Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Boas

    Que remédio tenho eu. Fazer esticar 1000 euros para 3 pessoas , é complicado, mas consegue-se.
    E o Português consegue dar a volta a tudo.


    Espero que o consiga, melhores tempos hão-de vir. Boa sorte

    cumps
    José Cardoso
  2.  # 42

    j cardoso, já o consigo há uns meses, por isso a coisa vai andando :)) Tem que ser. Um agregado que viva com pouco, tem que cortar noutras coisas e ter a prioridade de pagar as contas e comer.
    Obrigada :)
  3.  # 43

    MartaD
    Nada como arranjar outro filho.
    1000€ a dividir por 4 é uma conta mais facil de fazer que dividir por 3
    :)))
  4.  # 44

    Colocado por: Johny2
    Depende. Há situações em que dizer essa frase faz sentido.
    Não se aplica a tudo na vida e depende das comparações que fizer. Pq ao dizê-la está a fazer comparações.
    Cuidado que esse discurso pode ser entendido como fazendo parte dum pensamento egoísta e egocêntrico...


    Pensamento egoísta e egocêntrico.
    Segure esse pensamento. Voltaremos a ele.
    Nem queria falar especificamente de mim. Para já direi que: Não caibo na categoria de pessoa para se sentir mais ou menos do que os outros (por essa razão que sugere). E repudio esse tipo de ideologia. Vamos tentar não ir por esse caminho, de enaltecer ou de espezinhar um pensamento apenas porque nos “cheira” a algo (ou bom ou mau). Sou livre de comparar, como chegar a algum raciocínio sem ter por onde comparar?
    Repare que o conforto – atenção – não se mede em dinheiro. Pode ser em bem estar familiar, e daí o seu comentário cair por terra. Não é um pensamento egoísta nem egocêntrico eu sentir-me confortável.

    Colocado por: PauloCorreia Classe média remediada, um eufemismo idêntico aos dos acabamentos de gama média aqui no fórum.


    Não faço ideia. Como classificar e, com base em quê classificar valores (financeiros ou riqueza de vida) como sendo muito ou pouco ou médios (mesmo medindo pelo padrão de gama média estabelecida no fórum!)?
    Volto ao mesmo: qualidade de vida. Como medir a qualidade de vida da classe média?


    Colocado por: MartaD (...) Eu diria que a família típica portuguesa vive com 1000 euros. Cada vez há mais...
    :(


    E por outro lado, quem são então estas pessoas que enchem o Rock in Rio, os aviões, os restaurantes do Olivier, que esgotam os vernizes da Chanel ainda nem chegaram a Portugal com listas de espera?
    São os dos 700 ou os dos 2000, ou nada disto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso, marjoao
  5.  # 45

    Johny2 Não nos podemos esquecer que há pobres em Portugal. Há pessoas que:
    - Não têm internet em casa nem sabem o que isso é
    - Não têm carro (usam transportes públicos).
    - Poupam muito na comida (raramente fazem refeições fora)
    - Na farmácia, rejeitam medicamentos por serem muito caros
    - Não vão ao dentista
    - Etc, etc
    Estes sim, não têm NADA.
    -


    Não têm nada. Serão felizes? Mais felizes? Menos felizes?
    E serão mais ou menos pobres de espírito do que os que, nesse patamar que coloca (não vão ao dentista, não compram medicamentos por serem caros) têm tudo?

    O que é a qualidade de vida medida pela felicidade?
  6.  # 46

    Colocado por: luisvv
    Se por facilidade considerarmos classe média tudo o que está abaixo do escalão máximo de IRS (42%, agora 45%) e acima do limite de isenção, ainda estamos a falar de muita gente, que apesar de tudo reclama "apoios" , "subsídios" e "serviços gratuitos" seguramente por entender que o dinheiro virá de algum sítio imaginário que não os seus bolsos.


    Tenho que dizer, voltando atrás a este comentário, que o achei extremamente reconfortante. Provavel e especialmente porque concordo, deste vez, inteiramente consigo luisvv, seguramente não podemos entender que o dinheiro virá de algum sítio imaginário que não dos nossos bolsos. Temos esta responsabilidade. De contribuir para a Pátria. Nós somos a Pátria.
  7.  # 47

    Eu estou a tentar chegar, em parte, aqui, a algures deste género:

    "A ciência diz que este deve ser o homem mais feliz do mundo
    por Vanda Marques , Publicado em 25 de Maio de 2010 | Actualizado há 24 horas

    Matthieu Ricard trocou a engenharia molecular pelo budismo. É um dos monges mais próximos de Dalai Lama e está em Lisboa para falar sobre os efeitos da meditação".
    http://www.ionline.pt/conteudo/61429-a-ciencia-diz-que-este-deve-ser-o-homem-mais-feliz-do-mundo

    Do que abdicamos da nossa vida e o que recebemos em retorno, que seja compensatório ?
  8.  # 48

    "A classe média é uma classe social presente no capitalismo moderno que se convencionou tratar como possuidora de um poder aquisitivo e de um padrão de vida e de consumo razoáveis, de forma a não apenas suprir suas necessidades de sobrevivência como também a permitir-se formas variadas de lazer e cultura, embora sem chegar aos padrões de consumo eventualmente considerados exagerados das classes superiores. A classe média surgiu como uma consequência da consolidação do capitalismo e não antes dele devido aos fatores de segmentação social em camadas, resultantes do desenvolvimento econômico; é um fenômeno típico da industrialização."

    Podem ler o resto em http://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_m%C3%A9dia
  9.  # 49

    Como se mede a riqueza
    por Martim Avillez Figueiredo, Publicado em 16 de Setembro de 2009
    (mais uma vez, no i-online)

    Um Nobel da Economia quer medir o desempenho dos países de forma distinta. Perceba aqui como o PIB serve de pouco quando se olha para o desempenho da economia portuguesa.
    A economia portuguesa vai revelar-se incapaz de gerar riqueza no próximo ano. É isso que dizem os principais indicadores – e é nesses números (o PIB) que os políticos envolvidos nesta campanha investem a sua energia. Quando dizem que a economia do país tem de crescer, é do crescimento do PIB que falam. Dois economistas publicaram ontem um relatório onde põem em causa esta forma de medir os melhoramentos de um país.
    Não são dois economistas quaisquer: um é o americano e Nobel da Economia (2001) Joseph Stiglitz, o outro o indiano Amartya Sen . Convidados pelo presidente da República Francesa, Sarkozy, organizaram o trabalho da Comissão para medir o desempenho económico e o progresso social. Parece um título soviético, mas tem ambição liberal – o que deseja é encontrar indicadores que permitam medir a vida, a qualidade de vida, além do crescimento do PIB ou dos imprevistos das bolsas. Não se pense que é um projecto poético – o que Stiglitz e Sen desejam é ajudar todos os agentes a medirem o seu desempenho de outra maneira. Sabem que as promessas de aumento do PIB pouco podem fazer pela qualidade de vida de cada um. Olhe-se para Portugal para dar uma escala a este problema.
    O PIB português pouco subiu nos últimos anos. Isso significa que a actividade económica do mercado (e inclui os gastos do sector público) não foi alta. Ou melhor, que não cresceu. E o PIB é uma soma bruta: basta um novo salário pago na economia para ele subir – ou descer com um novo desempregado. Como basta que se coma mais um croissant ou menos um para que ele mexa. E o que o PIB português nos diz é que, mal ou bem, essa actividade económica melhorou – que a riqueza do país foi sempre maior de um ano para o outro, ainda que pouco ou quase nada maior. Mas olhe-se agora a evolução dessa riqueza em comparação com outro indicador – o salário médio, por exemplo. De 2004 a 2009 o PIB português cresceu em termos acumulados cerca de 6% – ou seja, a riqueza aumentou nessa proporção. Mas, no mesmo período, a taxa de desemprego cresceu 17%. Pior ainda: nos mesmos cinco anos a carga fiscal cresceu 19%. O país ficou ligeiramente mais rico, as pessoas mais pobres. Chega?
    Seria razoável pensar, por exemplo, que este aumento da riqueza nacional significava que existia mais dinheiro. Não há. Basta cruzar com o indicador da dívida externa para ver a fragilidade da coisa – a dívida hoje é maior do que a riqueza. Subiu 38% no mesmo período e já vale mais de 100% do PIB. Seria como numa qualquer família o salário de um ano inteiro já não chegar para pagar as suas dívidas.
    Quando ouvir Ferreira Leite ou Sócrates falar de PIB, ou de despesa face ao PIB, disfarce. Agora sabe como esses números valem pouco nas vidas de cada um.
  10.  # 50

    Colocado por: CMartin<


    Colocado por: MartaD (...) Eu diria que a família típica portuguesa vive com 1000 euros. Cada vez há mais...
    :(


    E por outro lado, quem são então estas pessoas que enchem o Rock in Rio, os aviões, os restaurantes do Olivier, que esgotam os vernizes da Chanel ainda nem chegaram a Portugal com listas de espera?
    São os dos 700 ou os dos 2000, ou nada disto?

    Estas pessoas agradeceram este comentário:j cardoso,marjoao



    Não sei. Eu só sei que tendo 1000 euros para um agregado de 3, não dá para ir a festivais, nem andar de avião (a última vez que andei de avião foi em 98), nem comer fora, nem ter nada dessas marcas.
    Se há pessoas que fazem isso tudo com pouco dinheiro? Pode haver. Fazem créditos e depois não os pagam.
  11.  # 51

    Mas não queiram dar a ideia de que a classe média é os que vivem dos creditos e com a corda ao pescoço.

    Isso tanto podem ser pobres, como classe média como ricos, isso vem é da persanalidade das pessoas,

    O que tenho lido desta discussão até agora a ideia que se tira é que a classe média vive sempre acima das suas possibilidades e que não "têm cabeça nenhuma".
  12.  # 52

    Colocado por: gfrmartinsMas não queiram dar a ideia de que a classe média é os que vivem dos creditos e com a corda ao pescoço.

    Isso tanto podem ser pobres, como classe média como ricos, isso vem é da persanalidade das pessoas,

    O que tenho lido desta discussão até agora a ideia que se tira é que a classe média vive sempre acima das suas possibilidades e que não "têm cabeça nenhuma".


    Foi isso que foi dito nesta thread? Eu que ainda não percebi o que é a classe média.
    Eu referi os créditos para as pessoas que ganham pouco para a sua família e que mesmo assim ainda têm vidas à grande. Ora, se o dinheiro não dá para luxos, então como os têm? Ou ganharam de alguém, ou fizeram créditos e depois não os conseguem pagar. Como num caso perto que conheço, fizeram crédito para comprarem uma moto4 e depois não o pagaram e nada lhes aconteceu pois o ordenado mínimo não era penhorável e não tinham outros bens.
  13.  # 53

    Só não percebo porque assim que se começa a falar de classe média, o que vem logo à baila são as pessoas com creditos, que vivem acima das suas possibilidades, etc, etc

    Isso para mim não é o que define classe média. mas invariavelmente é onde a conversa vai parar (não só neste topico)
  14.  # 54

    Colocado por: gfrmartinsE por outro lado, quem são então estas pessoas que enchem o Rock in Rio, os aviões, os restaurantes do Olivier, que esgotam os vernizes da Chanel ainda nem chegaram a Portugal com listas de espera?
    São os dos 700 ou os dos 2000, ou nada disto?


    Mais uma vez. Eu falei em créditos por causa do que a CMartin disse:

    E por outro lado, quem são então estas pessoas que enchem o Rock in Rio, os aviões, os restaurantes do Olivier, que esgotam os vernizes da Chanel ainda nem chegaram a Portugal com listas de espera?
    São os dos 700 ou os dos 2000, ou nada disto?


    Ora, um agregado que ganhe pouco e que não seja considerado pobre (eu não estou dentro dos pobres, ou estou?), só consegue fazer isso recorrendo a créditos ou ofertas de alguém. Não é complicado para perceber porque vêm os créditos à baila.

    Hoje em dia é raro alguém não ter algum tipo de crédito. Quer sejam de classe média ou ricos. Se bem que os ricos têm mais facilidade em ter isso tudo sem créditos. E de tanto crédito que existe, de classe média, passam a classe pobre.
  15.  # 55

    Colocado por: gfrmartinsSó não percebo porque assim que se começa a falar de classe média, o que vem logo à baila são as pessoas com creditos, que vivem acima das suas possibilidades, etc, etc

    Isso para mim não é o que define classe média. mas invariavelmente é onde a conversa vai parar (não só neste topico)


    Pessoas com créditos para 'luxos' e que vivem acima das possibilidades, tanto há na 'classe média', como nos 'ricos' e nos 'pobres'. Não se chamam de classe média, mas sim de desgovernados..


    Quanto à definição de classe média, na minha opinião, a versão da wikipedia colocada pelo vmontalvao está correcta..


    Quanto à qualidade de vida... Não é preciso ser-se rico para ter 'qualidade de vida'..
    Tudo depende das definições de 'qualidade de vida', quem tem manias de grandeza e gosta de viver de 'luxos' necessita mesmo de ser rico para ter a 'sua' qualidade de vida. Mas há quem tenha outro ideal de qualidade de vida.

    Eu, por exemplo, aumentei a minha qualidade de vida quando regressei de lisboa para a terrinha quando acabei a licenciatura.
    -Acordo de manhã e vejo o mar, quando estava por Lx ainda tinha sorte porque todos os dias [ou quase] via o rio tejo. Mas não é a mesma coisa..
    -Não há chatices com transito e estacionamentos. Há mais chatices com transportes públicos porque são inexistentes, mas é uma vida com muito menos stress..
    -Posso sair à rua de noite à vontade sem receios nenhuns. Até me basta andar um pouco e posso caminhar pela praia ao luar..
    -Já não estou enfiado num apartamento, pelo menos por enquanto. Até tinha 'sorte' porque quando estava em Lx fiquei num ultimo piso [3º andar] pelo que não ouvia vizinhos de cima, mas também tinha que fazer pouco barulho a partir de certa hora que o prédio era antigo e os coitados dos vizinhos de baixo ouviam tudo..
    - Provavelmente ganhava mais estando a trabalhar em Lx, ou pelo menos o mercado de trabalho seria maior.. Mas parte deste 'problema' é reduzido pelo facto de a vida por cá ser mais barata. E atendendo ao pontos acima é o preço a pagar...
  16.  # 56

    Colocado por: MRui
    Colocado por: PauloCorreiaNo pós 25 de Abril veio uma delegação alemã a Portugal para perceber o que os revolucionários queriam. Vai dai perguntaram à malta que estava no poder (esquerda) o que pretendiam fazer. Resposta:
    - pretendemos uma sociedade sem classes em que todos sejam iguais
    - e como pretendem alcançar isso?
    - Simples: acabamos com os ricos

    Sabe, retorquiu o alemão, nós pretendemos exactamente o mesmo, mas preferimos outro método.
    - Qual?, perguntaram os revolucionários
    - Preferimos acabar com os pobres.

    Sabemos quem ganhou, cá e lá


    Então não sabemos?! Foram os revolucionários e a esquerda que nos governaram durante os últimos 35 anos que puseram o país neste estado. Eu não consigo perceber porque não nos juntamos e vamos à caça deles para os obrigarmos a pagar aquilo que têm feito durante este tempo todo. Bandidos... esses revolucionários, que nem deram uma oportunidade à direita para governar o nosso país. Bandalhos... esses revolucionários que nem deram uma oportunidade aos grandes banqueiros para desenvolverem as suas actividades beneficentes em prol do nosso país. Parasitas... esses revolucionários, que nem deram uma oportunidade aos grandes gestores de serem remunerados e premiados pela sua genialidade.
    Se apanho um revolucionário, pá... juro que o desfaço.



    Mais um herdeiro de famílias ricas que está a perder "poder" face á classe trabalhadora... A você, chamá-lo-ia um saudosista de Salazar...

    Agora, digo-lhe, voc~e fala assim porque muito provavelmente descende de famílias abastadas, agora, é graças a esses revolucionários que voc~e quer matar que eu e outros como eu podem dar a sua opinião livremente!
    É graças a esses revolucionários que pessoas humildes com a 4ª classe, filhos de criados de servir (desses que você deveria ter a trabalhar a troco de nada em casa dos seus pais), puderam dar uma educação e um curso superior aos seus filhos!
    É graças a esses revolucionários que felizmente hoje, apesar de tudo a classe trabalhadora não tem que tirar o chapéu quando o Sr. Doutor ou o Sr. ENg. ou ainda o Sr. Arqtº passam por eles na rua! É por eles que a classe trabalhadora não tem que trabalhar de graça na agricultura em casa destes Srs. , apenas por eles serem ricos...

    Ah, e para sua informação, o desgoverno deste país vem da esquerda e vem da direita, ambos governaram nos últimos 35 anos e ambos cometeram erros!

    Só para citar os mais recentes, governar com muito dinheiro e esbanjar (como fez cavaco), em que distribuiu subsídios que enriqueceram muitos mas que nunca foram aplicados no desenvolvimento do país, deveria ser fácil, pelo menos agradou a muitos...Mas foi eficaz?Não, o dinheiro gastou-se, e de progresso?Bem, pelo menos restaram as autoestradas...

    Governar ainda com bastante, como fez guterres, bem, este preferiu dar aos pobres (ao contrario de cavaco), mas será que distribuiu correctamente? Claro que não, não se deve dar peixe, mas ensinar a pescar! Por isso, foi nesta altura que melhor se viveu em portugal, mas que mais vícios se criaram, vicios estes que levaram lentamente á situação que se vive hoje!

    Durão? Fugiu a Tempo...
    Santana?Ele alguma vez lá esteve?
    Sócrates...Pulso forte como pedia a situação, mas egoc~entrico demais para saber escutar...

    E a oposição que deveria ser tão importante nesta altura?

    Manuela...grrr...medo...acabar com a democracia 1/2 ano hehe ...
    Jerónimo...um idealista, sempre importante na oposição, mas pouco mais...
    Louçã... Fala esplendidamente, mas...e na prática?...pessoalmente, prefiro não arriscar...
    Passos Coelho? Começou bem, vamos ver como acaba...


    Agora, porque é que em portugal não se faz política activa em vez de politica do contra? fica a pergunta...

    E Johny2...Deixa de lutar contra moinhos de vento (esses revolucionários de esquerda...sacanas... :) ) e lute por um país melhor, não contra este ou contra aquele, mas a favor de todos!

    Falta-nos acima de tudo civismo, e deixarmos de pensar em esquemas!

    No dia em que todos pagarmos os impostos (sem estar sempre a tentar fugir aqui e ali), beneficiarmos de subsidios apenas quando realmente necessário, e desejarmos a sério contribuir para uma sociedade melhor, nesse dia (que eu ainda tenho fé que algum dia chegue a ver), o país irá para a frente...
  17.  # 57

    Boas

    Mais um herdeiro de famílias ricas que está a perder "poder" face á classe trabalhadora... A você, chamá-lo-ia um saudosista de Salazar...


    Ainda não percebeu que o MRui estava a ser irónico?

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRui
  18.  # 58

    Colocado por: j cardosoBoas

    Mais um herdeiro de famílias ricas que está a perder "poder" face á classe trabalhadora... A você, chamá-lo-ia um saudosista de Salazar...


    Ainda não percebeu que o MRui estava a ser irónico?

    cumps
    José Cardoso


    Não me apercebi, se assim é, fica aqui desde já o meu sincero pedido de desculpas!
  19.  # 59

    Boas

    Uma certa classe média

    cumps
    José Cardoso
  20.  # 60

    Colocado por: johny
    Colocado por: MRui
    Colocado por: PauloCorreiaNo pós 25 de Abril veio uma delegação alemã a Portugal para perceber o que os revolucionários queriam. Vai dai perguntaram à malta que estava no poder (esquerda) o que pretendiam fazer. Resposta:
    - pretendemos uma sociedade sem classes em que todos sejam iguais
    - e como pretendem alcançar isso?
    - Simples: acabamos com os ricos

    Sabe, retorquiu o alemão, nós pretendemos exactamente o mesmo, mas preferimos outro método.
    - Qual?, perguntaram os revolucionários
    - Preferimos acabar com os pobres.

    Sabemos quem ganhou, cá e lá


    Então não sabemos?! Foram os revolucionários e a esquerda que nos governaram durante os últimos 35 anos que puseram o país neste estado. Eu não consigo perceber porque não nos juntamos e vamos à caça deles para os obrigarmos a pagar aquilo que têm feito durante este tempo todo. Bandidos... esses revolucionários, que nem deram uma oportunidade à direita para governar o nosso país. Bandalhos... esses revolucionários que nem deram uma oportunidade aos grandes banqueiros para desenvolverem as suas actividades beneficentes em prol do nosso país. Parasitas... esses revolucionários, que nem deram uma oportunidade aos grandes gestores de serem remunerados e premiados pela sua genialidade.
    Se apanho um revolucionário, pá... juro que o desfaço.



    Mais um herdeiro de famílias ricas que está a perder "poder" face á classe trabalhadora... A você, chamá-lo-ia um saudosista de Salazar...

    Agora, digo-lhe, voc~e fala assim porque muito provavelmente descende de famílias abastadas, agora, é graças a esses revolucionários que voc~e quer matar que eu e outros como eu podem dar a sua opinião livremente!
    É graças a esses revolucionários que pessoas humildes com a 4ª classe, filhos de criados de servir (desses que você deveria ter a trabalhar a troco de nada em casa dos seus pais), puderam dar uma educação e um curso superior aos seus filhos!
    É graças a esses revolucionários que felizmente hoje, apesar de tudo a classe trabalhadora não tem que tirar o chapéu quando o Sr. Doutor ou o Sr. ENg. ou ainda o Sr. Arqtº passam por eles na rua! É por eles que a classe trabalhadora não tem que trabalhar de graça na agricultura em casa destes Srs. , apenas por eles serem ricos...

    Ah, e para sua informação, o desgoverno deste país vem da esquerda e vem da direita, ambos governaram nos últimos 35 anos e ambos cometeram erros!

    Só para citar os mais recentes, governar com muito dinheiro e esbanjar (como fez cavaco), em que distribuiu subsídios que enriqueceram muitos mas que nunca foram aplicados no desenvolvimento do país, deveria ser fácil, pelo menos agradou a muitos...Mas foi eficaz?Não, o dinheiro gastou-se, e de progresso?Bem, pelo menos restaram as autoestradas...

    Governar ainda com bastante, como fez guterres, bem, este preferiu dar aos pobres (ao contrario de cavaco), mas será que distribuiu correctamente? Claro que não, não se deve dar peixe, mas ensinar a pescar! Por isso, foi nesta altura que melhor se viveu em portugal, mas que mais vícios se criaram, vicios estes que levaram lentamente á situação que se vive hoje!

    Durão? Fugiu a Tempo...
    Santana?Ele alguma vez lá esteve?
    Sócrates...Pulso forte como pedia a situação, mas egoc~entrico demais para saber escutar...

    E a oposição que deveria ser tão importante nesta altura?

    Manuela...grrr...medo...acabar com a democracia 1/2 ano hehe ...
    Jerónimo...um idealista, sempre importante na oposição, mas pouco mais...
    Louçã... Fala esplendidamente, mas...e na prática?...pessoalmente, prefiro não arriscar...
    Passos Coelho? Começou bem, vamos ver como acaba...


    Agora, porque é que em portugal não se faz política activa em vez de politica do contra? fica a pergunta...

    E Johny2...Deixa de lutar contra moinhos de vento (esses revolucionários de esquerda...sacanas... :) ) e lute por um país melhor, não contra este ou contra aquele, mas a favor de todos!

    Falta-nos acima de tudo civismo, e deixarmos de pensar em esquemas!

    No dia em que todos pagarmos os impostos (sem estar sempre a tentar fugir aqui e ali), beneficiarmos de subsidios apenas quando realmente necessário, e desejarmos a sério contribuir para uma sociedade melhor, nesse dia (que eu ainda tenho fé que algum dia chegue a ver), o país irá para a frente...



    Ui... você não percebeu... eu estava a gozar!! E julgo que o MRui também... Tenha calma.
 
0.0269 seg. NEW