Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Portugal o que penso?
    o oito e oitenta sendo o oitenta uma minoria,
    E como já foi dito um ponto importante a falta de qualificação dos patrões e de quem tem poder financeiro ou político.
    Ainda hoje há muitos promotores,empreiteiros, patrões, políticos, dirigentes, com baixa educação não só de escola como "educação humana".
    Por mais voltas, volto sempre ao problema da educação geral neste país, da falta dela de quem tem cargos de decisão e iniciativa.
    O poder deveria ser conhecimento não dinheiro, neste país o poder esta ligado ao dinheiro e falta de sentido humano.
    e com isto não estou a chamar ignorante a ninguém mas aponto o défice de humanidade de estar perante os outros.
  2.  # 122

    Fernando,
    Se há patrões com baixa instrução é porque têm outras qualidades que lhes permitiram alcançar esses lugares. Iniciativa, empreendedorismo, capacidade de liderança, capacidade de gerir bens e pessoas e visão estratégica pouco se aprendem nas faculdades.
    Por outro lado há muitos licenciados que não têm o mínimo de rasgo e que se limitam a preencher a vaga e esperar pelo salário ao fim do mês, veja-se o caso, por exemplo, de tantos técnicos das CM´s.
  3.  # 123

    Claro que há excepções, mas no geral só essas caracteristicas iniciativa, emprendedorismo não chegam também, sem falar nos emprendedorismos à custa de acções menos lícitas. Mas atenção volto a dizer o principal é a educação humana pois também há imensas pessoas com responsabilidades com educação de escola e universidade e são deficitarios no seu desempenho profissional e humano.
    Quanto à função pública a minha visão geral não é boa também, se fosse, neste momento também faria parte da função pública, mas é a minha opinião até pode ter melhorado muito, e há sempre excepções.
  4.  # 124

    Por muito que custe a algumas pessoas lerem o que o Paulo Correia escreve, a verdade é que ele não está nada fora da realidade.
    Na empresa onde trabalho, estivemos num processo de contratação de um engenheiro civil, poderia ser outra profissão qualquer que o resultado seria o mesmo - mas este é o caso que vi e senti. Dois ou três que estiveram um mês na empresa, recém licenciados, o nível de conhecimento global é baixo. São casos em que a empresa vai estar dois ou três anos praticamente sem retorno no investimento que está a fazer. Iniciativa, proactividade, estudo, investigação, procura, são tudo coisas que estão fora do léxico. Coisas tão simples como trabalhar minimamente com autocad (digo minimamente), com o excel, o conhecimento destas ferramentas e num curso técnico, é quase nulo. Um eng. mecânico que esteve na empresa e que saiu por sua iniciativa, tinha estas qualidades e vejam bem era um jovem em início de carreira!!!, tinha 54 anos. Estas pessoas, possivelmente irão andar por algum gabinete a fazer trabalhos de desenhador e a esperar pelo fim do mês para receber o salário, até que consigam obter mais algum conhecimento e aí vão saltar da empresa e a chamar nomes ao patrão porque ele lhes paga pouco e o explorou durante não sei quantos meses/anos.
    Felizmente, no nosso caso, conseguimos contratar um engenheiro civil, que é antítese completa destes casos. Onde o seu trabalho é reconhecido.
    Europa??
    Que sacrífícios estamos dispostos a fazer enquanto emigrantes e enquanto trabalhadores em Portugal?
    Um amigo meu trabalhou num grande grupo português, exigências de tratamento: sr. dr., sr. eng., etc.. Hoje trabalha num grande grupo francês cuja exigência de tratamento é pelo nome próprio, desde o porteiro até ao administrador. Mentalidades.
    Cumprimentos
  5.  # 125

    Colocado por: antónio_001Felizmente, no nosso caso, conseguimos contratar um engenheiro civil, que é antítese completa destes casos. Onde o seu trabalho é reconhecido.

    Mas conseguiram encontrar não conseguiram?
    Será que alguém (a não ser os funcionários públicos, a julgar pelas "avaliações...)) acha que TODA A GENTE é (ou pode ser) excelente naquilo que faz?
    Execlentes são muito, muito poucos, bons já são alguns. O grosso do "molho" são trabalhadores medianos e depois há também alguns bem maus! É assim em tudo.
  6.  # 126

    Uma pessoa lê e não sabe se há-de rir ou chorar. A toda a gente que acha que os patrões isto e os patrões aquilo, que se paga mal para comprar Mercedes, recomendo o seguinte:

    Peguem em todo o vosso espírito empreendedor e criem uma empresa. Daqui a 2 ou 3 anos, falamos - mas com as folhinhas da Segurança Social na mão, se não se importam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Pedro Azevedo78, antónio_001
  7.  # 127

    Pedro Azevedo
    Não se trata de uma questão de excelência, mas sim de um saber mínimo, interesse, investigação, estudo e mais algumas coisas que já referi no post anterior.
    Acredito que a regra não é esta, mas que há muitas pessoas que saem mal preparadas, isso há.
    Mas também acredito que o mercado por si faz a selecção.
  8.  # 128

    Boa tarde a todos. Antes de mais gostaria de apresentar as minhas saudações uma vez que este é o meu post número 1 (e provavelmente será o último). O que me levou a opinar sobre este assunto? É simples, a quantidade de opiniões que aqui li que caracteriza o nosso povinho que um misto de miudinho e miserável.

    Antes de mais, não sou da área, logo não sou um lesado. Creio que a a minha opinião a nível técnico é nula, contudo, por não ser da área, neste tópico (tão somente) creio que a minha opinião será muito válida.

    O nosso amigo jf tem 500 anos de experiência, tem X cursos técnicos de isto e daquilo, licenciado em 1001 coisas e, contudo......... não pode assinar projectos. Mas meu caro amigo, já imaginou porque será?!? Acredita que a "maminha" ia durar muito tempo? Com tantos anos de experiência nem uma única vez sequer equacionou a hipótese de um dia este atropelos de tarefas poderia ter um fim? Nem mesmo quando a Helena Roseta tanto batalhava?
    Porque que não se preocupou em ser um "licenciado para todo o serviço"? ao invés de ir para uma atitude simplista do "assino projectos de borla"! Acho que sim, é honrado e, de certo, dirá muito sobre a qualidade do seu trabalho.

    Acho piada aos defensores da sua ideia, como, o caro colega forunista Paulo Correia que nota que nitidamente é um que está no mesmo barco só que com menos "cojones" de se expôr como o colega jf. Caro amigo Paulo Correia, se acha que um licenciado em Arquitectura que penou durante 6 anos e gastou rios de dinheiro num curso, que sai da faculdade menos preparado do que alguém com a experiência de 20 anos? É provavel, mas agora responda-me ao seguinte:

    - quando você foi para o mercado e nem curso tinha? Nem quero saber o que seria você saído da escolinha em comparação com um arquitecto que saìa, ao mesmo tempo, da universidade.
    - mais, o gosto e a noção de imagem, espaço e urbanismo é algo que se aprende numa universidade? Olhe que não me parece. Sou uma pessoa que, felizmente, conhece alguns países que não só o português e deixe-me que lhe diga que este paísinho poderia ser muito mais organizado e urbanisticamente atractivo do que é se deixassem cada um fazer o seu trabalho.

    Para ter uma ideia comparo um engº a fazer projectos de arquitectura (meta-se neste saco, desenhadores, etc etc etc) a um mecânico de segunda que aconselha o seu cliente ao invés de ir à marca que paga mais caro, que vá lá, à sua garagem de esquina. Os parafusos não são os mesmos, corta-se aqui e acolá, mas resolve o problema.... para os próximos 100 km!

    Na minha ignorância ando pelas ruas e consigo ver as construções que tem mão de arquitecto e as que têm mão..... do resto! O tempo da "porta em baixo com as duas janelas em cima" já passou e à que meter cada macaco no seu galho. Sem dúvida prefiro pagar para ter um arquitecto a fazer-me uma casa do que um faz-tudo e que nada fica bem feito...

    Perdoem-me a franqueza, mas quando li este tópico perdi-me....

    rest my case....
  9.  # 129

    Colocado por: Simão MachadoAcho piada aos defensores da sua ideia, como, o caro colega forunista Paulo Correia que nota que nitidamente é um que está no mesmo barco só que com menos "cojones" de se expôr como o colega jf.

    Caro amigo, uma pequena correcção. Não estou na mesma situação, porque não sou nem nunca pretendi ser projetista ou assinar o que quer que seja. Nem sequer estou interessado em assinar alvarás o que podia fazer. Sou orçamentista, nada tenho a ver com essas guerras.

    Se der uma volta pelo fórum, verá que tenho mais "cojones" do que julga, porque coloco aqui o meu trabalho para todos poderem analisar e comentar. Se isso não é ter "cojones", gostaria que saber o que é. Falar, muitos falam, mas expor o que fazem, para a comunidade comentar......

    Colocado por: Simão MachadoCaro amigo Paulo Correia, se acha que um licenciado em Arquitectura que penou durante 6 anos e gastou rios de dinheiro num curso, que sai da faculdade menos preparado do que alguém com a experiência de 20 anos?

    Já respondi a isso antes, mas volto a responder: Acho
    Quando eles saem da universidade, têm uma licenciatura em Arquitectura, não são arquitectos. Isso, se-lo-ão, ou não, 10 anos depois

    Colocado por: Simão Machado- quando você foi para o mercado e nem curso tinha? Nem quero saber o que seria você saído da escolinha em comparação com um arquitecto que saìa, ao mesmo tempo, da universidade.

    A julgar pelo que vamos vendo, a diferença não parece ser grande

    Colocado por: Simão MachadoPara ter uma ideia comparo um engº a fazer projectos de arquitectura (meta-se neste saco, desenhadores, etc etc etc) a um mecânico de segunda que aconselha o seu cliente ao invés de ir à marca que paga mais caro, que vá lá, à sua garagem de esquina. Os parafusos não são os mesmos, corta-se aqui e acolá, mas resolve o problema.... para os próximos 100 km!

    mau exemplo para mim, porque as reparações / revisões do meu carro são sempre feitas na marca, LouresFord. Mesmo reparações simples como meter pastilhas de travão são lá feitas (paguei 303€ há 2 semanas)

    Colocado por: Simão MachadoNa minha ignorância ando pelas ruas e consigo ver as construções que tem mão de arquitecto e as que têm mão..... do resto! O tempo da "porta em baixo com as duas janelas em cima" já passou e à que meter cada macaco no seu galho. Sem dúvida prefiro pagar para ter um arquitecto a fazer-me uma casa do que um faz-tudo e que nada fica bem feito...

    Para quem não é do ramo, revela um invejável conhecimento, parabéns
    • luisvv
    • 17 julho 2009 editado

     # 130

    O nosso amigo jf tem 500 anos de experiência, tem X cursos técnicos de isto e daquilo, licenciado em 1001 coisas e, contudo......... não pode assinar projectos. Mas meu caro amigo, já imaginou porque será?!? Acredita que a "maminha" ia durar muito tempo? Com tantos anos de experiência nem uma única vez sequer equacionou a hipótese de um dia este atropelos de tarefas poderia ter um fim? Nem mesmo quando a Helena Roseta tanto batalhava?

    E o Simão, já pensou porque é que hão-de proibir o jf de fazer o que sempre fez?


    Acho piada aos defensores da sua ideia, como, o caro colega forunista Paulo Correia que nota que nitidamente é um que está no mesmo barco só que com menos "cojones" de se expôr como o colega jf. Caro amigo Paulo Correia, se acha que um licenciado em Arquitectura que penou durante 6 anos e gastou rios de dinheiro num curso, que sai da faculdade menos preparado do que alguém com a experiência de 20 anos?

    Para mim, a questão é : 2 adultos, livres, porque não hão-de poder contratar o que quiserem ?
  10.  # 131

    - mais, o gosto e a noção de imagem, espaço e urbanismo é algo que se aprende numa universidade? Olhe que não me parece. Sou uma pessoa que, felizmente, conhece alguns países que não só o português e deixe-me que lhe diga que este paísinho poderia ser muito mais organizado e urbanisticamente atractivo do que é se deixassem cada um fazer o seu trabalho.

    Esta frase é contraditória e não tem nexo.
  11.  # 132

    Para mim, a questão é : 2 adultos, livres, porque não hão-de poder contratar o que quiserem ?

    E podem. Voce pode contratar quem quiser para lhe fazer um projecto, ou mil projectos. Não pode é entregar na câmara...

    O que o estado regulamenta é a elaboração de projectos e a responsabilidade que as pessoas que os elaboram têm, não tanto para com o dono de obra, mas para com a sociedade em geral e diversos organismos em particular (camaras, certiel, smas act, ....)
    Porque existe Urbanismo, o Planeamento, enfim essas coisas que um Arquitecto poderá explicar melhor que eu... LOL
    Porque existem Regulamentos Técnicos a cumprir, Termos de Responsabilidade para assinar, enfim essas coisitas.
  12.  # 133

    Também pode pedir ao seu barbeiro que lhe trate da pneumonia, não pode é aviar na farmácia a receita que ele lhe passar...
    •  
      FD
    • 17 julho 2009

     # 134

    Colocado por: Simão Machadoeste é o meu post número 1 (e provavelmente será o último)

    É o chamado terrorista suicida. Vem, não conhece ninguém, rebenta com todos e nunca mais se vê.
  13.  # 135

    Colocado por: FD
    É o chamado terrorista suicida. Vem, não conhece ninguém, rebenta com todos e nunca mais se vê.

    Pelo menos têm essa vantagem, sempre evitamos trolls em potência

    PS: porque diabo, só os arquitectos se defendem como se fossem intocáveis e quem se atrever a pensar o contrário, devia levar com um auto de fé e queimado na fogueira como todos os hereges merecem? Nem o meu ódio de estimação, os engenheiros, o fazem.
  14.  # 136

    Colocado por: FD
    Colocado por: Simão Machadoeste é o meu post número 1 (e provavelmente será o último)

    É o chamado terrorista suicida. Vem, não conhece ninguém, rebenta com todos e nunca mais se vê.

    São os que eu costumo chamar de "paraquedistas"... Chegam desatam a "espingardar" para todo o lado, e já não voltam.
    Parece-me que a atitude correcta quando se começa a frequentar um fórum, é LER o que já foi escrito. Por duas razões essencialmente:
    1- quase de certeza vamos encontrar a resposta que estamos à procura
    2- ficamos com uma pequena noçao dos intervenientes desse fórum, o que ajuda sempre...
    Desculpem o "Off Topic"... Continuem a "malhar" nos arquitectos... :)
  15.  # 137

    E podem. Voce pode contratar quem quiser para lhe fazer um projecto, ou mil projectos. Não pode é entregar na câmara...


    Também pode pedir ao seu barbeiro que lhe trate da pneumonia, não pode é aviar na farmácia a receita que ele lhe passar...


    Exemplo típico de discussão num país de cultura eminentemente católica , segundo Pedro Arroja: quando não há argumento, ajavarda-se a questão.
    Claro que argumentar com bases sólidas e que vão um pouco mais além do "é assim porque sim" é mais chato, dá mais trabalho...
  16.  # 138

    O que o estado regulamenta é a elaboração de projectos e a responsabilidade que as pessoas que os elaboram têm, não tanto para com o dono de obra, mas para com a sociedade em geral e diversos organismos em particular (camaras, certiel, smas act, ....) Porque existe Urbanismo, o Planeamento, enfim essas coisas que um Arquitecto poderá explicar melhor que eu... LOLPorque existem Regulamentos Técnicos a cumprir, Termos de Responsabilidade para assinar, enfim essas coisitas. "


    Tem piada. Eu pensava que o que estava em causa era a regulamentação de quem pode elaborar os projectos...

    Porque o facto de ser arquitecto não garante que cumpre as normas, e o facto de cumprir as normas não implica que seja arquitecto... penso eu de que...

    LOL....
  17.  # 139

    PS: porque diabo, só os arquitectos se defendem como se fossem intocáveis e quem se atrever a pensar o contrário, devia levar com um auto de fé e queimado na fogueira como todos os hereges merecem? Nem o meu ódio de estimação, os engenheiros, o fazem.


    Que mal é que os engs como classe lhe fizeram? Nem parece uma frase sua, Paulo Correia. Surpreende num tipo sensato e inteligente como voçê!
  18.  # 140

    Colocado por: J.FernandesQue mal é que os engs como classe lhe fizeram?

    Já viu que por aqui só batemos nos arquitectos? não é justo, pois não?

    Agora a sério, a atitude que se vê actualmente nos arquitectos, existia há alguns anos nos engenheiros, que se consideravam uma casta superior. Tive engenheiros nas obras que quando os tratávamos por engº, nos respondiam: Estou habituado a ser tratado por srº engº. Isto vindo de miudos com 2 anos nas obras. Chegámos a um ponto que se nos tratavam por engenheiro, se respondia: Não sou engenheiro, não me ofenda.

    Obviamente que metade disto eram as picardias habituais, mas a outra metade era muito a sério. Estive em obras onde os engenheiros nem aceitavam comer connosco. Não davam boleias e os carros eram da empresa. Se dormiamos nas obras, exigiam uma pousada só para eles.

    Este tipo de atitude já mudaram muito, embora desconfie que mudaram desde que as coisas começaram a correr muito mal para os engenheiros. Lembre-se que era uma daquelas profissões onde não existia desemprego e agora temos camionetas deles e se calhar, só por isso, muita da arrogância desapareceu. Mas ainda continuam a dar resposta do tipo:
    Querias ser promovido? mas não és engenheiro !!!
    Não contratamos engenheiros para os orçamentos, porque não é um lugar digno para um engenheiro (esta foi-me dada a mim, há alguns meses por um engenheiro, quando quis ir buscar um estagiário para o meu departamento)

    Por isso, o que tenho contra eles como classe? no fundo, nada
 
0.0369 seg. NEW