Iniciar sessão ou registar-se
    • srma
    • 13 julho 2009

# 1

Esta discussão é muito interessante, tanto mais quando se vê o pessoal das obras a defender a politica da terra queimada, quando os espanhois entraram pelo mercado "dentro" com preços loucos para as obras foi um deus me acuda que isto não é correcto e assim não se pode trabalhar, quando em 2002 os empreiteiros começaram a apresentar propostas 50% abaixo da base, foi o salve-se quem puder - até que a maioria estourou ou está à beira do estouro - quando alguem neste forum diz que consegue preços 30 a 40 % mais baixos dos que aqui são indicados, é porque das duas uma ou estão a ser enganados ou o empreiteiro que diz que faz mais barato não cumpre as regras que o sistema lhe impõe e as empresas sérias não podem fazer essas coisas, mas a questão muda de figura quando não é nosso sector, se é um agente de arquitectura que se oferece para assinar projectos de borla, já não problema nenhum ... pois é meus caros isto é uma violação do mais ultrajante possivel das regras básicas de concorrência, quem não concorda com leis não as contorna, contesta-as ou cumpre-as (e se nao reunir as condições, que as obtenha). Em relação às faculdades e à utilidade do ensino superior nem me pronuncio, enfim é demasiado mau. Já agora e para que conste não tenho qualquer relação profissional com este sector.
  1.  # 2

jf

assina sem ver ?
    • jf
    • 14 julho 2009

# 3

Caro(a) srma
    Não me proponho assinar projectos de borla. Antes pelo contrário podemos dizer que até estou a pagar.
    E estou a pagar bem caro a "panelinha" que a ordem dos arq e dos engenheiros junto com um governo em quem votei "cozinharam" com o intuito de aniquilar uma classe de cerca de 9000 profissionais com habilitação reconheçida pela escola pública.
    De facto com a entrada da nova lei deixarei de reunir as condições. Condições essas que hoje possuo. Como já fiz referência não tenho medo de voltar á escola.
    Uma licenciatura duas pós graduações e um curso médio todos obtidos em regime de trabalhador estudante creio que me deram já traquezo suficiente para não ter medo de para lá voltar se é assim que exigem os meus governantes e alguns iluminados que se julgam superiores.
    Agora não me obriguem a baixar os braços. Se eles em defesa das suas classes não os baixaram, não esperem que aqueles que tentam aniquilar o aceitem com um sorriso e talvez ainda uma vénia.
    • jf
    • 14 julho 2009

# 4

marco 1
    Não não assino sem ver. Nunca pedi isso a quem o fez por mim até hoje.
    Esta não é uma actitude desesperada é antes uma actitude de defender o meu sustento e esse parte por só assinar algo que saiba que cumpre toda a legislação.
    Ok e então estou disponivel para assinar mamarrachos?
    Quem define onde termina um mamarracho e uma obra de arquitectura?
  2.  # 5

Contudo garanto-lhe que não é minha intenção entar nos dominios da engenharia, tenho demasiado respeito pela "disciplina" para me considerar habilitado a exerçê-la.

É correcto, nunca ninguém morreu por por causa de arquitectura mal feita.

O mamarracho que ali vemos, mal acabado. Pior: nem sequer foi acabado, e lá está a Capela Imperfeita ou lá o que é para o provar. Tivesse ele tido o bom senso de contratar um arquitecto e nada disto acontecia.

E parece que a abóboda caiu umas quantas vezes. É o que dá não ter contratado engenheiros. Mas daqueles a sério, dos inscritos na OE. Pior ainda foi a Expo 98, um desperdiçar de dinheiro do contribuinte, que teria ficado muito mais barato sem os delírios dessas sanguessugas dos arquitectos.
    E aquelas aldeias típicas? sabe porque é que quase todos gostam?

Tipo, Casal de Cambra, Matos Cheirinhos, Casal da Silveira, Bairro do Livramento, Fernão Ferro...? Não se preocupe, que o nosso primeiro-ministro, o sr. eng., já mostrou, lá para os lados da Guarda, como é que se faz.
  3.  # 6

jf porque não mostra o que fez"" e que foi assinado por engenheiros, e ai como arquitectos podemos criticar se é um mamarracho ou arquitectura, falo a serio.

Colocado por: j cardoso

Apenas me disponho a subcrevrer projectos de arquitectura e arranjos exteriores.

O quê? não sabe que (para alguns) se trata de matéria altamente complexa, só ao alcance de iniciados conhecedores dos rituais secretos aprendidos ao longo de anos de esforço e que não passíveis de serem transmitidos de outra forma?

esta é que eu não entendo não concordo com afirmações destas desvalorizando esta ou aquela profissão. fazer afirmações destas não levam a nada construtivo.
    •  
      alv
    • 14 julho 2009

# 7

Vivam!
    Só mesmo mais uma lenhita....
    E que vai ser destas centenas de CAP de nivel III que o governo foi obrigar os pequenos construtores a tirar ou por experiencia profissional, ou muito bem pagos em centros de formação e que dariam direito a subscrever alvarás e direcções de obra, quando ao abrigo do 31/2009, as direcções de obra vão ter de ser subscritas por menbros da OE, OA, ANET. Que vai ser dessa gente? Deram-lhe esperanças e "formaram-os" e agora???
    "Fassam" parte.
    • jf
    • 14 julho 2009

# 8

Caro fernando gabriel
    Felizmente para mim infelizmente para a sua classe alguns dos meus projectos foram assinados por colegas seus que se venderam e continuam a vender por uns euros faceis.
    Quanto a expor aqui o meu trabalho não é isso que me dará mais ou menos credibilidade. Tenho plena consciência do meu valor enquanto projectista e por muito respeito que tenha pelo seu curriculum não creio que a sua aprovação ou de qualquer outro colega me possa trazer alguma mais valia profissional para além de me poder fazer bem ao ego
    • jf
    • 14 julho 2009

# 9

alv
    Agora voltam para a escola pois apesar de ter uma habilitação emitida pelo estado português são todos uns incompetentes que apenas querem roubar o pão de quem precisa...
  4.  # 10

Colocado por: jfCaro fernando gabriel
    Felizmente para mim infelizmente para a sua classe alguns dos meus projectos foram assinados por colegas seus que se venderam e continuam a vender por uns euros faceis.
    Quanto a expor aqui o meu trabalho não é isso que me dará mais ou menos credibilidade. Tenho plena consciência do meu valor enquanto projectista e por muito respeito que tenha pelo seu curriculum não creio que a sua aprovação ou de qualquer outro colega me possa trazer alguma mais valia profissional para além de me poder fazer bem ao ego

alguns mas a maioria foram engenheiros não foram? eu não tenho nada contra engenheiros é apenas uma estatistica :)
    eu como disse já por ai tenho vergonha de ter colegas assim, mas isso sou eu que prefiro fazer o que é certo.
    não falo de credibilidade apenas gostava de ver obras feitas por si, a serio e não era para criticar apenas por curiosidade, isso de ver se eram mamarrachos ou não era mesmo a brincar.
    mas ok eu não falo mais por aqui, não quero mais confusões nem ser mal interpretado:)
    como já disse para mim um canudo é nada o que aprendemos para o tirar é tudo, assim como a vontade de aprender ao longo da vida profissional é também o importante.
    ainda não perceberam que o que faz um bom profissional não são canudos nem experiencia, é o que essa pessoa faz com eles.
  5.  # 11

Colocado por: Fernando Gabrieljf porque não mostra o que fez"" e que foi assinado por engenheiros, e ai como arquitectos podemos criticar se é um mamarracho ou arquitectura, falo a serio.

Sem querer entrar na discussão do tópico , até porque nada tenho a ver com ela...
    A unica coisa que tenho a comentar , são afirmações deste tipo, o que me parecem demasiadamente arrogantes , pelo simples facto de ser arquitecto ( uma profissão como qualquer outra , e não estou a ofender ninguem , porque é um facto) não lhe dá a pressuncão de poder classificar o trabalho dos outros como mamarracho ou arquitectura ... e mais lhe digo , quem realmente é bom profissional , não precisa de o publicitar tanto ...
    Alerto para o facto de não alimentar discussões sem o minimo interesse para o forum , apenas acho que por vezes as pessoas olham muito para o seu proprio umbigo...
    Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pilav
    • srma
    • 14 julho 2009

# 12

Caro(a) srma

É cara

Não me proponho assinar projectos de borla.

Tenho ideia que a designação desta discussão era "Assino projectos de borla"

E estou a pagar bem caro a "panelinha" que a ordem dos arq e dos engenheiros junto com um governo em quem votei "cozinharam" com o intuito de aniquilar uma classe de cerca de 9000 profissionais com habilitação reconheçida pela escola pública.

Não conheço o novo decreto lei que vem regulamentar esta materia, o reparo que fiz é simples, se não concorda com a lei e as condiçoes que estão a ser impostas, conteste-as suponho que os 9 000 profissionais tenham uma entidade representativa que reuna a bondade dos argumentos da classe, é uma das vantagens da democracia, liberdade de associação e de contestação.

De facto com a entrada da nova lei deixarei de reunir as condições. Condições essas que hoje possuo. Como já fiz referência não tenho medo de voltar á escola.
    Pelo que percebi não reune as condições. O decreto lei em questão diz que quem não andou nas faculdades de arquitectura pode assinar projectos desde que demostre experiencia previa, ou seja quem tem competencias profissionais, poderá continuar a exercer a profissão, desde que se comprove que um dos seus projectos já foi aprovado, ora parece que não é o caso, na verdade, o que está a pretender afirmar é que tirou um curso de nivel médio, nunca aprovou um projecto de sua autoria, mas que até agora o podia o fazer e agora já não pode, certo ou percebi mal?
    Uma licenciatura duas pós graduações e um curso médio todos obtidos em regime de trabalhador estudante
    Nao pretendo de forma alguma por em causa os seus méritos, mas pelo o que percebo, dos cursos que frequentou nenhum foi o de arquitectura, corrija-me se estiver enganada mas deve ser licenciado em Eng. Civil e a sua experiencia profissional é como director de obra, se assim fôr pode assinar projectos de especialidade, ou não é assim?
    Qqcreio que me deram já traquezo suficiente para não ter medo de para lá voltar se é assim que exigem os meus governantes e alguns iluminados que se julgam superiores.
    Agora não me obriguem a baixar os braços. Se eles em defesa das suas classes não os baixaram, não esperem que aqueles que tentam aniquilar o aceitem com um sorriso e talvez ainda uma vénia.
    Parece-me que está a confundir subserviência com decidência, até me parece que não deve baixar os braços só que -também- me parece que não baixar os braços, estará porventura a ser confundido com contornar o sistema através de meios pouco ortodoxos.
    Já agora, pela mesma lógica, também se pode propor o pagamento a alguém numa Camara para aprovar um projecto que não exista. A logica é exactamente a mesma, só que nesse caso tem um nome menos simpático, começa por c e raramente dá cadeia.
    • jf
    • 14 julho 2009

# 13

cara srma

De facto a classe profissional a que pretenço está representada por um sindicato e uma associação.
    Estes dois organismos foram consultados aquando da revisão desta lei, foi apresentada uma proposta que defendia de algum modo os seus direitos de mais de 30 anos. Contudo em pouco mais de uma semana foi aprovada uma lei totalmente diferente que deixa no desemprego todos estes profissionais.
    A minha habilitação hoje permite-me entre outras coisas dirigir obra contudo a partir de novembro vou deixar de o fazer a menos que prove ter feito aprovar um projecto subcrito por mim.
    Sim de facto estou a tentar "contornar o esquema" da mesma forma que a ordem dos engenheiros e arquitectos o fez á falsa fé em menos de duas semanas fazendo aprovar uma lei que em nada tem a ver com a proposta de lei discutida com todos os parceiros.
  6.  # 14

Colocado por: nbastos
    Colocado por: Fernando Gabrieljf porque não mostra o que fez"" e que foi assinado por engenheiros, e ai como arquitectos podemos criticar se é um mamarracho ou arquitectura, falo a serio.

Sem querer entrar na discussão do tópico , até porque nada tenho a ver com ela...
    A unica coisa que tenho a comentar , são afirmações deste tipo, o que me parecem demasiadamente arrogantes , pelo simples facto de ser arquitecto ( uma profissão como qualquer outra , e não estou a ofender ninguem , porque é um facto) não lhe dá a pressuncão de poder classificar o trabalho dos outros como mamarracho ou arquitectura ... e mais lhe digo , quem realmente é bom profissional , não precisa de o publicitar tanto ...
    Alerto para o facto de não alimentar discussões sem o minimo interesse para o forum , apenas acho que por vezes as pessoas olham muito para o seu proprio umbigo...
    Cumps.

tenho muitos defeitos isso tenho :) mas arrogante e derivados não são nenhuns deles :)
    o resto não entendo sinceramente o que quer dizer, nem quero, nem sei quem é pelos vistos conhece-me"" além de arrogante sou mau profissional e sou publicitario :) vou levar a brincar mesmo, brincalhão sou :) caros colegas de fórum eu neste tópico fico por aqui não vai dar a nenhum lado estas discusões"" aprender e ajudar isso sim é tempo bem gasto
    cumps
  7.  # 15

Colocado por: alvVivam!
    Só mesmo mais uma lenhita....
    E que vai ser destas centenas de CAP de nivel III que o governo foi obrigar os pequenos construtores a tirar ou por experiencia profissional, ou muito bem pagos em centros de formação e que dariam direito a subscrever alvarás e direcções de obra, quando ao abrigo do 31/2009, as direcções de obra vão ter de ser subscritas por menbros da OE, OA, ANET. Que vai ser dessa gente? Deram-lhe esperanças e "formaram-os" e agora???
    "Fassam" parte.

... o DL 31, vai abrir as excepções para as DTO e fiscalização dos alvarás até classe 2... vão ver (leiam lá bem os Art.º 13 e 15)... essa matéria será regulada por portaria a propor pelo InCI... com as qualifiacações tecnicas minimas exigidas para as diversas classes de alvarás...

PS: JF... esteve 20 anos sem precisar de assinar projectos e sobreviveu.. para q agora pretender garantir a "assinatura" por mais 5? concerteza alguem lhe irá continuar a desenrascar o "tacho"... a Lei nova pouco vai alterar...
    • jf
    • 14 julho 2009

# 16

Pedro
    Estive este tempo todo a investir na minha formação em escolas públicas com a promessa de poder obter habilitação legal para assinar propjectos e dirigir obras.
    Em duas semanas e numa manobra (cobarde) de corredores essa habilitação que tinha conseguido é-me retirada apenas pk não pertenço a uma das duas classes que se julgam detentoras de toda a verdade.
  8.  # 17

.. duas semanas... este assunto tem mais de 30 anos.
    O curso de condução de obra, é para Obra..não é para fazer projectos, se o conveceram que sim... foi enganado por alguém, mas não pelo Estado.
    • jf
    • 14 julho 2009

# 18

caro Pedro
    Se acompanhou o desenrolar da revisão do 73/73 saberá que a proposta de lei que até duas semanas antes da sua aprovação existia era muito diferente da que foi aprovada.
    Saberá igualmente que existem outros curso de nivel IV que para além da habilitação para a condução de obra davam igualmente habilitação para subcrever projectos e intervir na área da orçamentação e até HST.
    A minha intervenção na área do projecto tem sido muito exporádica sendo o meu mercado o da direcção de obra, contudo o que esta lei vem dizer é que de repente apenas tenho habilitação para dirigir obras até á classe 2 equiparando a minha formação a uma formação de nivel III
  9.  # 19

ainda não perceberam que o que faz um bom profissional não são canudos nem experiencia, é o que essa pessoa faz com eles.

Concordo a 100%. Há bons e maus profissionais em todo o lado, licenciados ou somentes "experientes" na matéria. Mas há que perceber que tem havido um restruturação no país a vários níveis e com tantos cursos técnicos e profissionais, cada vez mais tem de ser "cada macaco no seu galho" senão isto passa a ser um festim, em que quem tem cunhas é que se safa. Eu também queria candidatar-me a dar aular este ano, e não pude, não tive formação direccionada para leccionar, mas sabem que mais, tá certo.

Concordo com a alteração da lei, acho que era necessário a muito tempo, e quem for prejudicado com isso que dê a volta ao assunto. Que eu saiba a transição de 5 anos é para isso mesmo, quem quiser pode tirar o curso. Também só tenho a licenciatura, não pertenço às fornadas do "processo de bolonha", e não tenho mestrado integrado. Se quiser estar equiparada, tenho de fazer mais um ano, depois de ter tirado um curso de 6 anos.

O nosso país vai tão mau a tantos níveis, temos é de estrapolar o próprio umbigo e analisar se não são necessárias estas alterações todas. Somos todos de alguma forma prejudicados em alguma coisa, mas temos de andar em frente e dar volta ao assunto, em vez de andarmos eternamente a criticar uns aos outros, se tem mais experiência prática ou teórica.
    Vamos é todos trabalhar para o resultado ser sempre o melhor possível!

jf, o facto de assinar de borla, resolve o seu problema, mas cria um mal maior. É este facilitismo individual que dá cabo de coisas muito mais importantes.
  10.  # 20

Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: nbastos

Cumps.

tenho muitos defeitos isso tenho :) mas arrogante e derivados não são nenhuns deles :)
    o resto não entendo sinceramente o que quer dizer, nem quero, nem sei quem é pelos vistos conhece-me"" além de arrogante sou mau profissional e sou publicitario :) vou levar a brincar mesmo, brincalhão sou :) caros colegas de fórum eu neste tópico fico por aqui não vai dar a nenhum lado estas discusões"" aprender e ajudar isso sim é tempo bem gasto
    cumps

Boas, penso que nao leu bem o que escrevi, não o conheço nem nunca pus em causa o seu trabalho e o seu proficionalismo , até porque seria desilegante da minha parte , o que disse e repito , é que por vezes a forma como se fazem certas afirmacões roçam a arrogancia, isto porque não me parece nada bem pedir que alguêm exponha o seu trabalho para depois ser submetido ao crivo dos arquitectos do forum ( foi isto que afirmou) para classificar como mamarracho ou arquitectura , o que eu penso é que nem eu nem ninguem tem a verdade toda para se dar ao direito de achar que a sua avaliação comporta o perfeito...
    Espero que não leve a mal as minhas palavras, apenas acho que dar opiniões acerca de algo é uma coisa agora classificar o trabaho dos outros é outra...
    Quando digo que se olha muito para o proprio umbigo , não particularizei... mas isso acontece ... por vezes achamos que só nós é que somos bons os outros são menos bons ou até maus...
    Faz-me lembrar quando andei na tropa , no final do juramento de bandeira o pelotão estava formado á espera da ordem do tenente para destrocar para irmos ter com os familiares e sucedeu o seguinte , o tenente deu a ordem direita volver e um camarada nosso voltou à esquerda... comentario da mãe desse camarada
    " o meu filho é um espectáculo , só ele é que está bem"
    Cumps

0.0306 seg. NEW