Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: N Miguel Oliveira"Queixar-se" é o desporto nacional.


    Há quem chore sentado, e há quem se levante para lhes vender lenços.
  2.  # 102

    Colocado por: N Miguel OliveiraQue comece a comprar farinha e a fazer o pão em casa se não quer pagar mais. Ou que se dedique a subir os rendimentos...
    As pessoas recebem pouco porque querem, sim já sei. "é preciso é bater punho". Não sei porquê que parte do principio que se as pessoas recem pouco é porque não se esforçam.

    Obviamente haverá sempre os ecostados da vida. Mas eu conheço muito mais gente que se esforça, que dá o melhor que sabe, e mesmo assim não recebe o que merece, e em alguns casos nem recebe o que precisa para uma vida decente.

    Passando da analogia do pão, para habitação, o N Miguel Oliveira, sendo arquiteto sabe perfeitamente que uma pessoa não pode propriamente comprar tijolos areia, e cimento e pôr-se a fazer uma casa. E sendo da área, também sabe perfeitamente que a autoconstrução, com tudo legal, e o mínimo de brio, não sai propriamente mais barata que a compra.

    Mas você já sabe isso tudo, só gosta de vir "picar"



    Colocado por: N Miguel OliveiraOu melhor ainda, se dá tanto lucro vender pão, que abra uma padaria que fica rico num instante.
    E depois vendiamos todos pão? iamos ser um país de padeiros que vendia pão aos estrangeiros?

    Sei perfeitamente qual é a sua visão do "livre mercado". Apesar de respeitar o seu ponto de vista, permita-me discordar profundamente de si no que aos bens essenciais diz respeito, por dois motivos essenciais:
    - No caso da habitação, sendo um bem essencial, não deve ser vista como uma mera mercadoria. Deste modo se "live mercado" leva a que o preço deste bem desfaze completamente dos rendimentos, então tem de haver regulação. A regulação que eu defendo é pelo aumento da oferta, e pela criação de políticas que não favoreçam a especulação de preços. Antes que me acuse disso, sou frontalmente contra o congelamento das rendas ou expropiações forçadas.

    - No caso de outro bem essencial como é o caso da alimentação, também tenho algumas reservas com o "livre mercado", simplesmente porque em Portugal não temos um verdadeiro mercado concorrencial. Basta ver que depois dos países de Leste, junto à Ucrânia, Portugal foi o país da europa onde mais aumentou o preço dos bens alimentares. O que faz todo o sentido: os paises mais próximos do cenário de guerra e simultâneamente o que está mais longe são os mais afetados.

    Vá agora vamos lá "bater punho" se não já sabemos, perdemos a vida com queixumes.



    Colocado por: DuarteMQuando se compara pão a uma casa (e sem saber o valor e tipologia)) pouco mais há a dizer.
    Fiz uso de uma figura de estilo para lhe explicar um ponto de vista. Isto foi-lhe com certeza ensinado nas aulas de português que teve no básico, pelo que não vale a pena voltar a isso.

    Quanto ao valor e tipologia, o próprio DuarteM também emitiu a sua opinião sem saber essas mesmas informações, pelo que nesse aspecto estaremos iguais.
    Concordam com este comentário: jmalmeida
  3.  # 103

    Colocado por: DuarteMHá quem chore sentado, e há quem se levante para lhes vender lenços.
    És tu Gustavo Santos? :)
  4.  # 104

    Colocado por: AiOGajoO trabalho é o redigir o CPCV

    Redigir contratos é trabalho de advogado. O agente limita-se a apanhar um modelo da internet.

    Colocado por: AiOGajoverificar se o preço é adequado à zona

    Se não se quiser basear na oferta existente nos portais na internet, basta pagar por uma avaliação efectuada por, pasme-se, um avaliador!

    Colocado por: AiOGajoverificar que o comprador não está só a ver

    O agente lê mentes?

    Colocado por: AiOGajonegociar com ele e impedir propostas ridículas

    Qualquer proposta que o vendedor aceite está boa pois significa que receberá comissão.

    Colocado por: AiOGajogarantir que o cliente têm capacidade para pagar

    Ou paga a pronto ou, se precisar de CH, é responsabilidade do banco.

    Repare que até agora, nenhum desses argumentos é da responsabilidade do agente imobiliário.

    Colocado por: AiOGajoMas não te preocupes que não fui eu que paguei esses 3%, foi o comprador, porque o preço final está incluído essa verba, como é óbvio.

    Que falta de noção gritante.

    Não faça confusão: quem pagou foi o AiOGajo! Se não tivesse pago, teria recebido mais dinheiro, pela mesma casa.
    O valor da casa não subiu só por ter havido um agente imobiliário pelo meio.

    Mas no fim, é como disseram: se está contente com o negócio, óptimo, pois é isso que conta! 😅
  5.  # 105

    Colocado por: HAL_9000Assim é que o preço da habitação chegou onde chegou.

    Não tenho nada contra as imobiliárias, fazem o trabalho delas e paga quem quer, mas estou em crer que sem a intervenção das mesmas, o mercado da habitação em Portugal, não estaria tão desfazado dos rendimentos nacionais, como está actualmente.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    O preço das Habitações chegou onde chegou não foi devido à procura mas sim devido à falta de oferta, entre outros motivos economico-financeiros, como a baixa taxa de juro e baixa inflação, em que muitos investidores retiraram o capital para investir no imobiliário que era muito mais rentável que estar parado no banco, aumento da procura por parte do turismo, novas tendências, etc...

    Para além disso não esquecer que muitos construtores faliram de 2012 a 2015 com a crise do imobiliário e outros reconverteram-se na requalificação de edifícios, precisamente porque não tinham clientes para adquirirem imóveis novos entre esses anos - Eu acabei por comprar o meu precisamente nessa altura em que os preços estavam demasiado baixos, mas muita gente não teve a mesma sorte e os bancos também não estavam a fazer novos empréstimos para novas habitações o que reduziu ainda mais a procura por novas casas.

    Culpar as imobiliárias que apenas estão a prestar um serviço para aproximar clientes e compradores é simplesmente ridículo e está ao nível de culpar os stands automóveis pelo preço dos veículos.

    Aliás, estive a tentar vender um veículo sem recorrer a um stand e nem 1 comprador final apareceu, porquê? Porque não tinha acesso ao crédito e outras regalias que os stands apresentam que no fim também vão vender o veículo mais caro...

    A culpa do preço dos veículos é dos stands também?

    A tua análise é claramente enviesada e sem fundo lógico e ninguém te força a recorrer aos seus serviços.

    Eu recorri porque resolveu-me um problema grande rapidamente e por isso vale o que pedem.
  6.  # 106

    Colocado por: AiOGajoPorque não tinha acesso ao crédito e outras regalias que os stands apresentam e no fim vão vender o veículo mais caro...

    Mas os stands agora tb fazem financiamento? 😅
  7.  # 107

    Colocado por: pguilherme
    Mas os stands agora tb fazem financiamento? 😅


    Trabalham com agências... e adivinha, ganham chorudas comissões por novos clientes.

    Alguns stands nem te querem vender a pronto porque não vão ganhar na comissão do crédito.
  8.  # 108

    Colocado por: AiOGajoCulpar as imobiliárias que apenas estão a prestar um serviço para aproximar clientes e compradores é simplesmente ridículo e está ao nível de culpar os stands automóveis pelo preço dos veículos.
    Você próprio é que afirmou categoricamente que o preço da comissão somou ao preço que considerou ajustado para venda. Se isto não é inflacionar um preço, o que é?

    Relativamente as imobiliárias, prestam um serviço que não vale o valor que cobram,nem de perto nem de longe, mas só paga quem quer. O problema é que o pagamento é sempre feito recorrendo ao expediente anteriormente mencionado.

    Mais um intermediário, logo mais um factor a contar para o agravamento do preço. A questão é que no meu entender, o valor que esse intermediário cobra não é proporcional ao serviço que presta.
  9.  # 109

    Colocado por: AiOGajoAlguns stands nem te querem vender a pronto porque não vão ganhar na comissão do crédito.
    mas uma inflação do valor do veículo criada diretamente do ar.

    É mesmo preciso explicar? Não existe qualquer valor agregado a essa comissão.

    O sand pode efectivamente mais caro por fornecer garantia, por agregar num só local escolha e diversidade, por fazer alguma despistagem de problemas no veículo. A isso tudo eu reconheço valor agregado para aumentar o valor a cobrar por um veículo. Agora ganhar dinheiro por vender um veículo a crédito?

    Aliás vender um veículo a crédito leva por si só ao inflaccionameto do valor do veiculo. Como publicitam prestação mensal e não valor global, as pessoas estão mais disponíveis para pagar mais por determinado bem porque infelizmente não sabem fazer contas.
  10.  # 110

    Colocado por: pguilherme
    Redigir contratos é trabalho de advogado. O agente limita-se a apanhar um modelo da internet.




    Se não se quiser basear na oferta existente nos portais na internet, basta pagar por uma avaliação efectuada por, pasme-se, um avaliador!


    O agente lê mentes?


    Qualquer proposta que o vendedor aceite está boa pois significa que receberá comissão.


    Ou paga a pronto ou, se precisar de CH, é responsabilidade do banco.

    Repare que até agora, nenhum desses argumentos é da responsabilidade do agente imobiliário.


    Que falta de noção gritante.

    Não faça confusão: quem pagou foi o AiOGajo! Se não tivesse pago, teria recebido mais dinheiro, pela mesma casa.
    O valor da casa não subiu só por ter havido um agente imobiliário pelo meio.

    Mas no fim, é como disseram: se está contente com o negócio, óptimo, pois é isso que conta! 😅


    1) Sim, os agentes imobiliários vão à internet redigir CPCV's... nem sequer um departamento legal - de aconselhamento possuem.
    Isso é falta de noção.

    2) Portanto, tens custos com advogado, avaliadores... cada vez vai somando a lista.

    3) Sim. Dá para ter uma ideia quando um cliente quer comprar e quando não quer comprar só de falar com ele e lhe colocar questões, pasme-se! E entrar em contacto com clientes também é um custo.

    4) Portanto, advogado, avaliador, tempo... cada vez somas mais os custos.

    5) Errado. A imobiliária quer vender ao máximo preço possível, porque significa uma comissão maior...

    6) E não tens que lidar com isso... em larga escala.
    Portanto, Advogados, avaliadores, tempo... mais tempo... preocupações. É sempre a somar os custos.
    E para dares tempo para isso tens que abdicar de tempo para outra coisa, neste caso, abdicaria tempo de familia, e isso para mim não tem preço.

    7) Amigo, acha mesmo que quem compra sem Imobiliária lhe ia apresentar o mesmo valor? Hahahaha
    Só quem for muito burro é que paga o mesmo que estaria disposto a pagar numa Imobiliária, deve pensar que todos comem gelados com a testa. Aliás, a primeira coisa que me quiseram fazer foi baixar ao valor que eu queria receber referindo logo "Então não está numa Imobiliária, portanto podemos reduzir aqui o preço!!"

    Acabei de vender pelo valor que queria, mais o valor para pagar o serviço da Imobiliária e ainda tive um belo lucro... mas agora não pense que as pessoas comem gelados com a testa, por amor de deus.
  11.  # 111

    Colocado por: HAL_9000Se uma pessoa tiver fome, e só houver pão à venda, a 2 euros cada carcaça, lá terá de dar os 2 euros pelo pão. .
    Conclusão: Se pagaram é porque podiam

    Ou secalhar começa a semear o trigo, ou no limite compra a farinha e faz o pão
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  12.  # 112

    Colocado por: HAL_9000mas uma inflação do valor do veículo criada diretamente do ar.

    É mesmo preciso explicar?


    É... nota-se que você não entende nada como o mundo funciona e dos serviços prestados pelos intermediários.
    É que essa mentalidade de odiar os intermediários, quando chega ao poder já fez morrer muita gente à fome.
    É preciso ter cuidado com ela.
  13.  # 113

    Colocado por: NTORION
    Ou secalhar começa a semear o trigo, ou no limite compra a farinha e faz o pão
    sim....se tiver o capital inicial necessário para isso.

    Para semear trigo precisa: semente, terreno, trator, água, adubos, etc...


    Pode efectivamente comprar farinha e fazer o pão, mas agora transporte outra vez a analogia para a habitação e diga-me se acha sinceramente que, nos dias de hoje, a auto construção sai mais barata que comprar feito.
    Eu comprei uma e construi outra no mesmo ano, pelo que tenho a minha opinião muito bem formada.
  14.  # 114

    Colocado por: AiOGajoÉ que essa mentalidade de odiar os intermediários, quando chega ao poder já fez morrer muita gente à fome.
    É preciso ter cuidado com ela.
    mal qual mentalidade de ódio aos intermediários? Voce consegue interpretar o que se escreve?
    Contestei sim o valor cobrado pelos intermediários. No caso das imobiliárias a.minha opinião nem sequer é órfã, como se pode ver por este topico.

    Como na disse antes, eu não considero que o serviço que prestam valha o valor cobrado, e portanto não recorro a elas. E não tenho nem devo ter problemas e expor os motivo pelo qual não o faco.
    Cabe a cada um agir como acha melhor.

    Relativamente ao "modo como o mundo funciona", basta ver que por cá tem funcionado perfeitamente bem, temos uma prosperidade invejável. Portanto admito,as vezes custa-me de facto a perceber a aceitação geral do "modo como o mundo funciona".
    Concordam com este comentário: jmalmeida, Iko
  15.  # 115

    Colocado por: HAL_9000A regulação que eu defendo é pelo aumento da oferta



    Colocado por: HAL_9000E depois vendiamos todos pão? iamos ser um país de padeiros


    Não haveria melhor maneira para aumentar a oferta que essa.

    Na construção é igual. O país nunca apostou em formar a malta das obras. Muito menos em agentes imobiliários.
    Fique sabendo que em certas sociedades Gestão Imobiliária é um curso universitário como qualquer outro. Em Portugal é que vemos que ali só está quem tem jeito para vender sem saber muito bem o que vende... ou gente que derivou doutras profissões. Estou a generalizar, com todos os equivocos que isso traz naturalmente... mas é um bocado isso.

    As agencias deveriam ter um expetro muito maior, e muito mais conectadas com a construção e desenvolvimento imobiliário, não de casinhas, mas de bairros inteiros, coordenado com a Câmara, constructores e afins.

    E isso não acontece pois temos cada um a puxar por si apenas. Como fazer pão só para consumo próprio dá prejuízo, a malta vai comprar ao preço que já se sabe.

    Na construção é igual. Agora que deixou de ser barata face aos rendimentos, a malta terá que associar-se, colaborar e construir mais eficiente e rentável (como em qualquer outro país), e isso passa por construir em escala também. É como o pão.

    Tivemos foi muito mal habituados durante muitos anos HAL. A malta queixa-se dos preços muitas vezes sem perceber a razão de eles serem X, 2X, etc... Claro que há bastante especulação também.

    Agora claro que você pode vir ditar o preço do pão por decreto para que ninguém passe fome, pode até comprar o pão e oferecê-lo a quem não pode pagá-lo... ou pode agilizar e permitir fabricar mais pão. São escolhas.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  16.  # 116

    Colocado por: AiOGajo1) Sim, os agentes imobiliários vão à internet redigir CPCV's... nem sequer um departamento legal - de aconselhamento possuem.
    Isso é falta de noção.

    Então diz que as imobiliárias, maioritariamente composta por amadores, agora têm departamentos legais internos para fazer CPCV?
    E mesmo as grandes, que tenham um departamento legal que possa elaborar uma minuta genérica, pq raio acha que esse contrato iria proteger os interesses de uma outra parte, nesse seu caso, o vendedor? Eles só querem a comissão. Se a comissão for paga com o CPCV, o resto é irrelevante para a imobiliária.

    Falta de noção, sem dúvida.

    Colocado por: AiOGajo2) Portanto, tens custos com advogado, avaliadores... cada vez vai somando a lista.

    3) Sim. Dá para ter uma ideia quando um cliente quer comprar e quando não quer comprar só de falar com ele e lhe colocar questões, pasme-se! E entrar em contacto com clientes também é um custo.

    4) Portanto, advogado, avaliador, tempo... cada vez somas mais os custos.

    5) Errado. A imobiliária quer vender ao máximo preço possível, porque significa uma comissão maior...

    6) E não tens que lidar com isso... em larga escala.
    Portanto, Advogados, avaliadores, tempo... mais tempo... preocupações. É sempre a somar os custos.
    E para dares tempo para isso tens que abdicar de tempo para outra coisa, neste caso, abdicaria tempo de familia, e isso para mim não tem preço.

    Já que tem apenas um contra argumento, perceberá facilmente que é muito mais barato pagar 200€ a um advogado para redigir um CPCV que protege o seu cliente e mais 200 € a uma avaliação certificada, do que 5%+IVA de um qualquer imóvel ao agente imobiliário.

    Colocado por: AiOGajo5) Errado. A imobiliária quer vender ao máximo preço possível, porque significa uma comissão maior...

    Claro que a imobiliária quer o valor maior. Mas mais quer que o negócio seja feito.
    Se cortar 10% no valor venda, perde 10% do valor da comissão. Mas pior é quando perdem 50% da comissão quando partilham o negócio e isso é o pão nosso de cada dia...

    Colocado por: AiOGajo7) Amigo, acha mesmo que quem compra sem Imobiliária lhe ia apresentar o mesmo valor? Hahahaha

    Vendo normalmente 2 ou 3 imóveis por ano, sempre sem imobiliária e tenho vendido pelos valores que peço. AIOGajo terá a sua experiência, mas esta é a minha.

    Colocado por: AiOGajo"Então não está numa Imobiliária, portanto podemos reduzir aqui o preço!!"

    Oh, facilmente diria ao potencial comprador o argumento que apresentou aqui anteriormente: quem paga a comissão é o comprador 😅
    E se pedir o mesmo valor, pode sempre fazer um desconto de 2, 3 ou até 5%, que ainda fica a ganhar. E é um belíssimo desconto. Afinal, as grandes fazem 5% e 6% MAIS IVA 😉
    Eu nunca fiz um desconto percentual. Apenas arredondo ligeiramente para baixo, porque está enraizado na nossa cultura o "negociar" e o comprador leva a mal se não aceitar uma pequena redução.

    Colocado por: AiOGajoAcabei de vender pelo valor que queria, mais o valor para pagar o serviço da Imobiliária e ainda tive um belo lucro

    Sem imobiliária teria mais lucro ainda, não percebe isso?
    Se acha que o serviço que a imobiliária presta justifica o valor, tudo bem, bom para si. Felicidades e bons negócios!
  17.  # 117

    Colocado por: HAL_9000mal qual mentalidade de ódio aos intermediários?

    Eu por acaso detesto intermediários que não acrescentam valor. No sector tecnológico são chamados de "box movers".
  18.  # 118

    Colocado por: HAL_9000Eu comprei uma e construi outra no mesmo ano, pelo que tenho a minha opinião muito bem formada.


    E então? Se o HAL conseguiu porque é que os demais não podem fazer o mesmo?
  19.  # 119

    Colocado por: N Miguel OliveiraNão haveria melhor maneira para aumentar a oferta que essa.
    Não sobrava era ninguém para comprar depois.



    Colocado por: N Miguel OliveiraNa construção é igual. O país nunca apostou em formar a malta das obras. Muito menos em agentes imobiliários.
    O país nunca apostou em malta é verdade. Mas também a que tinha e tem, não é capaz de a reter cá. Quem tem o mínimo de conhecimento em qualquer área da construção, já se pôs a andar há muito. Se formássemos mais, era como os licenciados: estávamos a investir dinheiro em formação para os outros países tirarem proveito. Independentemente disso, eu acho que devemos apostar fortemente nestas áreas de formação mais técnica. Seria muito mais útil ao país, que grande parte das licenciaturas que oferecem as universidades.

    De qualquer forma, penso que neste momento o problema da falta de construção já está vai muito para além da falta de mão de obra.


    Colocado por: N Miguel Oliveiraque sabendo que em certas sociedades Gestão Imobiliária é um curso universitário como qualquer outro. Em Portugal é que vemos que ali só está quem tem jeito para vender sem saber muito bem o que vende... ou gente que derivou doutras profissões. Estou a generalizar, com todos os equivocos que isso traz naturalmente... mas é um bocado isso.
    Mas esse é o principal motico para eu dizer que o serviço que a grande maioria das imobiliárias oferece, não vale 5% do valor da venda. Além de que prestar serviços à percentagem é mais um incentivo a inflacionar o mercado...Bem sei que se vendem é porque há quem compre, mas cria-se uma tendência.



    Colocado por: N Miguel Oliveira
    Na construção é igual. Agora que deixou de ser barata face aos rendimentos, a malta terá que associar-se, colaborar e construir mais eficiente e rentável (como em qualquer outro país), e isso passa por construir em escala também
    Em cooperativas? A mim sempre me pareceram uma boa ideia. Agora por um motivo, ou por outro, elas praticamente desapareceram. Infelizmente a nossa legislação, no que a obras diz respeito, sinceramente acho que para além de complicar, é extremamente lenta.




    Colocado por: N Miguel OliveiraE então? Se o HAL conseguiu porque é que os demais não podem fazer o mesmo?
    Tendo em conta terrenos, projetos, taxas, taxinhas e Tempo saiu-me muito mais caro construir. Só o tempo a que estou à espera da licença, ora por culpa do arquiteto, ora por culpa da CM, já me custou (e ainda vai custar) uma pequena fortuna em juros. Sim porque 50% do valor de construção está em dívida ainda.

    Os demais podem conseguir se reunirem as mesmas condições que eu reuni, e que englobaram 10 anos de poupanças fortemente controladas, em geral salários acima da média nesse periodo, e muito sacrifício pessoal (desde arrendar quartos em vez de apartamentos, até aproveitar as ferias do trabalho principal, para fazer um extra).
    Mas isso depende sempre do nosso ponto de partida. Tenho um colega em que mal acabou o curso, o pai ofereceu-lhe um T3 em Arroios e um carro 0 km. Se ele conseguiu vingar na vida porquê que os demais não consegue? Percebe o meu ponto de vista.

    Agora eu posso é ter arriscado de mais ao investir em dois imóveis no mesmo ano e ter de pedir empréstimo. Mas andava a acompanhar o mercado há dois anos, e perdi imensos negócios, porque achava que estava caro. Imagine, ficava cada vez mais caro. E até ver ainda não parou de subir de forma descontrolada.
  20.  # 120

    Colocado por: HAL_9000Pode efectivamente comprar farinha e fazer o pão, mas agora transporte outra vez a analogia para a habitação e diga-me se acha sinceramente que, nos dias de hoje, a auto construção sai mais barata que comprar feito.
    Eu comprei uma e construi outra no mesmo ano, pelo que tenho a minha opinião muito bem formada.

    Sim sai mais barata a auto construção, se estivermos a falar de coisas iguais.

    Ainda hoje assisti a uma conferência, em que afirmaram que nos próximos 20 anos é preciso construir tantas casas como nos últimos 2000 anos. Parece que continuará a ser o melhor investimento.
 
0.0387 seg. NEW