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  1.  # 81

    É interessante olhar para trás nos anos, em que a potência de um carro era o mais importante e consequentemente a velocidade máxima.

    Mas esse paradigma já está a mudar e vai mudar. Primeiro porque já não se pode esticar as pernas como antigamente nas estradas. Podemos mas lá se vai a cartinha (ou os pontos).

    Julgo que agora valoriza-se muito mais a resposta ao acelerador, falo por mim, tenho um motor de 180cv gasolina e já não me lembro a última vez que ultrapassei os 150 km/h. Mas faço muitas acelerações e não abdico do binário e da resposta do motor.
    Isto é igual seja gasolina,gasóleo ou eléctrico.

    E agora que os eléctricos fornecem precisamente isso? Aquela resposta / binário instantâneo.

    Outra coisa a reflectir: Não estaremos a ver por parte dos fabricantes estratégias de limitação do potencial dos veículos eléctricos? O leaf está nos 150cv mas limitado em velocidade. Os novos corsa/208 partilham o mesmo motor também com 136cv e limitados em velocidade. Depois temos a Tesla que não limita nada e têm o melhor sistema de gestão de bateria... Os europeus são nabos? Não me parece.

    Isto para mim é limitação propositada para não tornar a restante frota obsoleta. A Tesla não tem frota, não precisa de impor limites.

    E os preços.. já sabemos que o Corsa e o 208 (segmento baixo) vão custar para cima dos 31/32K. Isso é ao preço do Leaf. Não me lixem, não podemos culpar o custo das baterias para estes preços. Para mim é outra estratégia da marca para não competir com a sua própria frota.
    Posso comprar um 208 1.2 130cv, quê.. 16/17mil ? E o equivalente eléctrico vai para os 31/32 mil??

    Ai a concorrência é uma coisa lixada..
  2.  # 82

    Cá ainda não vi nada, mas na Alemanha o corsa custa desde 29.900€

    https://int-media.opel.com/en/electric-car-everyone-new-opel-corsa-e-%E2%82%AC29900
  3.  # 83

    Colocado por: slicerOutra coisa a reflectir: Não estaremos a ver por parte dos fabricantes estratégias de limitação do potencial dos veículos eléctricos? O leaf está nos 150cv mas limitado em velocidade. Os novos corsa/208 partilham o mesmo motor também com 136cv e limitados em velocidade. Depois temos a Tesla que não limita nada e têm o melhor sistema de gestão de bateria... Os europeus são nabos? Não me parece.

    Isto para mim é limitação propositada para não tornar a restante frota obsoleta. A Tesla não tem frota, não precisa de impor limites.

    Não é exactamente por causa disso. Tem a ver com o tipo de motores usados e respectiva curva de binário (bem como outros constrangimentos mecânicos).
    A maioria dos VE usa motores síncronos de ímanes permanentes, cuja curva de binário "cai" muito rapidamente a seguir à velocidade nominal. Ou seja, o motor pode rodar mais depressa do que a velocidade nominal, mas perde binário muito rapidamente e por isso deixa de conseguir acelerar mais. São motores muito compactos e com menor necessidade de ventilação, daí que sejam os mais usados.

    A Tesla usa motores assíncronos com uma velocidade máxima elevadíssima (daí que consigam atingir maiores velocidades, acho que li algures 18.000rpm o que é brutal), em que a quebra de binário a seguir à velocidade nominal é muito menos pronunciada do que nos síncronos, logo conseguem continua a ganhar velocidade.
    edit: e não esquecer que a Tesla usa também potências muitíssimo mais altas do que o Leaf e afins, a potência necessária para atravessar o ar varia com o CUBO da velocidade, por isso andar a 200km/h "custa" 8x mais potência do que andar a 100km/h.

    Como os eléctricos não têm mudanças, toda a velocidade das rodas tem de vir proporcionalmente do motor. Essa é a principal causa da menor velocidade de ponta dos eléctricos. Um motor de combustão pura e simplesmente não funcionava sem mudanças.
    Concordam com este comentário: slicer, eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, slicer
    • eu
    • 6 junho 2019 editado

     # 84

    Colocado por: Bruno.AlvesO que se fala nos semáforos é normalmente 0-60km/h ou coisa que o valha


    Mesmo nessa aceleração, um bom motor 2.0 diesel não lhe dá a mínima hipótese. Reparem nestes dados da aceleração:

    Leaf2 versus BMW 3 2.0 diesel (acelerações em segundos)

    0-30 km/h (s): 2.1 <-> 1.3

    0-40 km/h (s): 2.8 <-> 1.7

    0-50 km/h (s): 3.4 <-> 2.5

    0-60 km/h (s): 4.2 <-> 3.1

    0-70 km/h (s): 5.2 <-> 3.8

    0-80 km/h (s): 6.3 <-> 5.0

    0-90 km/h (s): 7.6 <-> 6.0

    0-100 km/h (s): 9.0 <-> 7.1

    0-110 km/h (s) 10.7 <-> 8.4

    0-120 km/h (s): 12.7 <-> 9.8

    0-130 km/h (s): 14.9 <-> 11.7

    0-140 km/h (s): 17.6 <-> 13.6

    Medições retiradas de: https://www.automobile-catalog.com
  4.  # 85

    Vocês não acham que não faz sentido algum comparar carros a combustão com eléctricos? Muito menos um leaf com um série 3. Nem sequer estão na mesma gama.
  5.  # 86

    Não me chocam as comparações, até acho que são inevitáveis.

    Claro que há comparações que fazem pouco sentido no geral (já se disse neste forum que um Leaf não faz sentido porque custa 30k€ e é possível comprar um Corsa por 12k€), mas até para decidir economicamente e em performance há que comparar o que oferece um tipo de carro e outro.

    Esta questão do arranque para mim também é completamente vazia, eu em 16 anos de carros a gasolina/gasóleo e mais 3 de eléctrico julgo que NUNCA fiz um arranque dos 0 aos 100, mas aceito que exista quem tire daí algum gozo (eu prefiro poupar pneus).
    Concordam com este comentário: eu, pcspinheiro
  6.  # 87

    Mas se quiser comparar então não compare ao corsa :)
    Antes de um leaf tive um MEGANE e acho o leaf bem superior.
  7.  # 88

    Colocado por: tc82Mas se quiser comparar então não compare ao corsa :)
    Antes de um leaf tive um MEGANE e acho o leaf bem superior.

    Claro, por isso é que disse que às vezes aparecem comparações que fazem pouco sentido ehehehehe :-)
    Concordam com este comentário: tc82
  8.  # 89

    Acho piada á preocupação de quantos segundos se demora a arrancar de um semáforo até travar para o seguinte...
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 6 junho 2019

     # 90

    Colocado por: CarvaiAcho piada á preocupação de quantos segundos se demora a arrancar de um semáforo até travar para o seguinte

    Mas pelos vistos é um ponto forte dos Leaf...
  9.  # 91

    Não esquecer que está para breve o primeiro mundial de corridas entre semáforos, no qual estarão presentes tanto carros elétricos como a combustão.

    Aí é que se vai tirar a limpo!!!

    ...

    Agora a sério, cheguei aqui ao tópico porque estou a ponderar a aquisição do meu primeiro elétrico e portanto estou a ler tudo o que posso acerca deste tipo de veículos para ver se faço a melhor escolha possível. Neste momento e depois de alguns test-drives e derivado de algumas particularidades em relação ao meu caso, estou virado para o I3. Resta saber se novo ou usado (r€strições p€ssoais).

    Do pessoal que costuma publicar aqui neste tópico, alguém com experiência pessoal deste tipo de veículos? Se sim, quais? Alguém com um I3? Pelo que tenho lido, até agora não encontrei ninguém que estivesse descontente com o carro e se alargar a coisa a outros elétricos é algo que por acaso não se costuma encontrar, isto é, alguém que esteja insatisfeito pela escolha de um elétrico em detrimento de um carro com motor a combustão.

    Mas pode ser que esses estejam descontentes 'fora da rede' e por isso não apareçam a dar sua opinião online...
  10.  # 92

    Colocado por: CarvaiAcho piada á preocupação de quantos segundos se demora a arrancar de um semáforo até travar para o seguinte...
    Concordam com este comentário:eu


    isso depende de cada um e temos de respeitar. Para alguns o carro é um mero meio de transporte, para outros é bem mais que isso.

    Se todos pensássemos assim, não haveria tantos carros diferentes e potentes...
    • eu
    • 6 junho 2019

     # 93

    Colocado por: supermantorrasalguém que esteja insatisfeito pela escolha de um elétrico em detrimento de um carro com motor a combustão.

    Das pessoas que conheço que compraram carro elétrico, TODAS estão super satisfeitas e dizem que não vão voltar a comprar carros a combustível fóssil.

    Não conheço ninguém que se tenha arrependido de comprar carro elétrico.

    Eu próprio equacionei a compra do Leaf2, e só não comprei por causa do espaço nos bancos de trás.
  11.  # 94

    Colocado por: eu

    Não conheço ninguém que se tenha arrependido de comprar carro elétrico.

    Eu próprio equacionei a compra do Leaf2, e só não comprei por causa do espaço nos bancos de trás.


    Pois, o meu maior problema com isto do elétrico é mesmo a questão da autonomia. Ainda por cima devido às tais particularidades do meu caso não irei conseguir 'amandar-me' para um daqueles modelos com maior autonomia.

    Por isso não está a ser fácil autoconvencer-me que 200 kms ou se calhar um pouco menos darão bem para 80 ou 90% da utilização que dou a um carro. Aquela viagem anual ou bi-anual ao algarve ou aquela viagem inesperada em que tenho de fazer uma distância maior ainda me aparecem de quando em vez a colocar macaquinhos no sotão.
  12.  # 95

    É fácil, faz uma listagem das tuas deslocações diárias e vê quantas é que não fazias com 200km de autonomia ;)
    Concordam com este comentário: mafgod
  13.  # 96

    @supermantorras, passa por este site, tens lá imensos DB de vários VEs.

    Se t€ns r€strição, usado sem dúvida!
    Um VE é sempre uma exceletne opção monetária.

    Se tiveres outro CI juntamente com o VE, essa preocupação da autonomia não se põe.
    Aconselho é comprares o VE com maior autonomia possivel, rapidamente chegarás à conclusão que vais querer ir de VE para todo o aldo ;-)
  14.  # 97

    Colocado por: supermantorrasResta saber se novo ou usado (r€strições p€ssoais).

    Se comprar por uma empresa (deduzir o IVA) compre novo, senão compre usado.
  15.  # 98

    Colocado por: supermantorrasAquela viagem anual ou bi-anual ao algarve ou aquela viagem inesperada em que tenho de fazer uma distância maior ainda me aparecem de quando em vez a colocar macaquinhos no sotão.
    Tenho Leaf40, e fui no verão passado da zona de Mafra a Monte Gordo, ~320km... parei uns 20mins no PCR na AS de Aljustrel, tempo suficiente par comprar uns gelados.... tempo passa rápido!
  16.  # 99

    Colocado por: CarvaiSe comprar por uma empresa (deduzir o IVA) compre novo, senão compre usado.
    Ou então, um usado em que possa deduzir o IVA, melhor ainda ;-)
    Concordam com este comentário: Carvai
  17.  # 100

    Obrigado a todos. Pois, será mesmo para comprar pela empresa mas mesmo sendo usado há vários negócios que aparecem com a indicação (esperemos que verdadeira!) que o IVA ainda é dedutível.

    Lá em casa temos um veículo com motor a combustão (de dois lugares) pelo que 'apeados' nunca ficaremos mas é como dizem, e bem, depois de ter um elétrico iremos querer ir sempre com esse carro. Daí o estar aqui a fazer contas de cabeça para conseguir ir buscar o novo I3 já com uma bateria mais robusta.
 
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