Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

    Colocado por: SchopferGottagora parece que vai ser obrigatorio pedir factura

    mais obrigatório do que era antes? (ou do que é agora)
    Concordam com este comentário: sergyio
  2.  # 242

    Boas,

    Colocado por: Diana_3SEu e o meu namorado somos ambos Engºs informáticos que ainda é uma área que não tem desemprego e que facilmente arranjamos emprego e em último recurso podemos ir para o estrangeiro ganhar bem mais (3 e 4 x mais) pois oportunidades não faltam.


    Só pode estar a brincar ou não sabe conjugar os verbos;)

    Isso era assim há uns anos.

    Posso-lhe apresentar vários que infelizmente também pensavam assim, mas agora ...

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
    Concordam com este comentário: José Pedro Nunes
    •  
      FD
    • 6 janeiro 2012

     # 243

    Há muito "tipo" de engenheiro informático, acho eu... alguém com competências especializadas em Cobol terá um mercado substancialmente diferente de alguém especializado em Visual Basic.
    Ou não é assim?
  3.  # 244

    Boas,

    Sim, mas os tempos em que bastava saber qualquer coisita para ganhar mundos e fundos já lá vai.
    agora são 7 cães a um osso.
    conheço muitos que estão desempregados.

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  4.  # 245

    Concordo com o Oxelfer.

    Já foi assim, há especialidades que continuam com grande procura e pouca oferta, como o exemplo que o FD referiu. Mas o que agora está a acontecer é apostar na formação dos mais novos (mais baratos) e reduzir salários ou mesmo despedir aqueles que têm mais experiência.

    Claro que isto é uma simplificação da realidade, mas é uma realidade cada vez mais genérica na informática em Portugal.
  5.  # 246

    Colocado por: Diana_3SEngºs informáticos que ainda é uma área que não tem desemprego e que facilmente arranjamos emprego

    Já não procura emprego à 2 ou 3 anos, pois não? Então se forem "web designers" é aos magotes.
    Mas esperemos que não fique desempregada, claro...


    Nos depósitos a 5 anos, o juros normalmente também rende ao ano, pelo que pode interromper o depósito nessas alturas com pequenas perdas de juros.
    Colocado por: Diana_3S... uma taxa a 4%, mas daqui a 1 ano poderão oferecer uma de 8% e se eu coloquei o meu dinheiro a 7 anos, vou perder dinheiro

    E se amortizar vai perder ainda mais dinheiro e nem tem hipotese de o tentar ganhar, dado que já não o tem.

    Num eng. ainda entendo menos o seu raciocinio. É tudo uma questão de receita/despesa.
    Faz as contas a 30 anos de quanto ganha amortizando e de quanto ganha amealhando. A melhor opção é a que a matemática disser, tudo o resto são barreiras mentais. Em caso de "empate técnico" é preferivel amealhar, pois o dinheiro na nossa mão é sempre melhor.

    No site do pedro pais, tem um belo simulador para isso, ou então faz um excel.
  6.  # 247

    Moradia_Isolada, a taxa de esforço para os valores de agora é de 34%. No entanto, esta diminui mais com a renda do apartamento que recebemos todos os meses (350€). E como os meus pais, irão morar comigo disponibilizaram-se a contribuir com talvez 250€ todos os meses para o empréstimo já que se livram do encargo da casa onde estão de momento. É por causa destas grandes ajudas, que acho que não vou ter problemas. Neste aspecto tenho sorte. Mas também se não tivesse estes extras, de certeza que não ia fazer casa agora pois não me entra na cabeça pagar o dobro em juros daquilo que se pede...

    oxelfer, tem razão quando diz que aqui há 15 anos atrás em Portugal ganhava-se muito, mas mesmo muito. Também conheço casos desses que refere, mas esses tornaram-se dinossauros que não se actualizaram com o passar do tempo e que foram ficando para trás. Se há área em que não podemos deixar de nos actualizar senão morremos, é a informatica. Tenho um amigo meu, que foi para a Irlanda faz 1 ano agora, e eu podia ter ido também pois estavam a precisar de mais gente, está a ganhar mais de 3000€. Tudo bem que a vida lá é mais cara, mas consegue colocar de parte 2000€ todos os meses. Em Paris, tenho outro colega que se mudou para lá há poucos meses e ganha 4000€. No Reino Unido, tb tenho um conhecido que já lá está há 5 anos a ganhar cerca de 5000€. Na Noruega, tenho colegas que foram "sondar o mercado" e também há oportunidades fantásticas. Na Austrália, os Engºs Informáticos são dos poucos profissionais que podem entrar lá sem contrato de trabalho assinado, pois têm falta deles e sabem que arranjam emprego num abrir e fechar de olhos. E a maior diferença nesta área de Pt para o entrangeiro, é o facto de cá não se valorizar a experiência (quando se tem mais de 35 anos) e lá fora valorizam. Tudo se resume a opções: se eu quiser continuar a ganhar 1000€, fico em Portugal, se eu quiser ganhar mais, vou para o estrangeiro. Ir para o estrangeiro está nos meus planos mas como último recurso até porque quero fazer a casa e morar nela, não é fazê-la e não usufruir.
    Como o FD diz e bem, há muito tipo de informático, com áreas de especialização diferentes, e aqueles que evoluiram e os que ficaram perdidos no tempo.
    Se conhecer Engºs Inf. desempregados diga-lhes para procurarem no estrangeiro que encontram de certeza. PRovavelmente não querem é ir para fora de Portugal (o que entendo). Mas se há coisa que nos faz crescer, principalmente para os Engºs informáticos é ir para fora, onde a forma de trabalhar é completamente diferente e onde, se ficamos a trabalhar depois do horário de saída, nos vêm perguntar se se passa algo de errado para estarmos a fazer horas... as diferenças são abismais. Os políticos falam da competitividade, mas enquanto tivermos "empresários da caca" que querem é estagiários e apostam na quantidade e não na qualidade, vai continuar tudo na mesma... (é só desabafo, não quero entrar em política :) ).

    Tenham um bom dia.
  7.  # 248

    PBArata, por acaso usei a folha de excel do Pedro Pais para calcular o dinheiro poupado com as amortizações :) É um site que costumo consultar, se bem que desde Agosto que não o actualizam, o que é uma pena. Obrigada pela dica :)
  8.  # 249

    Boas,

    Colocado por: Diana_3STenho um amigo meu, que foi para a Irlanda faz 1 ano agora, e eu podia ter ido também pois estavam a precisar de mais gente, está a ganhar mais de 3000€.


    Não sei como está agora, mas (não levem como se me estivesse a gabar):
    Há 5 anos ofereceram-me 7500€ para Londres ... por isso se acha que 3000€ actualmente é muito

    (desculpam, mas não consigo escrever muito, estou com uma pata partida)

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  9.  # 250

    Colocado por: Diana_3SMoradia_Isolada, a taxa de esforço para os valores de agora é de 34%. No entanto, esta diminui mais com a renda do apartamento que recebemos todos os meses (350€). E como os meus pais, irão morar comigo disponibilizaram-se a contribuir com talvez 250€ todos os meses para o empréstimo já que se livram do encargo da casa onde estão de momento. É por causa destas grandes ajudas, que acho que não vou ter problemas. Neste aspecto tenho sorte. Mas também se não tivesse estes extras, de certeza que não ia fazer casa agora pois não me entra na cabeça pagar o dobro em juros daquilo que se pede...

    oxelfer, tem razão quando diz que aqui há 15 anos atrás em Portugal ganhava-se muito, mas mesmo muito. Também conheço casos desses que refere, mas esses tornaram-se dinossauros que não se actualizaram com o passar do tempo e que foram ficando para trás. Se há área em que não podemos deixar de nos actualizar senão morremos, é a informatica. Tenho um amigo meu, que foi para a Irlanda faz 1 ano agora, e eu podia ter ido também pois estavam a precisar de mais gente, está a ganhar mais de 3000€. Tudo bem que a vida lá é mais cara, mas consegue colocar de parte 2000€ todos os meses. Em Paris, tenho outro colega que se mudou para lá há poucos meses e ganha 4000€. No Reino Unido, tb tenho um conhecido que já lá está há 5 anos a ganhar cerca de 5000€. Na Noruega, tenho colegas que foram "sondar o mercado" e também há oportunidades fantásticas. Na Austrália, os Engºs Informáticos são dos poucos profissionais que podem entrar lá sem contrato de trabalho assinado, pois têm falta deles e sabem que arranjam emprego num abrir e fechar de olhos. E a maior diferença nesta área de Pt para o entrangeiro, é o facto de cá não se valorizar a experiência (quando se tem mais de 35 anos) e lá fora valorizam. Tudo se resume a opções: se eu quiser continuar a ganhar 1000€, fico em Portugal, se eu quiser ganhar mais, vou para o estrangeiro. Ir para o estrangeiro está nos meus planos mas como último recurso até porque quero fazer a casa e morar nela, não é fazê-la e não usufruir.
    Como o FD diz e bem, há muito tipo de informático, com áreas de especialização diferentes, e aqueles que evoluiram e os que ficaram perdidos no tempo.
    Se conhecer Engºs Inf. desempregados diga-lhes para procurarem no estrangeiro que encontram de certeza. PRovavelmente não querem é ir para fora de Portugal (o que entendo). Mas se há coisa que nos faz crescer, principalmente para os Engºs informáticos é ir para fora, onde a forma de trabalhar é completamente diferente e onde, se ficamos a trabalhar depois do horário de saída, nos vêm perguntar se se passa algo de errado para estarmos a fazer horas... as diferenças são abismais. Os políticos falam da competitividade, mas enquanto tivermos "empresários da caca" que querem é estagiários e apostam na quantidade e não na qualidade, vai continuar tudo na mesma... (é só desabafo, não quero entrar em política :) ).

    Tenham um bom dia.


    Um informático hoje em dia está equiparado ao servente nas obras. É contratado para produzir código, resolver problemas e cumprir prazos a qualquer custo.
    E hoje em dia qualquer tipo que tenha noções basicas de programação pode ser contratado. Alguns distinguem-se, nem tanto pelas capacidades técnicas, mas mais por questões de personalidade e de gestão do trabalho. Para trabalhar na informática, nem sequer é preciso curso superior ... Portanto, ser Eng ou não, muitas vezes tanto faz... Se houver um tipo com o 9º ano que saiba programar é contratado mais barato e faz carreira, e muitos deles até são hoje 'chefes' de alguns engenheiros... Por isso é que há muita gente no ramo ...
  10.  # 251

    Oxelfer, claro que os ordenados têm descido em comparação com outros anos, mesmo no estrangeiro. Cada vez há mais fornadas de licenciados em informáticos a sair e que sabem cada vez menos :( Quando digo de 3000€ é muito, no caso do meu amigo, ele estava num politécnico a trabalhar a fazer exactamente o mesmo que está a fazer agora na Irlanda, e ganhava 1000€. Basicamente teve um aumento de 300%. Mesmo assim, conseguimos melhores ordenados lá fora, mas claro que não se comparam ao antigamente (infelizmente para nós).

    SchopferGott, infelizmente é verdade aquilo que diz. Ainda digo mais, hoje em dia há pessoas que se "prostituem" profissionalmente devido ao aumento de pessoas na área. Programadores há-os às carradas, bons/excelentes programadores, já não é bem assim... estes que têm saído dos politécnicos e universidades em que os levam ao colo até ao final, são tudo menos bons e não se trata de serem inexperientes, trata-se de o ensino estar a dar-lhes o curso. E falo com conhecimento de causa, o que me deixa triste pois os cursos de há 15 anos eram extremamente mais puxados e as pessoas mais velhas com boa formação, que continuaram a actualizar-se e com experiência, são tratadas quase como lixo no nosso país.
    Como diz, "E hoje em dia qualquer tipo que tenha noções basicas de programação pode ser contratado.", continua a ter razão, mas são esses que fazem baixar os salários de quem sabe e a mentalidade pequenina dos empresários portugueses continua: quantidade acima da qualidade. Mas como disse, hoje quem tira informática no ensino superior não quer dizer que saiba pois os professores são obrigados a passar alunos para as estatísticas, sabendo ou não...

    Enfim... acho que todos sabemos como andam as coisas no país e não vale a pena estarmo-nos a afastar do tópico. Sinceramente, como informática (eu e o meu namorado) esperamos ter sorte (tb precisamos), e que as coisas não fiquem piores para conseguirmos pagar o crédito à habitação sem problemas. Não devemos deixar de tentar concretizar os nossos sonhos por causa da crise, senão o país pára se toda a gente faz o mesmo.

    Espero que a partilha de informação dos bancos ajude mais alguém :)
  11.  # 252

    Colocado por: Diana_3SAinda digo mais, hoje em dia há pessoas que se "prostituem" profissionalmente devido ao aumento de pessoas na área.


    Não sei em que zona do país trabalha, mas esse tema da 'prostituição' é muito mais predominante na zona norte do país, onde há menor procura. Há muita gente e na generalidade os salários são mais baixos que na zona de Lisboa. Muitos acabam por vir trabalhar para Lisboa, deslocados da familia.
    Concordam com este comentário: Diana_3S
  12.  # 253

    Colocado por: Diana_3SBoas.

    Terei de fazer um crédito à habitação para construção daqui a uns meses e já contactei vários bancos para simulações. Venho partilhar aqui as informações que me deram.
    Montante pedido: 125000€
    Percentagem a que se refere: <50%

    Bancos contactados: CGD, Banco Popular, Barcalys, BBVA, Caja Duero, Deutsche Bank.

    A CGD vê-se que não está minimamente interessada em fazer créditos pelos valores que apresentou (spread 4,05%). Além disso, não tem euribor a 3 meses (tem de ser a 6 meses) e pedimos a 30 anos e fizeram na mesma a 40 anos. Os seguros de vida são muito caros.

    A Caja Duero, basicamente não gostei do ambiente. Apesar do spread ser a 3%, fizeram a simulação com euribor a 12 meses (ninguém o faz) e eu esqueci-me de dizer que queria a 3 meses, portanto não sei se só fazem com ela a 12 meses ou se podem fazer com os 3 meses. Mas a parte negativa são os seguros de vida: CARÍSSIMOS!

    O Banco Popular, sofre do mesmo problema: seguros demasiado caros, apesar de darem um spread de 3,5%.

    O BBVA apresentou um spread de 3,15% com o pacote C que inclui um PPR. Sem ele, o spread aumenta para 3,70%. Como não estou interessada em PPR e apesar dos seguros de vida serem em conta, acabei por o riscar e também devido ao seguro multiriscos que foi o mais caro que encontrei.

    Vamos para os vencedores e recomendáveis: Deutsche Bank e Barclays.

    No Deutsche Bank, o spread era de 2,95%!!! Não levam quase comissões, os seguros de vida são os mais baratos e o multiriscos o 2º mais barato. Não precisam de domiciliar contas nem ordenados, nem ter cartões de crédito. Sem dúvida que têm as melhores condições. Problema: fui lá em 28 de Dez e voltei lá a 2 de Jan para tirar umas dúvidas e tinham recebido uma directiva no dia 29 de Dez a dizer que já não podiam fazer créditos à habitação para efeitos de construção!!! A torneira fechou-se para tal. Fiquei mesmo chateada. Tinha as melhores condições! A gerente de conta que me recebeu disse inclusivé, que ficaram surpreendidos com isso pois era dos produtos que ainda dava dinheiro e que mais se vendiam...

    Sendo assim, vou ter de escolher o Barclays. Aqui, apresentaram um spread de 3,45%. É necessário domiciliar os 2 ordenados, 2 contas luz, etc, ter cartão de crédito mas que não se paga anuidade quando se recebe mais de 750€ nem se cobram despesas de manutenção. A grande vantagem é que o seguro multiriscos é o mais barato que encontrei e os seguros de vida também não são nada caros. Parecendo que não, ao fim de 30 anos estas coisas têm um impacto brutal. A desvantagem é que levam comissões por tudo e por nada. Mesmo assim, juntando tudo, consegue-se poupar mais dinheiro do que nos outros bancos (com excepção do Deutsche Bank).

    De seguida seguem números comparativos das prestações nos anos 1 e 21 e do total mensal a pagar.

    D Bank B. Pop. Barclays BBVA
    Prestação 669 685 671 649
    Encargos mensais (Ano 1) 48 68 33 109
    Encargos mensais (Ano 21) 112 152 64 158

    Total mensal (Ano 1) 718 753 704 758
    Total mensal (Ano 21) 781 838 736 807

    Na próxima tabela, apresento os totais pagos ao longo dos 30 anos de empréstimos nos diversos anos. De notar que diferença do banco popular para o Barclays nos seguros de vida é de 18000€. Há que fazer estas contas todas bem.

    Deutsche Bank Banco Pop. Barclays BBVA
    Juros 102799 118712 116103 107106
    Prestação 227797 243712 241103 232106
    Seguro do imóvel 4819 6483 4192 11526
    Seguro de vida 18276 30980 12739 17275
    Comissões 0 1573 1601 0
    Total de encargos 250894 282750 259636 260908

    Ainda refiro que compensa sempre amortizar. Quando se pretende amortizar tem de se pagar 4,5% sobre o valor (0,5% + 4% imposto de selo). P. ex., se no final do ano eu tiver 7000€ para amortizar, apenas pago mais 315€. 315€ não é nada comparativamente ao que pagarei em juros ao longo dos 30 anos e em seguro de vida pelo montante em dívida. A minha ideia é conseguir amortizar o máximo que conseguir de 6 em 6 meses. Pelas contas que fiz, e se tanto os empregos como os juros se mantiverem, seria capaz de pagar o empréstimos em 8 anos, poupando 85000€ só em juros, fora os seguros de vida e multiriscos e comissões que se deixam de pagar por saldar a dívida antes. Fiz as contas a ter 20000€ por ano disponíveis para a casa (para pagar as prestações normais e fazer amortizações). Como as prestações vão baixando com as amortizações, mais dinheiro me sobra para fazer amortizações maiores. Claro que estes 20000€, têm em conta não só aquilo que conseguimos poupar por ano, mas também a renda de um apartamento que temos, caso contrário não conseguiríamos esse montante. E mais uma vez refiro: isto, caso os juros se mantenham e os empregos também :)

    Queria só deixar o meu testemunho para ajudar outras pessoas que olham para os créditos e fazem as contas que no final pagam mais do dobro do que pediram, mas que há formas de se conseguir pagar menos. Ainda há pouco tempo tinha total desconhecimento de que a maior fatia dos juros era paga nos primeiros 10 anos, e se amortizarmos nesses anos, ganhamos e não é pouco! Em tempos de crise, há que olhar para estas coisas, mas principalmente disciplinarmo-nos para poupar dinheiro e conseguir este tipo de proeza. Vamos lá ver como corre comigo! :)

    Se souberem de mais algum banco que apresente condições próxima do Deutsche Bank e do Barclays, por favor digam. Obrigada e espero ter ajudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FD


    O Barclays tb não gosta muito de construções o problema é que o cliente normalmente só verifica isso na altura da aprovação!
    Tenha atenção tb ás coberturas dos seguros vida:

    http://www.conselhosdoconsultor.com/2011/06/itp-vs-iad-que-distingue-estas-2-coberturas-no-seguro-vida-do-seu-credito/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diana_3S
  13.  # 254

    Colocado por: Diana_3SBoas.

    Terei de fazer um crédito à habitação para construção daqui a uns meses e já contactei vários bancos para simulações. Venho partilhar aqui as informações que me deram.
    Montante pedido: 125000€
    Percentagem a que se refere: <50%

    Bancos contactados: CGD, Banco Popular, Barcalys, BBVA, Caja Duero, Deutsche Bank.


    Boas.

    Também eu e a minha companheira estamos em vias de comprar casa (neste caso já construída). A situação até é algo parecida à da Diana_3S: valor do empréstimo de €100000, inferior a 50% da aquisição, para um empréstimo a rondar os 40 anos (dependendo do banco, as propostas têm duração diferente).

    Melhores propostas: UCI (2,35% de spread) e Santander Totta (2,75% de spread). Embora, tal como já foi dito os valores dos seguros de vida e multiriscos influenciem, e muito, o valor final do empréstimo!!

    Além destes bancos, foram também contactados o Banif, Montepio e Barclays. O Banif bate os outros todos no que diz respeito aos seguros!! O Banif mostrou-se disponível para chegar a um spread de 3%...

    Pelas indicações da Diana_3S, acho que também vamos contactar o Deustche Bank...

    Para que se possa aqui comparar com outras situações, apresento as contas finais para as simulações:

    --------------------------- UCI : Santander : Banif : Barclays
    -------Duração (meses): 480 : 468 : 480 : 516
    -Spread contratado (%): 2,35 : 2,95 : 4 : 2,75
    ---------------Indexante: E 6M : E 6M : E 3M : E 6M
    ----------Total de juros: 103637 : 115962 : 145157 : 124814
    -----Total de prestação: 203637 : 215962 : 245157 : 224816
    -------Total multiriscos: 12871 : 9434 : 4622 : 7111
    ---------Total seg. vida: 9917 : 48715 : 43298 : 32529
    --------Total comissões: 2052 : 2050 : 673 : 4491
    ----------Total encargos: 228479 : 276163 : 293752 : 264457

    Há que referir que o seguro vida da UCI tem uma duração de apenas 15 anos!! Segundo o gestor, a renovação no final deste prazo é da nossa responsabilidade, embora não tenha dito que é obrigatório. Houve também a indicação por parte do gestor da UCI de que, caso seja nossa intenção, poderemos no futuro anular os seguros feitos na seguradora indicada pela UCI e contratá-los noutra seguradora.

    Tendo em conta os valores destes seguros na UCI e a duração de 15 anos dos seguros de vida, gostaria de saber a vossa opinião (vantagens e desvantagens) da futura subscrição dos seguros de vida e multiriscos noutra seguradora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diana_3S
    • JAFS
    • 9 janeiro 2012

     # 255

    Boa tarde.

    Isto é o desespero total... Leio as vossas intervenções e fico deseperado, acho que vou ter de me manter em casa arrendada nas proximas décadas. Mas isso irrita-me, irrita-me imenso ter de andar a pagar uma vida toda uma renda para algo que não é meu! Bem sei que um crédito a 40 anos, a casa tb "nunca" vai ser minha, mas é (infelizmente) a minha forma de pensar. Tenho de tentar mudá-la. Não querendo entrar em discussões politicas, digo-vos que tb me irrita muito cada vez mais estar-se a evoluiur para uma bipolarização das classes sociasi: Alta/Baixa, Ricos/Pobres, Proprietários/Arrendatários. Estão a acabar com a classe média, da qual fazia parte, e nem sequer sou dauqeles que vest Gant, guia ele e a esposa um BMW, e tem 1 casa tb para férias de verão pq no Inverno vai para a neve... Nunca tive um crédito (o carro não paguei a pronto pq não quis), sempre trabalhei mesmo nas férias enquanto estudava, nunca fiz extravagâncias e agora pago por toda uma série de factores aos quais sou alheio. É a Economia Global :) Rir para não chorar

    Já anteriormente expus aqui a minha situação:
    https://forumdacasa.com/discussion/11602/47/tudo-sobre-credito-a-habitacao-coloque-aqui-as-suas-duvidas/

    Só agora consigo o licenciamento na CM... Estes 5 meses vieram piorar ainda mais a situação!
    Vejo situações bem melhores que a minha e não conseguem empréstimo....

    Desculpem o comentário sem grande conteúdo, mas foi apenas para partilhar o meu desepero.

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: Cfinanceiro, Diana_3S, bruaca
  14.  # 256

    :( compreendo o desespero...
  15.  # 257

    Colocado por: Diana_3SViva.

    FSe lhes juntarmos as comissões, seguros de vida e multiriscos, ainda dá uma taxa superior a 6%. Ainda o ano passado (julgo que foi a 1 de Dezembro), saiu uma directiva qualquer do banco de Portugal em que os bancos não podiam oferecer taxas de juro superiores a 4,5%. Julgo que era qualquer coisa assim pois nessa altura ia colocar um depósito a prazo que tinha vencido, vi que o banco popular tinha uma de 5% (1 ano), e quando lá fui já em Dezembro já tinha saído essa directiva e só podia colocar a 4,5%. Agora não sei se isto era para contas de curto prazo ou também de longo prazo.


    Só dar uma achega, os juros não estão limitados a 4.5%. O limite é 3% + Euribor. Significando que se hoje aplicarmos a 90 dias será 3% + Euribor a 3 meses e a 360 3% + Euribor a 1 ano. A valores de hoje, cerca de 4,3 e 4,9% respectivamente.
  16.  # 258

    maronio, estou a ver que também tenho de ir a esses bancos que referiu. Os spreads até são acessíveis (nos tempos de hoje).
    Entretanto parece que os bancos voltaram a subir os spreads esta semana...
    Em relação à opinião que pediu, não tenho experiência prática nisto, mas em teoria, julgo que não há problema em subscrever os seguros noutras companhias. Há pessoas que fazem isso. Desde que não haja cláusulas de obrigação com os bancos, parece-me que não devem existir problemas futuramente.

    JAFS, acho que estamos todos na mesma situação :( Percebo o que diz. O valor das rendas em Portugal sempre foi igual a um empréstimo bancário para casa própria e por isso é que as pessoas continuam a preferir comprar uma. Claro que numa casa arrendada não tem de pagar IMI e outras coisas, mas se quiser remodelar, está a gastar dinheiro numa coisa que não é sua... são situações complicadas. Também concordo que andar a trabalhar para uma casa que parece que nunca vai ser nossa, ainda piora a situação. Lendo o resto do seu texto, concordo com tudo o que diz... é triste. E ainda por cima Portugal não vai cumprir as metas. É só boas notícias!!!

    Este ano quem se mete em créditos de habitação é doido :( E acho que eu vou ser uma delas. Mas há uma série de situações que estão dependentes desta decisão, a mais importante é que a casa onde os meus pais vivem, que foi comprada em nome do meu irmão apesar de serem os meus pais a pagar, é para o meu irmão ir para lá que neste momento está num apartamento arrendado com a companheira dele. Os meus pais é suposto irem viver comigo e com o meu namorado para a casa que iremos construir no terreno com casa que era dos meus avós. Apesar de ser a mesma casa, o projecto foi feito com partes distintas que tem o quarto, wc e salinha para eles de um lado, cozinha e sala principal que todos iremos usar e na outra ponta é que terá todos os outros quartos, isto para respeitar um pouco as privacidades dos casais :) Mas é por esta razão que me vejo obrigada a continuar a avançar para a construção. Além disso, a casa que era dos meus avós e que continuamos a usar nas férias precisa urgentemente de obras e era uma forma de resolver estas situações todas e ainda mais duas que não vale a pena referir.
    Acreditem que se não fossem estas situações "extra" não iria avançar agora com construção... ai ai a nossa vida... :S
  17.  # 259

    Colocado por: Diana_3S
    Entretanto parece que os bancos voltaram a subir os spreads esta semana...


    Boas novidades!! Hoje fui ao BBVA e eles fizeram um spread de 2,05% (pacote C com bonificação de 0,1% fruto de um protocolo). Segundo as simulações que tenho até agora, esta é a melhor!! Pena os seguros tão elevados!!

    Aproveitei para simular uma situação que começa a ganhar adeptos cá por casa: duração do empréstimo menor (25 ou 30 anos) e valor residual de 30%. Já pensaram nesta possibilidade? Parece-me interessante para quem tem alguma capacidade para aforrar/amortizar!!
  18.  # 260

    Colocado por: maronio

    Boas novidades!! Hoje fui ao BBVA e eles fizeram um spread de 2,05% (pacote C com bonificação de 0,1% fruto de um protocolo). Segundo as simulações que tenho até agora, esta é a melhor!! Pena os seguros tão elevados!!

    Aproveitei para simular uma situação que começa a ganhar adeptos cá por casa: duração do empréstimo menor (25 ou 30 anos) e valor residual de 30%. Já pensaram nesta possibilidade? Parece-me interessante para quem tem alguma capacidade para aforrar/amortizar!!


    quais as suas condições? taxas de esforço e afins?
 
0.0927 seg. NEW