Colocado por: CarvaiPara os particulares o saque fiscal não promove nada essas tretas ambientais a não ser para criar novas taxas ou taxinhas.
Mas como o hidrogénio não existe isolado na natureza é preciso produzi-lo. A maneira mais económica de o fazer é através de gás natural e isso, claro, tem emissões. Se for por eletrólise é gasto sensivelmente o dobro da energia que aquela que é armazenada no H2 (tanto na produção do H2 como na sua compressão para volumes aceitáveis num carro), e se essa eletricidade vier da rede terá naturalmente o dobro das emissões que se a eletricidade for usada em baterias (isto sem contar que as células de combustível são menos eficientes que as baterias a guardar energia).
Colocado por: Bruno.Alvespercebo porque é que se desejam tanto carros com 400km de autonomia quando o país é tão pequeno
This part can be concluded as follows:
1.
BEVs have significant lower impact on climate change and urban air quality, compared to conventional vehicles.
2.
The single most important opportunity to improve the BEV’s impact lies in the supply mix of the electricity. Ensuring the usage of more renewable energy will drastically reduce the impact of the BEV
Colocado por: Bruno.AlvesAinda relativo ao estudo que deu origem a esse "artigo" da Motor24:
https://cleantechnica.com/2017/06/22/swedish-ev-battery-study-sucks/
Em relação ao hidrogénio, esqueçam. Pode ser alternativa para transportes de longo curso ou até embarcações mas, para particulares, nem é bom pensar nisso. Cito aqui uma coisa que li noutras paragens, de alguém que percebe bem mais disto que eu:
Colocado por: mafgodSou possuidor de um Leaf com mais de 5 anos, mais de 110.000kms, com uma autonomia na casa dos 90/100km (~13kWh/100km).
A únicagrandedesvantagem para mim é, ir ao shopping com a famelga e colocar o carro a carregar. ;-)
Antes, ia ao shopping e era passar o menos tempo possivel lá, agora, elas agradecem porque eu, até nem apresso as compras :-)
Ironias à parte, no meu caso em concreto, ir a um sitio, consumir/fazer compras e colocar o carro a carregar é muito mais agradável do que ir ao mesmo sitio de CI.
É psicológico é certo, mas acontece.
Para o shopping, cada hora que lá estou a carregar, usufruo de ~3,6kW (<1€), os meus gastos lá são bem superiores...
Bulhapara carregar, acontece sim (não tenho conhecimento de nada grave, mas é como tudo, também há quem vá abastecer de combustivel e deixe o carro no posto enquanto vai pagar impossibilitando que o próximo encha o depósito), nos postos de carga rápida principalmente porque são de borla (infelizmente aínda!) e o pessoal da Uber Green usa esses postos como se fossem deles.
Contudo, há um limite acordado de que não se deve usar mais do que 30min seguidos (há posto que limitam o tempo).
De resto é pacífico para mim e para muitos outros.
Quando saio tento ir aos centros comerciais onde possibilitam o carregamento (que por acaso até são os mesmos onde já ia) e sempre que possivel carrego e isto porque ainda é de borla... se der optimo, se não der carrego em casa.
De resto, é carregar em casa a um ritmo de 25km por hora de carga.
Mantive a mesma potência contratual (5,75KVa) e, como carrego à noite a maioria das vezes, não me limita em nada (ao mesmo tempo, tenho a máquina de lavar loiça).
A meu ver, o motor de combustão, nos dias de hoje, não faz sentido.
Um motor elétrico tem, a meu ver, muitas mais vantagens que um de CI.
Ambientais, económicas e gozo de conduzir.
Sendo motor elétrico, se este é alimentado exclusivamente por bateria, se é por hidrogénio, ou mesmo sendo hibrido/extensor de autonomia (onde o CI é um gerador e não motor) para mim é o que faz sentido.
A dimensão das baterias é como a potência/cilindrada dos CIs..... há uns que acham que 110cv num motor de 1.5TDi é mais que suficiente para fazerem 30.000km por ano e outros que não querem menos que um de 3000cm3 com 270cv para estar parado na garagem a maior parte do tempo.
Haja carteira, gostos e alternativas!
Certo que o não poder carregar em casa é limitativo.
Mas quem tem um CI também não o carrega em casa.
Com autonomias na casa dos 300kms, basta uma ou duas cargas por semana.
Nos postos de carga rápida estaremos a falar em algo como 30 a 40mins.
Havendo postos espalhados (e a funcionar) e as empresas a disponibilizarem tomadas (com ou sem custo) para os seus empregados, cada vez esta limitação deixa de ser uma verdadeira limitação.
Colocado por: Bruno.AlvesChego a casa, ligo à tomada e de manhã está carregado.
Colocado por: mafgodCom autonomias na casa dos 300kms,
Colocado por: marvi
o pior é se se esquece de o por a carregar
Colocado por: ClioIIE se se esquecer de jantar? Também é uma chatice...
Colocado por: Vítor MagalhãesNestas condições não consigo imaginar que gozo de conduzir isso permita.Tem de fazer um test drive de uns dias.
Colocado por: larkheCom essa autonomia de 300km eu teria de carregar no minino 6 vezes por semana ..... iria ocupar uma boa parte de tempo nos postos ....Se tiver um hibrido com extensor de autonomia, pode fazer parte 100% elétrico e depois usar o gerador para gerar energia para o motor elétrico.
Colocado por: larkhePara atestar o deposito de combustivel demoro no maximo dos maximos 5 mn. com outros custos e claroQuando tenho de abastecer o carro da mulher (CI), nunca são 5mins e depois a pagar até me vem as lágrimas :-)
Colocado por: marvio pior é se se esquece de o por a carregarEm quase 100.000km de VE nunca fiquei sem carga, nos CIs que já tive, fiquei por duas vezes sem gasóleo!
Colocado por: marvia 90km/h experimente a andar meia hora a 180 vai ver a autonomia que isso temA velocidade máxima em Portugal é, caso ainda não tenham mudado o código da estrada, de 120km/h nas auto estradas ou via rápidas.
Colocado por: ClioIIE se se esquecer de jantar? Também é uma chatice...Se esquecer, nada que 1h de carga não resolva.
Colocado por: Vítor MagalhãesA mim o gozo de conduzir resume-se num passeio pelo campo/montanha em vez de ir acampar para o shopping. Meter as bikes em cima do carro e ir para o Alvão, Gerês, Lousã, Freita, Estrela, etc e saber que tenho autonomia para isso tudo e, se não tiver, em qualquer sitio posso abastecer.Nada como um VE então.... tomadas há em qualquer casa, postos combustivel nem por isso. :-)
Colocado por: mafgodfiquei por duas vezes sem gasóleo!
Colocado por: mafgodA velocidade máxima em Portugal é, caso ainda não tenham mudado o código da estrada, de 120km/h nas auto estradas ou via rápidas.
Colocado por: marviisso não é esquecimento é relaxoÉ como se tivesse esquecido de por o carro/telemóvel a carregar :-)
Colocado por: Vítor MagalhãesToc! Toc! Boa tarde, posso utilizar a sua tomada eléctrica para carregar o meu automóvel? É só meia horinha não custa nada, já agora, não se importam que vá para a sala ver TV enquanto espero? E se não for abusar muito, não tem nada que se petisque?Em último recurso, se alguém aparecessse em sua casa a pedir um litro de combustivel por ter ficado apeado não o ajudava se tivesee ali à mão?
Nessa lógica de ideias também posso levar uma mangueira e uma lata e pedir em qualquer casa se me podem orientar 5 litros de gásoleo... :))