Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Não estará o governo a assustar os senhorios todos?
    Com este terrorismo legislativo, não vai o governo PS fazer com que haja MENOS casas para arrendar?!

    Se eu fosse senhorio, e tivesse uma casa para arrendar, com estas notícias todas, não sei se a voltava a por no mercado... ainda ma expropriavam à força, sei lá.

    Gostava de saber o que os senhorios andam a pensar sobre isto... para confirmar se as minhas suspeitas são fundadas.
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

  3.  # 2

    Colocado por: PoisÉCom este terrorismo legislativo, não vai o governo PS fazer com que haja MENOS casas para arrendar?!


    Obvio! Como o burro do espanhol, quando estava quase treinado a não comer, morreu!
    Concordam com este comentário: sognim
  4.  # 3

    Jamais colocava um imóvel meu no mercado de longa duração.

    Desconfio que estas medidas a vulso vão assustar os senhorios e reduzir ainda mais o número de casas disponíveis para o aluguer tradicional.

  5.  # 4

    Viva.
    Os senhorios têm sempre que arrendar.
    É uma fonte de rendimento, não vão deixar de o fazer.
    Dificilmente alguém opta por ter um imóvel vazio e fechado a degradar-se quando o pode arrendar e ganhar dinheiro com isso, além disso o mercado está com preços de compra super altos porque "toda a gente" está a comprar casas com o intuito de arrendar (seja a Alojamento Local, estudantes ou famílias) os arrendamentos estão com preços inflacionados como é sabido e o dinheiro no banco só dá prejuízo.

    Sim parte do problema é que o mercado está inundado de pessoas que nunca investiriam no imobiliário mas agora com as rentabilidades que o mercado oferece e com a maior facilidade de realizar despejos estão a investir.

    E estão a investir porquê? Porque dinheiro no banco taxas abaixo de 1%, certificados de aforro foram banalizados taxas baixas também, até a moeda virtual, vulgo BitCoin já não tem dado os retornos que dava, além de que é um investimento arriscado como a bolsa.

    As pessoas tinham depósitos e dinheiro no banco, mesmo que rendesse pouco estava seguro e não dava trabalho nem aborrecimentos, entretanto vários bancos fecham, pessoas que pensavam ter depósitos à ordem afinal tinham produtos de risco e ficam a arder, o banco do estado está constantemente a ser intervencionado criou-se a tempestade perfeita.

    Os propriétários ou vão aproveitar e vender, porque estamos em época de preços altos ou vão ter que continuar a arrendar, não há fugas possíveis.
    Já noutras eras os proprietários tiveram que aguentar os desmandos dos governos, já houveram rendas congeladas e etc...

    A mentalidade de cada um vai definir o caminho que vai tomar, quem não quiser enfrentar mais confusões vai tentar aproveitar os bons preços e vender, quem não se quiser desfazer do património, até porque eventualmente depende desse rendimento para subsistir vai ter que se aguentar às "maluqueiras"...

    Este aperto aos proprietários não é novidade, já com a lei "Mortágua" assim fizeram, os valores pagos de IMI subiram exponencialmente com o Adicional que foi aprovado às escondidas e enviado para casa das pessoas em tempo de férias para evitar contestações...

    Haja Futebol!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  6.  # 5

    Arrendar só depois de ler a Legislação que está para sair, porque a Lei anda ao sabor dos políticos que estão no poder, o que é hoje pode não ser amanhã, assim não há estabilidade.
    As Leis necessitam de se ir adaptando corrigindo os erros e melhorando, mas assim estou de acordo com o que disseram isto vai ser um tiro no pé.
  7.  # 6

  8.  # 7

    Colocado por: Carvaihttps://www.publico.pt/2018/04/27/economia/noticia/ps-admite-congelar-despejos-ate-entrada-em-vigor-da-nova-lei-das-rendas-1815507

    https://www.dn.pt/dinheiro/interior/despejos-baixaram-13-em-2017-maioria-por-falta-de-pagamento-9288729.html


    Continuem a proteger os caloteiros e depois dizem que não há casas para alugar....

    Não vamos distorcer as coisas. A preocupação do governo está relacionada com o elevado número de não renovações de contrato. Nada obriga um senhorio a não despejar um inquilino por falta de pagamento nem teria qualquer sentido legislar nesse sentido. O arrendamento está tão em cima da mesa devido à especulação, sim especulação.

    Do seu link lê-se:

    "No resto, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior diz-se “satisfeito” com as medidas anunciadas esta semana pelo Governo, onde foi notória a preocupação de travar as consequências negativas da especulação imobiliária que se vêm verificando principalmente nas grandes cidades"
    Concordam com este comentário: sscp
    • Carvai
    • 27 Abril 2018 editado

     # 8

    Colocado por: jorgferrO arrendamento está tão em cima da mesa devido à especulação, sim especulação.

    Malditos especuladores :
    Porque é que o canalizador não me cobra 10 centimos á hora (20 escudos) como era em 1974...
    Porque é que não pago 5 centimos por um bitoque como fazia em 74...
    Pois pagar uma renda igual a 74 é justiça social...
    Sou cliente do Jumbo há mais de 40 anos e aqueles malditos especuladores aumentam os preços todos os meses...
  9.  # 9

    Colocado por: Carvai
    Malditos especuladores:
    Porque é que o canalizador não me cobra 10 centimos á hora (20 escudos) como era em 1974...
    Porque é que não pago 5 centimos por um bitoque como fazia em 74...
    Pois pagar uma renda igual a 74 é justiça social...
    Sou cliente do Jumbo há mais de 40 anos e aqueles malditos especuladores aumentam os preços todos os meses...
    É inútil conversar com quem apenas quer desconversar.
  10.  # 10

    Casas fechadas poderão ser requisitadas pela actual geringonça ou por outras que lhe sucederão para casas de renda social. Foi o que entendi nas recentes notícias.
  11.  # 11

    Colocado por: JacintaCasas fechadas poderão ser requisitadas pela actual geringonça ou por outras que lhe sucederão para casas de renda social. Foi o que entendi nas recentes notícias.

    "As casas para quem as ocupa" Há uns anitos umas tretas semelhantes deram origem á destruição da pouca agricultura que tínhamos...
  12.  # 12

    A solução será, talvez, esperar a melhor altura para vender. Quem paga o IMI continuará a ser o proprietário, a menos que depois de requisitadas deixem de lhe pertencer.
  13.  # 13

    Colocado por: JacintaA solução será, talvez, esperar a melhor altura para vender. Quem paga o IMI continuará a ser o proprietário, a menos que depois de requisitadas deixem de lhe pertencer.
    Melhor altura do que esta? na minha zona grande parte dos imóveis para venda valorizaram mais de 50% e as rendas 100% em alguns casos.
  14.  # 14

    Vivo fora do país, mas leio as notícias e apesar de dizerem que a situação melhorou, não estou muito convencida.
    Esperemos mais algum tempo. Veremos o que o futuro nos reserva.
    Em Lisboa há muita procura por parte de estrangeiros, mas nos arredores e fora da capital, as dificuldades continuam idênticas.
    • size
    • 27 Abril 2018

     # 15

    Colocado por: jorgferrMelhor altura do que esta? na minha zona grande parte dos imóveis para venda valorizaram mais de 50% e as rendas 100% em alguns casos.


    E depois, em termos concretos, a valorização que refere é fruto de especulação ?

    É que, estará a esquecer-se que antes houve uma grande desvalorização do imobiliário. Se anteriormente houve desvalorização e agora valorização, se calhar, poderemos ter recuperado o valor real e não um beneficio de uma especulação.
    Nem tudo o que parece é....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jacinta
  15. Ícone informação Anunciar aqui?

  16.  # 16

    Colocado por: size

    E depois, em termos concretos, a valorização que refere é fruto de especulação ?

    É que, estará a esquecer-se que antes houve uma grande desvalorização do imobiliário. Se anteriormente houve desvalorização e agora valorização, se calhar, poderemos ter recuperado o valor real e não um beneficio de uma especulação.
    Nem tudo o que parece é....
    Você então acha que um apartamento que em novo custou 200 000 em 2007 agora vale 299 000. Está certo, se calhar banharam-no a Ouro. O meu vizinho de cima comprou por 165 000 há 2 anos e vendeu por 325000, em 2001 novo custou 210 000.

    Se a Euribor amanhã aumentasse 1% o que acham que acontecia aos preços?
    Concordam com este comentário: emad, mourinho2018
  17.  # 17

    Colocado por: JacintaVivo fora do país, mas leio as notícias e apesar de dizerem que a situação melhorou, não estou muito convencida.
    Esperemos mais algum tempo. Veremos o que o futuro nos reserva.
    Em Lisboa há muita procura por parte de estrangeiros, mas nos arredores e fora da capital, as dificuldades continuam idênticas.
    Nos arredores de Lisboa aumentou e muito pois eu vivo nos arredores e portanto baseio-me em factos que vejo no dia a dia e não em teorias
  18.  # 18

    Continua a referir-se apenas à cidade de Lisboa, imagino.
    Essa situação também se aplica a Almada e a Benfica, por exemplo?
    E em Sintra ou Setúbal?
  19.  # 19

    Colocado por: JacintaContinua a referir-se apenas à cidade de Lisboa?
    Pelo que noto aumentou no geral um pouco por todo o lado. Mas em Lisboa e Porto não há explicação porque os aumentos são brutais. Aliás a actuação do governo deve-se exactamente ao que está a acontecer em Lisboa, Porto e arredores.
  20.  # 20

    Muito me conta. Vou aprofundar isso quando aí voltar.
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">