Iniciar sessão ou registar-se
    • VCAC
    • 12 Fevereiro 2020

     # 141

    Tudo bem que em moradias é diferente, mas por é exemplo em obras públicas os projectos são por norma alvo de revisão por uma equipa externa.

    A equipa de revisão faz um relatório com o que pensa que poderá corrigir ou melhorar o projecto e esse relatório chega aos projectistas que apresentaram o termo de responsabilidade e os mesmos ou aceitam ou não aceitam as propostas, não aceitando por norma têm de justificar (dependendo do que for), mas o projectista fica sempre com a responsabilidade do projecto, ou seja normalmente, pelo menos nunca me a conte eu, por causa de uma revisão de projecto mudar-se de projectista. Ou mantém a solução e justifica, ou é ele mesmo a alterar o seu projecto com base nas premissas do relatório de revisão.

    Em obras particulares, aí sim já me aconteceu pedirem para fazer um projecto alternativo ao original. Se o DO gostar mais troca-se o projecto e o termo de responsabilidade, mas o DO paga sempre 2 projectos, o original e o alternativo...

    Mas muito sinceramente, eu não acho que um revisor de projecto seja uma "afronta" muito pelo o contrário, por vezes, até ajuda a encontrar "gatos escondidos" que com as pressas dos timings para entregar papéis ficam por resolver. Assim sempre se vão resolvendo situações a tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  1. Ícone informação Anunciar aqui?

  2.  # 142

    Colocado por: VCACEm obras particulares, aí sim já me aconteceu pedirem para fazer um projecto alternativo ao original. Se o DO gostar mais troca-se o projecto e o termo de responsabilidade, mas o DO paga sempre 2 projectos, o original e o alternativo...


    E se as sugestões do revisor forem debatidas ainda durante a fase de estudo prévio? Deverá ser considerado um "projecto novo"?
  3.  # 143

    Mais vale o DO, contratar esse "revisor", para coordenador de projectos. E pronto fica com um técnico com uma função no meio disso tudo. Todos os técnicos envolvidos nos projectos tem sempre de lhe prestar contas.

    soluções debatidas durante a fase de projecto não são projecto novo.... podemos dizer que se pode considerar como parte do desenvolvimento do projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  4. Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum.

  5.  # 144

    Colocado por: Pedro BarradasTodos os técnicos envolvidos nos projectos tem sempre de lhe prestar contas.

    Tá bem abelha!
    Vá lá o coordenador de projeto dizer ao gajo que faz a estabilidade por 300€ que tem que fazer primeiro um estudo para ser validado.
    No mínimo desiste logo de fazer qualquer trabalho.
    Concordam com este comentário: neant
    • VCAC
    • 14 Fevereiro 2020 editado

     # 145

    Colocado por: pguilherme

    E se as sugestões do revisor forem debatidas ainda durante a fase de estudo prévio? Deverá ser considerado um "projecto novo"?


    Normalmente esse revisor entra no fim da entrega dos projectos ao cliente. No caso de entrar antes não será bem um revisor, será um coordenador como lhe disse o Pedro Barradas.

    No caso que refere eu vejo 3 saidas:
    . Os projectistas aceitam as sugestões e rectificam os projectos sem custos adicionais (estando em fase de estudo prévio...)
    . Os projectistas não aceitam as sugestões, justificando as opções que tomaram e o DO aceita, não há lugar a rectificação do projecto
    . Os projectistas não aceitam as sugestões, justificando as opções que tomaram e o DO não aceita e quer alterar o projecto, aí dependendo da fase em que está o processo e dependendo das alterações que estão em causa, pode haver lugar a rectificação de honorários.
    .
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva, neant
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  6.  # 146

    . mais um ponto, aquilo é uma salganhada pegada, e tem mesmo de rescindir o contrato com os projectistas iniciais e arranjar outra equipa.
    Concordam com este comentário: neant, VCAC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
    • VCAC
    • 14 Fevereiro 2020 editado

     # 147

    Cá para mim, isto é muito simples de resolver!

    O que o P_Lopez precisa não é
    - nem de um coordenador de projecto externo, pois essa figura já existe no processo, normalmente é o arquitecto que contratou, tem é que ter sorte de contratar um bom gabinete com um arquitecto que desepenhe bem essa função!
    - nem um revisor de projecto

    O que o P_Lopes precisa é de uma boa fiscalização, e não do "habitual" fiscal de "cruz".
    O P_Lopes vai ter de contratar um fiscal de qualquer das formas, portanto se quer estar correctamente assessorado durante todo o processo (projecto + construção), contrate já o seu fiscal, que será o seu braço direito e o representará (aos seus interesses) durante todo o processo, inclusivamente poderá levá-lo consigo ás reuniões de projecto com a equipa de arquitectura e engenharia.
    No meu entender essas tarefas também podem e devem fazer parte das funções da fiscalização.
    Não pode é contar com mesmo valor a pagar ao fiscal do que se a sua função for apenas ir à obra no dia do betão e assinar o livro de obra...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  7.  # 148

    @VCAC Óptima sugestão que vou aproveitar para explorar. No entanto, para assessoria do projecto de arquitectura, não será mais adequado contar com um arquitecto?

    De forma um pouco paralela: alguém tem alguma dica sobre como e onde encontrar um bom fiscal?
  8.  # 149

    Boas!

    Obrigado. Vou ter essa sugestão em atenção. Onde é que se "arranja" um fiscal? :)

    -
  9.  # 150

    Colocado por: pguilherme@VCAC Óptima sugestão que vou aproveitar para explorar. No entanto, para assessoria do projecto de arquitectura, não será mais adequado contar com um arquitecto?

    De forma um pouco paralela: alguém tem alguma dica sobre como e onde encontrar um bom fiscal?


    Hehehe... postámos ao mesmo tempo. É isso, convém saber onde procurar :)

    -
    • zinna
    • 14 Fevereiro 2020

     # 151

    Onde houver umas sandes ..🤫
    • zinna
    • 14 Fevereiro 2020

     # 152

    Agora a sério,
    vai a categoria
    Profissionais do fórum da casa e tem alguns.
    Dependendo da sua zona.
  10.  # 153

    P_Lopez, que pontaria! eheh

    Há uns meses atrás procurei arquitectos aqui no forum e não correu nada bem... uns não se dignaram a responder, outros responderam com absoluto desinteresse.

    Não sei se tive azar ou se a dinâmica habitual das threads de plantas origina uma má receptividade dos técnicos a solicitações via fórum.
    Pode ser que seja diferente com fiscais...

    Obrigado pela informação!
    • zinna
    • 15 Fevereiro 2020

     # 154

    Eu não cheguei a precisar de arquitetura, mas em relação a outros serviços até agora nada apontar.
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte
  11.  # 155

    Colocado por: pguilhermeHá uns meses atrás procurei arquitectos aqui no forum e não correu nada bem... uns não se dignaram a responder, outros responderam com absoluto desinteresse.


    Possivelmente não tinham mesmo interesse no projecto, ou agenda cheia, etc.. concerteza os que responderam, justificaram, os que não responderam, o que acho estranho, terá o contacto correcto?


    Colocado por: pguilhermeNão sei se tive azar ou se a dinâmica habitual das threads de plantas origina uma má receptividade dos técnicos a solicitações via fórum.


    Existe... na maior parte das vezes , porque querem que os técnicos que aqui andam,façam o trabalho/ exercício que tem de fazer com o técnico pelo qual está a pagar o serviço.

    Depois tem mais esta situação, muito recorrente:. Alguns pedidos de cotação foram pedidos a técnicos aqui do forum, depois... não lhes é adjudicado, porque eram mais "caros", ou outra razão qq. ( o que não tem mal algum) MAS, depois vem para aqui pedir conselhos... de borla... para "melhorar" o projecto...pois pelos vistos não o fazem com o técnico que contrataram, ou o técnico não está "disponivel" para o fazer.. ou.. não tem capacidade técnica para.

    Também considero um abuso, as pessoas quererem em privado, que lhes faça acessoria de borla. Não o faço. O mais engraçado é que muitas vezes, pedem para o mail profissional, pedidos de opiniões, quando respondemos que para o serviço, é cobrado x... muitos nem se dignam a responder de volta!!!

    De borla, é aqui no forum (se eu quiser responder). Sempre com o propósito de que a duvida, em forum público, poderá ajudar outros, bem como que a mesma poderá dar a origem a debate e a respostas diversificadas para a questão por parte de técnicos diferenciados. É esta a minha postura de participação no forum. Além do mais, qq opinião aqui, não pode, nem deve ser tomada como vinculativa... Acho que muita gente quer ter "certezas" de assuntos tecnicos e/ou legais, de bolral, aqui, no forum... na praça pública.

    Eu e outros vivemos da nossa profissão.. tenham também algum respeito.
    PS: desculpem o desabafo...e desejos de um bom fim de semana.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  12. Ícone informação Anunciar aqui?

    • DR1982
    • 15 Fevereiro 2020 editado

     # 156

    Acima de tudo isto é um fórum, onde ninguem tem nenhuma obrigação de responder/ajudar, como tal quando essa ajuda acontece ainda para mais ajuda especializada de técnicos que ganham a vida com isso, acho que devemos agradecer a quem ajuda, não é cobrar a quem nao o faz como vejo as vezes acontecer!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Picareta, jorgealves, N Miguel Oliveira, zinna
  13.  # 157

    O pguilherme diz que contactou com alguns e uns não responderam, outros responderam com desinteresse. Foi isto que ele disse, penso eu.

    Eu pessoalmente não considerei contratar o serviço de nenhum arquitecto do fórum apenas porque daqueles que vejo participar e que tenho conhecimento que são arquitectos e aqui demonstram qualidades, nenhum está num raio de 50km respeito ao local onde me situo e onde eventualmente virei a construir. No meu caso, a "preferência" por arquitectos que não participam no fórum é meramente por questões geográficas.

    Ainda troquei uma ou duas mensagens com um ou dois arquitectos daqui, mas não me ficou claro se estariam capacitados para satisfazer as minhas pretensões sem antes haver uma reunião prévia, o que faz todo o sentido. Mas, não fazia sentido ter que lidar com a distância para usufruir de um serviço que, à partida e num cenário de desconhecimento inicial, não me oferecia vantagem relativamente ao serviço de qualquer outro arquitecto que trabalhe a menos de 50km de onde estou. Neste momento, na fase em que estou, tenho o orçamento de um que está a 12km e com quem reuni durante 45 minutos para a abordagem inicial e pedi orçamento a outro que está a 5km.

    Relativamente ao fórum e à forma de participação de uns e de outros, apesar de não ser esse o tema de conversa, tendo sido este introduzido da forma que vimos, deixo a minha opinião apenas por ser eu o autor deste tópico e sempre partindo do máximo respeito pelos intervenientes e pelo direito de cada um a ter a sua opinião e posição acerca deste assunto.

    Em 2003 quando comecei a utilizar fóruns online, sobre as mais diversas temáticas, aprendi umas coisas e, a partir de 2005 comecei eu próprio a ajudar outros com base nos conhecimentos que ali adquiri. Fi-lo desde então (e já lá vão 15 anos) por simples gosto na troca de ideias com pessoas com os mesmos interesses/hobbies. A partir de certa altura, por ser eu o reconhecido especialista em determinado assuntos, ajudei em público, por privado, deslocando-me inclusive a casa de colegas que conheci nos ditos fóruns, sem cobrar o que fosse por isso. Ao mesmo tempo, em fóruns sobre, por exemplo, fotografia, não sendo eu um especialista, sempre fui tratado da mesma forma por quem sabe do tema e, por prazer, ali deambula, ajudando outros todos ou quase todos os dias. Sem lamentos.

    Se não fosse por prazer, não estariam ali aquelas pessoas a ajudar outros, pois ninguém a isso os obriga. Assim foi noutros fóruns sobre outros temas, como por exemplo automóveis, sistemas de som, animais de estimação, computadores/informática, etc. Naqueles em que, por dedicação, me tornei eu o especialista, igual, sempre disponibilidade total dos que ali andam para ajudar os outros. Quando algum se farta, que também acontece, obviamente, deixam de participar. Há inúmeros colegas que dedicavam várias horas diárias a ajudar outros e que, a partir de certo momento, simplesmente desapareceram. E bem.

    O que notei ao longo dos tempos é que, quanto mais "doutor" é o especialista em determinada matéria, menos disponibilidade há da parte destes para ajudar os demais. Por exemplo, não há fórum onde médicos ajudem pacientes. Não há fórum onde advogados ajudem pessoas comuns com dúvidas legais. Quando o valor do serviço prestado é alto, a disponibilidade para ajudar o próximo apenas por gosto, diminui na mesma proporção. Isto é a observação de um facto, não é de forma alguma uma crítica. Mas hoje se eu tiver uma planta com uma doença e um familiar com uma doença, mais facilmente encontro ajuda personalizada online para a planta que para o ser humano.

    Aqui no fórum da casa, onde me tem ficado a ideia de que há uma prevalência de arquitectos sobre qualquer outro profissional relacionado com "casas", tenho assistido a um cenário bastante sui generis. Há um bom número (5-10?) de arquitectos sempre dispostos a ajudar. Ora, é exactamente para isso que o fórum serve. Aqueles que não têm vontade ou capacidade para ajudar, o normal é que não o façam. Bom remédio. Que haja quem não esteja disposto a ajudar em privado, totalmente de acordo, também defendo que se a ajuda é "grátis" ao menos que fique em público para que outros com as mesmas dúvidas possam usufruir da mesma.

    Depois, também vejo pessoal que todos os dias aqui está, a todas as horas, a postar em quantidade em que obviamente os obriga a estar por aqui no mínimo 2 ou 3 horas, todos os dias, mas que depois, pasme-se, se for para trabalhar acontece aquilo que o pguilherme diz: só têm disponibilidade daqui a X meses. Mais uma vez, não é uma crítica, é uma observação de algo que me parece curioso.

    Não obstante e voltando um pouco ao princípio, há pelo menos 2 ou 3 arquitectos neste fórum que, pela assertividade, seriedade e profissionalismo reflectidos nas suas participações neste fórum, eu gostaria de os ter como meus arquitectos. E só assim não o é, por motivos geográficos.

    E, para terminar, o que noto muito também no fórum é que parece haver muito mais gosto em apontar falhas/defeitos/problemas que em sugerir soluções. Ainda assim, isto é opinião pessoal e posso estar totalmente enganado. Além disso, mesmo que assim seja, isto não retira valor ao fórum, pois pessoalmente foi graças a este modo de actuar que me apoiei suficientemente neste fórum para tomar a muito acertada decisão de desistir de algo que não estava a fazer qualquer sentido. Nesse sentido, o meu obrigado.

    Agora, há mensagens que se fazem passar que parece que mais vale fechar-se o fórum. Se um gajo por vir cá tirar dúvidas (sabendo que só responde quem quer, ninguém é obrigado) tem que levar recorrentemente com estes posts que fazem qualquer um sentir-se mal só por se ter registado no fórum, haveria que fechá-lo ou deixá-lo apenas para quem ainda tem gosto em debater ideias acerca da temática do mesmo. Ou, em terceira opção, tornar isto num negócio "não-disfarçado", em que se presta consultoria a troco de euros e nada mais além disso.

    Eu quando venho aqui e deixo uma dúvida, não preciso que seja um moderador a responder-me. Não preciso que seja um arquitecto a responder-me. Não preciso, não o exijo e sinceramente muitas vezes nem tenho essa expectativa. Pode ser outra pessoa que esteja na mesma situação que eu ou que tenha passado pelo mesmo, a responder-me. Se quem responde é moderador e/ou arquitecto, fá-lo por sua livre vontade, penso eu de que. Quando um dia eu deixar uma dúvida e, passados uns dias eu disser: "por favor que algum moderador ou arquitecto responda", nesse dia, é absolutamente compreensível o surgimento deste tipo de lamentos em forma de post.

    É esta a minha opinião acerca do off-topic que se veio aqui gerar e, pela minha parte, dou-o por concluído. Podem voltar ao assunto do tópico. Se quiserem, claro :)

    -
    Concordam com este comentário: Snuffles, NTORION, ricardo.rodrigues, Vilacova
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Snuffles
  14.  # 158

    P_Lopez,
    A sua análise só está errada, porque ao comparar este forum com outros foruns, esqueceu-se de um grande pormenor, muitas das pessoas que aqui colocam dúvidas e são criticadas por isso, estão a pagar a outros técnicos para lhe prestarem um serviço, só que em vez de tirarem as dúvidas com quem deviam, vem para o forum, muitas vezes porque escolheram o mais barato, e não tem coragem de lhes colocarem as dúvidas, ou porque acabam por reconhecer que pagaram barato, mas o técnico que contrataram não tem capacidade para lhes resolver os problemas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  15.  # 159

    Colocado por: P_Lopezapontar falhas/defeitos/problemas
    .. é o ponto de partida para

    Colocado por: P_Lopezsugerir soluções.
    .. mas dito isso.. penso que se um utilizador tiver uma lista de falhas tem logo à partida um bom ponto de partida para uma conversa com o seu profissional...
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte, P_Lopez
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  16.  # 160

    Colocado por: PicaretaP_Lopez,
    A sua análise só está errada, porque ao comparar este forum com outros foruns, esqueceu-se de um grande pormenor, muitas das pessoas que aqui colocam dúvidas e são criticadas por isso, estão a pagar a outros técnicos para lhe prestarem um serviço, só que em vez de tirarem as dúvidas com quem deviam, vem para o forum, muitas vezes porque escolheram o mais barato, e não tem coragem de lhes colocarem as dúvidas, ou porque acabam por reconhecer que pagaram barato, mas o técnico que contrataram não tem capacidade para lhes resolver os problemas.


    Obrigado Picareta, um dos participantes neste fórum que mais aprecio. Grato pelo comentário e fico satisfeito por ver que na opinião do Picareta só errei nessa parte em que comparo o teor da ajuda prestada neste fórum com a prestada noutros, pelo que estarei certo (ou pelo menos com o raciocínio aceitável) em tudo o resto. E está claro que concordo com essa visão, correcta e bem fundamentada. Os fóruns são comparáveis apenas até certo ponto, porque depois há particularidades como esta e como tantas outras que os tornam parcialmente incomparáveis.


    Colocado por: antonylemos.. é o ponto de partida para

    .. mas dito isso.. penso que se um utilizador tiver uma lista de falhas tem logo à partida um bom ponto de partida para uma conversa com o seu profissional...
    Concordam com este comentário:Luis Santos Duarte


    Sim amigo, eu fui o primeiro a admitir vantagem no apontar de falhas e defeitos. Claro que mesmo partindo do negativo, o resultado final para quem procura ajuda neste fórum acaba por ser positivo.

    Por acaso, gostei particularmente de um pormenor aquando da reunião com o arquitecto a quem pedi orçamento recentemente. A casa, projectando-se com 3 pisos acima do nível do passeio público (cave, rés-do-chão e 1º andar) tem desde logo um desafio estético a ser resolvido no alçado exterior (frente da casa). O engenheiro com quem fiz a primeira tentativa (que infelizmente não correu bem), fazia disto um grande problema, apontava todas as dificuldades, transmitia-me preocupação. Um pouco como costuma acontecer aqui no fórum, nos termos em que ainda agora estávamos a falar.

    O arquitecto nem por um décimo de segundo mostrou hesitação ou dúvida. Lidou com esse facto pela positiva. Mostrou-me exemplos de soluções que podem ajudar a tirar partido desta particularidade do terreno/projecto, tornando um problema numa característica com base em argumentos bem fundamentados.

    Tirando isto, e voltando a agradecer-vos pelos vossos posts, queria também pedir desculpa se o meu anterior post feriu alguma susceptibilidade. Não era essa a intenção, apenas pretendi dar feedback acerca da minha experiência que, apesar do apontar de falhas, no geral é positiva. Se não o fosse ou se deixasse de o ser, não estaría aqui ou não cá voltaria.

    Obrigado mais uma vez e cumprimentos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, antonylemos
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">