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  1.  # 241

    Eu também concordo que o elétrico é o futuro. Aliás já tenho um hibrido há mais de 4 anos e foi uma excelente opção. É pena que só as empresas possam comprar elétricos e plug-ins a preços razoáveis. Para os particulares o saque fiscal não promove nada essas tretas ambientais a não ser para criar novas taxas ou taxinhas.
  2.  # 242

    Eu não sei se o futuro será electrico, não será concerteza a combustíveis fosseis, mas poderá passar por células de hidrogénio ou combustíveis sintéticos, contudo os eléctricos neste momento levam vantagem.
    • eu
    • 30 outubro 2017

     # 243

    Colocado por: CarvaiPara os particulares o saque fiscal não promove nada essas tretas ambientais a não ser para criar novas taxas ou taxinhas.


    O Estado não cobra ISV nem IUC nos elétricos e ainda contribui com um subsídio na compra...
  3.  # 244

    Ainda relativo ao estudo que deu origem a esse "artigo" da Motor24:
    https://cleantechnica.com/2017/06/22/swedish-ev-battery-study-sucks/

    Em relação ao hidrogénio, esqueçam. Pode ser alternativa para transportes de longo curso ou até embarcações mas, para particulares, nem é bom pensar nisso. Cito aqui uma coisa que li noutras paragens, de alguém que percebe bem mais disto que eu:
    Mas como o hidrogénio não existe isolado na natureza é preciso produzi-lo. A maneira mais económica de o fazer é através de gás natural e isso, claro, tem emissões. Se for por eletrólise é gasto sensivelmente o dobro da energia que aquela que é armazenada no H2 (tanto na produção do H2 como na sua compressão para volumes aceitáveis num carro), e se essa eletricidade vier da rede terá naturalmente o dobro das emissões que se a eletricidade for usada em baterias (isto sem contar que as células de combustível são menos eficientes que as baterias a guardar energia).
  4.  # 245

    Colocado por: Bruno.Alvespercebo porque é que se desejam tanto carros com 400km de autonomia quando o país é tão pequeno


    o problema não é a autonomia é a seca que um gajo leva enquanto aquilo carrega
  5.  # 246

    Eu aí só consigo dar a minha experiência e minha opinião.

    Eu gasto ZERO minutos a carregar no dia a dia. Chego a casa, ligo à tomada e de manhã está carregado. O mesmo trabalho que o telemóvel. Cargas rápidas é em viagem. Reservo portanto algum buffer de espera para os carregamentos fora de casa :-P

    Viagens grandes faço pontualmente. Essas divido em grupos de frequência, paragens e relação com o fumarento que tinha.
    Viagens que me obriguem a parar uma vez não são um problema. Xixi, café, 2 scrolls no FB e está feito. Vou à zona do Porto mais ou menos a cada 2 meses (+-130km para cada lado), não chateia nada, normalmente até nem tenho de parar na viagem porque carrego por lá. Se for a Lisboa tenho de parar 1x para carregar, já parava no fumarento também.

    Se tiver de parar 2x, também não é muito grave, até porque são muito menos frequentes. Se parar 2x quer dizer que estou a fazer mais de 450km e normalmente já parava as mesmas 2x de fumarento. A segunda paragem já é um bocado aborrecida mas, como é pouco frequente, aguenta-se sem grande stress.

    Se tiver de parar 3x, quer dizer que estou a percorrer 600km. Ou seja é a viagem ao Algarve, que normalmente não acontece mais de uma vez por ano (alguns anos nem nenhuma).

    Quero dizer com isto que, no meu caso (e acredito que a larga maioria das pessoas) façam menos de 2 viagens por mês que obrigue a carregar em PCR.
    Neste contexto e, se assumirmos que as baterias custam coisa de 200€/kWh, porque é que hei-de pagar por 80 ou 100kWh para usar tão poucas vezes? Os meus 28kWh chegam e sobram.
    Ah e não te esqueças que depois, para carregar baterias gigantes, demoras um horror de tempo. Parar 2x por 30 minutos não é muito diferente de parar 1x por 1h pois não? :-P
    Concordam com este comentário: mafgod
  6.  # 247

    Ainda em relação a esse "artigo" da Motor24:
    https://www.world-shopper.com/news/ve-a-prova-cientifica-que-faltava
    https://www.transportenvironment.org/sites/te/files/publications/TE%20-%20draft%20report%20v04.pdf

    De onde se pode ler:
    This part can be concluded as follows:
    1.
    BEVs have significant lower impact on climate change and urban air quality, compared to conventional vehicles.
    2.
    The single most important opportunity to improve the BEV’s impact lies in the supply mix of the electricity. Ensuring the usage of more renewable energy will drastically reduce the impact of the BEV
  7.  # 248

    Colocado por: Bruno.AlvesAinda relativo ao estudo que deu origem a esse "artigo" da Motor24:
    https://cleantechnica.com/2017/06/22/swedish-ev-battery-study-sucks/

    Em relação ao hidrogénio, esqueçam. Pode ser alternativa para transportes de longo curso ou até embarcações mas, para particulares, nem é bom pensar nisso. Cito aqui uma coisa que li noutras paragens, de alguém que percebe bem mais disto que eu:


    Ainda ha dias li um artigo de um sistema que permite produzir hidrogenio a partir de agua do Mar ...

    O problema da electricidade alem da autonomia vai ser os abastecimentos vai ser necessário um investimento brutal em postos de abastecimento, principalmente nas grandes cidade, onde as pessoas não tem garagem e tem de deixar o carro durante a noite a carregar o que vai roubar espaço para a circulaçºao dos peões, e obrigar a uma necessidade de reforço brutal dos postos de transformaçao existentes , hj em dia é tudo muito bonito porque existem meia duzia de carros electricos, alem de que ja vejo "bulha" por lugares para carregar o carro e que só vai ter tendendia a aumentar.


    Agora quem carrega em casa não tem esses problemas , quem faz viagens de 10km por dia tb nao tem esse problema

    mas as Autoestradas andam cheias e de Lisboa ao Porto são 300km para ja é necessario recarregar.
  8.  # 249

    Sou possuidor de um Leaf com mais de 5 anos, mais de 110.000kms, com uma autonomia na casa dos 90/100km (~13kWh/100km).

    A única grande desvantagem para mim é, ir ao shopping com a famelga e colocar o carro a carregar. ;-)
    Antes, ia ao shopping e era passar o menos tempo possivel lá, agora, elas agradecem porque eu, até nem apresso as compras :-)
    Ironias à parte, no meu caso em concreto, ir a um sitio, consumir/fazer compras e colocar o carro a carregar é muito mais agradável do que ir ao mesmo sitio de CI.
    É psicológico é certo, mas acontece.
    Para o shopping, cada hora que lá estou a carregar, usufruo de ~3,6kW (<1€), os meus gastos lá são bem superiores...

    Bulha para carregar, acontece sim (não tenho conhecimento de nada grave, mas é como tudo, também há quem vá abastecer de combustivel e deixe o carro no posto enquanto vai pagar impossibilitando que o próximo encha o depósito), nos postos de carga rápida principalmente porque são de borla (infelizmente aínda!) e o pessoal da Uber Green usa esses postos como se fossem deles.
    Contudo, há um limite acordado de que não se deve usar mais do que 30min seguidos (há posto que limitam o tempo).
    De resto é pacífico para mim e para muitos outros.
    Quando saio tento ir aos centros comerciais onde possibilitam o carregamento (que por acaso até são os mesmos onde já ia) e sempre que possivel carrego e isto porque ainda é de borla... se der optimo, se não der carrego em casa.
    De resto, é carregar em casa a um ritmo de 25km por hora de carga.
    Mantive a mesma potência contratual (5,75KVa) e, como carrego à noite a maioria das vezes, não me limita em nada (ao mesmo tempo, tenho a máquina de lavar loiça).

    A meu ver, o motor de combustão, nos dias de hoje, não faz sentido.
    Um motor elétrico tem, a meu ver, muitas mais vantagens que um de CI.
    Ambientais, económicas e gozo de conduzir.
    Sendo motor elétrico, se este é alimentado exclusivamente por bateria, se é por hidrogénio, ou mesmo sendo hibrido/extensor de autonomia (onde o CI é um gerador e não motor) para mim é o que faz sentido.

    A dimensão das baterias é como a potência/cilindrada dos CIs..... há uns que acham que 110cv num motor de 1.5TDi é mais que suficiente para fazerem 30.000km por ano e outros que não querem menos que um de 3000cm3 com 270cv para estar parado na garagem a maior parte do tempo.
    Haja carteira, gostos e alternativas!

    Certo que o não poder carregar em casa é limitativo.
    Mas quem tem um CI também não o carrega em casa.
    Com autonomias na casa dos 300kms, basta uma ou duas cargas por semana.
    Nos postos de carga rápida estaremos a falar em algo como 30 a 40mins.
    Havendo postos espalhados (e a funcionar) e as empresas a disponibilizarem tomadas (com ou sem custo) para os seus empregados, cada vez esta limitação deixa de ser uma verdadeira limitação.
  9.  # 250

    Colocado por: mafgodSou possuidor de um Leaf com mais de 5 anos, mais de 110.000kms, com uma autonomia na casa dos 90/100km (~13kWh/100km).

    A únicagrandedesvantagem para mim é, ir ao shopping com a famelga e colocar o carro a carregar. ;-)
    Antes, ia ao shopping e era passar o menos tempo possivel lá, agora, elas agradecem porque eu, até nem apresso as compras :-)
    Ironias à parte, no meu caso em concreto, ir a um sitio, consumir/fazer compras e colocar o carro a carregar é muito mais agradável do que ir ao mesmo sitio de CI.
    É psicológico é certo, mas acontece.
    Para o shopping, cada hora que lá estou a carregar, usufruo de ~3,6kW (<1€), os meus gastos lá são bem superiores...

    Bulhapara carregar, acontece sim (não tenho conhecimento de nada grave, mas é como tudo, também há quem vá abastecer de combustivel e deixe o carro no posto enquanto vai pagar impossibilitando que o próximo encha o depósito), nos postos de carga rápida principalmente porque são de borla (infelizmente aínda!) e o pessoal da Uber Green usa esses postos como se fossem deles.
    Contudo, há um limite acordado de que não se deve usar mais do que 30min seguidos (há posto que limitam o tempo).
    De resto é pacífico para mim e para muitos outros.
    Quando saio tento ir aos centros comerciais onde possibilitam o carregamento (que por acaso até são os mesmos onde já ia) e sempre que possivel carrego e isto porque ainda é de borla... se der optimo, se não der carrego em casa.
    De resto, é carregar em casa a um ritmo de 25km por hora de carga.
    Mantive a mesma potência contratual (5,75KVa) e, como carrego à noite a maioria das vezes, não me limita em nada (ao mesmo tempo, tenho a máquina de lavar loiça).

    A meu ver, o motor de combustão, nos dias de hoje, não faz sentido.
    Um motor elétrico tem, a meu ver, muitas mais vantagens que um de CI.
    Ambientais, económicas e gozo de conduzir.
    Sendo motor elétrico, se este é alimentado exclusivamente por bateria, se é por hidrogénio, ou mesmo sendo hibrido/extensor de autonomia (onde o CI é um gerador e não motor) para mim é o que faz sentido.

    A dimensão das baterias é como a potência/cilindrada dos CIs..... há uns que acham que 110cv num motor de 1.5TDi é mais que suficiente para fazerem 30.000km por ano e outros que não querem menos que um de 3000cm3 com 270cv para estar parado na garagem a maior parte do tempo.
    Haja carteira, gostos e alternativas!

    Certo que o não poder carregar em casa é limitativo.
    Mas quem tem um CI também não o carrega em casa.
    Com autonomias na casa dos 300kms, basta uma ou duas cargas por semana.
    Nos postos de carga rápida estaremos a falar em algo como 30 a 40mins.
    Havendo postos espalhados (e a funcionar) e as empresas a disponibilizarem tomadas (com ou sem custo) para os seus empregados, cada vez esta limitação deixa de ser uma verdadeira limitação.


    Com essa autonomia de 300km eu teria de carregar no minino 6 vezes por semana ..... iria ocupar uma boa parte de tempo nos postos ....

    Para atestar o deposito de combustivel demoro no maximo dos maximos 5 mn. com outros custos e claro
    • marvi
    • 31 outubro 2017 editado

     # 251

    Colocado por: Bruno.AlvesChego a casa, ligo à tomada e de manhã está carregado.


    o pior é se se esquece de o por a carregar

    Colocado por: mafgodCom autonomias na casa dos 300kms,


    a 90km/h experimente a andar meia hora a 180 vai ver a autonomia que isso tem
    Concordam com este comentário: two-rok
  10.  # 252

    Colocado por: marvi

    o pior é se se esquece de o por a carregar



    E se se esquecer de jantar? Também é uma chatice...
  11.  # 253

    Respeito a opinião de todos, mas na minha opinião um VE com as características actuais (autonomia) faz sentido para quem vive em centros urbanos e usa como transporte diário para ir para o trabalho, compras, etc...
    Nestas condições não consigo imaginar que gozo de conduzir isso permita.

    A mim o gozo de conduzir resume-se num passeio pelo campo/montanha em vez de ir acampar para o shopping. Meter as bikes em cima do carro e ir para o Alvão, Gerês, Lousã, Freita, Estrela, etc e saber que tenho autonomia para isso tudo e, se não tiver, em qualquer sitio posso abastecer.
  12.  # 254

    Colocado por: ClioIIE se se esquecer de jantar? Também é uma chatice...


    jantar não esqueço que a barriga avisa logo
    • mafgod
    • 31 outubro 2017 editado

     # 255

    Colocado por: Vítor MagalhãesNestas condições não consigo imaginar que gozo de conduzir isso permita.
    Tem de fazer um test drive de uns dias.
    De todos, e de certeza que há excepções, os que compraram um VE ou fizeram um teste drive a sério, ficaram rendidos.
    O gozo na condução é nas acelerações e não tanto as velocidades, e acelerações, um motor elétrico não tem comparação.

    Colocado por: larkheCom essa autonomia de 300km eu teria de carregar no minino 6 vezes por semana ..... iria ocupar uma boa parte de tempo nos postos ....
    Se tiver um hibrido com extensor de autonomia, pode fazer parte 100% elétrico e depois usar o gerador para gerar energia para o motor elétrico.
    Já não tinha de parar para carregar, era só abastecer como agora faz.
    Eu no meu post defendo o motor elétrico, não exclusivamente o uso de bateria.

    Colocado por: larkhePara atestar o deposito de combustivel demoro no maximo dos maximos 5 mn. com outros custos e claro
    Quando tenho de abastecer o carro da mulher (CI), nunca são 5mins e depois a pagar até me vem as lágrimas :-)

    Colocado por: marvio pior é se se esquece de o por a carregar
    Em quase 100.000km de VE nunca fiquei sem carga, nos CIs que já tive, fiquei por duas vezes sem gasóleo!

    Colocado por: marvia 90km/h experimente a andar meia hora a 180 vai ver a autonomia que isso tem
    A velocidade máxima em Portugal é, caso ainda não tenham mudado o código da estrada, de 120km/h nas auto estradas ou via rápidas.
    O que gasta energia (seja eletrico ou fóssil) são as acelerações. Eu ando por vezes em reta, a mais de 100km e sem gastar nada.
    E quando abrando, travo, ainda "encho" o depósito :-)

    Colocado por: ClioIIE se se esquecer de jantar? Também é uma chatice...
    Se esquecer, nada que 1h de carga não resolva.
    Se ficar sem gasosa no CI, tenho de pedir boleia ou apanhar um transporte publico para a bomba mais próxima (~10km), para mim é bem mais chato!

    Colocado por: Vítor MagalhãesA mim o gozo de conduzir resume-se num passeio pelo campo/montanha em vez de ir acampar para o shopping. Meter as bikes em cima do carro e ir para o Alvão, Gerês, Lousã, Freita, Estrela, etc e saber que tenho autonomia para isso tudo e, se não tiver, em qualquer sitio posso abastecer.
    Nada como um VE então.... tomadas há em qualquer casa, postos combustivel nem por isso. :-)
    Com autonomia na casa dos 300kms pode divertir-se sem essa preocupação.
    E se realmente a autonomia em 100% elétrico é um entrave, há no mercado hibridos com extensor de autonomia.

    Fico nervosos é quando atinjo a reserva no CI.... nunca sei quanto mais posso fazer.
    No meu VE, apesar de em comparação com o CI andar sempre na reserva, sei exatamente até onde eu posso ir.
  13.  # 256

    Colocado por: mafgodfiquei por duas vezes sem gasóleo!


    isso não é esquecimento é relaxo

    Colocado por: mafgodA velocidade máxima em Portugal é, caso ainda não tenham mudado o código da estrada, de 120km/h nas auto estradas ou via rápidas.


    :)))))
  14.  # 257

    Toc! Toc! Boa tarde, posso utilizar a sua tomada eléctrica para carregar o meu automóvel? É só meia horinha não custa nada, já agora, não se importam que vá para a sala ver TV enquanto espero? E se não for abusar muito, não tem nada que se petisque?

    Nessa lógica de ideias também posso levar uma mangueira e uma lata e pedir em qualquer casa se me podem orientar 5 litros de gásoleo... :))
    • mafgod
    • 31 outubro 2017 editado

     # 258

    Colocado por: marviisso não é esquecimento é relaxo
    É como se tivesse esquecido de por o carro/telemóvel a carregar :-)

    E não foi relaxo, num o ponteiro enganou-me, passado uns 10kms de entrar na reserva numa subidita pimba.... lá fiquei eu apeado na entrada de um entroncamento.
    No outro caso e num outro carro, estiquei-me um pouco mais (fiz uns 50kms) em reserva e pimba numa outra subida .

    Passei a andar com o depósito mais cheio lol enchendo-o sempre uma vez por semana, tendo muito ou pouco combustivel lol
    • mafgod
    • 31 outubro 2017 editado

     # 259

    Colocado por: Vítor MagalhãesToc! Toc! Boa tarde, posso utilizar a sua tomada eléctrica para carregar o meu automóvel? É só meia horinha não custa nada, já agora, não se importam que vá para a sala ver TV enquanto espero? E se não for abusar muito, não tem nada que se petisque?

    Nessa lógica de ideias também posso levar uma mangueira e uma lata e pedir em qualquer casa se me podem orientar 5 litros de gásoleo... :))
    Em último recurso, se alguém aparecessse em sua casa a pedir um litro de combustivel por ter ficado apeado não o ajudava se tivesee ali à mão?
    Não emprestava o seu telemovel/telefone para alguém que precissasse de chamar um reboque/seguro?
    O custo de 1h a 10A são uns 0,20€!!!

    Esse seu exemplo é/será em caso de extremos e é válido para qualquer um que ande na estrada.
    Seja VE ou não-

    No estado atual, em que muitos postos estão avariados e a concentração é no litoral e cidades, o que muitos tem feito para poderem usufruir do seu VE por este Portugal fora é, combinar (à priori) com restaurantes, bombeiros, parque campismo, etc.... para, em troca de serviços/donativos poder carregar uma hora ou duas.
    Se puderes fazer uma viagem para além da tua autonomia, sem gerar poluição, qual é o problema de, combinar antecipadamente se podem ou nºao carregar o carro (com ou sem custos).

    Pedir não custa, exigir nunca.
  15.  # 260

    Tente explicar a 90% da população do interior que se carregar o seu VE vai gastar menos de um euro ou ofereça mesmo um euro em troca a ver a reacção. Eu percebo a sua lógica e de facto se alguém me pedisse para deixar carregar o carro, usar o telefone ou até um desenrasque de combustível eu não negaria essa ajuda. Agora pensar que posso ir para qualquer lado à vontade que se tiver problemas alguém vai lá estar para me safar isso não resulta comigo. Gosto de fazer um planeamento antecipado e ter bastante margem de manobra. Imprevistos acontecem e por isso é que existem os seguros e assistências em viagem.
    O argumento de fazer uma viagem sem gerar poluição, blá, blá, blá, no contexto actual não me diz nada, muda-se de lobby apenas.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, two-rok
 
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