Iniciar sessão ou registar-se
  1. Boa noite,

Agradeço o comentário e esta listagem que fez das despesas é bastante útil até para os outros frequentadores do fórum. O motivo porque discordei tem obviamente a ver com o facto de me basear em dados concretos. As minhas despesas são bastante mais baixas: o condomínio é €15 e não tenho gás. Relativamente a internet, telefone, carro são fornecidos pela empresa e fazem parte do pacote associado à minha função em qualquer empresa da área; tenho também um seguro de saúde bom dado pela empresa nos mesmos moldes. E o meu ordenado líquido por mês ronda os €1500 e não os €1250.

Foi com base nestas contas que fiz os cálculos. E acho que tenho margem para pagar este empréstimo mesmo com alguns aumentos. Neste momento tenho duas situações possíveis: arrendar ou comprar, pura e simplesmente porque preciso de me mudar de onde estou este ano. Comparando as duas situações o arrendamento continua a sair mais caro. A decisão é a nível de compromisso mais do que de custos: a compra é um encargo fixo durante algumas dezenas de anos enquanto que se alguma coisa correr mal com um arrendamento as perdas são mais facilmente minimizadas. Se alguma vez pensar em comprar casa é difícil ter uma situação melhor que esta, porque apesar de ter conseguido poupar para a entrada em pouco tempo isso deveu-se ao facto de não pagar renda. Situação que se vai alterar de uma forma ou outra no final do ano.

De qualquer forma acho útil poder comparar várias situações. Quando tiver feedback do banco digo qualquer coisa.

Obrigada,

Filipa

Colocado por: MLopes_

Cara Phoenix, não me leve a mal, mas estou a tentar ser o mais imparcial possível. Estou apenas a informar todos os entraves e dificuldades que lhe podem surgir na obtenção do seu pedido de crédito, que afinal até pode ser aprovado. Mas actualmente os bancos não querem ou não podem emprestar, porque não têm dinheiro ou por imposições da Troika e Banco de Portugal. E o seu caso é considerado de alto risco.
    Sobre a sua afirmação: "Sendo uma pessoa ou dez a pagar irá sempre pagar 3 vezes a casa nos moldes actuais." não está totalmente correcta. Caso sejam mais proponentes, a tendência é aliviar o spread, que multiplicado pela duração do contrato, pode significar o pagamento de menos juros.
    Sobre o valor da casa, nem tão pouco vou questionar o mesmo, porque também não conheço o imóvel em causa. O problema está unicamente no montante do crédito à habitação, e nas condições que tem para obter o crédito. Você própria afirmou "Tenho zero hipóteses de ter um fiador.", o que não ajuda em nada.
    Vamos a umas contas simples:
    O seu pedido de crédito é de 115000€ (85% do valor do imóvel) a 40 anos. Com uma TAER de 3%, o valor da prestação será de aprox. 410€, com uma TAER 4% será de 480€. Vamos assumir que consegue obter um crédito dentro deste intervalo.

O seu rendimento bruto é de 22000€/ano, o que equivale a aprox. 1250€ liquidos/mês.
    Taxa de esforço máxima admitida pelo banco: 35% do seu rendimento mensal = 437,50€/mês (vamos considerar que será este o valor da prestação sem seguros)
    Valor mensal dos seguros: 32,50€ (valor hipotético já que depende de banco para banco)
    Despesas para Água, Luz, Gás e TVCabo/Internet: 75€/mês
    Despesas de condominio: 25€/mês
    Despesas de IMI: Consideramos que as Finanças atribuiram um valor patrimonial de 100000€ ao seu imóvel, e a taxa de IMI é de 0,5% = 500€ anuais/12= 42€/mês (aprox.)
    Despesas mensais com alimentação, detergentes/produtos limpeza, manutenção da casa (lampadas, parafusos, etc...) : Vou admitir que é muito poupadinha e gasta no máximo 150€/mês.

Ou seja 437,50€ + 32,50€ + 75€ + 25€ + 42€ + 150€ = 762€ ou seja 60% do seu rendimento mensal.
    Nos cálculos anteriores, só calculei as despesas "fixas" com a casa.
    Sobra-lhe menos de 500€ para todas as restantes despesas diárias, como deslocações para trabalho (sejam transportes públicos ou viatura própria) roupa, educação/formação, saúde, e outras despesas que vão sempre aparecendo.

E isto nos moldes actuais, porque a tendência das despesas será certamente para aumentar (A água, luz e gás vão aumentar garantidamente, IMI também vai aumentar além de acabarem com as isenções, os juros dos créditos à habitação e outras deduções vão deixar de ser aceites no IRS, etc...)

Como vê, não vai ser fácil manter um empréstimo deste valor. Não vale a pena fazer um "investimento" para o futuro, se vai ter tantas dificuldades em pagar as contas no presente.

A opção é sempre sua. Se se sentir confortável com esta situação, avance. Se achar que é demasiado, será melhor repensar as suas prioridades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:phoenix
  2. Com essas explicações, torna-se menos complicado conseguir aguentar uma prestação para o montante deste empréstimo.

Desejo-lhe então boa sorte na obtenção do crédito.

E nota: Se ganha ordenado liquido de 1500€/mês, então os seus rendimentos brutos serão acima de 26000€, e não de 22000€ como referiu anteriormente. Esses rendimentos que referiu anteriormente, devem ser do ano anterior.
  3. Fiz ontem a escritura da minha casa.
    Foi uma permuta com entrega do meu apartamento mais 155 000€.
    Valor de compra 235 000€.
    Valor financiado foi de 120 000€.
    Tenho uma dúvida: paguei na conservatória 1 240€ de imposto selo.
    Hoje verifiquei que o banco nos 120 000 me descontou 720€
    Isto está certo?
    Paguei 155 000*0,08%=1240€ (na conservatória)
    Mais 120 000*0,06%= 720€(no banco)
    • bmxer
    • 15 setembro 2011 editado
    Colocado por: ASophyObrigada pelas vossa opiniões :)

O objectivo era conseguir através da mão de obra gratuita conseguirmos poupar do credito da casa para liquidarmos esses empréstimos em vez de entregarmos a casa a um empreiteiro num processo chave na mão.

Também temos hipótese através de um dos fiadores liquidarmos os empréstimos agora, para que seja o crédito mais facilmente aprovado, e depois pagarmos a essa pessoa... mas... tenho algum receio que não consiga poupar tudo o que espero poupar e depois é que são elas...

A melhor solução era mesmo conseguirmos liquidar os 2 emprestimos 1º mas receio que nesse caso tenha de aguardar aí uns 2 aninhos... e visto que estou a viver com a minha mãe...................... era melhor uma solução um pouco mais rápida... é que depois a casa também demora e feita por autoconstrucção então nem se fala... :)

Bem entretanto vou-me dirigir aos bancos para ver no que dá...

Pois Lamento mas não creio que isto seja possível pois tudo que implique crédito obras e auto-construção, exige vistorias e facturas der tudo. Creio que a hipótese ai seja o crédito pessoal assim já pode mas os custos são impossíveis..
  4. Pois... sei que vou sempre conseguir poupar um bom dinheiro em mão de obra, mas também não creio que chegue para tudo...

Graças a Deus temos muita ajuda nesse sentido, mas a verdade é que o banco se está a marimbar para isso...

Segunda feira vou-me dirigir aos bancos para ver o que me dizem, porque o facto de a minha mãe pagar o apartamento, pelo que sei, os bancos também não querem saber, a verdade é que este empréstimo está associado ao meu nome no banco de Portugal e é nisso que se baseiam.

Mas ok não quero desanimar já, pelo menos vou tentar, que foi o que não fiz há uns tempos e agora arrependo-me :)

Mais uma vez obrigada pelas opiniões.
  5. Colocado por: ASophyOlá a todos...

Antes de expor a minha situação, que depois do que li aqui, me parece muito pouco favorável, mas enfim... quem não pede não houve Deus e pelo menos vou tentar e o não é sempre garantido, queria fazer uma pergunta, é possível ter mais do que um fiador?

Ou seja, se for um casal (casados) são dois, mas não é a isso que me refiro... é possível ter por exemplo dois casais como fiadores?

Pode apresentar mais do que um Fiador, e nao precisam ser casados. agora tenha em atenção que para o banco os Fiadores tem que ter capacidade financeira, em caso de incumprimento da vossa parte para poderem assumir as vossas dividas! ja muitas vezes vi casos em que as pessoas apresentam fiadores ainda em piores situações economicas do que os proponentes....

Com isto quero dizer que nao interessa apresentar muitos ou poucos fiadores..... interessa sim apresentar um Fiador com uma capacidade financeira muito superior á sua.
    (entenda-se capacidade financeira, dps de todas as responsabilidades (creditos) apuradas se o que sobra da para viver e pagar o seu emprestimo!)
  6. Colocado por: ASophySegunda feira vou-me dirigir aos bancos

Não percebeu, o que eu disse é: penso que, o banco não lhe vai libertar esse dinheiro porque você não terá factura dessa mão de obra.

Acho difícil que consiga, devido ao empréstimo da sua mãe e devido aos 2 créditos no seu caso recomendo mesmo que recorra ao Cfinanceiro pois talvez a solução passe por alguma espécie de consolidação.
  7. sim de facto não tinha percebido :)

Mas... e desculpem-me se a pergunta é parva, o banco não liberta as tranches com base no que vê feito?
    Ou, vai libertando as tranches com base nas facturas que temos de apresentar???
    • A.M
    • 15 setembro 2011
    Colocado por: jolupriFiz ontem a escritura da minha casa.
    Foi uma permuta com entrega do meu apartamento mais 155 000€.
    Valor de compra 235 000€.
    Valor financiado foi de 120 000€.
    Tenho uma dúvida: paguei na conservatória 1 240€ de imposto selo.
    Hoje verifiquei que o banco nos 120 000 me descontou 720€
    Isto está certo?
    Paguei 155 000*0,08%=1240€ (na conservatória)
    Mais 120 000*0,06%= 720€(no banco)

Não sendo perito no assunto, penso que esses 720€ são imposto sobre o empréstimo, e os bancos fazem logo a retenção na fonte.
  8. Colocado por: ASophysim de facto não tinha percebido :)

Mas... e desculpem-me se a pergunta é parva, o banco não liberta as tranches com base no que vê feito?

Se voce fez.. tem de ter facturas.
    Ou então é fugir ao fisco...
  9. Colocado por: ASophyMas... e desculpem-me se a pergunta é parva, o banco não liberta as tranches com base no que vê feito?

O banco manda um avaliador ao local que determina a percentagem de acabamento da obra. Com base nisso procede ao desbloqueamento da tranche.
    Basicamente, eles não querem saber de facturas para nada.

Agora o fisco, mais cedo ou mais tarde, vai querer saber das facturas referentes à utilização do crédito.

O seu problema será na altura da avaliação, como vai apresentar orçamentos?
  10. Pode apresentar mais do que um Fiador, e nao precisam ser casados. agora tenha em atenção que para o banco os Fiadores tem que ter capacidade financeira, em caso de incumprimento da vossa parte para poderem assumir as vossas dividas! ja muitas vezes vi casos em que as pessoas apresentam fiadores ainda em piores situações economicas do que os proponentes....

Com isto quero dizer que nao interessa apresentar muitos ou poucos fiadores..... interessa sim apresentar um Fiador com uma capacidade financeira muito superior á sua.
    (entenda-se capacidade financeira, dps de todas as responsabilidades (creditos) apuradas se o que sobra da para viver e pagar o seu emprestimo!)

Sim... Pelo menos os primos do meu namorado têm melhor capacidade financeira.

Obrigada pela dica. :)
  11. Agora o fisco, mais cedo ou mais tarde, vai querer saber das facturas referentes à utilização do crédito.

Como isso se processa? Em que altura me vai ser solicitada a apresentação das facturas?

O seu problema será na altura da avaliação, como vai apresentar orçamentos?

Não percebi... a avaliação do banco? antes da aprovação do crédito?

Não percebo mesmo nada disto :)
  12. Sim, a avaliação do banco antes da aprovação do crédito. O banco vai basear-se em orçamentos + terreno para fazer a avaliação total do imóvel, visto que este ainda não existe. Ou seja, terá de apresentar orçamentos ao banco...
  13. Colocado por: ASophyComo isso se processa? Em que altura me vai ser solicitada a apresentação das facturas?

é quando lhes (o fisco) apetecer, ou seja, não é uma obrigação fiscal, eu diria que é uma hipotese fiscal. Pode ser no momento da escritura, pode ser depois, pode ser durante a construção.

Tive um conhecido que teve de arranjar facturas "à pressa" .

O meu conselho é: obtenha facturas de tudo o que compra para a obra. Fica garantida perante o vendedor, o material fica em garantia, o Estado recebe a sua parte e voçê dorme descansada...
  14. Sim, a avaliação do banco antes da aprovação do crédito. O banco vai basear-se em orçamentos + terreno para fazer a avaliação total do imóvel, visto que este ainda não existe. Ou seja, terá de apresentar orçamentos ao banco...

Sim... isso eu já sabia que tinha de apresentar e já tenho o orçamento.
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
  15. ASophy
    Isto é mais dificil do que voce imagina... Actualmente a auto-construção é quase impossivel.

Voce vai à Camara levantar a licença e tem de apresentar o alvará do construtor. No caso da "auto-construção", como vai apresentar alvará? Tem alguem que lho empreste?
    Concordam com este comentário: moraisdd
  16. na melhor das hipóteses só o irá conseguir na fase dos acabamentos
  17. Colocado por: MartinsHNão sei se se fará justiça!...Tenho medo, mas vou para a frente! O que faltar, dividem metade para cada um e eu pago a minha parte! Mas a questão vai ser : ele não vai aceitar! Não vai querer pagar nada!!! Eu já sei....Como se processa nestes casos??? Eles ficam com a casa, eu faço um acordo e saldo "a minha parte" e depois eles "que se entendam" com ele??? Ou corro o risco de ficar tudo em águas de bacalhau, porque o menino não quer pagar???

Se assim for não queria avançar para a parte da penhora, tribunais, etc etc, pois o meu pai é fiador e sairia prejudicado...Mas talvez tenha de o fazer...Ainda por cima não tenho advogado, ninguém que me ajude, tenho feito tudo sozinha!!!Eu só quero pagar a minha parte e que acertem as contas com ele, não estou a ser justa???

Espero que a avaliação corra bem, e que não falte muito dinheiro para pagar o total :(((
    Obrigada a quem me puder aconselhar :)

O banco fez-me uma proposta: ficam com a casa por 64.600 e os 9.800 que faltam farão empréstimo para pagarmos. Eu aceitei, pago metade. O pai da minha filha não aceitou, diz que não paga nada, que não tem nada para pagar, acha que assina as coisas, compromete-se e só porque saiu de casa não tem mais dever nenhum... O banco diz que não pode aceitar o acordo se só eu me dispuser a pagar....Vou amanhã a um advogado :(((
  18. Colocado por: PBarataVoce vai à Camara levantar a licença e tem de apresentar o alvará do construtor.

Pior, neste momento já tem de entregar o alvará e seguros quando entrega o projecto para apreciação na CM

Colocado por: PBarataTem alguem que lho empreste?

Como estão as coisas, parace-me que o termo seria mais alugar...
    Concordam com este comentário: Cfinanceiro

0.5843 seg. NEW