mas pronto, lá vêm as encomendas dos endinheirados o que vai equilibrando as coisas
    • AMVP
    • 12 novembro 2022

     # 5

    Colocado por: ivreisDado que existe controlo de registo biométrico em praticamente todos os hospitais / centros de saúde do SNS é mais que óbvio que as administrações sabem quem são os prevaricadores. Mas já não são assim tantos como no passado.

    Onde é que tem medicos e enfermeiros a fazer esse registo?
    • AMVP
    • 12 novembro 2022

     # 6

    Ja agora, pq razao é um medico a administrar um hospital do SNS?
  3.  # 7

    Colocado por: #bReisPergunto-lhe: em que factos realmente se baseia para afirmar isto?

    Os factos são os seguintes: A especialidade mais ambicionada é dermatologia, são as primeiras vagas a esgotar, sabe porquê? é onde se ganha mais dinheiro com menos esforço.
  4.  # 8

    Colocado por: AMVPOnde é que tem medicos e enfermeiros a fazer esse registo?


    Em todo o lado! (centros de saude e hospitais). Por exemplo nos centros de saude da ARSLVT é usada a plataforma SISQUAL.
    Todos os que pertencem aos quadros / serviços no SNS têm registo biométrico. As folhas de ponto em papel já terminaram no tempo do Passos Coelho. Só os prestadores de serviço é que não fazem registo biométrico (o vulgar "dedómetro") pq o vencimento deles é processado pelas empresas de trabalho médico e não pelo Hospital / ARS.
    • AMG1
    • 12 novembro 2022

     # 9

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Exactamente. Saude e Educação pública não existe, ao passo que têm os maiores génios, as melhores universidades, os melhores cientistas, dos melhores hospitais...
    O problema deles é que sem dinheiro para pagar o que esses serviços cobram não há mais nada.

    O que sempre achei é que deveria haver 3 pilares tendencialmente gratuitos em Portugal, Saúde, Educação e Justiça. Mas tem que funcionar caramba, e deveriam ter um custo simbólico, para que lhe dessemos um minimo de valor. Tudo o resto, ou quase, poderia ser prestado pelos privados, numa lógica empresarial e menos relacionada aos serviços "que o Estado deve dar".

    Eu se quero trabalhar numa sede que está em Lisboa, sei de antemão que terei que lá viver, terei que ganhar o suficiente para pagar casa e viagens para visitar a terrinha. E viver com a decisão que tomei.
    Eu não entendo a razão dum politico ter ajudas de custo por declarar que é de Ponta Delgada por exemplo...
    Idem para o Francisco Assis quanto justificou a compra que brutos carros para a frota do Estado: "mas quê, quer que ande de Clio?"

    Claro que isso no final são peanuts, mas são os casos que vêm à tona por serem mediaticos, imagine o resto.

    Alguém consegue explicar como é que uma Câmara cobra 3, 4k€ em taxas para aprovar um Licenciamento? E castigar este ou aquele em função da área, ou se tem mais ou menos muros?

    Aqui há dias alguém deixou o cliché do: "não perguntes o que o país pode fazer por ti, mas o que podes tu fazer pelo país".
    Nos USA, este cliché já mudou, e agora é:
    "não perguntes o que o país pode fazer por ti, mas o que podes tu fazer por ti".
    E têm alguma lógica. No fundo, se o individuo estiver bem e satisfeito com a vida que tem, todos estarão melhor também pela inércia positivista e filantrópica que têm e mencionou antes.

    É super interessante, que apesar do individualismo e capitalismo feroz que podem ter, deixam (quase) sempre 20% de proprina ao ir ao restaurante, ao barbeiro, ao...
    Coisa dificil dum português compreender.
    Em Portugal também existe esse sentimento de injustiça pois acredita-se que quanto mais dinheiro público estiver à disposição, maior gamanço haverá.


    Na verdade tenho alguma dificuldade em perceber se nos USA há mais ou menos genealidade do que na europa, até porque dada a capacidade de atracção que as instituições universitarias americanos têm há muita gente que desenvolve projectos no USA, mas cuja origem é a mais variada.
    Mas eu percebo o seu ponto e concordo que em multiplas áreas cientificas os USA estao no topo em todos os índices. O problema é que os hospitais de topo, as universidades da primeira linha e por aí fora. Nao sao para os americanos, mas para quem as possa pagar sejam americanos ou nao. Ora se sao bens raros e se o mercado tem a dimensao do mundo, nao é dificil perceber que tudo isso só está ao alcance de muito poucos americanos. Ou seja para o americano médio de que lhe serve viver em Boston e ter ali ao lado um dos melhores hospitais do mundo se nao pode lá entrar?
    O mesmo se passa com as universidades de topo, que aliás, têm cada vez menos americanos, a ponto de já haver algumas com quotas para estrangeiros. Afinal tambem há protecionismo nalguns negocios nos USA e se fosse só nas universidades, até nem seria muito estranho, mas não, é mesmo bastante maior do que alguns pensam na europa.

    Na verdade, nos USA, desde o Roosevelt, também existe, segurança social, escola publica, e um esboço de seguro de saude comparticipado pelo estado e depois existem organizações que sempre ajudam os mais necessitados. Mas a qualidade e o alcance desses servicos deve andar mais proximo do que existe na Albânia do que o existente em Portugal e a muitas milhas de distancia do que existe no norte da europa. Isto sempre foi assim, a questão e que o número de americanos que só consege aceder a estes serviços tem hoje uma dimensão sem paralelo e não para de crescer. Ou seja e para parafrasear o seu slogan: o número de americanos que consegue fazer alguma coisa por si é cada vez mais pequeno. Muita daquela gente que órbita em torno dos trumpistas, são os muitos que foram deixados para trás, no processo de crescimento dos ultimos anos, que gerou uma desigualdade sem paralelo na historia moderna americana. Do meu ponto de vista os USA estao num momenho muito complicado, cujo desfecho nao consigo antecipar, mas quetem tudo para correr mesmo muito mal e se correr mal para eles, seguramente que os ecos vão cá chegar.
    Finalmente e para terminar o tema USA, vamos lá à gorjeta. Convém ter em conta que essa verba ja entra nos modelos de negócio, particularmente nalguns serviços. Em regra constitui uma parte dos salarios dos envolvidos e nalguns casos nem sequer e uma parte muito pequena. Sao hábitos diferentes dos nossos, queesmo lá nem sequer sao iguais em todo o lado. Há mesmo um vasto conjunto de regras de etiqueta sobre o tema, que todos os americanos conhecem, mas que para nós sao imperceptíveis, p.e. num restaurante a % da gorjeta sobe na proporção dos comensais na mesa, se há crianças ...
    Sabe qual é a coisa que eu mais admiro nos USA, a educação daquela gente. Só muito raramente me cruzei com alguem menos educado ou rude, muito pelo contrario.
    Quem me dera que por cá tivessemos a mesma cortesia uns com os outros. Julgo que até os serviços publicos funcionavam melhor.
    Agora a nossa relação com os dinheiros públicos. Claro que é má, mas é má a todos os níveis. Os politicos aproveitam-se, sim!
    Mas limitam-se a fazer o que boa parte da população também faz, claro que numa dimensao diferente. Ha pouco tempo fiquei lívido quando soube o numero se pensões que a segurança social continua a pagar, mesmo depois do pensionista morrer, porque a familia cala-se e mantém a conta para que a pensão continue a ser paga ate que a SS identifique a situação e quando procua reaver o dinheiro, ja se foi. Ora em que é que isto é diferente do truque dos deputados para receberem mais ajudas de custo?
    Haver algum tipo de subvenção para que0m fica deslocado enquanto desempenha funções públicas, nem acho mal. Caso contrário como e que convenciamos alguém a vir de Viana do Castelo para Lisboa, por vezes com um salario igual ou mesmo inferior ao que tinha na sua terra. Mesmo as empresas privadas fazem isso quando tem de deslocar algum funcionário. Outra coisa é a impunidade do aproveitamento indevido e isso nao deveria existir.
    Agora, e dada a simpatia que tenho pelo personagem, nao resisto a comentar a resposta do Francisco Assis: o que ele queria dizer e que um pavão nao cabe num clio sem amarrotar as penas.
  5.  # 10

    Colocado por: AMG1universitarias americanos têm há muita gente que desenvolve projectos no USA, mas cuja origem é a mais variada.


    Precisamente. Sabem captar os melhores. Veja-se IT. Grande parte vem da India ou da China. Nos USA sabem atrair os melhores e não estão com falinhas mansas ou protecionismo nacionalista.

    Em Portugal, Saúde, Educação e Justiça, sendo serviços prestados pelo Estado, acho natural que dêem prejuízo. Não podem nem devem ser geridos com visão mercantilista apenas, de andar a poupar nos exames, etc.
    Isso não invalida que possa exportar serviços, acolhendo estudantes ou doentes estrangeiros, facturando um pouco, ajudando a aliviar a carga para o contibuinte. Mas o pessoal já com os turistas ricos (ou reformados nórdicos) é desconfiado...

    Como digo, isto não é tudo ou nada, há coisas que poderiamos aprender dos USA ou doutro qualquer, sem nenhum tipo de preconceito.
    Depois que todos somos diferentes, já todos sabemos. O que os faz excepcionais na minha opinião é o modo como sabem viver com diferentes modos de pensar, diferentes culturas, etc... idem entre estados.
    • AMVP
    • 13 novembro 2022

     # 11

    Colocado por: ivreis

    Em todo o lado! (centros de saude e hospitais). Por exemplo nos centros de saude da ARSLVT é usada a plataforma SISQUAL.
    Todos os que pertencem aos quadros / serviços no SNS têm registo biométrico. As folhas de ponto em papel já terminaram no tempo do Passos Coelho. Só os prestadores de serviço é que não fazem registo biométrico (o vulgar "dedómetro") pq o vencimento deles é processado pelas empresas de trabalho médico e não pelo Hospital / ARS.

    Temos de agendar uma visita a um hospital onde os medicos facam o dito registo, sempre acrescentava conhecimento e vi esse fenomeno na pratica. É que nao conheco nenhum em que tal ocorra.
    • AMG1
    • 13 novembro 2022

     # 12

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Precisamente. Sabem captar os melhores. Veja-se IT. Grande parte vem da India ou da China. Nos USA sabem atrair os melhores e não estão com falinhas mansas ou protecionismo nacionalista.

    Em Portugal, Saúde, Educação e Justiça, sendo serviços prestados pelo Estado, acho natural que dêem prejuízo. Não podem nem devem ser geridos com visão mercantilista apenas, de andar a poupar nos exames, etc.
    Isso não invalida que possa exportar serviços, acolhendo estudantes ou doentes estrangeiros, facturando um pouco, ajudando a aliviar a carga para o contibuinte. Mas o pessoal já com os turistas ricos (ou reformados nórdicos) é desconfiado...

    Como digo, isto não é tudo ou nada, há coisas que poderiamos aprender dos USA ou doutro qualquer, sem nenhum tipo de preconceito.
    Depois que todos somos diferentes, já todos sabemos. O que os faz excepcionais na minha opinião é o modo como sabem viver com diferentes modos de pensar, diferentes culturas, etc... idem entre estados.


    Sabe que mesmo esse modo tolerante com que eles tradicionalmente encaram a vida parece estar a ficar seriamente ameaçado. A desconfiança do outro, do diferente esta muito mais presente do que nos parece.
    Garanto-lhe que a descriminação existe e em doses bem generosas, até em meios onde nao seria muito expectável, p.e. no meio universitario.
    Obviamenteque já nem falo entre eles, porque para a maioria dos americanos brancos de classe média, um caucasiano, qualquer que ele seja, estará sempre uns quantos degraus acima de um afro-americano, asiatico ou hispânico. Isto para utilizar a terminologia que eles usam e que ja diz muito sobre certas distâncias sociais.
    Mas tem razão num ponto. A grande clivagem social nos USA continua mesmo a ser a resultante da estratificação. A cor da pele esbate-se na proporção da riqueza ou prestigio profissio al ou social de cada um. Mas por cá tambem não é muito diferente.
    • AMVP
    • 13 novembro 2022

     # 13

    Colocado por: N Miguel OliveiraEm Portugal, Saúde, Educação e Justiça, sendo serviços prestados pelo Estado, acho natural que dêem prejuízo. Não podem nem devem ser geridos com visão mercantilista apenas, de andar a poupar nos exames, etc.

    Mas devem ser sustentaveis e devem trazer valor acrescentado para a economic.
  6.  # 14

    Colocado por: AMVP
    Temos de agendar uma visita a um hospital onde os medicos facam o dito registo, sempre acrescentava conhecimento e vi esse fenomeno na pratica. É que nao conheco nenhum em que tal ocorra.


    Pode não estar à vista dos utentes. No novo de Braga lembro-me que estava, quando lá tive que passar uns tempos por doença do meu pai via os médicos a ir lá colocar o dedo. Em centros de saúde não sei dizer, mas imagino que tenham.
  7.  # 15

    Colocado por: Pickaxe
    Os factos são os seguintes: A especialidade mais ambicionada é dermatologia, são as primeiras vagas a esgotar, sabe porquê? é onde se ganha mais dinheiro com menos esforço.


    Mas essa sua resposta valida o quê? Qualquer médico/a tem o mesmo direito a querer ver a sua remuneração adequada à sua responsabilidade e complexidade técnico-científico, como qualquer outro profissional, de qualquer área.
    • AMG1
    • 13 novembro 2022

     # 16

    Colocado por: AMVP
    Mas devem ser sustentaveis e devem trazer valor acrescentado para a economic.


    No seu entender em que se traduz esse valor para a economia e sustentabilidade, que admito nao veja no SNS?
  8.  # 17

    Colocado por: AMVPMas devem ser sustentaveis e devem trazer valor acrescentado para a economic.


    Claro. Mas não têm que dar lucro. Se a ideia é ser "tendencialmente gratuito". Deve ser bem gerido sim. Estilo o hospital de Braga que é bem jeitoso mas falta pessoal... ou o que se fez com a Parque Escolar... mas trata-se mal o corpo docente...

    Há coisas que não são de se poupar.

    Depois há o turismo da saúde. Eu não vejo mal em que Portugal fosse uma espécie de turismo de saúde dos suíços ou americanos por exemplo.

    Mas por aqui por vezes parece que nem os turistas saudáveis querem quanto mais os outros...
  9.  # 18

    Colocado por: N Miguel OliveiraEm Portugal também existe esse sentimento de injustiça pois acredita-se que quanto mais dinheiro público estiver à disposição, maior gamanço haverá.


    Mas tem dúvidas que isto é mesmo assim?

    Precisávamos de multiplicar por 10 a capacidade, e reforçar as atribuições do Tribunal de Contas, das unidades de investigação da Judiciária, e afins.
    • AMVP
    • 13 novembro 2022

     # 19

    Colocado por: pcspinheiro

    Pode não estar à vista dos utentes. No novo de Braga lembro-me que estava, quando lá tive que passar uns tempos por doença do meu pai via os médicos a ir lá colocar o dedo. Em centros de saúde não sei dizer, mas imagino que tenham.

    Eu nao estou a falar da perspectiva de utente, mas ja vi que o user esta pelo que nao é desta que vou conhecer esses casos milagrosos.
    • AMVP
    • 13 novembro 2022

     # 20

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Claro. Mas não têm que dar lucro. Se a ideia é ser "tendencialmente gratuito". Deve ser bem gerido sim. Estilo o hospital de Braga que é bem jeitoso mas falta pessoal... ou o que se fez com a Parque Escolar... mas trata-se mal o corpo docente...

    Há coisas que não são de se poupar.

    Depois há o turismo da saúde. Eu não vejo mal em que Portugal fosse uma espécie de turismo de saúde dos suíços ou americanos por exemplo.

    Mas por aqui por vezes parece que nem os turistas saudáveis querem quanto mais os outros...

    O hospital de braga neste momento sofre do mesmo mal dos restantes.
    A parqueescolar nao é um bom exemplo de uma boa gestao nem de equidade enter as varias regioes do pais, muito longe disso.
    Portugal ja tem turismo de saude, ja aqui o disse e reafirmo. Tb temos residencia de saude, neste caso dos palops.
 
0.1127 seg. NEW