Colocado por: Vítor MagalhãesVai andar sozinho ou acompanhado? Desses que mencionou eu iria para o Punto ou para o Clio, dependendo do estado do mesmos.
Colocado por: NostradamusNeste momento o mercado de usados esta absolutamente horrível para quem compra.
Para fazer 70 km diários, qualquer coisa a gasolina é para riscar da equação. Fica muito caro de se manter.
Depois, 5000€ não estou a ver nenhum diesel em bom estado. Geralmente é coisas carregadas de Km ou a precisar de muita manutenção.
Desses todos eu ia para o Seat, e colocaria a GPL. Não sendo opção o GPL, então era o Punto Evo.
Colocado por: fanPPPPorque é que diz que gasolina é mais caro de manter? Combustível? Supostamente darão menos problemas mecânicos certo?
Colocado por: fanPPPPorque é que diz que gasolina é mais caro de manter? Combustivel? Supostamente darão menos problemas mecanicos certo?
Colocado por: Vítor MagalhãesTenho um Panda com o bloco 1.3 multijet, trocou o motor aos ~117K e o "novo" tem atualmente 43K (160K no total).
O problema que tive no motor foi com a corrente de distribuição que andou a "comer" a bomba de óleo e lixou os bronzes acabando por partir uma biela depois da primeira intervenção. Tirando isso não conheço quem tenha tido problemas de maior com este motor (o meu pai tem uma punto com o mesmo bloco e uns "redondos" 300K em cima.
Colocado por: FabioCaseiroHouve aí um modelo do Punto que bateu o recorde de estrelas NCAP, 0.
Colocado por: Vítor Magalhães
https://www.euroncap.com/en/results/fiat/panda/34191
O meu:
https://www.euroncap.com/en/results/fiat/panda-cross/20644
Vale o que vale.
Falando do Panda, é um carro honesto, não é carro para AE ou de grande conforto. É um carro ágil e e económico. O Punto é um pouco mais estradista, sem comprometer o consumo, o Clio idem. Todos são fiáveis.
Muito importante é o custo de manutenção, seja em peças seja em tudo o resto, aqui julgo que batem aos pontos tanto o Chevrolet como o Seat.
Colocado por: pauloagsantos
o problema no meu panda com esse bloco é a válvula egr, foi limpa 2 duas vezes, foi trocada por uma nova e desisti. Aprendi a viver com a luz do motor acessa. O carro não perde potência, apenas fica lá com a luz do motor no tablier a indicar uma avaria, que a máquina diz sempre que é a válvula egr.
fora isso vai com 190k e tem a vantagem de gastar 4l aos 100km
Colocado por: fanPPPBoa tarde,
Chevrolet Spark 2010 1,0 170000km gasolina 65cv
Fiat Punto 2011 EVO 1.3 170000km diesel
Renault Clio Break 2008 1.5 dCI Dynamique 175000km diesel
Seat Altea 1.6 Stylance Gasolina 2006 167 000
Colocado por: Dom
Provavelmente, quando trocaram por uma nova, não lhe efetuaram o reset do valor default da EGR.
Tendo em conta os kms que pretende efetuar, escolheria sempre o Clio primeiro, caso seja versão de 106cv. É preciso ter atenção aos bronzes que neste ano ainda traziam problemas. Caso seja um de 86cv, penso que saltaria para o Punto que sempre achei ter melhores relações de caixa mesmo com um motor mais pequeno e turbo dependente. Se for fazer auto-estrada, o Clio de 86cv torna-se pouco confortável devido à caixa de 5v e de rondar as 3200rpm a 120km/h. O de 106cv já tem caixa de 6v.
Os gasolina poderão ser uma boa caso tenham períodos de manutenção de 2 anos pois é aqui que os diseis costumam ser mais caros.
Colocado por: Vítor MagalhãesTenho um Panda com o bloco 1.3 multijet, trocou o motor aos ~117K e o "novo" tem atualmente 43K (160K no total).
O problema que tive no motor foi com a corrente de distribuição que andou a "comer" a bomba de óleo e lixou os bronzes acabando por partir uma biela depois da primeira intervenção. Tirando isso não conheço quem tenha tido problemas de maior com este motor (o meu pai tem uma punto com o mesmo bloco e uns "redondos" 300K em cima.
Sobre o bloco 1.5 DCI, sei de histórias com as primeiras versões no modelo Megane e curiosamente era um problema relacionado também com os bronzes da cambota. Tanto quanto sei esse problema foi ultrapassado e a sua fiabilidade é mais que reconhecida chegando inclusive a equipar os Mercedes Classe A 180.
Isto para dizer que tanto um como outro são motores com fiabilidade mais que comprovada, claro que existem exceções à regra e conta muito saber o tratamento que levaram até esses 170K.
Colocado por: fanPPPClaro que percebo que tudo é relativo e depende sempre do trato ao veiculo.
Mas em termos gerais, é preferivel um carro mais velho com menos km ou um carro mais novo com mais?