Colocado por: pcspinheiroNão é manutenção, são reparações caras...
Colocado por: pcspinheiroAproximadamente 600 Km num fim de semana que já de si é desgastante... 250 km Coimbra-chaves (feitos sexta ao fim a tarde ou sábado de manhã) + 120-150 Km Chaves-Braga no sábado à tarde ou Domingo de manhã (dependendo de usar AE ou nacional, esta última bem mais agradável) + 200 Km Braga-Coimbra no domingo à tarde.
Com a Skoda conseguiria fazer isto 2x sem abastecer e é obviamente um carro enorme e super confortável onde posso levar "a casa às costas". Mas começo a sentir-lhe "coisinhas" que vão dar chatices caras no futuro, é quase certo. Tipo um trepidar ao arrancar que se vai tornado mais frequente (= embraiagem nova em breve, apesar de ter apenas 80.000 km e ser conduzida com cuidado e maioritariamente fora de cidade).
O ideal era mesmo um segundo EV, em adição ao Leaf. Aliás, já aqui referi algures que queria desafiar a esposa a irmos de Leaf para um dos fins de semana em família e ver como corre. Há postos de carga rápida pelo caminho, e também em Chaves (Lidl, logo ao lado dos meus sogros), mas não perto da minha mãe, o que obrigaria a mais uma paragem logo ao sair de Braga, antes de seguir de novo para Coimbra. E também não sei o quanto é que essas cargas rápidas vão contribuir para o desgaste das baterias, se bem que seriam umas 3 cargas por mês.
Colocado por: pcspinheiroTem razão que não faz sentido trocar de carro por uma reparação. Aliás, financeiramente, trocar de carro sem que o anterior esteja morto raramente faz sentido, porque compensar o valor do novo pelo seus mais baixos consumos, ou isenção de IUC, ou o que quer que seja, é ilusão. Mas se me arranjar quem repare isto tudo por 1500€ fico bem agradecido (sem ironia)!
Pelo que percebo, tirar a caixa para trocar a embraiagem implica desmontar o sub-chassis, não é qualquer um que o faz e deixa alinhado ao montar. No concessionário, onde isso seria em principio feito correctamente, são mais de 2000€ só em peças. A fuga de óleo no vedante da cambota implica desmontar a distribuição, só em mão de obra :-(
Os problemas de tremer em velocidades acima dos 140 km/h, posso começar por equilibrar de novo as rodas (mais uma vez), depois assumir que as jantes não ficaram bem reparadas e meter novas (vá, 600€ por baixo), mas podem ser (também) pneus, uns 600€ também. Os eventuais problemas de discos ao travar posso resolver eu com 100€, ou até que sejam rolamentos também resolvo sozinho. Mas pronto, como vê vai somando.
Claro que mesmo que conseguisse uma boa retoma por este e ainda tivesse que pagar uns 11-12k extra por um PHEV dificilmente ia ver esta diferença de volta só nas poupanças em combustível, pois continua a pagar IUC e a ter que fazer revisões etc. Já por EV não sei, tudo dependeria do valor de compra, mas não daria para um com boa autonomia que fosse novo.
Numa situação em que não precisasse de fazer viagens regulares de 600 km ao Norte e apenas precisasse de um carro grande para aquela viagem de verão, até alugava um carro e aguentava com o Opel no dia-a-dia. Não tenho vergonha de andar com um carro velho :-)
Colocado por: smart
Hum
Esse trepidar no arranque, habitualmente é o volante do motor. Claramente defeito de fabrico. Trocar de embraiagem com 80 mil kms nao faz sentido apresentar tal desgaste, mas represente trocar o conjunto completo (volante motor mais embraiagem)..sob pena de ficar igual.
Está fora da garantia? Certo?
Existem motores desses com 500 mil sempre a rolar..
Colocado por: smart
Hum
Esse trepidar no arranque, habitualmente é o volante do motor. Claramente defeito de fabrico. Trocar de embraiagem com 80 mil kms nao faz sentido apresentar tal desgaste, mas represente trocar o conjunto completo (volante motor mais embraiagem)..sob pena de ficar igual.
Está fora da garantia? Certo?
Existem motores desses com 500 mil sempre a rolar..
Colocado por: smart
Hum
Kit de embraiagem com volante motor, novos, das marcas Sachs, luk ou Valeo por 600 oiros, é mandar vir pelo auto peças 24 e bota um mecânico de confiança a montar e da lhe 100 paus .
Colocado por: dom123Só faz reparações dessas na marca quem não sabe o que fazer ao dinheiro.
Eu continuo a dizer que não deve ser tão grave como diz, o meu Audi A4 tinha esses sintomas todos e eram os apoios do motor partidos, devido a umas lombas muito altas.
Coloque o carro num elevador e com o elevador de motores já dá para ver o estado dos apoios
Colocado por: pcspinheiroSe tivesse um elevador facilmente desmontava a forra inferior e verificava o estado dos apoios,
Colocado por: SirruperTrata demasiado bem o carro. Dê-lhe coça. Menos mimo.
Colocado por: smartda lhe 100 paus .
Colocado por: JotaP
Boa piada.
Colocado por: pcspinheiroSó para terminar o off-topic, acho que alguns amigos não tem a noção do que é trocar o volante do motor e embraiagem
Colocado por: pcspinheiroacho que alguns amigos não tem a noção do que é trocar o volante do motor e embraiagem.