Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: nvaleChegou a engatar alfaia e trabalhar com ela? Para sentir a tomada de força os braços do hidráulico, a embraiagem.... Se isto estiver minimamente aceitável é uma boa compra por este valor
    Não experimentei. A capinadeira não estava acessivel para engatar, mas mesmo que tivesse, eu nunca trabalhei com uma, logo, pouco ia conseguir avaliar.



    Colocado por: nvaleE já agora, a massa fina deve ser valvoline, muito usado nas fugas pois é mais grossa.
    Mas em vez do óleo? achei estranho ele ter referido isso
  2.  # 2

    Colocado por: HAL_9000Não experimentei. A capinadeira não estava acessivel para engatar, mas mesmo que tivesse, eu nunca trabalhei com uma, logo, pouco ia conseguir avaliar.



    Mas em vez do óleo? achei estranho ele ter referido isso


    O valvoline é usado nas caixas, até nos carros
  3.  # 3

    Colocado por: HAL_9000O taunus goza, mas olhe que bem bonito o trator.

    Ainda não decidi se fico com a peça de museu ou não. Mas se decidir ficar deparei-me com outra questão.

    Alquém conhece alguma empresa/particular que faça o transporte deste tipo de maquinas? Pedi 4 orçamentos e...sai-me quase tão caro o transporte como o trator

    Peça cotações a empresas de reboques de assistência em viagem.
  4.  # 4

    Colocado por: HAL_9000Alquém conhece alguma empresa/particular que faça o transporte deste tipo de maquinas?


    Oficinas que tenham reboques também é uma possibilidade. Quando digo oficinas, oficinas mesmo de tractores.

    Uma forma seria de tentar negociar algo por exemplo uma revisão, muda de pneus+transporte. Depois é tudo uma questão de lábia e ver para onde vai a conversa.

    Uma sugestão relaticamente perto:
    https://maps.app.goo.gl/E7BvDSLCfURpYCtR7


    Qual o peso e dimensões da chaimite? Qual a distância (ou onde é para ir buscar)?

    (Em ultimo caso tenho um contacto pessoal que poderia eventualmente fazer esse tipo de transporte, sei que já o fez no passado)
  5.  # 5

    Colocado por: Vítor MagalhãesPeça cotações a empresas de reboques de assistência em viagem.
    por lei não podem transportar máquinas agrícolas. Pelo menos é o que me têm dito. N fazia ideia
  6.  # 6

    Colocado por: NostradamusQual o peso e dimensões da chaimite? Qual a distância (ou onde é para ir buscar)?

    (Em ultimo caso tenho um contacto pessoal que poderia eventualmente fazer esse tipo de transporte, sei que já o fez no passado)
    Muito obrigado Nostradamus.

    O chaimite mede 3,23 por 1,90 (tenho de confimrar esta medida) e pesa cerca de 1700 kg de acordo com o manual de utilizador.

    pelo que percebi o melhor é contratar alguém com uma carrinha de caixa aberta, ou um serviço específico para maquinas agricolas. Os serviços de ponto socorre, só arriscando multa pelo que percebi.
  7.  # 7

    Desconheço a legislação, em todo o caso, pode sempre contatar e questionar. As empresas de reboques fazem diversos tipos de transport e de viaturas para além dos serviços de pronto socorro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  8.  # 8

    Colocado por: HAL_9000Não experimentei. A capinadeira não estava acessivel para engatar, mas mesmo que tivesse, eu nunca trabalhei com uma, logo, pouco ia conseguir avaliar.

    Mas em vez do óleo? achei estranho ele ter referido isso


    Mas via se o hidraulico estava a funcionar bem, embora como o homem lhe disse dos "podres", não iria mentir nesse aspeto.

    Claro valvoline, estamos a falar de trator, come tudo o que lhe meterem.
  9.  # 9

    Colocado por: HAL_9000O chaimite mede 3,23 por 1,90 (tenho de confimrar esta medida) e pesa cerca de 1700 kg de acordo com o manual de utilizador.

    Não se esqueça de acrescentar o comprimento do corta-mato, que vem engatado no trator.

    Outro Fiat
    https://www.facebook.com/marketplace/item/1541975329885938/

    Um chinês com corta mato
    https://www.facebook.com/marketplace/item/1373630610243043/

    Kubota
    https://www.facebook.com/marketplace/item/1691007391405012/

    MF
    https://www.facebook.com/marketplace/item/1691007391405012/

    :-)
  10.  # 10

    Colocado por: Casa da HortaNão se esqueça de acrescentar o comprimento do corta-mato, que vem engatado no trator.
    Sim, deve ser mais 1 metro.

    Mas o transporte está-me a deixar de pé atrás. Descontando o gasóleo e portagens, estão-me a levar 400 euros de mão de obra e desgaste da carrinha por uma viagem de 2:30h (mais outro tanto na volta). Acho caro, até porque ainda nem perguntei se há fatura, mas suspeito que não. Mas como não tenho o equipamento de transporte é o que é.

    Esse fiat tb não está nada mau, tendo em conta o meu orçamento.
  11.  # 11

    Colocado por: HAL_9000Sim, deve ser mais 1 metro.

    Mas o transporte está-me a deixar de pé atrás. Descontando o gasóleo e portagens, estão-me a levar 400 euros de mão de obra e desgaste da carrinha por uma viagem de 2:30h (mais outro tanto na volta). Acho caro, até porque ainda nem perguntei se há fatura, mas suspeito que não. Mas como não tenho o equipamento de transporte é o que é.

    Esse fiat tb não está nada mau, tendo em conta o meu orçamento.

    A mim pediram-me 100€ + IVA para reboque coordenado (vir com outros carros e que demoraria +/- 1 semana) para fazer o transporte de um automóvel de Torre de Moncorvo para Lousada (empresa de transportes de Lousada). Caso fosse um transporte direto o preço seria 225€ + IVA. Ida e volta são ~350 quilómetros.
  12.  # 12

    Bem vindo ao mundo da difícil logística do transporte dos equipamentos agrícolas! Tenho um punhado de histórias que podia partilhar mas não lhe iam resolver nada. Posso é usá-las para lhe sugerir que faça a compra num consessionário/vendedor de estrada que trate do transporte. Tem ainda a garantia que foi feita uma revisão.
    E se há sugestão que até devia ser em caps lock, é: veja perto de si e pense na assistência. Até pode mudar óleos e filtros em casa, mas se tiver uma avaria vai novamente deparar-se com o problema do transporte.

    Eu pegava nos 5k já autorizados e juntava-lhe o subsidio de natal e mais um ordenado seu ;-)

    Mas o que foi dito para trás não muda: é um bom preço por um trator de marca conceituada e funcional.
  13.  # 13

    Colocado por: Casa da HortaEu pegava nos 5k já autorizados e juntava-lhe o subsidio de natal e mais um ordenado seu ;-)
    Ahaha, não funciona assim. O rendimento aqui é familiar, não há o meu e o dela. São 5K, são 5K. Pois se fui eu que tanto lutei para impor este sistema de saudável gestão de orçamento familiar, não serei eu que irei agora estar a arranjar artimanhas para o contornar. A única separação na gestão de contas,é que um de nós faz a gestão das poupanças/amortizações e o outro faz a gestão dos gastos mensais, assim assegura-se que ambos os objetivos são cumpridos e não há desvios. Isso que sugere iria originar desvios :).

    Na verdade eu não sei se investir mais que 5K um trator seria um bom investimento, sem antes ver como o rentabilizo (e não falo de rentabilização monetária, mas de tudo: descanso mental ao fds, manutenção do terreno, que culturas consigo fazer, seja como hobbie ou como forma de maior variedade e qualidade na alimentação, etc...).

    Quanto à assistência concordo consigo, o ideal é que fosse próximo de casa. Na verdade não faço ideia que oficinas de tratores há na zona. Mas tendo em conta que os trator da idade destes ford são o meio de transporte diário dos velhotes, imagino que alguma oficina preste assistência. Tenho de perguntar ao vizinho onde é que ele leva o SAME dele, ou ao outro vizinho onde é que ele leva o EBRO dele que tem aspecto de ser ainda mais antigo que este ford.

    Quando aos concessionários...Eu até tenho um a 2 km de minha casa, mas eu não sei se eles de facto fazem grande revisão. Há uns tempos teve lá um belarus por 3,5K estive tentado a comprar-lho, mas vendia-o no "estado em que está". Suponho que se houvesse revisão o preço fugiria um bocado ao que eu considerava justo. Tb me disseram que belarus e ursus são o terror em termos de peças de substituição, por isso foram duas marcas que coloquei de lado.
    De resto ele tem lá muitos tratores de 15-25 cv, mas nunca lhe perguntei o preço, tb n me custa nada tentar.
  14.  # 14

    Colocado por: Vítor MagalhãesA mim pediram-me 100€ + IVA para reboque coordenado
    Não encontrei nenhum desses que juntassem carga. Mas suponho que no caso do trator e alfaias isso seja complicado.

    Mas achei caro os orçamentos entre 600-800 euros que recebi para uma viagem de 240 km para cada lado (500km no total), contando que as portagens na totalidade são 70 euros.
    Mas como digo, quem faz os preços é quem fornece os serviços.Eu só tenho de decidir.
  15.  # 15

    Para dar um exemplo. Este era um trator que me enchia as medidas em todos os sentidos: Idade, cv, maleabilidade, fiabilidade, localização, etc...
    Custa 10200 euros com uma charrua.

    https://www.olx.pt/d/anuncio/tractor-shibaura-35cv-IDI3yoP.html?reason=extended_search_no_results_distance

    Provavelmente mais caro que novo. De facto, a agricultura está-se a tornar uma atividade apenas ao alcance das elites :P.
    Temos sempre as enxadas que sempre custam 20 eur no leroy merlim 😊
  16.  # 16

    Colocado por: HAL_9000Ahaha, não funciona assim. O rendimento aqui é familiar, não há o meu e o dela. São 5K, são 5K. Pois se fui eu que tanto lutei para impor este sistema de saudável gestão de orçamento familiar, não serei eu que irei agora estar a arranjar artimanhas para o contornar. A única separação na gestão de contas,é que um de nós faz a gestão das poupanças/amortizações e o outro faz a gestão dos gastos mensais, assim assegura-se que ambos os objetivos são cumpridos e não há desvios. Isso que sugere iria originar desvios :).

    Na verdade eu não sei se investir mais que 5K um trator seria um bom investimento, sem antes ver como o rentabilizo (e não falo de rentabilização monetária, mas de tudo: descanso mental ao fds, manutenção do terreno, que culturas consigo fazer, seja como hobbie ou como forma de maior variedade e qualidade na alimentação, etc...).

    Quanto à assistência concordo consigo, o ideal é que fosse próximo de casa. Na verdade não faço ideia que oficinas de tratores há na zona. Mas tendo em conta que os trator da idade destes ford são o meio de transporte diário dos velhotes, imagino que alguma oficina preste assistência. Tenho de perguntar ao vizinho onde é que ele leva o SAME dele, ou ao outro vizinho onde é que ele leva o embro dele que tem aspecto de ser ainda mais antigo que este ford.

    Quando aos concessionários...Eu até tenho um a 2 km de minha casa, mas eu não sei se eles de facto fazem grande revisão. Há uns tempos teve lá um belarus por 3,5K estive tentado a comprar-lho, mas vendia-o no "estado em que está". Suponho que se houvesse revisão o preço fugiria um bocado ao que eu considerava justo. Tb me disseram que belarus e ursus são o terror em termos de peças de substituição, por isso foram duas marcas que coloquei de lado.
    De resto ele tem lá muitos tratores de 15-25 cv, mas nunca lhe perguntei o preço, tb n me custa nada tentar.


    Quis dizer Ebro, certo?

    https://www.olx.pt/d/anuncio/trator-agrcola-ebro-usado-IDHLfJJ.html
  17.  # 17

    Colocado por: taunusQuis dizer Ebro, certo?
    Exato, disse de cabeça a marca que me lembrava de ver na lateral do trator que passa lá sempre. É precisamente um Ebro igual a esse.
    Corrigido*
  18.  # 18

    Colocado por: HAL_9000belarus e ursus são o terror em termos de peças de substituição


    Com sanções económicas à Bielorrússia e Rússia, eu fugia de todas as marcas desses lados, independente da fiabilidade.

    Colocado por: HAL_9000uma viagem de 240 km para cada lado


    é melhor esquecer isso.

    Eu pensava que o tractor estava num raio de 50 Km da zona.

    Seria sempre necessário alguém com carrinha de caixa aberta e possivelmente com carta de pesados. Depois uma carrinha destas com 2T de carga deve mamar bem uns 15-20L aos 100Km, fora o preço das portagens classe 2 ou 3.

    Não compensa ir tão longe buscar um tractor desses..

    Colocado por: HAL_9000Temos sempre as enxadas


    Brincadeiras à parte, conheço quem tenha bons tractores e use moto-enxadas para amanhar o terreno para plantar os legumes.

    E porque não uma moto-enxadas para a horta + tractor sem matricula para a manutenção do resto do terreno? Um tractor com matricula que provavelmente nunca vai sair desse terreno é um "pequeno capricho" não?
  19.  # 19

    Colocado por: NostradamusUm tractor com matricula que provavelmente nunca vai sair desse terreno é um "pequeno capricho" não?
    Pensa-se sempre assim quando se compra um trator sem matricula...até ao dia em que ele precisa de sair do terreno. Seja para ir buscar estrume, seja para carregar lenha, seja para mudar uma pedra, seja para ir por gasóleo, ou ir à oficina.
    O meu avô já teve um desses sem matrícula e jurei para nunca mais. Sempre que entrava com ele na estrada rezava para ninguém me vir bater, ou eu ir bater em alguém. Prefiro ter a consciência tranquila, ou não ter trator nenhum.

    Colocado por: Nostradamusé melhor esquecer isso.

    Eu pensava que o tractor estava num raio de 50 Km da zona.
    Pois... Mas o Nostradamus conhece a zona e portanto sabe que não há muita oferta, e como tal isso reflete-se no preço

    Colocado por: NostradamusSeria sempre necessário alguém com carrinha de caixa aberta e possivelmente com carta de pesados. Depois uma carrinha destas com 2T de carga deve mamar bem uns 15-20L
    por 100 km? Nunca penei que fosse tanto.
    Talvez arranje o transporte por 500 eur, mas de facto tendo em conta o preço do trator, faz repensar as coisas.

    O principal problema aqui é efetivamente um problema de orçamento
  20.  # 20

    Colocado por: HAL_9000Para dar um exemplo. Este era um trator que me enchia as medidas em todos os sentidos: Idade, cv, maleabilidade, fiabilidade, localização, etc...
    Custa 10200 euros com uma charrua.

    https://www.olx.pt/d/anuncio/tractor-shibaura-35cv-IDI3yoP.html?reason=extended_search_no_results_distance

    Provavelmente mais caro que novo. De facto, a agricultura está-se a tornar uma atividade apenas ao alcance das elites :P.
    Temos sempre as enxadas que sempre custam 20 eur no leroy merlim 😊

    Caramba, por mais 600 euros comprava da melhor linha de tratores alguma vez feita!
    https://www.facebook.com/marketplace/item/185559741269569/

    Concordo que 600 a 800 euros por um transporte é roçar o ridículo. O meu veio de Bragança até Santarém por 450 há 2 anos.

    Se não pode mexer no orçamento de forma unilateral, deve usar a outra estratégia que tem resultados brilhantes junto das esposas: a segurança. "tenho este barato mas os travões funcionam mal... precisava mais um pouco para garantir melhor qualidade da travagem..." Por exemplo.

    Agora a sério e sobre segurança, a tomada de força é o ponto mais perigoso do trator. Além dos fatais capotamento, as feridas com o cardan são do mais dramático que há. O velhote disse que no Ford já funcionava com segredo/truque/jeito... Não era eu que engatava uma alfaia na tomada de força sem o trator parado... Sim, eu sei, desligar sempre, regra de ouro, mas quem tem trator que me diga: nunca aconteceu deixar o trator a trabalhar para tirar ou ligar o cardan? :-)
 
0.0347 seg. NEW