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  1.  # 1

    Colocado por: hangasFaz algum sentido considerando que o preço do pack é uma grande parte dos custo do carro.

    Por isso mesmo, para o pack que lhe puseram, o preço não está nada competitivo na minha opinião.
  2.  # 2

    Está hoje a ser notícia aquilo que para mim é completamente ridículo e uma verdadeira caixa de pandora...

    https://observador.pt/2021/09/08/seguradora-condenada-a-indemnizar-familia-de-mulher-atropelada-por-carro-silencioso/
    Um tribunal condenou a seguradora a indemnizar a família de uma mulher que foi atropelada por um eléctrico. A culpa foi da vítima, a condutora do VE foi ilibada
    a vítima “agiu com culpa quando iniciou a travessia da faixa de rodagem distraída (…) sem olhar para a esquerda e sem reparar nos veículos automóveis que circulavam nesse sentido de trânsito, tendo sido colhida na faixa de rodagem”.

    (...) embora mantenha a absolvição da condutora, centrando a sua decisão no fato de o carro elétrico ter “características especiais, designadamente ao seu movimento tendencialmente silencioso” e de os peões valorizarem ainda, “de modo muito significativo, o ruído dos motores dos automóveis como forma de pressentirem o perigo da sua aproximação”.


    Não tardará para termos em Portugal aqueles saltos para a frente dos carros tão frequentes nos States...
  3.  # 3

    Isso não tem nada de extraordinário. Está no código da estrada que o peão, ATÉ NAS PASSADEIRAS tem que tomar as devidas precauções antes de atravessar a estrada.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, mafgod, pcspinheiro
  4.  # 4

    O que para mim é ridículo é a condenação da seguradora, não a absolvição da condutora. Aliás, nem consigo entender a condenação da seguradora sendo o condutor absolvido. Como está no final do artigo, esta decisão faz tábua rasa do código da estrada.

    Isto abre um precedente brutal, sobretudo mas não só para os VE.
    Concordam com este comentário: hangas, mafgod
  5.  # 5

    O buraco negro que daqui poderá resultar é a subida dos seguros para EVs, o que me parece um mau princípio.
    • JotaP
    • 8 setembro 2021 editado

     # 6

    Vou ter que ler isso de novo, pois algo por aí não faz sentido.

    Edit: Já li e não faz ponta de sentido, a meu ver...
  6.  # 7

    Colocado por: Bruno.AlvesIsto abre um precedente brutal, sobretudo mas não só para os VE.


    As bicicletas por exemplo. Embora por cá não seja expressivo, as bicicletas também são silenciosas (mais ainda que os EVs) e circulam a velocidades semelhantes aos carros nas cidades.
    Um gajo cá está habituado que as estradas são só para os carros, mas por essas cidades europeias fora há variados utentes da via.
  7.  # 8

    Colocado por: ThingsHappenO buraco negro que daqui poderá resultar é a subida dos seguros para EVs, o que me parece um mau princípio.


    Já existe regulamentação para os EVs fazerem barulho a baixas velocidades, o que é util em manobras, parques de estacionamento que são zonas de convivência entre peoes e carros, etc.

    Já em estrada e em cidades movimentadas, o silencio de EV acho que se torna irrelevante. O barulho envolvente é de tal forma que deixa de se distinguir entre buzinadelas, autocarros, etc. (sensorial overload)
  8.  # 9

    Colocado por: hangasAs bicicletas por exemplo. Embora por cá não seja expressivo, as bicicletas também são silenciosas (mais ainda que os EVs) e circulam a velocidades semelhantes aos carros nas cidades.

    A brincar a brincar, eu fui atropelado por uma bicicleta em Amsterdão há uns 15 anos. Em vez de ir no passeio ia na estrada (éramos um grupo muito grande e íamos na galhofa), pumbas.

    Colocado por: hangasJá existe regulamentação para os EVs fazerem barulho a baixas velocidades,

    Este caso foi em 2017, é anterior a essa regulamentação. Já tive VE que tinham o tal ruído artificial (e dava para desligar, nos novos já não dá), o meu actual é de 2015 e não tem, de todo.

    Colocado por: hangas(sensorial overload)

    Antes ou depois de fones, videochamadas em andamento, etc? :-)
    Concordam com este comentário: hangas
  9.  # 10

    Colocado por: Bruno.AlvesA brincar a brincar, eu fui atropelado por uma bicicleta em Amsterdão há uns 15 anos. Em vez de ir no passeio ia na estrada (éramos um grupo muito grande e íamos na galhofa), pumbas.


    Eu quando vivi em Londres, demorou uns dias e um valente ****ço para aprender a ter triplo do cuidado.
    Uns bons anos antes em 2005ish levei bastantes raspanetes em Munique por invadir as ciclovias que existem marcadas com tinta nos passeios. Pura ignorância minha de não saber o que era uma ciclovia.

    Colocado por: Bruno.AlvesAntes ou depois de fones, videochamadas em andamento, etc? :-)


    Touché! :)
  10.  # 11

    O Leaf desde 2010, já faz barulho na marcha atrás e em andamento.. .mas si, há VEs e especialmente hibridos plug-in que não fazem nenhum barulho...
  11.  # 12

    Colocado por: Bruno.Alves
    Nesse caso eu não ia para 32A. Sugeria instalar uma CEE16 vermelha (trifásica) mas apenas com a fase L1 ligada (obviamente com neutro e terra :-) mas muito importante ligar apenas a L1) e usar o EVSE que já tem.
    A 16A vai demorar apenas ~~4h a carregar a bateria na totalidade. Se já tiver fios de 2,5mm2 (que deve ter) nas tomadas actuais nem precisa de mais nenhuma alteração à instalação. E não precisa de maiores investimentos.

    No futuro, caso mude de VE bastará ter o cuidado de escolher um com carregador interno trifásico e colocar as 3 fases na tomada. Naturalmente passar o fornecimento da casa a trifásico e tem um ponto de carregamento até 11kW que será suficiente para a maioria das necessidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Miguel P.


    Muito obrigado pela sua sugestão.

    Efectivamente tenho cabos de 2,5mm nas duas tomadas da garagem ligadas a um disjuntor de 16A no quadro. O problema é que nenhuma delas está ligada directamente ao quadro, porque estão em linha (não sei se é o termo correcto) com outras duas existentes na casa das máquinas onde tenho a caldeira de aquecimento (gasóleo), o depósito de AQS (que tem uma resistência de apoio com 1500w, julgo) e o motor do sistema de circulação de água da energia solar. De todas estas coisas, a única que me preocupa é a resistência do depósito, porque os outros todos juntos, trabalhando em simultâneo, não chegam a 100w de consumo.

    Se bem entendi a sua sugestão, basta-me comprar uma tomada trifásica 16A, ligá-la no cabo monofásico usando o pino L1 para a corrente e usá-la com o cabo trifásico de carregamento. Vamos ver se o "auto sense" do carregador aceita a coisa. Mas tentar não custa!

    Voltarei ao tema para dar feedback assim que possível.

    Mais uma vez, muito grato pela sugestão.
  12.  # 13

    Colocado por: Miguel P.O problema é que nenhuma delas está ligada directamente ao quadro, porque estão em linha (não sei se é o termo correcto) com outras duas existentes na casa das máquinas

    Imagino que vá ter problemas com disparos extemporâneos do disjuntor. Se a resistência de backup ligar enquanto o VE carrega é disparo certinho... Os outros depende do consumo, mas em princípio aguenta-se.

    Se for viável (caminhos de cabos, eventualmente uma calha? o quadro é parcial na garagem?) eu sugeria ver com um electricista se é viável instalar desde já um disjuntor trifásico e ligação directa da CEE16 ao quadro. Se não for, a possibilidade futura de usar as 3 fases também fica comprometida porque não terá como passar as 2 fases adicionais pela tubagem existente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel P.
  13.  # 14

    Colocado por: Bruno.Alves
    Imagino que vá ter problemas com disparos extemporâneos do disjuntor. Se a resistência de backup ligar enquanto o VE carrega é disparo certinho... Os outros depende do consumo, mas em princípio aguenta-se.

    Se for viável (caminhos de cabos, eventualmente uma calha? o quadro é parcial na garagem?) eu sugeria ver com um electricista se é viável instalar desde já um disjuntor trifásico e ligação directa da CEE16 ao quadro. Se não for, a possibilidade futura de usar as 3 fases também fica comprometida porque não terá como passar as 2 fases adicionais pela tubagem existente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Miguel P.

    O quadro parcial que serve a garagem tem um disjuntor trifásico onde ligam os cabos (3 fases) que vêem do quadro principal.
    Acabei de verificar que tenho um cabo, ligado a um disjuntor 16A, que serve um anexo, contíguo à garagem, onde tenho uma caixa da qual saem duas ligações: 1 tomada e 1 luz. Basta ligar a esta caixa um novo cabo, de cerca de 2mt, para a garagem e passo a ter uma tomada directa ao quadro destinada ao carro. :)
    Apenas continuo com a dúvida sobre se funcionará a tomada trifásica, uma vez que, se bem entendi a sua sugestão, esta apenas fica com corrente num pino. Certo?
    Obrigado
  14.  # 15

    https://www.youtube.com/watch?v=vXzuFprlyrw&ab_channel=MarquesBrownlee

    Teste bastante interessante e com algumas conclusões inesperadas (pelo menos para mim), apesar da realidade ser completamente diferente da Portuguesa.
  15.  # 16

    Colocado por: Miguel P.Basta ligar a esta caixa um novo cabo, de cerca de 2mt, para a garagem e passo a ter uma tomada directa ao quadro destinada ao carro. :)

    Certifique-se apenas que o fio existente é de 2,5mm e que os ligadores na caixa de derivação são de boa qualidade.

    Colocado por: Miguel P.Apenas continuo com a dúvida sobre se funcionará a tomada trifásica, uma vez que, se bem entendi a sua sugestão, esta apenas fica com corrente num pino.

    Sim. Apesar de a ligação em casa ser trifásica, no quadro principal à entrada tem as 3 fases shuntadas (porque só recebe uma fase do exterior). Não pode (de todo!) ligar uma carga trifásica a um esquema de mesma-fase-nos-3-pinos.
    A ideia é usar o adaptador trifásico do EVSE (que vai autorizar o débito dos 16A), mas ter apenas a fase L1 alimentada (porque não pode ter as outras).

    Colocado por: Anonimo09092021Bem, por aqui estava indeciso entre um ID3 e um Enyaq mas penso já ter decidido pelo ID. O Enyaq está absolutamente incrível como carro familiar mas o ID é brutal de conduzir!

    São basicamente o mesmo carro com outros logotipos, qual é a diferença que encontras em termos de condução?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel P.
  16.  # 17

    Colocado por: Anonimo09092021Bem, por aqui estava indeciso entre um ID3 e um Enyaq
    ID3 ou ID4?

    A nível de acabamentos creio que o Enyaq é superior ao ID, confirmas?
  17.  # 18

    Colocado por: Bruno.Alves
    Certifique-se apenas que o fio existente é de 2,5mm e que os ligadores na caixa de derivação são de boa qualidade.


    Sim. Apesar de a ligação em casa ser trifásica, no quadro principal à entrada tem as 3 fases shuntadas (porque só recebe uma fase do exterior). Não pode (de todo!) ligar uma carga trifásica a um esquema de mesma-fase-nos-3-pinos.
    A ideia é usar o adaptador trifásico do EVSE (que vai autorizar o débito dos 16A), mas ter apenas a fase L1 alimentada (porque não pode ter as outras).


    São basicamente o mesmo carro com outros logotipos, qual é a diferença que encontras em termos de condução?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Miguel P.


    Mais uma questão de quem pouco ou nada percebe de electricidade: Então se na L1, em trifásico, teria 120v +-, ao meter 220v não vou danificar o carregador?
    • hangas
    • 9 setembro 2021 editado

     # 19

    Colocado por: Miguel P.Mais uma questão de quem pouco ou nada percebe de electricidade: Então se na L1, em trifásico, teria 120v +-, ao meter 220v não vou danificar o carregador?



    O trifasico não são 3 fases de 120 para fazer os 380.
    São 3 fases de 240v (entre cada uma e neutro) desfasadas 120º, daí o nome fases.

    Entre quaisquer duas fases terá então os 380v.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel P.
  18.  # 20

    Colocado por: hangas


    O trifasico não são 3 fases de 120 para fazer os 380.
    São 3 fases de 240v (entre cada uma e neutro) desfasadas 120º, daí o nome fases.

    Entre quaisquer duas fases terá então os 380v.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Miguel P.


    Estamos sempre a aprender.
    Obrigado.
 
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