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  1.  # 81

    Colocado por: luisvv

    O meu vizinho do lado ainda está à espera das chapas da vedação e de uma porta de um Wc no quintal, que já pagou há 2 anos.



    O seu vizinho fez mal! Neste (nesse) caso pagou tudo antes de estar acabado! Isso também nunca se faz nem eu aceitava que um cliente meu me pagasse tudo sem ter tudo.. Enfim.
    Concordam com este comentário: Carlos ***
  2.  # 82

    Colocado por: Dynamic444
    O seu vizinho fez mal! Neste (nesse) caso pagou tudo antes de estar acabado! Isso também nunca se faz nem eu aceitava que um cliente meu me pagasse tudo sem ter tudo.. Enfim.

    Eu cá não me importo :)

    Colocado por: Dynamic444Isso é tudo muito bonito mas nem vou comentar senão ainda sou enxovalhada.. Eu já fui demasiado escaldada! É complicado Paulo. Muito complicado.. ..E nem faço uma obra sequer sem um contracto com tudo bem explicito, todas as clausulas tudo preto no branco em duplicado e cada folha rubricada!

    è e aquilo é apenas uma forma de por a andar os aldrabões de serviço. Também me parece complicado, não existir um adiantamento, mas há ali muitas considerações politicas, isto é, eu começo por avisar que não dou, afasto logo os mais aldrabões que andam à caça de adiantamentos, ficando os mais sérios e durante a negociação acabamos sempre por acordar um adiantamento. Entende a teoria da negociação?
  3.  # 83

    Colocado por: PauloCorreia(...) isto é, eu começo por avisar que não dou, afasto logo os mais aldrabões que andam à caça de adiantamentos, ficando os mais sérios e durante a negociação acabamos sempre por acordar um adiantamento. Entende a teoria da negociação?


    Fica ao critério de cada um! As condições são logo posta na mesa não há nada escondido; quem quer aceita quem não quer não aceita (se bem que não tenha tido nenhum caso..). Está tudo no contracto. Já lá vai o tempo em que só se assinava um "papelinho".. E não sou nenhum "aldrabão" ou algo do género! Tomara eu que não me prejudiquem a mim quanto mais.. Mas pronto..
    Concordam com este comentário: Carlos ***
  4.  # 84

    Colocado por: Dynamic444Fica ao critério de cada um! As condições são logo posta na mesa não há nada escondido; quem quer aceita quem não quer não aceita (se bem que não tenha tido nenhum caso..). Está tudo no contracto. Já lá vai o tempo em que só se assinava um "papelinho".. E não sou nenhum "aldrabão" ou algo do género! Tomara eu que não me prejudiquem a mim quanto mais.. Mas pronto..

    Este tópico foi feito para os donos de obra que nada sabem desta industria e não para quem cá anda, que esses sabem defender-se. O meu problema, são aqueles que querem fazer uma casa e caem nas mãos de um sistema que vive a enganar.
    • PatSil
    • 12 agosto 2009 editado

     # 85

    Colocado por: PauloCorreia
    Este tópico foi feito para os donos de obra que nada sabem desta industria e não para quem cá anda, que esses sabem defender-se. O meu problema, são aqueles que querem fazer uma casa e caem nas mãos de um sistema que vive a enganar.



    Sim também é verdade. Infelizmente há cada "artista".. ..
    • eu
    • 12 agosto 2009

     # 86

    Uma forma de evitar problemas para o empreiteiro é definir muitas fases de pagamentos, com baixos valores. A primeira tranche pode por exemplo ser paga logo após a primeira semana de trabalho. Assim, vai crescendo uma confiança mútua e eventuais problemas são logo detectados à nascença.

    É assim que estou a fazer e está a correr tudo bem. Ainda hoje paguei mais uma tranche, que corresponde a um trabalho terminado esta semana. Comigo é assim: trabalho feito -> pagamento, nunca ao contrário !!!

    Felizmente, após ter tido contacto com vários aldrabões e vigaristas, parece que me saiu a sorte grande: este empreiteiro é aparentemente íntegro, trabalhador e cumpridor de prazos. Graças a ele estou a refazer a ideia genérica que tinha dos empreiteiros ;) (mas sempre com reservas, pois a obra mal começou... ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  5.  # 87

    Colocado por: Luis K. W.Desculpe lá, ò Paulo Correia,
    O meu princípio (como empreiteiro, claro) é: o dono de obra é que TEM DE financiar a obra.


    Concordo!!!

    Juntos iniciaremos um movimento que vise impedir a encomenda de trabalhos de impressão sem que haja lugar ao competente adiantamento do custo dos tinteiros...

    Obrigaremos esse bando de malfeitores, que só quer pagar o trabalho feito, a ouvir o troar desta voz justa, permitindo aos empregados receber, igualmente, 18 dias de jorna adiantados em cada mês...

    Trabalharemos juntos para que os fornecedores recebam, pelo menos, 30% do valor de cada encomenda antes mesmo de esta ter sido realizada...

    ... e siga a Marinha... que o Exército está de rastos!
  6.  # 88

    Este tópico é muito didáctico. Obrigado.
    Estou a iniciar um projecto de construção duma moradia e ando a aprender muito neste forum.

    Deixo aqui o ponto de vista sobre o ponto que mais discussão causou- o adiantamento.
    É claro que a questão dos adiantamentos tem que ser negociado e claramente definido. Na minha área, serviços de IT (informática), dependendo do tipo de serviço (valor) pode acontecer que uma percentagem seja facturada logo na adjudicação do serviço, mas geralmente os serviços só são facturados ao cliente depois dele ter aceite formalmente a execução do serviço.

    Numa construção duma moradia, dada a dimensão do projecto, pode ser aceitável ter que efectuar um adiantamento. Depende.

    De qualquer modo os conselhos aqui colocados parecem-me fazer muito sentido em especial para quem não está por dentro do ramo.

    obg
  7.  # 89

    Não tenho uma posição fundamentalista sobre a questão dos adiantamentos.

    Parece-me somente a melhor maneira de filtrar os empreiteiros que estão com a corda ao pescoço e que tudo farão para receber esse dinheiro
  8.  # 90

    Eu (tal como o FD já aqui comentou) utilizo o adiantamento para atestar a capacidade de encaixe (económico) dos clientes.

    E, se o cliente não confia em mim logo no início da obra, o melhor é nem começarmos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil, aprendiz2
  9.  # 91

    Se é de confiança que estamos a falar, então as garantias bancárias são um atestado de confiança.

    Confiança nos dias de hoje?
  10.  # 92

    Pois! Tem razão quanto à confiança...
    Não me lembro de ver tanta empresa (com que estava habituado a trabalhar) a fechar as portas

    Felizmente que quem paga (a garantia bancária) é o cliente... :-)

    Depois, é passar as facturinhas todas e ter um advogado de prevenção para requerer injunções (para que as facturas se tornem títulos executivos contra os devedores).
  11.  # 93

    Tenho algumas dúvidas em relação à minuta.
  12.  # 94

    Já agora, uma outra pergunta: Quanto tempo se deverá dar aos empreiteiros, a quem se pede um orçamento de construção de uma moradia, para responderem?
  13.  # 95

    Cerca de 3 a 4 semanas
  14.  # 96

    Colocado por: PauloCorreiaCerca de 3 a 4 semanas

    Desde que não se lembrem de escolher materiais «heç kəs bilir»(1), ou «joita ei enää valmisteta»(2), como frequentemente acontece...
    :-)

    (1) que ninguém conhece
    (2) que já não se fabricam
  15.  # 97

    E nao há kem veja o problema ao contrario ? Tenho aki 4 roupeiros e um closet para uma artista ke depois de confirmar a encomenda,ofendeu se com o pedido de 30 % na adjudicaçao,e agora vou come los com batatas fritas.desistiu porque entretanto arranjou orçamento mais barato e nada disse...
  16.  # 98

    Colocado por: joaosantosE nao há kem veja o problema ao contrario ? Tenho aki 4 roupeiros e um closet para uma artista ke depois de confirmar a encomenda,ofendeu se com o pedido de 30 % na adjudicaçao,e agora vou come los com batatas fritas.desistiu porque entretanto arranjou orçamento mais barato e nada disse...


    claro que há, mas este fórum é um fórum onde maioria dos utilizadores são clientes finais. Ora é politicamente incorrecto dizer-se que os clientes são tudo menos anjinhos e com aureolas. Já falar mal dos fornecedores e empreiteiros é politicamente correcto.

    PS: até já me foi proposto fazer um cábula idêntica, mas com o titulo: Como escolher um cliente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaosantos
  17.  # 99

    A gaita, PauloCorreia, é que a maior parte dos «clientes» tem uma ou duas grandes (boas ou menos boas) experiências de obras com empreiteiros em toda a vida, enquanto que os empreiteiros vão acumulando calotes de clientes pouco escrupulosos durante toda a vida.

    E chega-se a uma altura em que ...

    Já vos contei a daquela senhora que pediu a um pai-e-filho para lhe remodelarem a casa?
    Deu-lhes 20% e não havia meio de dar nem mais um tostão.
    Mesmo quando a casa já tinha as obras concluídas, ela insistia que faltavam alguns pormenores sem os quais não pagaria nem mais um tostão.
    O pai-e-filho, desesperados de estar à espera, comprometeram-se a ir lá reparar todas as queixas.
    Mal ela virou as costas PARTIRAM-LHE a casa toda! Portas, paredes, janelas, azulejos, pavimentos... até as torneiras ficaram penduradas no ar, sobre louças feitas em cacos.

    (nota: tive conhecimento desta história verídica por uma das minhas melhores amigas, vizinha e familiar da dita senhora)
  18.  # 100

    Colocado por: joaosantosE nao há kem veja o problema ao contrario ? Tenho aki 4 roupeiros e um closet para uma artista ke depois de confirmar a encomenda,ofendeu se com o pedido de 30 % na adjudicaçao,e agora vou come los com batatas fritas.desistiu porque entretanto arranjou orçamento mais barato e nada disse...


    Mas então? Você fez os roupeiros antes de receber os 30% da adjudicação? Isso é erro de quem?
    Hoje em dia não se confia em ninguém.

    Claro que há clientes aldrabões. Álias, num país de aldrabões, são grandes as probabilidades de os encontrarmos de um lado ou do outro do negócio.

    O ideal, como cliente mas também a pensar no empreiteiro, é pagar à medida que a obra vai sendo feita. Acho que é o sistema que melhor protege ambas as partes. Nos casos em que haja investimento de material não reaproveitável (carpintarias e caixilharias), aceito uma percentagem para 'arranque'.
 
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