Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olha que grande notícia! Fico mesmo contente por si.

    Uns fios e umas lâmpadas até você instala. Interessa é que esteja bom de mecânica, hidráulicos, travões, direção.

    Aqui da minha parte é ajuda no que puder. Olhe, é começar já a pedir o cartão para gasóleo verde. Nunca tinha pensado nisso (achava que não dava para mim), mas graças ao NT e a um excelente contacto dele já tenho o meu bem encaminhado 😉
  2.  # 2

    Colocado por: Casa da HortaInteressa é que esteja bom de mecânica, hidráulicos, travões, direção.
    Obrigado Casa.

    Parece-me que de mecânica está bom, ou pelo menos aceitável (Pelo menos tem bem melhor aspeto que o ford). O gajo vem da garagem estrela e para a garagem estrela vai. Há sempre uns pontos de ferrugem, mas amanha vou olear tudo, e tentar perceber porquê que as luzes do lado esquerdo não acendem. Depois é trocar óleo, e filtros, filtro do gasóleo, óleo de hidraulicos, e andar.

    As luzes de indicação do painel (resistência, bateria, maximos, nivel de combustível, ect) tb estão totalmente queimadas pelo sol, nem consigo perceber se ainda indicam de facto alguma coisa. Mas pronto o trator tem 43 anos, e custou 3K, já sabia que estas coisas de eletrónica estariam datadas.

    Eu já estive a ler sobre isso do cartão, mas n temos de ter terreno agricola com uma dada área para o pedir? Eu apesar de ter os 10000 metros, 9000 estão classificados como urbano.
  3.  # 3

    Tem de falar com a senhora que o NT me indicou, ela sabe responder a tudo e tem respostas que nos agradam. Quando estiver em condições de avançar diga-me em privado.
    Tem de abrir atividade nas finanças, essa é imprescindível. Mas vale o esforço. Pagam-se agora 45 euros mas ficamos com gasóleo 30 cts mais barato. Em 2 depósitos está pago 😉

    Vá vendo pecas usadas para o Fiat. Pelo menos o nível de combustível era importante ter. Claro que pode sempre usar o método do pau comprido!
  4.  # 4

    Colocado por: Casa da HortaTem de abrir atividade nas finanças, essa é imprescindível.
    Já tenho atividade aberta, não tem é nada a ver com agricultura. Mas assim que me chegar o livrete novo, eu depois mando-lhe msg em privado. Obrigado

    É um same, talvez um dia chegue ao fiat que toda a gente diz maravilhas. Mas sim, pretendo aos poucos ir renovando a electrónica se ainda se venderem componentes.

    Muito obrigado por tudo Casa.
  5.  # 5

    Colocado por: HAL_9000Já tenho atividade aberta, não tem é nada a ver com agricultura. Mas assim que me chegar o livrete novo, eu depois mando-lhe msg em privado. Obrigado

    É um same, talvez um dia chegue ao fiat que toda a gente diz maravilhas. Mas sim, pretendo aos poucos ir renovando a electrónica se ainda se venderem componentes.

    Muito obrigado por tudo Casa.


    Nunca se troca um same por um Fiat , o Fiat também dá problemas e também parte , os same são qualquer coisa boa os Fiat também têm qualquer coisa boa , mas também há ruim nas duas marcas , ben Ruim não , problemáticos digamos , tenho um colega meu com um Same 3cy que aquilo teima em trabalhar bem outros já só sobrevivem á ida às oficinas , mas os Fiat , Fiat Newland é de encher tamben as oficinas , a diferença é no preço de novo , a same era mais cara os fiat mais barato , os same mais pequenos os fiat maiores , logo maia fiat e mais se vê ...não é uma questão de qualidade mas sim de abundância !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  6.  # 6

    Colocado por: HAL_9000
    É um same, talvez um dia chegue ao fiat

    Erro meu, desculpe.
    E agora alfaias, vai começar com qual?
  7.  # 7

    Colocado por: Casa da HortaE agora alfaias, vai começar com qual?
    Eu preciso efectivamente de 3: charruas, capinadeira e frese.

    Tenho de ver que despesa pode isto representar para aquele trator.

    A Capinadeira permitia-me manter o terreno limpo, algo que agora me leva 4 dias x 2 ao ano com a roçadora...

    A minha sogra por outro lado, já quer começara a plantar/semear coisas no terreno, pelo que charrua e frese....As charruas pondero comprar usadas, mesmo que sejam de viragem manual. Parece-me uma alfaia simples, sem muito por onde errar

    Mas acho que irei começar pela capinadeira ...
  8.  # 8

    Quando diz charruas está a pensar na charrua (imagem de baixo) ou no escarificador (1ª)?

    Já pensou numa grade de discos? Quase lhe faz o trabalho das 3 alfaias que diz. Nunca deixará a terra como a fresa, mas passando 3, 4 ou 5 vezes já fica bem boa para ser semeada. Também enterra estrume. Ou o escarificador, que faz mais ou menos o mesmo que a grade.

    Eu comprei charrua mas se fosse agora já não sei. Tenho-a lá parada. Nem gosto de remexer tão fundo na terra. Foi útil no inicio para tratar da grama mas agora já não a uso.

    O corta mato é se precisar para espaços mais apertados, porque para tratar de campo aberto a grade, ou o escarificador, é muito mais rápido e mantém a erva cortada mais tempo.
      escarificador.png
      charrua.png
  9.  # 9

    Os meus preços, para referência:

    Charrua usada 14 pol (é como diz, desde que não esteja podre serve): 450 euros
    Escarificador novo: 400 euros
    Corta mato novo: 900
    Fresa J. Guimaraes 140 cm nova: 1300 euros
    Caixa de carga 160 cm nova: 200 e pouco
  10.  # 10

    Estou a pensar charrua mesmo, essa mais velha que aparece na imagem. Eu já estive a apreçar e, tendo em conta a simplicidade da alfaia, achei surpreendentemente caras se novas.
    O escarificador, penso que pode ser dispensável se tiver a frese.

    Já as outras duas já estava à espera que fossem caras. Ainda para mais o gajo que me vendeu o trator disse para comprar uma capinadeira reforçada, e não uma ligeira, caso contrário o trator ia parti-la. Não percebo nada do assunto, mas terei de estudar melhor a questão.
  11.  # 11

    Colocado por: Casa da HortaFresa J. Guimaraes 140 cm nova: 1300 euros
    Penso que o trator tem > 160 cm de largo. A frese deve ter pelo menos essa largura certo?

    Mas tendo em conta o que andei a ver, tem bons preços....

    Vou pedir orçamentos ao senhor que tem lá o comércio de alfaias e tratores perto de minha casa.
  12.  # 12

    Colocado por: HAL_9000Estou a pensar charrua mesmo, essa mais velha que aparece na imagem

    Quer livrar-se das silvas, já percebi... :-)
    Fosse mais perto e emprestava-lhe a minha. Se está decidido sim, é ver de uma usada e pensar sempre na parte do transporte. Uma de 14 ou 16 pol serve para o seu trator.

    Sim, a fresa ideal deve ter o comprimento de corte (parte que fica lavarada) à largura das rodas. O meu tem 190 cm mas uma dessa medida já era demais para ele. Com a de 160 (de corte) safo-me bem.

    Nas alfaias o reforçado é sempre melhor. Na capinadeira é importante também pela segurança. É uma alfaia perigosa.
    A fresa, costuma haver 3 tipos (ligeira, media e reforçada). A média é perfeita para si.

    Vamos falando, mas cuidado também com a charrua. Faz uma vala de 50 ou 60 cm que coloca o trator bastante inclinado. E 160 cm de largura não é do mais estável que há. Muito cuidado mas sem receios...

    edit: quando andei a ver de fresas havia usadas Joper com boa cara a 1100/1200 euros. Preferi nova e não me arrependo. É o meu braço direito para a horta. Se estiver a pensar em batatas em quantidade (assim tipo 25 kg de semente) pode tentar que venham com abre regos.
  13.  # 13

    Colocado por: HAL_9000Mas tendo em conta o que andei a ver, tem bons preços....

    Já são de 2021, faz diferença.
    Lembrei-me de outra coisa: cardan. Se comprar fresa e capinadeira usadas pode acontecer o cardan não servir para o seu trator. Nesse caso são 100 euros a mais. E se comprar novo tem de ser cortado à medida e convém que sej apor alguém experiente. Foi uma das vantagens de comprar novo: entregaram, montaram e experimentaram. Cardan de fusível de preferência, para tratores brutos como o seu é recomendável.

    Coisas que me vou lembrando de alertar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  14.  # 14

    Colocado por: Casa da HortaLembrei-me de outra coisa: cardan. Se comprar fresa e capinadeira usadas pode acontecer o cardan não servir para o seu trator. Nesse caso são 100 euros a mais. E se comprar novo tem de ser cortado à medida e convém que sej apor alguém experiente. Foi uma das vantagens de comprar novo: entregaram, montaram e experimentaram. Cardan de fusível de preferência, para tratores brutos como o seu é recomendável.
    Obrigado, olhe aqui está uma coisa que não fazia ideia.



    Colocado por: Casa da HortaQuer livrar-se das silvas, já percebi... :-)
    Pode crer, quero arrancar aquelas raízes todas e pô-las num monte a arder.
  15.  # 15

    Colocado por: HAL_9000Pode crer, quero arrancar aquelas raízes todas e pô-las num monte a arder.

    Detesto seu eu a dizer tudo mas a verdade é que já passei pelos mesmos pensamentos... É que a charrua arranca mas depois manda outra terra para cima. Algumas ficarão com raízes ao sol e acabam por morrer, mas as que ficarem só enterradas...

    A mim foi o meu pai que me alertou quando comprei a charrua para arrancar a grama (tenho-lhe a mesma raiva que o Hal à silvas). Dizia ele que ia precisar depois do escarificador para juntar a grama nos tais fardos com que sonhamos! Acabou por me convencer e acabei por lhe dar razão. Hoje uso mais o escarificador que a charrua. Muito mais.
  16.  # 16

    Colocado por: Casa da HortaHoje uso mais o escarificador que a charrua.
    Nunca vi um escarificador a ser usado. Mas dada a natureza compactada da terra, sem antes a lavrar, arrisco-me a dizer que o escarificador (ou a frese diga-se de passagem) nem sequer entram nela.

    Mas com o tempo vou aprendendo a trabalhar aquela terra. Agradeço desde já os ensinamentos que transmite.
    •  
      NTORION
    • 11 dezembro 2023 editado

     # 17

    Colocado por: HAL_9000Penso que o trator tem > 160 cm de largo. A frese deve ter pelo menos essa largura certo?

    Convém, e se há árvores convém que tb dê para descentrar para conseguir chegar lá debaixo.

    Acho q a charrua dá mais jeito para o tipo de terra do Hal que do CdH, tem 2 vantagens enterrar a erva de modo q esta demora muito mais a nascer (como se fosse 1 herbicida), até PQ nessa profundidade as sementes já n germinam e soltar a terra, uma frese faz 15/20cm, numa terra de areia é igual PQ as plantas/raizes conseguem ir fundo na mesma, já em barro é para esquecer, sempre q lavro tenho melhor resultados, além de nascer muito menos erva.



    Colocado por: HAL_9000Mas dada a natureza compactada da terra, sem antes a lavrar, arrisco-me a dizer que o escarificador (ou a frese diga-se de passagem) nem sequer entram nela.

    Entram, mas é preferível estar húmida, aliás, fresar nesse tipo de solo se a terra estiver seca e compacta é uma asneira pq vão ficar só calhaus... Com a experiência e conhecimento do terreno é q se vai percebendo a melhor forma de a trabalhar.

    Já agora, vocês n sei, mas a capinadeira gosto muito de trabalhar com ela em marcha atrás, pelo que ser reforçada deve ser essencial.

    Agora a comprar só uma alfaia, ia para a frese. Para começar.
  17.  # 18

    Colocado por: NTORIONAcho q a charrua dá mais jeito para o tipo de terra do Hal que do CdH,
    Por acaso após ter falado com o CdH fiquei a pensar no assunto, e ao jantar referi isso mesmo à esposa. As tantas a primeira alfaia que vou comprar é a charrua + caixa para transportar coisas.
    - É muito mais baratas
    - Na zona lavrada em princípio já não crescerá mato com a mesma intensidade

    Factores negativos:
    -Vou ter de limpar o mato mais um ano com a roçadora.
    - Após lavrar a terra não sei como alisar sem grade ou frese.

    Vou pensar nos próximos meses, mas efectivamente a frese e a capinadeira representam investimentos mais avultados que carecem de mais estudo...

    Colocado por: NTORIONJá agora, vocês n sei, mas a capinadeira gosto muito de trabalhar com ela em marcha atrás,
    Eu nunca trabalhei com capinadeira (nem com alfaia nenhuma em abono da verdade) mas o senhor que me vendeu o trator referiu isso, trabalhar com ela de marcha atrás e com a traseira paralela à casa, nunca perpendicular
  18.  # 19

    Colocado por: HAL_9000Factores negativos:
    -Vou ter de limpar o mato mais um ano com a roçadora.
    - Após lavrar a terra não sei como alisar sem grade ou frese

    Pois, isso é complicado, é que nesse caso não vão ser calhaus, mas sim autenticas rochas, convém pensar nisso pq depois não dá para andar de roçadora naquilo.





    Colocado por: NTORIONAgora a comprar só uma alfaia, ia para a frese. Para começar.
  19.  # 20

    Qual é a opinião/sugestão do seu pai para alfaias? Ele conhece o terreno e tem experiência...

    Nós podemos opinar e transmitir informação com base na nossa experiência e tipo de terra, mas sem saber como são os 10 mil m2 do Hal é mais complicado ter certezas. Vamos imaginar que tem 9 mil m2 totalmente livres de obstáculos (poço, árvores) e a criar silvas e outro mato... aí não há duvida que seria uma charrua. Depois pode disfarçar o último sulco com a caixa de marcha-atrás (a fazer de pá).

    Eu, apenas pelo que o Hal conta, começava com o escarificador. Mas está tão decidido a ter uma charrua que, pelo preço, não vale a pena estar a convencer do contrário! :-)
    A caixa é barata e dá sempre jeito. Único defeito: para mim, é a alfaia mais difícil de engatar! Digna de 2 ou 3 carvalhadas quando a coisa está mesmo a correr mal! :-)
 
0.0437 seg. NEW