Colocado por: PedroGomesé assim tão mau?Em relação ao leaf por exemplo... O ZOE faz muito mais barulho... Zumbido irritante.
Colocado por: jamesponde
Está mais que visto que estamos a olhar para o problema com pontos de vista diferentes.
O seu ponto de vista, é no resultado (fumo nas cidades / poluição), enquanto que eu tento-me focar mais no impacto global (gastos de matéria prima e energia de forma desnecessária). Nenhum é invalido, e acho que ambos se complementam.
No entanto, quero realçar o seguinte:
Acerca da eliminação da dependência do petróleo (que não é de todo verdade, e já volto a este assunto), estamos a criar uma dependência no lítio (que também vai sofrer especulação no seu valor, a sua extracção não é nada amiga do ambiente, e ainda há a questão da sua reciclagem) e da dependência da electricidade (que também vai sofrer subida de preço, e em caso de as energias renováveis não suprirem a necessidade que vai aumentar exponencialmente, onde se irá buscar o valor em necessidade? Fontes poluentes?).
Acerca da industria automóvel, tenho o seguinte a dizer. A industria automóvel, não quer saber se o veiculo X ou Y é de combustão interna, ou eléctrico. O que querem saber, é qual é o que vende. Até porque, apesar de eles terem a maquina afinada para veículos CI (por isso, aquela carta do Tavares), os veículos eléctricos são a bolha de ar que estavam a espera a muitos anos. Porque vão fidelizar os clientes a fazer a manutenção na marca (os Manel GT não vão perceber bolha do que está debaixo do capot, e por causa das garantias da bateria). O facto da despesa de ter que trocar de nova bateria ser elevada, também irá certamente potenciar a compra a leasing (que já estão a tentar impingir), assim dando uma sensação de segurança ao consumidor. O que irá se reflectir em produção de novos carros de forma constante, o que dá a entender que a idade média do veiculo em funcionamento irá diminuir, tornando os veículos cada vez mais descartáveis (que já está a decorrer neste momento).
Sobre o tema politico, as emissões tem sido um filão de ouro no que toca a impostos. Estas interdições nas cidades, vão mexer no mercado automóvel. Milhares de carros a andar, vão parar a sucata, e novos serão taxados. Mas estas obrigações (devido a completa má gestão do assunto) estão a criar um vazio na produção automóvel (por isso também a carta do Tavares), que:
- Criou duvida nos potenciais compradores de veículos actuais. Isto porque tem medo de comprar CI (pelas noticias que andam a espalhar nos noticiários para provocar a necessidade de trocar de veiculo) e porque para maior parte dos utilizadores automóvel, os eléctricos não cumprem a sua função ou não confiam ainda na tecnologia. O consumidor está na retranca. Isto está a criar um vazio, e espera-se uma potencial crise no ramo automóvel.
Voltando ao petróleo, existe um componente presente em todos os veículos que deriva do petróleo. É o plástico. Apesar de dizerem que o plástico é reciclável, posso-lhes garantir que é uma não verdade. Devido a problemas de qualidade, o plástico visível / de aspecto não tem plástico reciclado. Porque segundo os responsáveis, o cliente não quer comprar um carro com umas pintas pretas no plástico do seu mais que tudo.
Existem estudos e experiências que tentam eliminar o petróleo da equação, mas mais uma vez, não conseguem eliminar a questão problemática do aspecto.
Resumindo e concluindo, continua-se a usar o petróleo, aumenta-se o desperdício com carros perfeitamente funcionais a irem literalmente para o lixo, criamos mais 2 dependências, que ainda ninguém sabe ao certo o seu impacto...
Não estamos a diminuir a poluição, apenas estamos a transforma-la.
Colocado por: mafgodQuando houver mais, haverá mais produção de energia pelas renováveis... não soframos por antecipação... :)
Colocado por: JoelM
se vivemos com medo do futuro, nunca saímos do passado!
Colocado por: JoelM
ui.. se for assim amigo, está lixado... só em antenas de telemóveis, redes wireless, micro ondas, etc etc etc... já estava morto!
Colocado por: JoelM
pequena diferença é que electricidade pode por uns paineis no telhado e gerar, petroleo, pode escavar à vontade que nunca vai encontrar!
tal como quando os primeiros carros começaram a circular, não existiam postos de abastecimento em casa esquina como hoje... o desenvolvimento acontece quanto existe procura! Até há uns anos nenhuma casa era construída com rede de gás natural, no entanto hoje em dia já é obrigatório.
se vivemos com medo do futuro, nunca saímos do passado!
ui.. se for assim amigo, está lixado... só em antenas de telemóveis, redes wireless, micro ondas, etc etc etc... já estava morto!
Colocado por: jamespondeE se o vazio deixar de ser mais barato?
Hoje pouca gente gasta energia a noite, mas no futuro ninguém sabe.
Carros a carregar diariamente a noite, turnos de 24h nas fabricas, etc etc
Colocado por: JotaPVocês fazem revisões que não pagam o óleo de motor, quase.
Filtros da concorrência e pastilhas do chinês...
Um motor de arranque passa dos 120€, um kit de embraiagem 200/300/600... E tantos imponderáveis que existem passiveis de ceder num CI...e note-se que sou um petrolhead
Colocado por: smart
E ...
E ao fim de 8 anos, se tiver de trocar baterias, quanto é o tombo ?
Colocado por: marcopns
Dar o pifo aqui é diferente. A bateria não morre, apenas perde capacidade. Imagina, tens 50% de degradação e o carro só faz 80km por carga,já não dá a autonomia que necessitas, mas pode continuar a ser util durante muitos anos a alguém que faça por exemplo 30km por dia.
Com baterias maiores o problema tende a desaparecer. Imagina um Tesla com 50% de degradação (coisa nunca vista nem em carros com mais de 500 000km), continua a fazer 250km por carga.
Colocado por: marcopns
8 anos é a duração da garantia, não é o prazo de validade.