Colocado por: Casa da Horta
Estou a tentar autorização primeiro para o 10 10 10, que tem exatamente os nutrientes que a minha terra precisa e consigo avaliar. Também já vi o azul e gostei. Sulfato de ferro estou sempre a dar aos citrinos e é igual ao litro, não crescem, não passam da cor amarelada nas folhas. É como um adubo bio para citrinos, zero efeitos visíveis.
Se lhe der o num da minha mulher fala com ela? 😛
Colocado por: marcocar
Os meus pais tambem tiveram muita dificuldade com laranjeiras e limoeiros, terreno areia na zona de viseu, nao desenvolviam apesar do estrume de porco dos nossos currais, do galinhaço e tudo. Arvores ao fim de 3/4 anos com o mesmo tamanho e nem flor davam... Acredita quem quiser, em conversa com o meu pai, na altura eu puto, uma daqueles velhinhos da aldeia que sabem tudo sobre tudo, disse lhe... Olha tu tens que stressar as tuas arvores, da lhes uma vergastadas que vais ver que para o ano vao te rebentar todas, desnvolver e dar fruto!!! O meu pai deu um pauzinho (daqueles com que levavamos no lombo tambem) a mim e aos meus irmaos e mandou nos bater nas arvores! No ano seguinte deram fruta e rebentaram como se nao houvesse amanha, desde ai nunca pararam de produzir e a cada arvore nova que demore mais de um ano a sair do sitio la vai o meu velhote dar lhe uma vergastadas...
Nao custa nada tentar, pode ser que resulte para si tambem. E olhe que meus pais nunca usaram adubos nem nada que nao fosse natural, so estercos e estrumes, compostagens, cinza da lareira nos pes das arvores (muito calcio e potassio)..
Semeavam adubos verdes, que a primavera cortavam e enterravam na terra...
So coisas assim nada de quimicos...
De um pauzinho aos miudos para tentar ;)
Sim, já tinha contado que comprou laura. No ano passado, em março, veio uma noite de vento gélido que queimou tudo o que era batateira que estava fora da terra. Vi aqueles campos enormes entre Muge a Salvaterra tudo queimado, castanho. Algumas ainda criaram novos rebentos e deram alguma coisa, mas foi muito mau. Por isso estou com medo para este ano.
Estrume de cavalo e ovelha já me fartei de dar às árvores mas nada, nada mudou. Agora para a horta não quero outra coisa. Tenho até muito melhores resultados que quando usava o super guano. O do ovelha então, quando bem curtido, é imbatível! O que me costumava arranjar já disse que este ano o vai guardar para ele (tretas, claro).
O 10-10-10 é o foskamonio, não é?
Colocado por: NTORION
As árvores são novas, é agora ou nunca.
Vou dar um exemplo, normalmente crio uns 20 a 30 frangos de uma virada,dos brancos e alguns do campo, isto dá para o ano todo, compro pequenos com 8/15 dias, se não lhes der proteína suficiente eles não se vão fazer da mesma maneira, pelo que até às 6 semanas tem a farinha/granulado industrial à discrição, juntamente com os cereais, ervas,frutas, couves para se irem habituando, preciso que eles cresçam, ganhem carcaça em vez de enfezarem... A partir das 6 semanas acabam as rações industriais e depeno-os com 3 a 4 meses, normalmente dão 4 a 5kg limpos.
Ora o mesmo se passa com as árvores, os primeiros 2/3 anos são essenciais todos os nutrientes para o desenvolvimento de um sistema radicular forte. Se conseguir com de forma natural melhor, caso contrário é adubar agora e se necessário para o ano... E nos seguintes desfrutar de fruta bio.
Outra coisa é deixar de fresar a terra nesse local, até para n rebentar as raízes, apenas roçadora.
Para as árvores o ideal não é o adubo azul? E mais um pouco de sulfato de ferro para os citrinos
Estou a tentar autorização primeiro para o 10 10 10, que tem exatamente os nutrientes que a minha terra precisa e consigo avaliar. Também já vi o azul e gostei. Sulfato de ferro estou sempre a dar aos citrinos e é igual ao litro, não crescem, não passam da cor amarelada nas folhas. É como um adubo bio para citrinos, zero efeitos visíveis.
Se lhe der o num da minha mulher fala com ela? 😛
Colocado por: Casa da HortaSe lhe der o num da minha mulher fala com ela?
Colocado por: NTORION
Acho melhor usar a técnica do peixe espada e do vinho verde!
Colocado por: Casa da HortaSe o kit for fidedigno, o terreno é de uma pobreza franciscana de nitrogénio, fósforo e potássio!
Colocado por: lmcaetOnde comprou o kit?
Colocado por: xiripiti
Alfaces não vai faltar, agora é as pimentas que já estão a nascer e os tomates, estes dias a estufa anda com temperaturas bem altas está tudo a rebitar com força.
Colocado por: NTORIONQual é a composição do foskamonio? Ou estou baralhado ou nunca vi usar isso nas árvores, o que conheço é para adubação de superfície...
Colocado por: Sansoni7O meu araçazeiro também já está a florir...e a romanzeira cheia de rebentos.a minha pera meloa está cheia de frutos também, mas se não a tivesse coberta com este frio já tinha ido embora. Eu não sou amante daquele fruto, mas os meus avós é uma paixão, este terreno era deles e a planta ficou de herança então cuido-a muito
Vamos lá a ver se temos frutos.
A pera meloa( melão andino) mesmo de inverno dá fruto...fiquei admirado.
Pois foi, esta semana as alfaces deram um pulo enorme!
Essas couvetes estão dentro da estufa, certo? Precisa regar todos os dias?