Colocado por: cyphronE a familia 2 ? Parece mais modesta nao parece ? Ou mais inteligente ? Vivem melhor que os primeiros, mas aparentam menos.
Tem margem para alguma poupança. Optaram por um padrão de vida mais realista.
E fazem questão de apontarem aos outros coisas que possam caír na cabeça deles também.
Colocado por: hfviegasTemos que definir os critérios para ser de classe média. Depois se a pessoa se endivida para fazer parte dessa classe penso que será outra análise a fazer.
Colocado por: CMartinColocado por: hfviegasTemos que definir os critérios para ser de classe média. Depois se a pessoa se endivida para fazer parte dessa classe penso que será outra análise a fazer.Temos que definir os critérios para ser de classe média. Depois se a pessoa se endivida para fazer parte dessa classe penso que será outra análise a fazer.
Podem continuar...
Podem continuar...
hfviegas, a análise para mim, lá estás são opiniões, não se regerá "apenas" em pressupostos económicos. Há muito mais a dizer. Não lhe parece?
Colocado por: CMartinhfviegas..é precisamente isso que eu estou a dizer desde sempre, desde que abir o tópico.
Fico contente (que tenha percebido/que percebam) e quero vê-lo a essa luz, porque repare para mim, a classe média classifica-se por rendimento vs. qualidade de vida.
Colocado por: CMartin “Portanto acha que aquela história da oferta e da procura é artificial? Algo não inato?” (luisvv). - Não discordo, a lei da oferta e da procura é inata, mas é também influenciada artificialmente. Podendo ser viciada por rumores de mercado, é prova que podemos mexer na lei da oferta e da procura. (E foi feito há pouco tempo, com a vacina da gripe A. Diz-se que os franceses ficaram escandalizados com a manipulação (económica?)).
“Já estive mais longe de emigrar, de facto.” (luisvv) A troco de? É um desabafo, luisvv, cada país tem os seus quês, como sabe, se não sabe, imaginará. Não me parece que tenhamos chegado ao ponto de debandar. Prova disso é que, quem vai, ainda volta. Portugal não é o único País onde se colocam estas mesmas questões sobre o poder de compra da classe média.
Fico contente (que tenha percebido/que percebam) e quero vê-lo a essa luz, porque repare para mim, a classe média classifica-se por rendimento vs. qualidade de vida.
Colocado por: CMartinColocado por: Mk Pt
Eu, por exemplo, aumentei a minha qualidade de vida quando regressei de lisboa para a terrinha quando acabei a licenciatura.
(...)
- Provavelmente ganhava mais estando a trabalhar em Lx, ou pelo menos o mercado de trabalho seria maior.. Mas parte deste 'problema' é reduzido pelo facto de a vida por cá ser mais barata. E atendendo ao pontos acima é o preço a pagar...
E, por causa do que eu disse no meu comentário anterior, também o que diz Mk Pt acerta em cheio no que penso por vezes da classe média, do preço a pagar, e da qualidade de vida.
Colocado por: PauloCorreiaColocado por: CMartinE, por causa do que eu disse no meu comentário anterior, também o que diz Mk Pt acerta em cheio no que penso por vezes da classe média, do preço a pagar, e da qualidade de vida.
pressupõe-se obviamente que existe mercado de trabalho