Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: NTORIONSim sai mais barata a auto construção, se estivermos a falar de coisas iguais.
    Não tenho mesmo certeza nenhuma que assim seja. Por exemplo, só o tempo que se anda a construir (actualmente facilmente chega aos 24 meses), implica uma % significativa de capital empatado em rendas. Se somar a isso o valor do terreno, geralmente inflacionado, projetos, acompanhamento da obra, licenças de construção e de utilização, baixadas, certificados, taxas e taxinhas, tempo perdido a andar para trás e para a frente, etc..

    A grande vantagem de construir é que pelo menos sabe o que está feito, como foi feito, e pode fazer a casa "à sua medida". Não diria que o menor preço é uma vantagem (pelo menos de forma significativa). Há uns anos atrás acredito que fosse bem mais compensador.

    Pela minha experiência (e apesar de não conseguir como é obvio comparar duas coisas exatamente iguais) se fosse hoje comprava em vez de construir. Não só pelo dinheiro, mas também pelas chatices, e sobretudo pelos tempos de espera.

    Colocado por: NTORIONAinda hoje assisti a uma conferência, em que afirmaram que nos próximos 20 anos é preciso construir tantas casas como nos últimos 2000 anos. Parece que continuará a ser o melhor investimento.
    Que o imobiliário continua a ser um bom investimento, eu não tenho dúvida. Tanto em termos de valorização ao longo do tempo, como de segurança para o futuro dada a instabilidade do nosso mercado de arrendamento.
  2.  # 122

    Colocado por: HAL_9000Os demais podem conseguir se reunirem as mesmas condições que eu reuni, e que englobaram 10 anos de poupanças fortemente controladas, em geral salários acima da média nesse periodo, e muito sacrifício pessoal (desde arrendar quartos em vez de apartamentos, até aproveitar as ferias do trabalho principal, para fazer um extra).



    Você fez muito bem.

    Mas perdoe-me a franqueza, quer que lhe bata palmas?

    Então sacrificou-se para conseguir o queria... mas não é suposto ser assim?

    Quer que o Estado (todos nós) faça o sacrificio por si?

    Há coisas que não percebo realmente.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  3.  # 123

    Colocado por: N Miguel OliveiraMas perdoe-me a franqueza, quer que lhe bata palmas?
    Onde é que eu disse ou sugeri isto? (você fez uma pergunta, eu respondi, simple as that).

    Colocado por: N Miguel OliveiraQuer que o Estado (todos nós) faça o sacrificio por si?
    Ou isto?

    Ou quer só implicar porque sim? É que ás vezes fico com essa sensação.

    Quanto muito disse que quero que o estado me permita deduzir algum valor de juros no IRS, tal como você deduz das suas rendas. Se pago impostos a mais, e sempre que há supostas medidas de apoio, nenhuma me toca, nada mais justo que poder deduzir alguma da despesa com habitação em IRS, até para ter igualdade de tratamento.
  4.  # 124

    Colocado por: N Miguel OliveiraQuer que o Estado (todos nós) faça o sacrificio por si?
    Apesar da sua interpretação provocadora, relativamente a esta questão, apraz-me ainda referir o seguinte:
    - O "sacrifício" que eu fiz, permitiu-me fazer o investimento referido no ano de 2019.
    - Se tivesse que fazer o investimento hoje, em 2023, sabe o que é que eu conseguiria comprar/construir exatamente com o mesmo "sacríficio" e com o mesmo nível de poupança? Bastante menos de metade. Só o valor da avaliação de um dos imóveis (avaliado em 2019 e agora em 2023) triplicou. Isto cabe na cabeça de alguém?

    É por isso que eu acho que o Estado está obrigado a ter um papel interventivo. Tratando-se a habitação de um bem essencial, o estado tem de ter uma política habitacional, que possibilite que o sacrifício que cada um de nós tem de fazer (seja para comprar ou arrendar) seja exequível.
    No contexto actual, há sacrifícios que estão condenados ao insucesso logo de início. E é isso que o N Miguel Oliveira parece não entender, ou não querer entender.
  5.  # 125

    Colocado por: HAL_9000Tratando-se a habitação de um bem essencial


    Colocado por: HAL_9000E é isso que o N Miguel Oliveira parece não entender, ou não querer entender.


    O que acho é que para sí é tudo um bem essencial que o Estado tem que resolver, sem ver que cada tostão gasto em prol de alguns sai da bolsa de todos.

    O que eu entendo é que não há politica de habitação sem fogos novos, sem mão de obra, sem exploração de matéria prima, sem produção de cimento, de areia, sem dinamite nas pedreiras, sem trolhas nem carpinteiros, sem abate de arvores, sem infraestrutura e transporte de carga, sem energia a preço sustentável, sem agilização nos licenciamentos ou fiscalização, etc etc...
    (E muitos destes pontos dependem de factores externos muito por culpa própria).

    Dizer que vamos tomar medidas de apoio há habitação é pomposo e todos concordamos, agora há que ver o "como" também.

    Qualquer medida no sentido de promover a industria e a produção é chamada de capitalista, contra sindicato, pouco ecológica, e alinhada com os interesses do "grande capital"... Não se produz nada, não há pão... e bem sabe que "onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão".

    Em qualquer outro país, muitas vezes os filhos acabam a casa que os pais começaram... é um esforço brutal. Tanto é que é comum o neto reconstruir a casa do avô. O que agora acontece em Portugal é tudo menos novo. Não estávamos era habituados.

    Colocado por: HAL_9000Sei perfeitamente qual é a sua visão do "livre mercado".


    Já que menciona a ideologia, eu prefiro que o Estado seja menos interventivo, menos pesado, mas o que faça, faça como deve ser. Justiça (controlo, fiscalização, rapidez nos processos, ajuda em vez de estorvar). E depois Educação e Saúde. 3 coisas! Isso é que são para mim os "bens essenciais" onde aceito que não haja um fim lucrativo, pois é prestado um serviço básico... e dou valor a cada € dos impostos pagos.

    O resto, uns mais outros menos (habitação, emprego, preço do pão, transporte, seg. social, etc) é secundário a meu ver. Pois onde uns vêm carências, outros veem oportunidades.

    Não sei se "liberal" é a palavra adequada para descrever esta posição, nem tampouco me interessa. Ainda assim diria que no expectro português será mais para a direita que para a esquerda certamente.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AiOGajo
  6.  # 126

    Colocado por: HAL_9000Não sei porquê que parte do principio que se as pessoas recem pouco é porque não se esforçam.


    Pela mesma razão dos que acham que se se esforçarem terão forçosamente que ser premiados.
    Não é tão simples assim.

    Já sei que lhe causa comichão a palavra "mercado"... mas de pouco adianta ser um tipo muito esforçado, se há outros 1000 esforçados também... para uma posição onde só são precisos 10 em vez de 1000.

    De pouco adianta você ter dinheiro para construir uma casa, se não tem ninguém que lha faça.

    De pouco adianta você poder pagar uma pedra bonita para a cozinha, se não a encontra em lado nenhum.

    E por vezes de pouco adianta ser esforçado, sem talento ou esperteza...

    Por vezes ser esforçado traz consigo alguma teimosia, resiliência, que pode ser muito boa (se a sua ideia for boa)... mas também atrasá-lo muito (se estiver a insistir numa ideia fraca ou errada).

    Nem todas as profissões necessitam apenas de esforço ou concentração para vingar. Imaginação, talento e sentido de oportunidade podem ser mais importantes até. Há de tudo.

    E esse "bater o punho" que fala, está muitas vezes nas coisas mais simples. Quantas vezes edita um contrato (de alguma coisa) de proposta de emprego, de prestação de serviços, orçamento, etc? O que menos falta é o "come e cala". E nem vá mais longe, veja os projectos e histórias que aparecem nem fórum.

    Não se faz o trabalho de casa, e depois vem a queixa e a lamúria...
    Os salários são apenas o reflexo desta postura muitas das vezes.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  7.  # 127

    As comissões só são roubo se você for forçado a assinar o contrato… esta mania que tudo é roubo… se calhar tem de ir ao dicionário ver o que significa essa palavra…
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  8.  # 128

    Colocado por: HAL_9000Mas você já sabe isso tudo, só gosta de vir "picar"


    Nem era no sentido de provocar-lhe. Não leve a peito.

    Só lhe respondo por respeitar o afinco com que você escreve, e por valorizar o contibuto que você dá às discussões. Caso contrário passava à frente.

    Sobre o tema do tópico (agora sim), duvido que alguma vez um agente imobiliário traga mais valor a um imóvel que o projecto que lhe deu forma. No entanto, num gesto relativamente simples e de moderada responsabilidade, um agente leva tanto ou mais para casa nuns dias de trabalho, que uma meia dúzia de Engenheiros e Arquitectos numas quantas semanas ou meses à volta do projecto.
    E está dito.
  9.  # 129

    Colocado por: HAL_9000Fiz uso de uma figura de estilo para lhe explicar um ponto de vista. Isto foi-lhe com certeza ensinado nas aulas de português que teve no básico, pelo que não vale a pena voltar a isso.


    Havia melhores exemplos para o fazer, o seu foi simplesmente infeliz e sem nexo.
  10.  # 130

    Colocado por: N Miguel OliveiraPor vezes ser esforçado traz consigo alguma teimosia, resiliência, que pode ser muito boa


    Nem é preciso nada disso, basta sair um pouco do comodismo.
    Relembro que não há muito tempo, andavam aqui indignados (pricipamnete o mesmo de sempre) com o preço da garrafa de azeite. Eu fui o único a dizer que só comprava azeite aquele preço quem queria, que é muito fácil comprar azeite bom e bem mais barato mas ninguém faz caso, é muito mais produtivo chorar o preço da garrafa!

    Quando temos escolhas não temos desculpas.
  11.  # 131

    Colocado por: AiOGajo

    1) Sim, os agentes imobiliários vão à internet redigir CPCV's... nem sequer um departamento legal - de aconselhamento possuem.
    Isso é falta de noção.

    2) Portanto, tens custos com advogado, avaliadores... cada vez vai somando a lista.

    3) Sim. Dá para ter uma ideia quando um cliente quer comprar e quando não quer comprar só de falar com ele e lhe colocar questões, pasme-se! E entrar em contacto com clientes também é um custo.

    4) Portanto, advogado, avaliador, tempo... cada vez somas mais os custos.

    5) Errado. A imobiliária quer vender ao máximo preço possível, porque significa uma comissão maior...

    6) E não tens que lidar com isso... em larga escala.
    Portanto, Advogados, avaliadores, tempo... mais tempo... preocupações. É sempre a somar os custos.
    E para dares tempo para isso tens que abdicar de tempo para outra coisa, neste caso, abdicaria tempo de familia, e isso para mim não tem preço.

    7) Amigo, acha mesmo que quem compra sem Imobiliária lhe ia apresentar o mesmo valor? Hahahaha
    Só quem for muito burro é que paga o mesmo que estaria disposto a pagar numa Imobiliária, deve pensar que todos comem gelados com a testa. Aliás, a primeira coisa que me quiseram fazer foi baixar ao valor que eu queria receber referindo logo "Então não está numa Imobiliária, portanto podemos reduzir aqui o preço!!"

    Acabei de vender pelo valor que queria, mais o valor para pagar o serviço da Imobiliária e ainda tive um belo lucro... mas agora não pense que as pessoas comem gelados com a testa, por amor de deus.


    Trabalha para que agência?
  12.  # 132

    Pessoal, foquem-se na mensagem e não no mensageiro. Mania de fazerem juízos de valor só porque sim...
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, HAL_9000, AiOGajo, jmalmeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves, desofiapedro
  13.  # 133

    Que porcaria de discussão e julgamentos!

    Acham caro ou um roubo vendam por vocês mesmos (tèm o OLX, idealista, imovirtual, etc...) ou procurem quem venda por uma percentagem menor.
    Melhor ainda, se acham que as imobiliárias ganham muito abram uma e comecem a facturar rolos de notas.

    O serviço prestado pelas imobiliárias é FACULTATIVO, não é nehum imposto.
    Concordam com este comentário: AiOGajo, Pickaxe
  14.  # 134

    Colocado por: pguilhermeEntão diz que as imobiliárias, maioritariamente composta por amadores, agora têm departamentos legais internos para fazer CPCV?
    E mesmo as grandes, que tenham um departamento legal que possa elaborar uma minuta genérica, pq raio acha que esse contrato iria proteger os interesses de uma outra parte, nesse seu caso, o vendedor? Eles só querem a comissão. Se a comissão for paga com o CPCV, o resto é irrelevante para a imobiliária.

    Falta de noção, sem dúvida.


    Não sei se já trabalhou numa grande empresa, mas normalmente esses departamento chama-se de "back office" porque esse departamento está centralizado. Seja numa imobiliária ou até num banco, se for ao balcão eles limitam-se a lhe dar informações que possuem. Aliás, se for a um banco entregar a papelada para um crédito eles limitam-se a ver se estão lá todos os documentos que o back office pede, mas toda a análise não é feita ali.

    Aliás a sua argumentação é tão sem noção que basta pesquisar pelo departamento jurídico da REMAX/ERA/Outra Imobiliária qualquer que esses departamentos aparecem mencionados... e mesmo aquelas pequenas imobiliárias de esquina, possuem advogados que obviamente não trabalham lá 40horas semanais, mas em regime de avença, mas que estão lá para resolver os problemas ou até mesmo para atualizar esses documentos.

    Lamento ter estragado a visão de que era o tipo que está na secretária do balcão no chamado "front office" que lhe ia aprovar o crédito, mas no fundo ele só está ali para dar a cara e comunicar a decisão que recebeu.

    Para ter a noção, um truque que usava quando estava no balcão a atender clientes do banco era dizer que o back office tinha dito que a taxa era X mas que eu tinha reclamado e baixaram para Y... hahaha


    Colocado por: pguilhermeJá que tem apenas um contra argumento, perceberá facilmente que é muito mais barato pagar 200€ a um advogado para redigir um CPCV que protege o seu cliente e mais 200 € a uma avaliação certificada, do que 5%+IVA de um qualquer imóvel ao agente imobiliário.


    Se o tempo que tens livre não vale nada para ti, não sei o que te responder mais...
    O tempo é um recurso económico e como tal se tens tempo livre a mais, estas a pagar com essa disponibilidade.

    A mim o custo não é só em tempo pessoal, é em tempo de família, é a resolver outras questões pessoais, é a dormir bem de noite, etc. etc. etc... e isso tudo somado paga-se bem mais do que os 5%+IVA.

    Basta ter em conta que, para atrair um potencial comprador disposto a pagar ainda mais não basta pegar no telemóvel e tirar fotos como quem tira fotos de foguetes e depois numa mais vê aquilo. Tirar fotos, todos tiramos mas fotos agradáveis e bem enquadradas é preciso alguém que tenha investido o seu tempo e esforço a aprender a tirar fotos.

    É preciso ter experiência onde anunciar, saber os locais onde possam estar os melhores interessados, é preciso ver vários imóveis para ter ideia do preço correto, é preciso tempo... etc. etc. etc.


    É a mesma coisa que um restaurante de 5 estrelas: Fritar um ovo todos fazemos, agora fritar um ovo e combinar os sabores do prato uns com os outros já não é para qualquer um.


    Colocado por: pguilhermeVendo normalmente 2 ou 3 imóveis por ano, sempre sem imobiliária e tenho vendido pelos valores que peço. AIOGajo terá a sua experiência, mas esta é a minha.


    Cá está!

    É o seu tempo aplicado... você ganhou experiência através do seu tempo e isso teve custos.

    O equivalente ao que está a dizer é que eu deva tirar um curso de programação de 3 anos, para eu conseguir resolver um problema no meu computador uma única vez. Não faz sentido.

    Assim, você é tecnicamente um profissional na área e está a auferir de rendimento dessa intermediação... basicamente é também faz o mesmo que uma imobiliária e está a fazer o mesmo que uma imobiliária e está a criticar as imobiliárias, porque obviamente são concorrência ao seu serviço.

    Essa é boa :)

    Colocado por: pguilhermeSem imobiliária teria mais lucro ainda, não percebe isso?
    Se acha que o serviço que a imobiliária presta justifica o valor, tudo bem, bom para si. Felicidades e bons negócios!


    Esqueça... você têm toda a experiência de uma imobiliária que foi adquirida através da sua atividade de compra e venda de imóveis.

    Aliás se vende 3 a 4 imóveis por ano só assim se admite que possa esperar pela melhor oferta, porque uma pessoa normal não pode esperar, porque se esperar pode perder a oportunidade de adquirir o imóvel que pretende e nessas situações o custo pode ser bem mais elevado que os 5%+iva que leva uma imobiliária.


    Não pode comparar o incomparável. :)


    Assim eu recorri a uma imobiliária porque o serviço prestado rende-me muito mais que o custo que cobram e muita gente recorre pelo mesmo motivo, isto é, o meu custo de oportunidade de recorrer a uma imobiliária é muito menor do que não recorrer.
  15.  # 135

    Colocado por: N Miguel OliveiraO que acho é que para sí é tudo um bem essencial que o Estado tem que resolver, sem ver que cada tostão gasto em prol de alguns sai da bolsa de todos.
    Para o bem e para o mal estamos num pais, e numa comunidade Europeia onde impera a social democracia. E portanto a meu ver os "bens essenciais" onde o estado deve intervir são efectivamente mais vastos que os que enumera. À justiça, educação e Saúde que menciona,e com os quais concordo, eu adicionaria Alimentação e Habitação. Para mim é inegvável que estes dois têm de ser considerados bens essencias ao bem estar da comunidade. Se o N Miguel Oliveira teve psicologia no secundário, terá por ventura estudado a pirâmide de Maslow que hierarquiza as necessidades, e como poderá constatar as necessidades fisiológicas (alimentação) e de segurança (habitação) são a base da pirâmide. Daí que no meu entender o estado tenha mesmo de ter intervenjção nas 5 necessidades essenciais e não apenas nas 3 que menciona.

    Esta social democracia que de facto pressupõe a intervenção do estado nestas 5 áreas pode perfeitamente funcionar e trazer um aumento de qualidade de vida à população, como podemos facilmente comprovar em diversos países do norte da Europa.

    O nosso problema é outro, é a total incapacidade de criar políticas estruturais. O nosso problema é o PS nos últimos 20 anos se ter dedicado essencialmente a distribuir o poucochinho, sempre numa perspectiva de ganhar votos e não de procurar o melhor para o país. O nosso problema é os sucessivos executivos desde o ano 2000 não terem a menor ideia de como colocar o país a crescer.




    Colocado por: N Miguel OliveiraQualquer medida no sentido de promover a industria e a produção é chamada de capitalista, contra sindicato, pouco ecológica, e alinhada com os interesses do "grande capital"... Não se produz nada, não há pão... e bem sabe que "onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão".
    Não concordo. Apenas se alega que é capitalista quando a "promoção" é feita às custas da quebra de rendimentos de uma população maioritariamente empobrecida. Mas as medidas de promoção não têm de ser feitas dessa maneira, aliás devem ser feitas precisamente para obter o efeio contrário: Ao final do dia todos recebem mais: empresa e trabalhadores.
    O que acontece é que se olhar em retrospectiva, parece que estamos a andar para trás, e é isso que não podemos aceitar, ou pelo menos temos de lutar para modificar.



    Colocado por: N Miguel OliveiraEm qualquer outro país, muitas vezes os filhos acabam a casa que os pais começaram... é um esforço brutal. Tanto é que é comum o neto reconstruir a casa do avô. O que agora acontece em Portugal é tudo menos novo. Não estávamos era habituados.
    Eu não sei exatamente que países fala. Mas posso dar exemplos de países também em que os filhos conseguem sair de casa dos pais e sustentar a sua habitação logo a seguir à faculdade. O que vemos por cá: os jovens portugueses deixaram os pais aos 33,6 anos. Mas isto cabe na cabeça de alguém? Eu gostava mesmo muito que um dia um filho meu, não fosse obrigado a morar com os pais até aos 34 anos, até para o bem dele.
    Não digo que uma pessoa aos 30 anos deva ter dinheiro para comprar uma casa, mas deve conseguir pagar uma renda, e fazer alguma poupança.

    Eu tão pouco me identifico com a esquerda portuguesa, mas estou longe de ter um pensamento tão liberal como o seu, pelo menos num país com as características e com os rendimentos médios de Portugal. Em tempos o PSD era o que tinha um discurso mais equilibrado tendo em conta a minha maneira de pensar. Contudo de há 10 anos a esta parte, acho que estamos completamente entregues ao Deus dará. Não consigo descorinar ninguém na cena política que tenha uma ideia concreta para o futuro do país.
  16.  # 136

    Colocado por: N Miguel OliveiraPela mesma razão dos que acham que se se esforçarem terão forçosamente que ser premiados.
    Não é tão simples assim.
    Nem eu disse que era. Mas também não considero que receber um ordenado justo que permita uma vida digna, seja propriamente um prémio. É por assim dizer o mínimo dos mínimos aceitável.

    Penso que percebeu bem que quando falei em esforçado, o significado era bem mais abrangente que aquele que aparentemente lhe dá. Eu no esforço que uma pessoa tem no trabaho que desenvolve, englobo naturalmente a dimensão do talento e da criatividade para tem a tem, e nos trabalhos onde ela é exigida. Diz-me que "Imaginação, talento e sentido de oportunidade podem ser mais importantes" e eu não discordo minimamente, mas geralomente sem o esforço associado, de pouco valem.
    O N Miguel Oliveira é arquiteto, e portanto a criatividade é o factor essencial, contudo concordará que sem o esforço associado, a disciplina, essa criatividade e imaginação por si só não vai colocar um projeto no papel.

    Quando me referia ao esforço era nesta dimensão global, e não apenas ao esforço em si.
  17.  # 137

    Colocado por: DuarteMRelembro que não há muito tempo, andavam aqui indignados (pricipamnete o mesmo de sempre) com o preço da garrafa de azeite. Eu fui o único a dizer que só comprava azeite aquele preço quem queria, que é muito fácil comprar azeite bom e bem mais barato mas ninguém faz caso, é muito mais produtivo chorar o preço da garrafa!
    Penso que na altura "o mesmo de sempre" teve a oportunidade de lhe explicar que a solução que sugeriu apenas serviria para um nicho da população, e era uma alternativa apenas e só porque se direccionava a um nicho.
    "O mesmo de sempre" teve também a oportunidade de lhe explicar que o DuarteM, estava a perder completamente o foco da questão, que era: É aceitável que um país produtor de azeite, venda azeite mais caro que um país que tem de o importar? Sobretudo se considerarmos que toda a logistica nesse segundo país é mais caro.

    O facto de eu questionar isto perante os meus pares, não é queixume, é debate na sociedade civil.

    Mas uma vez mais o DuarteM parece ter confundio a prima do mestre de obras com a obra prima do mestre, focou-se no particular e não na visão macro da questão, e quando assim é torna-se extremamete complicado contra argumentar.
  18.  # 138

    Colocado por: HAL_9000onde impera a social democracia.


    O que é a social democracia?
    Quem é que garante essa social democracia?

    Colocado por: HAL_9000Penso que na altura "o mesmo de sempre" teve a oportunidade de lhe explicar que a solução que sugeriu apenas serviria para um nicho da população, e era uma alternativa apenas e só porque se direccionava a um nicho.


    Quem é que falou em si? Nicho.....qual nicho e porquê? É uma coisa fácil e ao alcance de todos.


    Colocado por: HAL_9000É aceitável que um país produtor de azeite, venda azeite mais caro que um país que tem de o importar?


    Não vende. E se vende mais caro em alguns locais e algumas marcas é porque o continuam a comprar. Para quê vender mais barato então?

    Mais ação...
    • eu
    • 8 março 2023

     # 139

    As agências imobiliárias e os seus agentes muito gostam de passar a ideia de que vender uma casa é algo de complexo e que não pode ser feito pelos próprios.

    Até parece "rocket science" ;)

    Tudo bem que é mais cómodo vender através de imobiliária, mas não é preciso meter medo aos vendedores, qualquer pessoa minimamente inteligente consegue vender a casa sem intervenção de imobiliárias.

    Mas felizmente cada um é livre de fazer o que entender.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, desofiapedro
  19.  # 140

    Colocado por: DuarteMO que é a social democracia?
    Quem é que garante essa social democracia?
    A wikipédia ajuda: "A social-democracia é uma ideologia política que apoia intervenções económicas e sociais do Estado para promover justiça social dentro de um sistema capitalista. Uma política envolvendo Estado de bem-estar social, sindicatos e regulação económica, promovendo assim uma distribuição de rendimentos mais igualitária e um compromisso para com a democracia representativa."
    Quem garante? Nós enquanto eleitores. Podemos é depois ser defraudados pelos representantes que elegemos.

    Colocado por: DuarteMQuem é que falou em si? Nicho.....qual nicho e porquê? É uma coisa fácil e ao alcance de todos.
    Porque fui eu que referi a diferença no preço do azeite em Portugal vs Inglaterra.
    Nicho, porque ir ao lagar comprar azeite é para quem sabe onde há lagares que vendem ao público. Pelo menos aos que costumo ir, nem tenho a certeza se a venda é feita de forma legal. Imagine que toda a gente ia ao lagar e não apenas um nicho da população, está a ver a ASAE a esfregar as mão, não está? Lá se ia a vantagem no preço.

    Depois, como bem referi nesse post, este ano já comprei o garrafão de 5L a 30 euros, pelo que lá ficou os mesmos 5 eur/L que no hiper, ainda que em termos de qualidade e sabor, estejamos a falar de produtos completamente diferentes.
    Também há lagares que vendem azeite muito barato é um facto, esquecem-se é de dizer que de azeite só tem 5%, o resto é óleo de bagaço de azeitona.



    Colocado por: DuarteMNão vende. E se vende mais caro em alguns locais e algumas marcas é porque o continuam a comprar. Para quê vender mais barato então?
    Desconsidera o facto de que quando se fala em alimentação, a procura é muito pouco elástica, pelo que se todos os agentes económicos praticarem o mesmo nível de preços...obvio que se vai continuar a comprar.
 
0.0379 seg. NEW