Iniciar sessão ou registar-se
    • CMartin
    • 25 fevereiro 2016 editado

     # 201

    Colocado por: CMartinConstruam lá o prédio aos triângulos salmão e amarelo (juro, tenho uma correnteza deles assim na minha rua, felizmente longe da minha vista).

    A quem é que se pode chamar à responsabilidade por estas construções ? Ao dono de obra, ao arquitecto ou a quem as compra (ao mercado) (..).
      20160225_115251.jpg
    • CMartin
    • 25 fevereiro 2016 editado

     # 202

    (Continuado deste :https://forumdacasa.com/discussion/42586/7/reflexao-e-discussao-de-gostos-o-je-ne-sais-quoi-que-se-explica/#Comment_884573)
    História da Arquitectura II
    (Depois da Arquitetura clássica, grega e romana..)

    Idade Média

    A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais, estando o conhecimento tectónico sob o controle das corporações de ofícios.

    Durante praticamente todo o período medieval, a figura do arquiteto (como sendo o criador solitário do espaço arquitetónico e da construção) não existe. A construção das catedrais, principal esforço construtivo da época, é acompanhada por toda a população e insere-se na vida da comunidade ao seu redor. O conhecimento construtivo é guardado pelas corporações, as quais reuniam dezenas de mestres-obreiros (os arquitetos de facto) que conduziam a execução das obras, mas também as elaboravam.

    A Cristandade definiu uma visão de mundo nova, que não só submetia a vontade humana aos desígnios divinos como esperava que o indivíduo buscasse o divino. Em um primeiro momento, e devido às limitações técnicas, a concepção do espaço arquitetónico dos templos volta-se ao centro, segundo um eixo que incita ao percurso. Mais tarde, com o desenvolvimento da arquitetura gótica, busca-se alcançar os céus através da indução da perspectiva para o alto.

    Estilos medievais
    Arquitetura paleocristã
    Arquitetura visigótica
    Arquitetura moçárabe
    Arquitetura bizantina
    Arquitetura mourisca
    Arquitetura românica
    Arquitetura gótica

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_arquitetura
    • CMartin
    • 25 fevereiro 2016 editado

     # 203

    História da Arquitectura, Idade Moderna
    Idade Moderna
    O homem vitruviano, interpretado por Leonardo da Vinci. Nele está sintetizado o espírito renascentista: clássico e humanista. Com o fim da Idade Média a estrutura de poder européia modifica-se radicalmente. Começam a surgir os estados-nacionais e, apesar da ainda forte influência da Igreja Católica, o poder secular volta a subjugá-la, especialmente com as crises decorrentes da Reforma Protestante.

    O Renascimento abriu a Idade Moderna rejeitando a estética e cultura medievais e propondo uma nova posição do homem perante o Universo. Antigos tratados arquitetônicos romanos são redescobertos pelos novos arquitetos, influenciando profundamente a nova arquitetura. A relativa liberdade de pesquisa científica obtida permitiu algum avanço nas técnicas construtivas, permitindo novas experiências e a concepção de novos espaços.

    Algumas regiões italianas, e Florença em especial, devido ao controle das rotas comerciais que levavam a Constantinopla, tornam-se as grandes potências mundiais e é nelas que se desenvolveram as condições para o desenvolvimento das artes e das ciências.

    Fonte: http://www.ecivilnet.com/artigos/historia_da_arquitetura_2.htm


    - O homem vitruviano, interpretado por Leonardo da Vinci. Nele está sintetizado o espírito renascentista: clássico e humanista -
      800px-Vitruvian.jpg
    • Flica
    • 25 fevereiro 2016

     # 204

    Mas que mimo ! que edifício é este ? Tentei aumentar o zoom mas não consigo..vou tentar de novo. Parece-me arte deco? Obrigada."

    CMartin
    É arte nova sem dúvida, na foto não se vêem bem os detalhes. Neste sábado vou tentar eu própria tirar uma foto melhor. É arte nova embora as colunas e todo o seu ar rectilíneo tenham um certo pendor art deco, pode talvez estar na transição destes 2 estilos,. a caminho da art deco
    Mas temos aqui no forum arquitectos, que se podem pronunciar
    • Flica
    • 25 fevereiro 2016

     # 205

    Mas que mimo ! que edifício é este ? Tentei aumentar o zoom mas não consigo..vou tentar de novo. Parece-me arte deco? Obrigada."

    CMartin
    É arte nova sem dúvida, na foto não se vêem bem os detalhes. Neste sábado vou tentar eu própria tirar uma foto melhor. É arte nova embora as colunas e todo o seu ar rectilíneo tenham um certo pendor art deco, pode talvez estar na transição destes 2 estilos,. a caminho da art deco
    Mas temos aqui no forum arquitectos, que se podem pronuncia

    Ia fazer 1 ref ao post do marco1 mas agora já não vai dar...
  1.  # 206

    Flica tire lá um foto melhor, está mesmo diminuta eu quase não consigo ver, e uso óculos para ver ao longe e nem com eles postos. Gostava de poder apreciar melhor então..
    • CMartin
    • 25 fevereiro 2016 editado

     # 207

    Não se esqueçam estou a aguardar as opiniões sobre a casa da imagem do nosso segundo desafio..

    Gostaria de saber se esta casa do nosso Portugal é bonita ou feia, gostaria de saber como a vêem e por que razão?
    Sejam práticos e técnicos ou sejam filosóficos, usem os vossos olhos de ver. Digam-me o que vêm.
    É mais do que tudo um mindset que se cria e se queria, o entender dum tópico com um tema tão abrangente como a discussão e reflexão sobre gostos, do je ne sais quoi, duma visão pessoal para uma visão de comunidade, em que a comunidade é o fórum.
      99759b9d869dfcb0b5d67c5bb5ff7694 (1) (1).jpg
    • CMartin
    • 25 fevereiro 2016 editado

     # 208

    Os Materiais

    Casa com 5 anos.
      20160225_120119.jpg
    • CMartin
    • 25 fevereiro 2016 editado

     # 209

    A evolução dos materiais de construção civil

    Nas condições atuais onde o desenvolvimento urbano transcende qualquer outra necessidade regional por vezes mesmo do país, os materiais de construção civil ganham outra importância baseada na constante necessidade de construção de obras cuja duração deve ser de bastantes anos, sempre mantendo as qualidades de durabilidade com a menor manutenção.

    (...)
    Por outro lado sempre que se fala em materiais para a construção se pensa que estamos sempre perante o mesmo tipo de produtos, a sua maior parte já existente desde há vários anos e com a sua composição e aplicação no local da construção perfeitamente identificados, aparentemente não existe nenhum segredo por desvendar nem nenhuma dica por descobrir.

    Na realidade o setor dos materiais de construção civil são sem duvida alguma um dos departamentos onde a ciência e a tecnologia não estão de braços cruzados à espera de qualquer descoberta.
    As marcas e empresas que produzem materiais de construção civil devido ao grande numero de jogadores no tabuleiro das vendas de materiais, estão sempre na vanguarda da evolução dos seus materiais para que o resultado final possa surpreender os clientes.

    A tecnologia dá neste caso um forte impulso para que os diversos tipos de material de construção civil possam prosseguir o caminho da evolução oferecendo aos clientes materiais de melhor qualidade, cumprindo sempre as expectativas dos seus clientes.

    A evolução técnica no departamento da construção e dos seus materiais é extremamente rigorosa e existem organismos instituídos que estabelecem parâmetros de qualidade para qualquer produto, por exemplo sempre que surge um novo material de construção civil no mercado nacional ou internacional esse produto não sai para o mercado das vendas sem que antes seja sujeito a uma bateria de testes e são esses testes que vão determinar se o material de construção civil está dentro dos parâmetros exigidos para a sua utilização não representar qualquer perigo ao ser utilizado numa obra.

    Mais do que simples compostos, todos os materiais de construção são o produto da ciência e da tecnologia que acaba chegando junto das pessoas já com o selo de garantia de qualidade e sem que por vezes o cidadão saiba todo o caminho que o produto teve que percorrer até chegar ao mercado.

    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/materiais-de-construcao-em-evolucao/19247/#ixzz41CYOTpqr
      materiais-utilizados-na-construo-de-edificaes-5-638.jpg
    • CMartin
    • 25 fevereiro 2016 editado

     # 210

    Os Materiais I
    Os materiais e a sua qualidade são - claramente - essenciais no resultado final duma construção.
      20160225_120042.jpg
      20160225_115910.jpg
    • CMartin
    • 25 fevereiro 2016 editado

     # 211

    Os Materiais II
      20160225_120019.jpg
      20160225_115959.jpg
    • CMartin
    • 25 fevereiro 2016 editado

     # 212

    Evolução dos materiais de construção
    Rita Melo Publicado 17.07.2015


    Materiais de construção é o nome genérico pelo qual se designam os diversos produtos utilizados na construção civil. Estes materiais sofreram grandes alterações nos últimos tempos, não apenas no sentido de se tornarem mais adaptáveis à demanda dos padrões modernos de beleza, mas também no sentido de serem mais adaptáveis às aplicações de hoje em dia tornando-se mais duráveis com o tempo.

    A sustentabilidade e adaptabilidade dos materiais na construção civil ganham um destaque importante nas preocupações de quem constrói uma casa. Fatores como o aproveitamento da energia solar na disposição da habitação, o seu bom isolamento e a sustentabilidade dos materiais aplicados entram na equação da construção e condicionam a escolha dos materiais a usar.

    A arquitetura sustentável – também chamada como arquitetura verde – é uma forma de se conceber o projeto de uma casa de forma sustentável, procurando otimizar os recursos naturais e sistemas de edificação de forma a minimizar-se o impacto ambiental da obra, tanto no meio ambiente circundante como nos habitantes locais.

    Os princípios desta arquitetura passam pela consideração das condições climáticas na envolvente das obras de construção, para que seja possível obter o máximo desempenho com o mínimo de impacto, permitindo ainda a redução do consumo de energia e maximização do aproveitamento de qualquer tipo de energia e a eficácia e moderação no uso dos materiais de construção, dando-se prioridade aos de baixa energia de utilização.

    Com estes conceitos em mente, os materiais de construção devem ser aplicados também visando a finalidade da construção e a beleza final requerida. O cimento, a madeira, a pedra e a tijoleira podem transmitir diferentes sensações e adaptar-se facilmente a diferentes necessidades dentro da construção.

    Fonte: https://www.homify.pt/livros_de_ideias/36051/evolucao-dos-materiais-de-construcao
    • PandR
    • 26 fevereiro 2016

     # 213

    CMartin, esta casa é mesmo onde?
    •  
      GMCQ
    • 26 fevereiro 2016 editado

     # 214

    Quase que falávamos a mesma lingua... :))) post #181
  2.  # 215

    Colocado por: PandRCMartin, esta casa é mesmo onde?


    Podia dizer-lhe é no distrito de Lisboa, num concelho subjacente ao distrito de Lisboa..

    Mas vou dizer-lhe que é uma casa onde eu moro, em Manique, Cascais, e que tirei estas fotografias ontem por sua causa - é a casa que o PandR está a pensar para si. Certo?
  3.  # 216

    Aquelas casas coloridas ao bicos são escabrosas
    Concordam com este comentário: CMartin, GMCQ
    • CMartin
    • 26 fevereiro 2016 editado

     # 217

    Colocado por: migjacAquelas casas coloridas ao bicos são escabrosas


    São. E estão todas vendidas e habitadas. Para mim um mistério inexplicável migjac.
    Há quem compre com um único critério - será neste caso o preço? Não sei quais os valores de venda mas pensando na localização e sendo uma casa versus um apartamento talvez não se arranjasse nada equivalente a igual preço na mesma zona (?)

    E ainda, um pouco mais acima existem mais 3 condomínios, repare-se - 3 condomínios pegados e construídos em simultâneo (e também ao mesmo tempo que estas coloridas dos bicos), de casas com muito melhor aspecto e gosto, e até qualidade visível (dos materiais), e a maior parte ainda por vender. Um por acabar por falência da construção.
    As coloridas aos bicos foram as que se venderam mais depressa.

    Não entendo de facto os raciocínios por detràs do seguinte:

    1 - O escabroso que são as casas coloridas aos bicos ?
    Nem devia ser permitido construções semelhantes, deviam chumbar nas Câmaras casas sem preceitos estéticos que se entendam! Teriam que pelo menos respeitar parâmetros de qualidade construtiva (tanto estéticos como nos materiais utilizados) e o ambiente onde se inserem!

    2 - Porque se constrói em simultâneo 4 condomínios na mesma zona a escassa distancia uns dos outros em que cada condomínio tem pelo menos 10 a 15 casas?!


    3 - E esta última casa que coloquei a partir do # 215 não me é menos intrigante, a meu ver inadmissível que numa casa com 5 anos se comece a percepcionar manchas e escuridão e as cores das tintas a escorrer por ela abaixo.

    Há aqui muita falta de critério e de aprumo não só de gostos - que para mim o gosto não é tão subjectivo quanto isso porque o direito democrático que cada um tem ao seu gosto pessoal não se sobrepõe ou não deve sobrepor-se ao respeito pelo todo, pelo País "arquitectónico", mas também dos materiais de construção e/ou os métodos de construção não terem a devida qualidade.

    Constrói-se "grande" e "muito" em vez de construir "bom".
    • PandR
    • 26 fevereiro 2016

     # 218

    Colocado por: CMartin
    Podia dizer-lhe é no distrito de Lisboa, num concelho subjacente ao distrito de Lisboa..


    Onde é que eu já li uma coisa parecida?... Sim parecida, porque igual não é... :)

    Colocado por: CMartin
    Mas vou dizer-lhe que é uma casa onde eu moro, em Manique, Cascais, e que tirei estas fotografias ontem por sua causa - é a casa que o PandR está a pensar para si. Certo?


    Parecida, mas gosto mais da minha :) A sua tem recantos a mais... :)
    • Flica
    • 26 fevereiro 2016

     # 219

    "
    Sim, foi precisamente o que a Flica disse, é verdade. E agora diga-me, o que é a érte para si, é também a arquitectura, o brincar às casinhas? Acho que é literatura e pintura, antes e mais, sim?"

    Olá CMartin,
    Qualquer que seja o seu dominio: pintura, arquitectura, escultura...a Arte para mim é muito simples ou muito complicada, é o tal "je ne sais quoi". Sinto que é Arte quando eu não sei o que acontece. Qd observando essa Obra, ela me fala, me toca fundo na alma e eu fico extasiada, embriagada, como num estado de enamoramento que me faz lá voltar e sentir de novo "je ne sais quoi". Nada é racional ao primeiro olhar, só depois surge a curiosidade de investigar os detalhes que rodeiam tal Feito.

    Um pouco à parte. Já tive ocasião de sentir a síndrome de Stendhal, e até ao momento de a vivenciar supunha ser uma lenda.
    • Flica
    • 26 fevereiro 2016

     # 220

    Falando agora da casa de pedra. Mesmo parecendo pequena não consigo chamar-lhe casinha. Tem um ar robusto, protector. Até os dois enormes pedregulhos da entrada parecem animais de guarda. Fortaleza,! Abrigo! Abrigo das intempéries e dos animais selvagens e de tantos outros... perigos. Tb a acho solitária naquele descampado que parece enorme. Em todo o caso é evidente que nunca poderia ser uma casa urbana apesar da energia que na região se produz. ..
    Lembra as primeiras habitações do Homem. O período Paleolítico talvez. Não sei, mas convida a umas belas pinturas rupestres...
 
0.0468 seg. NEW