Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    A propósito de CALOTES...

    Sei de um caso de uma gestora de conta (bancária) de uma empresa de remodelações, ao ver o balanço de Junho, telefonou para o gerente a perguntar como se justificava que a Dívida dos Clientes fôsse superior à Facturação desses 6 meses.
    Isto é, OS CALOTES e atrasos em pagamentos já eram superiores à facturação de meio ano!

    ----
    Relativamente a LUCROS, vou repetir-me.

    As pessoas não têm como objectivo «respirar».
    Têm como objectivos uma série de coisas, mas «respirar» não o é.
    «Respirar» é natural e absolutamente fundamental.
    Caso não «respire», uma pessoa morre.

    Para uma empresa, «TER LUCRO» é exactamente o mesmo que «RESPIRAR» para uma pessoa.

    ----
    Achei muita piada a essa dos lucros de 50% - 100%! LOLOLOL ! NEM 20% (quem me dera!)!
  2.  # 42

    PedroAzevedo

    Eu consigo calcular +/- quanto vai custar uma obra, o que não consigo calcular é a execução da obra, em que condições ela vai ser feita, se de Inverno se de Verão, se o encarregado é bom e o engenheiro acompanha, se o dono de obra não se mete com alterações que atrasam tudo, se o projectista responde em tempo útil.

    um dia deste convido-o a ver como se faz um orçamento e depois ter de os meter no cepo com certos preços, que ninguém faz a menor ideia. Já chegámos a escrevermos cada um, (erámos 3) um valor e depois mostrar tudo ao mesmo tempo, fazer a média aritmética daquilo e que fosse o que os deuses quisessem

    Tenho um amigo meu que diz: Nem percebo como é que conseguem dormir com os riscos que correm. Quer ver? Quem quiser que meta um preço nisto:

    Fornecimento e assentamento de todos os elementos estruturais em madeira que não se encontrem nos desenhos de levantamento/projecto em tramos no mínimo com 12 m de desenvolvimento ( valor aproximado ), mas que efectivamente existam na cobertura, tais como barrotes, peças estruturais secundárias, etc. que eventualmente se substituam, em madeira de Casquinha Vermelha, com perfis e secção igual às existentes, de acordo com os desenhos de levantamento/projecto e com a descrição das CTE. NOTA: a madeira de Casquinha Vermelha deverá estar estabilizada - 750m2


    Percebe o que é para fazer? mudar tudo o que não estiver em condições
    Quantidades? não sei, o arquitecto esteve-se nas tintas para isso e passou a batata quente
    Como se faz? Sabe jogar poker? é igual. Arrisca, se tiver sorte, ganha uma data de dinheiro, se tiver azar, lixa-se em grande.

    E 50% do que eu orçamento, é assim
  3.  # 43

    Colocado por: Luis K. W.Achei muita piada a essa dos lucros de 50% - 100%! LOLOLOL ! NEM 20% (quem me dera!)!


    20%? O real está a zero, ganhar a obra a perder e depois dar a volta como for possível.

    Só este mês é o quarto orçamento que não é entregue porque ultrapassamos o valor base. Tive um que só a electricidade é mais cara que o valor que podíamos pedir pela obra. E ainda faltava AVAC e a construção civil
    • Mp29
    • 17 novembro 2009

     # 44

    é caso para dizer que o PAULOtem que ter um dedo que adivinha..
  4.  # 45

    Respondendo a questão inicial.

    Conhecem aquela do gestor que aceita pagar a um novo funcionário, 5000€/mês?
    Quando lhe perguntaram se ele era doido, ele respondeu que doido era o gajo que lhos tinha pedido, porque ele nunca fazia intenção de os pagar, pelo que se ele tivesse pedido 10000, ele aceitava na mesma.

    O homem só precisa de uma coisa para ter lucro com aqueles preços: Não pagar. Mas qual é a dificuldade de perceber isto??? :)


    Colocado por: Mp29é caso para dizer que o PAULOtem que ter um dedo que adivinha..

    Qual dedo?? Vai-se lá, olha-se e por experiências anteriores, arrisca-se, pouco mais se pode fazer.
  5.  # 46

    Paulo,
    Tenho uma quase tão boa como essa:

    «Limpeza e beneficiação de elementos de cantaria existentes tais como peitoris e soleiras, guarnições, etc, incluindo
    reparação, como quando e onde indicado pelo projectista.»

    COMO, QUANDO E ONDE indicado pelo projectista!!! :-)

    E a gente responde o quê?
    Valor:
    «QUANTO, QUANDO E COMO o nosso engenheiro responsável pela obra entender» ??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  6.  # 47

    Colocado por: Luis K. W.como quando e onde indicado pelo projectista.»

    E porque é que o asno, não o indicou em fase de projecto?
    Ou queria uns "almoços" de borla para não ser muito chato? Daqueles que aparecem por volta das 11, chateiam e para os mantermos longe da obra, o almoço é bem regado? E no caso de ser uma obra grande, ainda têm direito a uma passagem por um bar com umas empregadas giras?
  7.  # 48

    Colocado por: PauloCorreiaComo se faz? Sabe jogar poker? é igual. Arrisca, se tiver sorte, ganha uma data de dinheiro, se tiver azar, lixa-se em grande.

    Paulo, não me acredito que entre em 50% das suas obras sem saber se vai ganhar ou perder dinheiro! O seu patrão já o tinhas despachado faz tempo, se o fizesse ganhar obras a perder dinehiro...
    Colocado por: PauloCorreia20%? O real está a zero, ganhar a obra a perder e depois dar a volta como for possível.

    Está a ver como sabe! ;)
    SAbem se vão ganhar ou não. E quando entram a perder, já levam algo debaixo d´olho para dar a volta à coisa...
    Claro que NAO FALO das excepções, que são os casos onde algo de facto ANORMAL acontece. Isso há em todos os ramos....
    • Mp29
    • 17 novembro 2009

     # 49

    caro sr . pedro azevedo78 :_ vamos ca ver ,entao o paulo diz que ganha as obras a perder e depois tenta dar a volta a situação como der.
    eu passei este topico todo a dizer que concorro (pra mim) com preços realistas e ganho umas perco outras como todos, e eu é que como disse:_ tudo ao molho e fé em deus?????
    • naar
    • 17 novembro 2009 editado

     # 50

    Colocado por: Luis K. W.Alice G.
    De Bragança a Coimbra são 330km.
    A trabalhar a 1,25€/m2, não consigo fazer contas que justifiquem as despesas!

    Vou dar um exemplo:
    6 homens numa carrinha, que custem 75€/dia cada um.

    2x330km = 660km a 0,25€/km = 165€
    6 x 75€ = 450€
    total custos: 165+450=615€.

    Para ganhar 615€ esses 6 homens teriam de aplicar 615/1,25€/m2=492m2 num só dia.

    Lá que é possível é. Só que...


    E eu agora vou dar outro exemplo de quem faz contas só para a "bucha" e depois daqui a uns tempos logo pensa nos impostos, pneus, revisões dos carros, portagens, seguros, etc.

    660Km x (eles pensam: a carrinha gasta 12lt/100Km e esquecem-se das portagens pq têm viv verde!, lol) = 80,00
    6 x 50,00 ( e aqui já estou a dar o benefício da dúvida, se calhar nem é tanto, impostos, seguros, fica para mais tarde) = 300,00

    Total de custos= 80,00 + 300,00 = 380,00

    380,00 / 1,25€/m2 = 304m2 / 5 homens = 60,8m2/homem (porque o patrão conduz mas não trabalha), mas se lhe apetecer passa para 50,66m2/homem.

    Já não está assim tão mal!

    O que eles se esquecem é que depois têm que pagar (alguns, alguns itens):

    -Segurança Social
    -Seguros de ac. trabalho e seguro automóvel
    -Manutençao de viatura
    -Portagens
    -Renovação de Alvará, telecomunicações, ferramentas e utensílios de desgaste rápido, etc

    Mas enquanto não aparecem estas despesas para pagar têm dinheiro para comer durante mais uns dias!

    É triste mas é a realidade.

    Cump.
  8.  # 51

    Colocado por: Pedro Azevedo78Está a ver como sabe! ;)
    SAbem se vão ganhar ou não. E quando entram a perder, já levam algo debaixo d´olho para dar a volta à coisa...

    Ò pedro, eu quando digo a zero, digo sem os encargos de estrutura.

    E dizermos que é a zero é um eufemismo para dizer que rezamos que aquilo dê, porque assumir que se vai a perder é muito doloroso. E repare uma coisa, eu nem sequer ando na guerra do preço mais baixo, porque a maioria das obras são ganhas a ficar em entre o 3 e o 6 lugar no preço e consigo ganhá-las na valia técnica

    Colocado por: Pedro Azevedo78O seu patrão já o tinhas despachado faz tempo, se o fizesse ganhar obras a perder dinehiro...

    Por acaso discutimos sempre no fecho porque eu não quero descer e ele desce. É ao contrário :) (É uma defesa minha, assim se aquilo der m****a, eu digo sempre, que foi ele que baixou)

    não estou a dizer que não sei como vou, tenho é uma margem de incerteza de cerca de 10%, o que é muito, ainda assim. Como não tenho margem para aguentar esses 10% em caso de correr mal, não há folga possível. ou corre tudo na perfeição ou então, olhe, augente-se.

    Se tivesse margem de 25% e um margem de erro de 10%, se correr mal, só ganho 15, mas se a margem for zero, perco 10%. Depois isto pode ser equilibrado por outra obra. Mas se em todas se passar isto, em 2 anos estamos na falência
  9.  # 52

    Só tenho uma pergunta a fazer:
    Quanto ganha um empregado destas pessoas que falaram aqui????? Eu trabalho, mas pelo que ouço falar preciso de mudar de emprego, posso trabalhar mais mas deve compensar....

    Por amor de deus.... ganho 2,60€/h o que dá o ordenado minimo de 450€.
    Ou moro na zona errada do país ou não conheço as pessoas que devia conhecer... Por isso peço ajuda
    • naar
    • 17 novembro 2009

     # 53

    Colocado por: quiksilver26Só tenho uma pergunta a fazer:
    Quanto ganha um empregado destas pessoas que falaram aqui????? Eu trabalho, mas pelo que ouço falar preciso de mudar de emprego, posso trabalhar mais mas deve compensar....

    Por amor de deus.... ganho 2,60€/h o que dá o ordenado minimo de 450€.
    Ou moro na zona errada do país ou não conheço as pessoas que devia conhecer... Por isso peço ajuda


    E que profissão é que tem?
  10.  # 54

    quicksilver.
    Que eu saiba:
    - É proibido pagar à hora.
    - É proibido pagar abaixo do ordenado mínimo nacional.

    Esses 2,60€/h é líquido? Fazem descontos? De quê?

    Se trabalhar mais de 4 horas de manhã e algumas de tarde, não lhe pagam subsídio de refeição?

    Que raio de patrão / trabalho é esse? É que nem os meus serventes!!
  11.  # 55

    Colocado por: Luis K. W.quicksilver.
    Que eu saiba:
    - É proibido pagar à hora.
    - É proibido pagar abaixo do ordenado mínimo nacional.

    Esses 2,60€/h é líquido? Fazem descontos? De quê?

    Se trabalhar mais de 4 horas de manhã e algumas de tarde, não lhe pagam subsídio de refeição?

    Que raio de patrão / trabalho é esse? É que nem os meus serventes!!


    Tambem vamos com calma, o ordenado base está nos 458+/- isto é o principal, claro que a partir daí tenho tudo o resto, subssidio de alimentação, subsidio de turno, todos os descontos em dia, horas extras e feriados metidos à folha, compensações pelos feriados trabalhados.... mas mesmo assim não vai para os 700€ que por ai se falou (que disseram que era uma miséria) e para andar perto já tenho que trabalhar de noite (por isso inclui subsidio de turno).

    Mas agora mais a serio ninguem tem um emprego/trabalho aqui no norte para aoferecer :)
    • naar
    • 17 novembro 2009

     # 56

    Colocado por: quiksilver26
    Colocado por: Luis K. W.quicksilver.
    Que eu saiba:
    - É proibido pagar à hora.
    - É proibido pagar abaixo do ordenado mínimo nacional.

    Esses 2,60€/h é líquido? Fazem descontos? De quê?

    Se trabalhar mais de 4 horas de manhã e algumas de tarde, não lhe pagam subsídio de refeição?

    Que raio de patrão / trabalho é esse? É que nem os meus serventes!!


    Tambem vamos com calma, o ordenado base está nos 458+/- isto é o principal, claro que a partir daí tenho tudo o resto, subssidio de alimentação, subsidio de turno, todos os descontos em dia, horas extras e feriados metidos à folha, compensações pelos feriados trabalhados.... mas mesmo assim não vai para os 700€ que por ai se falou (que disseram que era uma miséria) e para andar perto já tenho que trabalhar de noite (por isso inclui subsidio de turno).

    Mas agora mais a serio ninguem tem um emprego/trabalho aqui no norte para aoferecer :)


    E que profissão é que tem? (não pergunto mais vez nenhuma!, lol)
  12.  # 57

    Colocado por: PauloCorreia

    Fornecimento e assentamento de todos os elementos estruturais em madeira que não se encontrem nos desenhos de levantamento/projecto em tramos no mínimo com 12 m de desenvolvimento ( valor aproximado ), mas que efectivamente existam na cobertura, tais como barrotes, peças estruturais secundárias, etc. que eventualmente se substituam, em madeira de Casquinha Vermelha, com perfis e secção igual às existentes, de acordo com os desenhos de levantamento/projecto e com a descrição das CTE. NOTA: a madeira de Casquinha Vermelha deverá estar estabilizada - 750m2




    é a grande lacuna que existe ... Medidores que mal sabem medir quanto mais elaborar um artigo, e orçamentistas que não são contratados pelos projectistas para elaborar o Mapa de Trabalho e as respectivas medições, enfim.

    Executar um mapa de trabalhos, ordenado, de acordo com as regras, é cada vez mais raro, depois encontram-se coisas como um artigo de alvenaria ao ml, já para não falar nos VG, Unidade tão adorada por muitos, o VG serve para tudo o que seja dificil de medir, quando tem um trabalho que, ou não sabem, ou não tem paciencia para o medir ... zás ... nasceu mais um VG
  13.  # 58

    A minha mulher era secretária, os outros dois faziam próteses dentárias acha suficientemente especializado para si?

    Mas quais lucros brutais? O que é um lucro aceitável para si ? Nenhuma empresa deste país temmargens de lucrode 20%, seja qual for o negócio, quanto mais os 50 e 100 de que você fala... Nem um banco...


    Um café sai a 0,05 centimos, as imperiais a 0,10, practicamente todos os produtos vendidos num café com raras excepções como o tabaco ou gelados é tudo com um lucro a cima dos 50% veja um outro exemplo ridiculo os sumos de laranjas naturais porque raio é que hão-de custar 2€ e 2,5€ porque são chulos não existe outro motivo.

    Ponto 1: apenas cerca de 7% da população recebe o salário mínimo. Parece-lhe muito ? A mim parece-me pouquíssimo. Por incrível que possa parecer, vivemos num país em que mais de 70% da população não tem o ensino secundário completo. Saber que desses 70% , 63 ganham acima do mínimo legal é surpreendente.

    Ponto 2:2500 euros a mais numa folha de ordenados equivalem a mais de 4000 de custo para a empresa!!!. É pouco ? Depende do ponto de vista - é "apenas" um aumento de 5,5% dos custos de pessoal. Se os custos de pessoal forem de 50% do total, isto representa um aumento de quase 3% nos custos globais. Se conhecer muitas empresas capazes de suportar aumentos de 3% nos custos, parabéns.


    Aqui posso concordar consigo não tenho nº nenhuns por isso a minha base de argumentação é escassa, mas todos temos conhecimentos dos ferraris e porches que andavam pelo norte dos patrões enquanto que os funcionários ganham o salário minimo se acha isso normal não posso acrescentar mais nada.

    Depende. Mas pode sempre pegar nas suas economias e perguntar qual a remuneração que estaria disposto a admitir para o seu capital. Seguramente que dará um óptimo patrão, numa empresa com preços competitivos e salários justos


    Já referi que o que não acho justo é o patrão ter milhões enquanto os funcionários tem tostões é isso que não acho justo, independentemente do investimento, não acho justo que após a construção de um prédio e da sua venda o lucro seja de digamos 300.000, 30.000 por andar num prédio de 10 andares por exemplo e os trabalhadores tenham ficado com o salário minimo. Não me parece justo digo eu
  14.  # 59

    Sim, evidentemente. Se eu facturo 100 e só recebo 90, onde acha que vou desencantar os 10 que faltam? Ou julga que os custos desaparecem só porque você não consegue receber o que lhe devem ?Qualquer empresa sabe que tem que ter uma margem para quebras/roubos/calotes.E as que não têm, falem.

    Continuo sem perceber, quer dizer eu contrato-lhe um serviço, você já vai cobrar-me 100 porque espera que eu não pague 10 é isso? Desculpe-me mas isso é uma desculpa esfarrapada para ROUBAR o cliente.

    E se eu pagar os 100 você como é honesto devolve-me os 10 dizendo que era só para garantir algum calote?
  15.  # 60

    hfviegas,
    Ter LUCRO não é ROUBAR!

    O LUCRO tem uma função social. As empresas que têm LUCRO pagam impostos (que, se bem me lembro, servem a todos nós).
    As empresas que têm lucro, crescem, criam emprego, e pagam AINDA MAIS impostos.

    Releia o que eu escrevi antes:
    "As pessoas não têm como objectivo «respirar».
    Têm como objectivos uma série de coisas, mas «respirar» não o é.
    «Respirar» é natural e absolutamente fundamental.
    Caso não «respire», uma pessoa morre.

    Para uma empresa, «TER LUCRO» é exactamente o mesmo que «RESPIRAR» para uma pessoa."

    Uma empresa não tem «como objectivo» ter lucros.
    Uma empresa TEM DE TER LUCROS caso contrário morre.

    Quando você contrata uma empresa, TEM DE ADMITIR que está a colaborar nos lucros dela.
    Seja a EDP, a PT, a TMN ou Vodafone, de cada vez que você carrega no interruptor da luz ou na tecla verde do telemóvel, está a aumentar os lucros delas.
    E ao aumentar os lucros da empresa, está a colaborar com o aumento dos impostos que ela paga ao Estado (a todos nós) e da capacidade dessas empresas que irão investir em novas áreas, criar mais empregos, etc.

    Depois, claro... há os espertinhos que pensam que contratar clandestinamente um desempregado (a quem já estão a pagar um subsídio de desemprego) lhes fica mais barato.
 
0.0203 seg. NEW