Colocado por: Luis K. W.
Algum de vocês sabe quanto gasta em casa, por mês, em COMIDA (separando carne/peixe, lactícinios, frutas/legumes, enlatados, etc.), em DETERGENTES, em ROUPA, em etc.?
E quanto gasta em comidas "fora" (restaurantes, pastelarias, take-away)?
Ou em diversão (cinema, teatro, etc.)?
Por exemplo: se eu perguntar "quanto gastou em SUPERMERCADO durante o ano de 2007, 2008 e 2009"quantos de vocês me sabem responder com um rigor absoluto?
Colocado por: Luis K. W.Por exemplo: se eu perguntar "quanto gastou em SUPERMERCADO durante o ano de 2007, 2008 e 2009"quantos de vocês me sabem responder com um rigor absoluto?
Colocado por: Luis K. W.E quanto gasta em comidas "fora" (restaurantes, pastelarias, take-away)?
Colocado por: Luis K. W.Por exemplo: se eu perguntar "quanto gastou em SUPERMERCADO durante o ano de 2007, 2008 e 2009" quantos de vocês me sabem responder com um rigor absoluto?Eu faço, desde o século passado, ficheiros em Excel com totais mensais e anuais.
Colocado por: oxelferAté se for preciso digo além do que custou a data e a hora.Eu só não tenho a hora.
Colocado por: SofiaPaulaEu consigo, só não separo carne/peixe, lactícinios, frutas/legumes, enlatados, etc.. =0)Mas convinha haver alguma divisão.
Colocado por: Luis K. W. ficheiros em Excel com totais mensais e anuais.
E também tenho ficheiros com o que gasto mensalmente com telecomunicações, água, gás, electricidade (incluindo quantidades - m3, kWh - preços unitários, taxas municipais, IVA, etc.), gasolina (e outras despesas com carro), seguros, condomínio, etc.
Colocado por: Luis K. W.Eu só não tenho a hora.
(não sou assim tão pidesco!) ;-)
Colocado por: Luis K. W.Por exemplo: se eu perguntar "quanto gastou em SUPERMERCADO durante o ano de 2007, 2008 e 2009"quantos de vocês me sabem responder com um rigor absoluto?
Colocado por: Capela86Sinceramente acho que não são precisas essas estatisticas para uma pessoa se governar.
Acho bem mais interessante fazer listas daquilo que se precisa comprar lol Em vez de sair para o supermercado e comprar o desnecessário.
Colocado por: Sobreiro1-Quando se faz um contracto de empréstimo para compra da casa, pode-se levar o contracto para casa antes de assinar?
Colocado por: Sobreiro2- O documento está num português legível para que qualquer pessoa entenda?
Colocado por: Sobreiro3- Cobra-se alguma taxa se a pessoa quiser pagar o empréstimo antes? Se sim Porquê?
Colocado por: Sobreiro4- Porque é que quando o euribor começou a subir que nem um maluco, a maioria das pessoas não recebe grande coisa nos seus depósitos?
Colocado por: Sobreiro5- O que é, e para que serve o Euribor? A sua oscilação é baseada no quê?
Colocado por: Sobreiro6- O valor do Spread é baseado no quê? Qual é o critério da sua atribuição
Colocado por: Sobreiro7- Taxa de esforço? (essa nunca ouvi falar)
Colocado por: Sobreiro8- Sendo a casa dada como garantia, a garantia é sobre o valor da casa ou sobre a casa (estrutura física)?
Colocado por: Sobreiro9- Num empréstimo a 100%, se já foi pago 80% (fora juros), e a pessoa tem que entregar a casa (que continua a valer o mesmo), o banco devolve os 80% já pagos?
Colocado por: oxelferLogo nos primeiros meses detectei alguns factos que não tinha noção
Colocado por: euNo meu caso, fiquei siderado com a despesa mensal em... peixe. Não deixei de comer peixe, mas passei a fazer outras escolhas...
Colocado por: Sobreiro 2- Porque é que os BANCOS SÃO AUTORIZADOS A EMPRESTAR DINHEIRO QUE NÃO TÊM e INVENTAM-NO CONTABILISTICAMENTE? (segundo o Marcelo R. S. agora é o limite é 20% daquilo que têm)Não é NADA assim.
Colocado por: Capela86Sinceramente acho que não são precisas essas estatisticas para uma pessoa se governar.Ver meu comentário a bold em baixo.
Acho bem mais interessante fazer listas daquilo que se precisa comprar lol Em vez de sair para o supermercado e comprar o desnecessário.
Colocado por: oxelferCheguei à conclusão que se tiver a mínima noção do que gasto e onde gasto, sem diminuir a minha qualidade de vida, consigo gastar muito menos.A IDEIA É PRECISAMENTE ESSA !
Colocado por: Giba“NÃO ESQUECER A GARANTIA REAL NÃO DEVE OCILAR AO SABOR DA LEI DA OFERTA E DA PROCURA”.
Colocado por: GibaContabilizar ao cêntimo, fazer folhas de cálculo para saber o que consome, privar-se de alguns devaneios “muitas vezes” não “todas vezes” é ir de encontro a uma máxima: Não há-de faltar miséria ao miserável e fartura ao generoso.
Colocado por: GibaO dinheiro só serve para uma coisa: gasta-lo.
Colocado por: GibaPergunto: - Quem será mais feliz? O rico poupado e preocupado ou o pobre que vive e de lapida os seus parcos recursos em conformidade com o seu único contexto?