Iniciar sessão ou registar-se
    • lxna
    • 6 março 2023

     # 41

    Colocado por: Bragas VO título deste tópico não faz qualquer sentido e devia ser revisto.

    Se acham as imobiliárias caras, ou com preços injustificados face ao serviço prestado, como eu acho, simplesmente não recorrem aos seus serviços.

    Eu também fujo delas é espero NUNCA precisar, mas daí a falar em roubo….
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,Pickaxe,desofiapedro


    Concordam consigo certamente todo/as aqueles que provavelmente trabalham com alguma imobiliaria, porque este forum deve estar repleto deles (qualquer pessoa hoje em dia faz uns extras trabalhando à comissao como vendedor)
    E quanto a esses a unica coisa que sugiro é que... ignorem!
    Pelo menos é o que eu faço com topicos que para mim nao fazem sentido ou que discordo à partida, bem simples. ;)
  1.  # 42

    Exactamente!!!!
    ROUBO é outra coisa.

    Se aceitar o que está no contrato em termos de valor de comissão, não tem do que se queixar.

    Outra situação que tem de ficar claramente estipulada no contrato é o momento de pagamento da comissão .
    Na assinatura do CPCV ou na Escritura.
    Prefiro a segunda.
    Mas há agências que insistem na primeira.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Joao Dias, Celínio
  2.  # 43

    Colocado por: lxna

    Certo,
    E isso inclui a escolha do nome para o topico ;)

    Democracia não é isto.
    É respeitar o próximo também.
    Concordam com este comentário: Zarb, treker666, desofiapedro, diouf_matos, Joao Dias
  3.  # 44

    Só é pacóvio quem quer.Isso é democrático!
    🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐
    Concordam com este comentário: powerPT, desofiapedro
  4.  # 45

    lxna há uma diferença muito grande entre obter opiniões e experiências de outros utilizadores e a validação das nossas decisões e opiniões, a ideia aqui é a partilha e não os juízos de valor, se não concorda com a opinião de determinado utilizador, ignore e siga o seu caminho.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • lxna
    • 6 março 2023 editado

     # 46

    Carissimos e carissimas:

    "roubo" é apenas uma forma de expressao no dia-a-dia que TODA a gente já usou , até quando faz umas simples compras no supermercado. Nem sequer me dirigi a alguma imobiliaria em concreto, apenas dei alguns exemplos.

    Muitos entenderam o objetivo essencial do topico associado ao meu desabafo - saber o que fazer em termos burocráticos no caso de vender ao particular - e agradeço desde já a todas as pessoas pelas informaçoes prestadas. É apenas isso que me interessa.

    Outro/as apenas vieram aqui para fazer uma tempestade num copo de agua, motivados por razoes que só eles/as $ab€m.

    Nao tarda teremos de criar uma nova classe de "vitimistas" na sociedade, como se já existissem poucas.
    • lxna
    • 6 março 2023

     # 47

    Colocado por: Vítor Magalhãeslxna há uma diferença muito grande entre obter opiniões e experiências de outros utilizadores e a validação das nossas decisões e opiniões, a ideia aqui é a partilha e não os juízos de valor, se não concorda com a opinião de determinado utilizador, ignore e siga o seu caminho.


    deixe-me ver se entendi
    Entao voce está a acusar-me de fazer algo que me fizeram primeiro?
    Onde foi que eu pedi validaçao de opiniao?
    Leia de novo, se calhar precisa ou entao trocou os nomes dos perfis, tambem acontece
    • lxna
    • 6 março 2023

     # 48

    Colocado por: Palhava
    Democracia não é isto.
    É respeitar o próximo também.

    ????
    Mas onde está o "desrespeito"? :O
    Ofendi alguma flor de estufa por acaso?
  5.  # 49

    Colocado por: lxna

    deixe-me ver se entendi
    Entao voce está a acusar-me de fazer algo que me fizeram primeiro?
    Onde foi que eu pedi validaçao de opiniao?
    Leia de novo, se calhar precisa ou entao trocou os nomes dos perfis, tambem acontece



    Colocado por: lxnaO senhor (ou senhora) deve ter um defice de capacidade de interpretaçao ou entao é agente de alguma e sentiu-se picado/a. Neste ultimo caso o topico que abri nao seria direcionado para si.

    Explicando de novo sem fazer desenho


    Isto acima é uma resposta muito deselegante ao comentário que lhe fizeram, simples. Volto a repetir se não concorda com a opinião de determinado utilizador, ignore e siga o seu caminho.
    Concordam com este comentário: Zarb, desofiapedro
    • lxna
    • 6 março 2023

     # 50

    Colocado por: Vítor Magalhães




    Isto acima é uma resposta muito deselegante ao comentário que lhe fizeram, simples. Volto a repetir se não concorda com a opinião de determinado utilizador, ignore e siga o seu caminho.


    Nao é nada deselegante, essa é a sua opiniao, mas felizmente que nao é dono da verdade (ainda que fosse dono o forum)

    Só uma pergunta básica -
    voce é moderador ou administrador deste forum?

    Caso nao seja nem moderador, nem administrador:

    1 - nao tem nada a ver com isso
    2 - nao tem nada que estar a tomar a dor dos outros (a nao ser que seja alguma especie de "cavaleiro branco" que vai em socorro da donzela oprimida )
    3 - e muito menos tem que estar a emitir juizos de valor acerca do que eu escrevo, acabando-me por me acusar precisamente daquilo que está a fazer

    Agora siga o seu caminho, tal como me sugeriu e nao me faça perder mais tempo com palha
  6.  # 51

    .
    • lxna
    • 6 março 2023 editado

     # 52

    Colocado por: rod_2000Eu tenho uma opinião bastante particular relativamente a isto:

    A decisão de recorrer a uma imobiliaria depende muito da situação. A comissão da imobiliária é dedutivel na mais valia da casa, por isso, enquando houver um crescimento no valor das casas, as imobiliárias vão ter sempre negócio.

    E em Portugal as pessoas são muido desconfiadas, e acabam por sentir que comprar através de uma imobiliaria é mais seguro, além de que há muita procura em Portugal por estrangeiros ou emigrantes que compram exclusivamente por imobiliárias.

    Eu já vendi e comprei casas e terrrenos por imobiliárias e sem ser por imobiliárias (nunca paguei a uma imobiliária mais do que poderia deduzir na mais valia da venda), na realidade, só me interessa a minha parte,e se estou a fazer, ou não, um bom negócio.

    Na sua situação, deve analisar todo o caso, fazer as contas, mas garanto-lhe que, por exemplo, um T3 no Parque das Nações vai ser vendido muito mais fácilmente por uma imobiliária do que por um particular, ou uma vivenda em Pedrogão Grande, que hoje em dia têm muita procura por estrangeiros, cabe a si fazer a melhor escolha, a venda ou compra de uma casa são os momentos das nossas vidas em que nós temos de fazer o melhor negócio possivel.

    Se pensar em escolher uma imobiliária, faça um favor a si próprio e seja você a escolher o agente, vá ver quais são as imobiliárias que mais vendem na sua zona, as que conseguem melhores preços, e as que efetivamente têm compradores, nunca aceite fazer negócio com um agente que o procura a si.


    Agora que referiu isso e muito bem, as chamadas "mais valias" sao outro "roubo", mas do Estado para variar...
    De facto a imobiliaria inspira mais segurança, essa seria a unica razao pela qual eu as escolheria. Daí eu estar a tentar perceber o que é necessario fazer em termos burocraticos/legais de modo seguro para nao ficar dependente das mesmas.
    Obrigado pelas sugestoes
    • lxna
    • 6 março 2023

     # 53

    Colocado por: Jose_BMEm termos de divulgação as imobiliarias não acrescentam nada, uma pessoa que esteja á procura de casa vai ao imovirtual olx e idealista e vê todas as casas que tem na sua area.

    Há 4 anos andei a ver casas e vi 3 ou 4 em que as pessoas que estavam a vender permitiram que as imobiliárias anunciassem sem exclusividade, se estivesse a vender faria o mesmo, um deles estava a vender por 115K o apartamento a imobiliária anunciava por 130K, outro pedia 105K pela casa e uma imobiliária anunciava por 135K.

    Ou seja elas estão lá o vendedor só tem que saber jogar com isso, faz um preço de a imobiliaria trouxer um negocio em que se recebe isso tudo bem ficam com a comissão.. se for abaixo não.


    Exatamente, tambem fiquei com essa ideia, acredito que todos os anuncios que as imobiliarias possuem sao depois divulgados nesses sites a que todos temos acesso facilmente.
    Pelo que percebi a melhor opçao será mesmo essa, deixa-las vender se quiserem (obvio que querem), mas somando a comissao ao valor que eu pretendo para mim, assim não perco nada e posso vender a quem eu quiser sem exclusividade nenhuma, que como referi é um absurdo realmente.
  7.  # 54

    Colocado por: lxnaobvio que querem
    não é assim tão óbvio, algumas só aceitam se for em exclusividade
    • lxna
    • 6 março 2023 editado

     # 55

    Colocado por: njsQueria só acrescentar uma prática que actualmente é comum e no meu entender é errada, apesar de a lei proteger as imobiliárias.

    Caso optem por usar uma imobiliária, peçam um documento, ou que fique explicito no contrato que a comissão só é devida na altura da escritura, é importante o termo devida, e que a comissão só será paga após a escritura efectuada. Actualmente as imobiliárias pretendem que a comissão seja devida e paga na altura do CPCV, mesmo havendo uma desistência do negócio por parte do comprador - não prevista no CPCV, o vendedor terá de pagar a comissão na mesma, e que poderá ser superior ao sinal recebido.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,Palhava


    Tem toda a razao.
    Já agora que referiu isso, eu esqueci-me de alertar, nao sei se serão todas, mas sei que imobiliarias como a ERA ficam com a COMISSAO toda logo no contrato de compra e venda!

    Imagine a pessoa pedir 10% do valor da casa e ter de entregar mais de metade desse valor à Imobiliaria, fica sem dinheiro para poder depois tambem dar de sinal à casa que pretende comprar no CPCV

    Nem me lembrei dessa situaçao do comprador desistir :O
    Quer dizer que ainda por cima, se for o caso, o dinheiro vai para a Imobiliaria. Realmente o mundo é para os espertos !!

    Ou seja, MAIS UMA DESVANTAGEM de vender atraves de Imobiliaria, esqueci de referir no topico :)
    • lxna
    • 6 março 2023 editado

     # 56

    Colocado por: DR1982não é assim tão óbvio, algumas só aceitam se for em exclusividade


    Acredito que hoje em dia nao, pelo menos foi o que me disseram...vieram com a conversa das fotos tiradas por profissionais,anuncios destacados, blabla para tentar convencer que valeria a pena.
    Mesmo as que faziam isso antigamente, já nao o fazem atualmente (nao sei se seria a ERA e/ou Remax) nem se podem dar ao luxo de o fazer nos tempos que vivemos.
  8.  # 57

    As fotos alegadamente tiradas por profissionais são uma anedota. Já vi fotos horriveis, tiradas em segundos por telemovel, e anúncios cheios de erros ortográficos
    Concordam com este comentário: pguilherme
  9.  # 58

    Colocado por: DR1982não é assim tão óbvio, algumas só aceitam se for em exclusividade

    Isso é top, pois assim nem precisam de trabalhar.
    Deixam para outra imobiliária arranjar cliente e depois colhem uma parte, acho que metade, da comissão 😅

    Acho que as maiores só trabalham com exclusividade.
    Tb há os pequeninos que querem é angariar e dizem cobram só 2%, sem exclusividade, etc. Mas esses ainda são piores, pois ou vendem mal ou não vendem de todo.
  10.  # 59

    Colocado por: IronManSousaAs fotos alegadamente tiradas por profissionais são uma anedota. Já vi fotos horriveis, tiradas em segundos por telemovel, e anúncios cheios de erros ortográficos
    Concordam com este comentário:pguilherme

    É importante perceber que muitos agentes imobiliários são transições de outras profissões fracassadas, às vezes sem estudos, etc.
    E depois falam em segurança (!!) quando nem sequer conhecem o processo nem os requisitos/obrigações…

    Para além da ortografia e gramática, o próprio tipo de linguagem de vendedor da banha da cobra, deveria afugentar os mais sensatos…
  11.  # 60

    As fotos tiradas com uma batata é outro sinal do nível de profissionalismo que se pode esperar…
 
0.0302 seg. NEW