Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Boas

    Quando eles me dizem que até gostam do meu trabalho mas vão ao atelier A porque consegue aprovar mais um piso e o processo é despachado na brasa, fico com vontade de bater em alguém.

    Concordo em absoluto, mas nós também temos culpa: devemos ser os primeiros a ter uma postura de exigência e a reclamar igualdade de tratamento. Já me apresentei numa reunião da câmara da minha zona munido de uma lista com a relação dos processos que deram entrada nos serviços, datas em que deram entrada e data em que foram despachados. Apontei as discrepâncias (depois de avaliados pelos técnicos, certos processos eram despachados pelo vereador no mesmo dia e outros demoravam eternidades), exigi o livro de reclamações, ameacei com queixa ao então IGAT e deu-se o milagre: nunca mais tive problemas desse tipo. Quando se "esquecem", basta marcar nova reunião e indicar o motivo para que o assunto seja resolvido antes mesmo da reunião. Quanto ao piso a mais, penso que já não é tão fácil isso acontecer, mas na verdade sai do âmbito da minha experiência já que não faço arquitectura.

    cumps
    José cardoso
  2.  # 102

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: mafia2Não sei se poderá fazer mas pq nao fazer um contracto de 5 anos?

    Não se pode fazer isso. Um empregado pode sempre sair quando quiser, a empresa é que não pode mandar embora quando quiser.

    Havemos de recuar 30 anos quando os pais pagavam para os filhos irem aprender


    Bom, é típico: pagam aos licenciados com pipocas (já nem é com amendoins) e depois estão à espera que eles se fixem nas empresas.
    Esta geração de licenciados é a geração dos 600 Euros (chamados 600 euristas).
    Paguem-lhes como deve ser, enquadrem-nos correctamente, e terão os melhores profissionais da Europa, é isso que dizem deles quando eles emigram.
    O Português continua a ser o maior explorador do seu compatriota...está nos genes da nação.

    E há um ditado que diz: "quem paga com amendoins, emprega macacos..."
  3.  # 103

    Colocado por: ParamontePaguem-lhes como deve ser, enquadrem-nos correctamente, e terão os melhores profissionais da Europa, é isso que dizem deles quando eles emigram.


    Não esquecendo que para pagar 600, o empregador tem um encargo mensal de cerca 1100, claro....

    P.S. - Essa história dos emigrantes serem os melhores "lá fora" é muito gira e muito falada, mas nem é completamente verdade, nem serve de prova da ideia implícita (que nós, cá , é que não os sabemos orientar, coitados...).
  4.  # 104

    Portugal é o país da Europa onde é maior o seguinte facto:

    A taxa de escolaridade do patrão é inferior à do empregado.

    Viajei muito por essa europa fora em trabalho e tinha o hábito de perguntar se havia portugueses nas instituições que visitava.
    A resposta era, invariávelmente: "sim temos e são os melhores..."

    O típico patrão Português paga uma miséria aos empregados para poder comprar um Mercedes e uma casa para cada filho...depois queixam-se dos empregados, enfim é a herança de muitos anos de uma visão mesquinha e imediatista do negócio e do país...atenção: não sou comunista...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  5.  # 105

    Colocado por: ParamonteEsta geração de licenciados é a geração dos 600 Euros (chamados 600 euristas).

    Se não merecerem mais, porque hão-de receber mais? Ou só os licenciados é que merecem tratamento justo? O resto é ralé? Conheço muita gente que nem isso recebe e não vejo ninguém preocupado

    Colocado por: ParamontePaguem-lhes como deve ser, enquadrem-nos correctamente, e terão os melhores profissionais da Europa, é isso que dizem deles quando eles emigram.

    Diz quem? Os estrangeiros que estão de visita em Portugal e que são entrevistados por um jornalista português? Os nossos emigrantes? Os nossos Governos? Queria que dissessem o quê?

    PS: Já fui emigrante e sei bem o que eles dizem de nós e está muito longe da treta oficial. A nossa grande vantagem é não sermos árabes, turcos, negros e acima de tudo baixarmos a crista. Diga que é Português na maioria dos paises da Europa e vai ver a reacção instintiva deles.
  6.  # 106

    Colocado por: ParamonteE há um ditado que diz: "quem paga com amendoins, emprega macacos..."

    lolol
  7.  # 107

    Boas

    P.S. - Essa história dos emigrantes serem os melhores "lá fora" é muito gira e muito falada, mas nem é completamente verdade, nem serve de prova da ideia implícita (que nós, cá , é que não os sabemos orientar, coitados...).

    Não é completamente verdade, mas...
    Trabalhei alguns anos fora do país para uma empresa portuguesa propriedade de uma empresa norte-americana e com uma força de trabalho constituida maioritariamente por trabalhadores portugueses que faziam parte do pessoal da empresa em Portugal. Estudos feitos pela empresa demonstraram que o rendimento lá fora era superior em cerca de 21% ao rendimento dos mesmos trabalhadores em Portugal. Razões para tal? Desconheço, mas acho que não era apenas a diferença salarial que tinha influência.

    cumps
    José Cardoso
    • luisvv
    • 15 julho 2009 editado

     # 108

    Portugal é o país da Europa onde é maior o seguinte facto:
    A taxa de escolaridade do patrão é inferior à do empregado.


    Facto: 30% da população com o secundário completo, dos quais 10 com formação superior. Destes, boa parte são filósofos, sociólogos, jornalistas, juristas, psicólogos et alia.....

    Evidentemente, quando comparamos rendimentos com países europeus, estamos a misturar alhos com bugalhos.


    Viajei muito por essa europa fora em trabalho e tinha o hábito de perguntar se havia portugueses nas instituições que visitava. A resposta era, invariávelmente: "sim temos e são os melhores..."


    Bla bla bla. Não precisa de sair do país - pergunte a qualquer empresário e saberá que os emigrantes de leste são "os melhores" - o que em parte se justifica pela condição de emigrante.


    O típico patrão Português paga uma miséria aos empregados para poder comprar um Mercedes e uma casa para cada filho...depois queixam-se dos empregados, enfim é a herança de muitos anos de uma visão mesquinha e imediatista do negócio e do país...atenção: não sou comunista...


    O típico funcionário português abandonou a escola sem concluir o secundário, gaba-se de não gostar nem perceber de matemática e de não ter cabeça para as aulas. As melhores recordações da escola são invariavelmente das patifarias aos professores e das cábulas nos testes e exames. Não por acaso, os bons alunos ("marrões"), que agora são provavelmente os seus chefes, eram postos de lado e gozados.
    Para ele, o chefe nunca "pesca nada do assunto" (assunto que, misteriosamente, é sempre dominado pelo próprio empregado, um injustiçado, claro..) e só é chefe por causa das cunhas.

    Já o típico estudante português sonha ser um futuro típico funcionário português. Trabalhar por conta de outrem é que é , porque isto de pagar ordenados e tal é uma chatice. E esta coisa dos licenciados desempregados, outra chatice, onde é que já se viu ? é falta de visão dos patrões, claro. Deus nos livre de esperar que um licenciado quisesse criar o seu próprio emprego...
  8.  # 109

    Razões para tal? Desconheço, mas acho que não era apenas a diferença salarial que tinha influência.


    Há muitas razões, mas há uma óbvia - ser emigrante requer iniciativa.
  9.  # 110

    Colocado por: ParamontePortugal é o país da Europa onde é maior o seguinte facto:

    A taxa de escolaridade do patrão é inferior à do empregado.

    Viajei muito por essa europa fora em trabalho e tinha o hábito de perguntar se havia portugueses nas instituições que visitava.
    A resposta era, invariávelmente: "sim temos e são os melhores..."

    O típico patrão Português paga uma miséria aos empregados para poder comprar um Mercedes e uma casa para cada filho...depois queixam-se dos empregados, enfim é a herança de muitos anos de uma visão mesquinha e imediatista do negócio e do país...atenção: não sou comunista...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fernando Gabriel


    assino por baixo... e não é de favor a assinatura
  10.  # 111

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: ParamonteEsta geração de licenciados é a geração dos 600 Euros (chamados 600 euristas).

    Se não merecerem mais, porque hão-de receber mais? Ou só os licenciados é que merecem tratamento justo? O resto é ralé? Conheço muita gente que nem isso recebe e não vejo ninguém preocupado


      Os países de leste estão na m---da pq durante décadas pagaram o mesmo salário a toda a gente: viva a mediocridade. O telemóvel (que suponho que usa) foi criado a partir de ideias nascidas uma univsersidade---para quem não sabe o IST estava lá.




    Colocado por: ParamontePaguem-lhes como deve ser, enquadrem-nos correctamente, e terão os melhores profissionais da Europa, é isso que dizem deles quando eles emigram.

    Diz quem? Os estrangeiros que estão de visita em Portugal e que são entrevistados por um jornalista português? Os nossos emigrantes? Os nossos Governos? Queria que dissessem o quê?

    São as empresas estrangeiras que preferem os portugueses...

    PS: Já fui emigrante e sei bem o que eles dizem de nós e está muito longe da treta oficial. A nossa grande vantagem é não sermos árabes, turcos, negros e acima de tudo baixarmos a crista. Diga que é Português na maioria dos paises da Europa e vai ver a reacção instintiva deles.


    Os países de leste estão na m---da pq durante décadas pagaram o mesmo salário a toda a gente: viva a mediocridade. O telemóvel (que suponho que usa) foi criado a partir de ideias nascidas uma universidade---para quem não sabe o IST estava lá.

    Ora bem, numa coisa tem razão, tirando as suas qualidades laborais os portugueses são mal vistos lá fora e eu vou dar o meu exemplo. Trabalhei em Inglaterra c\ ingleses que eram muito simpáticos comigo. Um dia o Nick (o nosso chefe) perguntou-me qual o salário minimo em Portugal. Respondi: 410 Euros (na altura era isso +/- salvo erro). Ele respondeu: "410 Euros por semana não é nada mau, embora aqui o ordenado mínimo seja mais".

    Queria que vissem a cara do homem quando lhe expliquei que era 410 Euros por mês...
    Nunca mais olhou para mim olhos nos olhos, para ele eu pertencia a um país do 3º mundo ou coisa do género...

    A diferença entre a europa avançada (frança, alemanha, frança etc) e os portugueses é que eles (europa avançada) não gostam de viver num país com um povo pobre e pouco educado e bairros de lata,eles vêm o seu país como um todo, a visão deles é de comunidade, ao passo que a visão do português é uma visão familiar do género: " se a minha família estiver bem, o país está OK". Isto tem raízes históricas profundas quando Portugal era governado por uma dúzia de famílias que básicamente dizia aos estrangeiros: não olhem para a pobreza da maioria, olhem sim para a nossa riqueza...
  11.  # 112

    Colocado por: luisvv
    Portugal é o país da Europa onde é maior o seguinte facto:
    A taxa de escolaridade do patrão é inferior à do empregado.


    Facto: 30% da população com o secundário completo, dos quais 10 com formação superior. Destes, boa parte sãofilósofos, sociólogos, jornalistas, juristas, psicólogos et alia.....

    Evidentemente, quando comparamos rendimentos com países europeus, estamos a misturar alhos com bugalhos.

    asas


    Viajei muito por essa europa fora em trabalho e tinha o hábito de perguntar se havia portugueses nas instituições que visitava. A resposta era, invariávelmente: "sim temos e são os melhores..."


    Bla bla bla. Não precisa de sair do país - pergunte a qualquer empresário e saberá que os emigrantes de leste são "os melhores" - o que em parte se justifica pela condição de emigrante.


    O típico patrão Português paga uma miséria aos empregados para poder comprar um Mercedes e uma casa para cada filho...depois queixam-se dos empregados, enfim é a herança de muitos anos de uma visão mesquinha e imediatista do negócio e do país...atenção: não sou comunista...


    O típico funcionário português abandonou a escola sem concluir o secundário, gaba-se de não gostar nem perceber de matemática e de não ter cabeça para as aulas.As melhores recordações da escola são invariavelmente das patifarias aos professores e das cábulas nos testes e exames. Não por acaso, os bons alunos ("marrões"), que agora são provavelmente os seus chefes, eram postos de lado e gozados.
    Para ele, o chefe nunca "pesca nada do assunto" (assunto que, misteriosamente, é sempre dominado pelo próprio empregado, um injustiçado, claro..) e só é chefe por causa das cunhas.

    Já o típico estudante português sonha ser um futuro típico funcionário português. Trabalhar por conta de outrem é que é , porque isto de pagar ordenados e tal é uma chatice. E esta coisa dos licenciados desempregados, outra chatice, onde é que já se viu ? é falta de visão dos patrões, claro. Deus nos livre de esperar que um licenciado quisesse criar o seu próprio emprego...


    Bem, eu dei aulas em 2 países europeus e posso dizer-lhe q os defeitos dos estudantes lá, são iguais aos de cá: cabulice, horror às ciências, ir pelo caminho mais fácil etc. Nos países ango-saxonicos os cursos de engªa só têm 3 anos obrigatórios (em Portugal agora tb), e sabem porquê? Porque as empresas davam o resto da formação aos engenheiros, ao contrário daqui em q as empresas querem é xupar os licenciados até ao tutano, e estão à espera q eles saiam da Unvesidade a saber tudo.

    Há uma coisa que qq empresário minimamente interessado no sucesso da sua empresa deve saber: os empregados têm q se sentir bem nas suas funções. Empresas que não empregam mulheres em idade de parir e quejandos, acham que vão resistir à concorrência, estarão cá daqui a 10 anos...inacreditável
  12.  # 113

    Colocado por: ParamonteEmpresas que não empregam mulheres em idade de parir e quejandos, acham que vão resistir à concorrência, estarão cá daqui a 10 anos...inacreditável

    Epá, eu só contrato mulheres nessa idade (e há lá uma que não me importava nada de ...)

    Colocado por: Paramontee estão à espera q eles saiam da Unvesidade a saber tudo.

    Tudo não, mas alguma coisa de aproveitável, tipo, um programa de trabalhos, saberem escrever um fax ou um email e pedir esclarecimentos, saberem analisar uma proposta de um fornecedor, dava jeito e já agora com alguma atitude: Perceberem, por exemplo, que não são arquitectos, mas que tem uma licenciatura em arquitectura, o que é bem diferente

    Colocado por: Paramonteao contrário daqui em q as empresas querem é xupar os licenciados até ao tutano

    Errado, a gente já nem os quer ver, quanto mais .... (bom, se for uma licenciada, enfim, afinal, ainda somos gajos das obras)
    • srma
    • 15 julho 2009

     # 114

    Colocado por: Paramonte
    Empresas que não empregam mulheres em idade de parir e quejandos, acham que vão resistir à concorrência, estarão cá daqui a 10 anos...inacreditável

    Epá, eu só contrato mulheres nessa idade (e há lá uma que não me importava nada de ...)


    Epá digo eu, o Paulo com comentários deste género é o tipo de patrão/chefe e afins qualquer profissional do genero feminino deseja!
  13.  # 115

    Colocado por: srmaEpá digo eu, o Paulo com comentários deste género é o tipo de patrão/chefe e afins qualquer profissional do genero feminino deseja!

    Acha? por acaso todas querem que eu seja chefe delas, mas porque defendo quem trabalha comigo não permito que os outros os/as entalem e que os chefes delas não fazem, mas caramba, não se pode brincar um bocadinho?.

    BTW, só contracto mulheres, mas porque são melhores a trabalhar, aguentam-se muito mais tempo na empresa, permitindo rentabilizar investimentos e são mais práticas que os idiotas dos homens e não alinham em loucuras de horas extras. FAzem o que têm a fazer DURANTE o horário de trabalho, em vez de andarem na tanga como os homens e depois ficarem a betonar até tarde

    E por acaso, mantenho que não me importava nada, não por ela ser "boa", mas porque se vê, que ela dará uma excelente mãe e uma excelente esposa, o que para mim é fundamental numa mulher.
    • srma
    • 15 julho 2009

     # 116

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: srmaEpá digo eu, o Paulo com comentários deste género é o tipo de patrão/chefe e afins qualquer profissional do genero feminino deseja!

    Acha? por acaso todas querem que eu seja chefe delas, mas porque defendo quem trabalha comigo não permito que os outros os/as entalem e que os chefes delas não fazem, mas caramba, não se pode brincar um bocadinho?.

    BTW, só contracto mulheres, mas porque são melhores a trabalhar, aguentam-se muito mais tempo na empresa, permitindo rentabilizar investimentos e são mais práticos que os idiotas dos homens.



    Se não pode brincar um bocadinho, pode claro que sim, o comentário é que pareceu algo machista, coisa com que as mulheres que trabalham na construção têm que "levar" todos os dias, mas enfim faz parte e depois passou de um comentario machista a um discriminatorio ... não tá mal! mas então diga lá e paga às mulheres o mesmo que paga aos homens?
  14.  # 117

    Boas

    Epá, eu só contrato mulheres nessa idade (e há lá uma que não me importava nada de ...)
    ...contratar, claro

    Perceberem, por exemplo, que não são arquitectos, mas que tem uma licenciatura em arquitectura, o que é bem diferente

    Acho que acontece na maioria ( para não dizer mais) dos cursos. Ainda me lembro do sentimento de ignorância que tinha quando acabei o curso, e era plenamente justificado. No meu primeiro trabalho a sério, longe daqui e num local sem recursos, fiz a viagem con 3 Kg de roupa e 40 Kg de livros. Só não levei mais porque não me permitiram. Se, como oiço dizer, o ensino piorou, nem sei o que pensar. Tudo isto me trás á memória a despedida de um professor aos que terminavam: a partir de agora estão engenheiros, mas para serem engenheiros têm muito trabalho pela frente.

    cumps
    José Cardoso
  15.  # 118

    Colocado por: srma, o comentário é que pareceu algo machista, coisa com que as mulheres que trabalham na construção têm que "levar" todos os dias,

    Pois sim, vou-lhe contar uma história acerca disso.

    Quando apareceu a primeira mulher numa obra onde eu estava, pôs-se um problema logistico complicado. Naquela altura os estaleiros apenas tinham 1 casa de banho, porque só havia homens e por incrivel que pareca, este pormenor impedia que algumas mulheres fossem deslocadas para as obras. Quando ela chegou à obra, o problema ficou resolvido no segundo dia: ela ficou com a chave da casa de banho e os 20 pobres que lá estavam, olhe....

    Colocado por: srmamas então diga lá e paga às mulheres o mesmo que paga aos homens?

    Honestamente? Se nem homens tenho a trabalhar comigo, claro que pago mais. Mas uma das minhas orçamentistas teve o maior aumento da empresa este ano e desde que trabalha comigo o ordenado dela passou de 550€ para 890€ em 5 anos e se não está aganhar mais noutra empresa é porque não se quer ir embora, porque já lhe arranjei um emprego a ganhar 1110€, mas como ela diz, ainda não está pronta para sair. Já imaginou um homem a dizer isto? Para quem não têm qualquer qualificação oficial e estava para ser despedida, acho que não está mal.

    Outra veio para a empresa, para outro departamento pelos temporários e qunado era para se ir embora, fiquei com ela, passei-a a contracto com a empresa a ganhar + 50€/mês, quando podia ter continuado nos temporários, porque acho que vidas a prazo, não é vida para ninguém.

    Chega?
    • srma
    • 15 julho 2009

     # 119

    De vez em quando - muito de vez em quando - deixo cair o meu inato sentido de contestar ... esta é uma delas, se chega? Chega!
  16.  # 120

    O que eu acho disto tudo é que para alêm de tanto progresso tecnologico, vivemos uma especie de idade média.
    a irracionalidade que ainda se verifica em certos estratos da nossa população penso que não nos "coloca" na europa.
    chego a "ver" portugueses de 4ª, 3ª 2ª e 1ª, parece o terceiro mundo versão ocidental portugese. PORQUÊ ???
    talvez porque somos um pais sem recursos e estrategicamente situados para os negócios e isto ser apenas um jardim para apenas alguns disfrutarem, não interessa que todos sejamos prosperos pois o bolo não dá para todos.
    Senão vejamos em termos politicos porque é que com tanto engravatado ainda andamos á "guerra" sobre questões estruturais entre os partidos e não numa fase em que já estava definido quais os rumos e na hora do voto era só escolher quem iria executar melhor esses designios nacionais.
    Penso que certos paises europeus mais ricos isso já está entranhado e independentemente da facção politica eles sabem as suas linhas orientadoras enquanto povo.
 
0.0376 seg. NEW