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  1.  # 1

    Colocado por: Vítor MagalhãesÉ só santos neste fórum, à falta de melhor argumentos vão criticar por alguém deixar um cabo a atravessar um passeio paraum desenrasque. Não os queria como vizinhos certamente.


    Você também estaciona em segunda fila com os 4 piscas não estaciona?
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  2.  # 2

    Colocado por: ricardoantunes

    Você também estaciona em segunda fila com os 4 piscas não estaciona?

    Estacionar não o faço, mas se tiver de parar, pode ter a certeza que o faço. Mas o que quer dizer com isso? Porquê esse paralelismo? Se quer ir por aí, também nunca anda a mais de 50 dentro das localidades?
  3.  # 3

    Parar, a não ser que esteja sinalizado em contrario, não é ilegal.
    Tento sempre cumprir os limites sim. Se algum vez não o fiz, não foi intencional. Acredite que NUNCA carreguei o carro passando um cabo por uma janela. Já o podia ter feito, mas preferi fazer 10km e ir carrega-lo num posto publico.

    São maneiras de ser na vida.

    O xico espertismo português está bem vincado na sociedade.
  4.  # 4

    É a sua opinião.

  5.  # 5

    Colocado por: Vítor MagalhãesÉ a sua opinião.



    Claro que é a minha opinião. E aparentemente, eu é que estou errado. Típico.
  6.  # 6

    Colocado por: ricardoantunes

    Claro que é a minha opinião. E aparentemente, eu é que estou errado. Típico.

    Eu em momento algum disse isso, o que eu disse, e repito, é que "É só santos neste fórum".
    Não se chateie por causa disso, eu já admiti que não sou santo e não pretendo fazer disso uma missiva.
  7.  # 7

    Ando de olho nesta mini scooter: Super Soco **** Mini

    A ideia é abandonar a minha trotineta que está a dar problemas de motor, optando por uma mini scooter para um percurso diário de quase 4 km (ida e volta do trabalho).

    O orçamento é até 1.500€ ou menos de 2.000€.

    Alguém conhece mais modelos baratos?

    A Xiaomi também tem a CUX, bem mais gira mas pela diferença de preço/especificações acho que não vale a pena.
  8.  # 8

    Eu comecei com as mini scooters da Gingabike, com uma Vortex RS. Hoje tem outros modelos a substituir, penso que alguns mais em conta.
  9.  # 9

    Quanto ao cabo na rua e pqralelosmos com código da estrada, aposto que todos encontram a lei que pune o estacionamento em segunda fila...já o cabo na rua é só legislação de fórum.
    • smart
    • 7 outubro 2022 editado

     # 10

    Hum.
    Pode não ser só a legislação no fórum.
    Acho que para cada situação devera ser aplicado bom senso.
    Mas nas perspectivas de cada envolvido.
    Olhando assim de repente para a imagem questiono?
    O veículo está a carregar em casa ou num espaço privado?
    Claramente que não, a operação está a decorrer na via pública.
    Se atendermos ao regime jurídico da mobilidade eléctrica, dispõe que os carregamentos na via pública são efectuadod em postos ou estações de carregamento, que obedecem a requisitos vários para o licenciamento e funcionamento, na perseguição da segurança da operação.
    Os valores das infrações estão á vista.
    Se moda pega, ainda atravesso um cabo de minha casa até Aveiro para ter a certeza que não fico sem energia ou disponho uma baixada pela via pública a partir da minha outra casa.
    Qd a operação não resulta em sinistro e não há reclamações, corre tudo bem.
    Qd corre mal, e resulta por exemplo em incêndio ou descarga, eventualmente originado por curto circuito, que pode ocorrer por sabotagem, aquecimento, isolamento deficiente ou até laceração do cabo por colisão ou mordedura de animal, será dizer que pode ser uma das cláusulas de exclusão de responsabilidade da seguradora, lembrando se os elementos que rodeiam o local, como imóveis, veículos e circulação de pessoas.
    Não faço juízos de interesse á situação particular mas tão só o relembrar de algumas vicissitudes relacionadas com a operação
    E vocês sentiam se seguros com um cabo eléctrico para a via pública a passar junto da janela, conforme as circunstâncias da imagem? Pois..
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  10.  # 11

    Colocado por: JotaPQuanto ao cabo na rua e pqralelosmos com código da estrada, aposto que todos encontram a lei que pune o estacionamento em segunda fila...já o cabo na rua é só legislação de fórum.


    Desculpe lá mas o senhor é teimoso. Quer um decreto lei sobre o cabo na rua especificamente para veículos elétricos, o que existe é sobre cabos elétricos em geral.

    Se é proibido ter cabos elétricos a passar na rua de uma casa para outra logo para carregar um automóvel também é.
    Também se pensar um pouco vai ver que logicamente é algo grave andar a passar um cabo com corrente elétrica pelo chão, já que está sujeito a ser danificado. Pensem um bocadinho e pensem nos outros....

    Pesquise sobre carregamentos de veículos elétricos e vai ver várias páginas a dizer que é ilegal ter cabos elétricos a passar pelo passeio. Sinceramente acho que basta ter um bocado de senso comum para ver logo que é algo perigoso!
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  11.  # 12

    Colocado por: jo.san

    Desculpe lá mas o senhor é teimoso. Quer um decreto lei sobre o cabo na rua especificamente para veículos elétricos, o que existe é sobre cabos elétricos em geral.

    Se é proibido ter cabos elétricos a passar na rua de uma casa para outra logo para carregar um automóvel também é.
    Também se pensar um pouco vai ver que logicamente é algo grave andar a passar um cabo com corrente elétrica pelo chão, já que está sujeito a ser danificado. Pensem um bocadinho e pensem nos outros....

    Pesquise sobre carregamentos de veículos elétricos e vai ver várias páginas a dizer que é ilegal ter cabos elétricos a passar pelo passeio. Sinceramente acho que basta ter um bocado de senso comum para ver logo que é algo perigoso!


    Não sou teimoso. Gosto é de estar informado e os foruns servem para muita gente se sentir esclarecida...o minimo que podemos fazer é falar do que sabemos ou perguntar o que não sabemos.

    A sua analogia é interessante, mas o Direito não funciona assim.

    PS: Não estou em ponto algum a concordar com a solução de carregamento em causa, mas não conheço lei que o proiba, sendo que talvez quem mais se aproximou foi quem referiu a legislação sobre os carregadores públicos.
  12.  # 13

    Pode não haver lei específica para cabos de Evs mas há certamente para a colocação de obstáculos em passeios que dificultem a circulação ou coloquem em risco os peões. Não querendo tomar lados, aqui a questão é que está tudo bem até deixar de estar, quando alguém tropeçar e se magoar.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  13.  # 14

    assim à primeira vista:
    -se andam pelo ar devem ter que responder às exigências das travessias aéreas
    -estando numa travessia publica devem ter que estar mecanicamente protegidos ou pelo menos sinalizados
    -o isolamento do cabo também deve ser mais resistente
    -as fichas tem que ter IP adequado
    -instalação obrigatoriamente protegido por diferencial de 30mA

    querendo ser mais especifico contacte a DGEG
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  14.  # 15

    Colocado por: pcspinheiroPode não haver lei específica para cabos de Evs mas há certamente para a colocação de obstáculos em passeios que dificultem a circulação ou coloquem em risco os peões. Não querendo tomar lados, aqui a questão é que está tudo bem até deixar de estar, quando alguém tropeçar e se magoar.
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio


    Eu concordo que está mal e que "deve" existir legislação que se ajuste...mas até ver para a aplicar é preciso que alguém a encontre.

    De qualquer forma a existência de um incidente não precisa de legislação em concreto, em termos civeis então, basta provar que o cabo, a corda, o detergente, o obstáculo não pertence ali e que causou o incidente, para que o seu causador o lá tenha colocado, seja responsabilizado.

    Para mim o simples esticar do cabo está no vazio legal, até que me mostrem lei contrária - sempre existiu mesmo antes dos EV´s, no caso das autocaravanas, de uma puxada momentanea para resolver uma qualquer avaria, etc
    Concordam com este comentário: RCF
  15.  # 16

    Colocado por: JotaP

    Eu concordo que está mal e que "deve" existir legislação que se ajuste...mas até ver para a aplicar é preciso que alguém a encontre.
    (...)

    Não,não é preciso ninguém encontrar nada.

    Basta que alguém se alieje, e faça uma queixa. Depois o tribunal considera-o culpado, e está feita a jurisprudência. É por isso que os tribunais são também "Fontes de Direito", tal como o Governo ou a Assembleia da República.
    • smart
    • 8 outubro 2022 editado

     # 17

    Hum
    Nem puxadas para autocaravanas são admissíveis.
    Uma puxada de carga, consubstancia uma reparação.
    E as reparações na via pública, são nas oficinas.
    Logo se não esta licenciado para essa actividade naquele local, não pode.
    Avariou.
    Chame se o reboque.
    Mais simples, que é lavar um carro na via pública, também não é permitido.
    Confunde se o costume e a inacao das autoridades com a permissão para a realização do evento.
    Não considero que concordo, mas tão do o enquadramento.
    • smart
    • 8 outubro 2022 editado

     # 18

    Hum
    Mas a questão, além de eventual infração aos normativos, sancionada com contra ordenação e de se o enquadrar em matéria cível por razões de protesto indenizatório, também poderá revestir procedimento criminal, caso de facto seja como se afirma, que os carregamentos de Veículos elétricos na via pública, terão de ser feitos apenas em estações e postos de carregamento autorizados.
    Assim sendo, no caso de alguém tropeçar r bater com a cabeça no solo e falecer, o autor poderá incorrer em homicídio por negligência.
    Se se afigurar, que fora advertido para o risco e enquadramento legal e que mesmo assim se conformou com o risco fatal decorrente da sua ação, até poderá agravar o enquadramento, face á conduta dolosa que se afigura.
    É apenas opinião pesdoal, que pode estar errada. Não sou jurista nem advogado, nem pretendo proporcionar aconselhamento jurídico, mas tão só alertar para os consequências e potencialidades jurídicas em causa .
    Concordam com este comentário: RCF
    • RCF
    • 8 outubro 2022

     # 19

    Colocado por: jorgemlflorencio
    Não,não é preciso ninguém encontrar nada.

    Basta que alguém se alieje, e faça uma queixa. Depois o tribunal considera-o culpado, e está feita a jurisprudência. É por isso que os tribunais são também "Fontes de Direito", tal como o Governo ou a Assembleia da República.

    Vivemos, felizmente, num estado de direito democrático.
    Um dos princípios fundamentais da nossa Lei penal é "Nullum crimen nulla poena sine lege stricta", isto é, não há crime, nem há pena (condenação) sem Lei, e sem Lei prévia à prática do ato.
    Os Tribunais aplicam a Lei. Não inventam Leis e todas as decisões que tomam têm de ser fundamentadas na Lei. Quando condenam uma pessoa, têm de identificar o preceito legal, específico, que a pessoa infringiu.
    Jurisprudência é outra coisa. Jurisprudência é o entendimento predominante sobre um qualquer preceito legal.
  16.  # 20

    Colocado por: RCF
    Vivemos, felizmente, num estado de direito democrático.
    Um dos princípios fundamentais da nossa Lei penal é "Nullum crimen nulla poena sine lege stricta", isto é, não há crime, nem há pena (condenação) sem Lei, e sem Lei prévia à prática do ato.
    Os Tribunais aplicam a Lei. Não inventam Leis e todas as decisões que tomam têm de ser fundamentadas na Lei. Quando condenam uma pessoa, têm de identificar o preceito legal, específico, que a pessoa infringiu.
    Jurisprudência é outra coisa. Jurisprudência é o entendimento predominante sobre um qualquer preceito legal.

    Vivermos num estado de direito democrático não sei se é relevante para o caso.

    Mas tem razão. O termo não é jurisprudência. É equidade: "juízo de ponderação e resolução de um conflito, proferido por um tribunal, segundo um sentido de justiça e experiência aplicados ao caso concreto, sem recurso a lei".

    De qualquer forma tudo isto pouco interessa. O que interessa é que foi apontado um caso de actuação errada e irresponsável, e que há quem defenda essa mesma actuação...
 
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