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  1. Colocado por: PedroGomesé assim tão mau?
    Em relação ao leaf por exemplo... O ZOE faz muito mais barulho... Zumbido irritante.
  2. Colocado por: jamesponde

    Está mais que visto que estamos a olhar para o problema com pontos de vista diferentes.

    O seu ponto de vista, é no resultado (fumo nas cidades / poluição), enquanto que eu tento-me focar mais no impacto global (gastos de matéria prima e energia de forma desnecessária). Nenhum é invalido, e acho que ambos se complementam.

    No entanto, quero realçar o seguinte:

    Acerca da eliminação da dependência do petróleo (que não é de todo verdade, e já volto a este assunto), estamos a criar uma dependência no lítio (que também vai sofrer especulação no seu valor, a sua extracção não é nada amiga do ambiente, e ainda há a questão da sua reciclagem) e da dependência da electricidade (que também vai sofrer subida de preço, e em caso de as energias renováveis não suprirem a necessidade que vai aumentar exponencialmente, onde se irá buscar o valor em necessidade? Fontes poluentes?).

    Acerca da industria automóvel, tenho o seguinte a dizer. A industria automóvel, não quer saber se o veiculo X ou Y é de combustão interna, ou eléctrico. O que querem saber, é qual é o que vende. Até porque, apesar de eles terem a maquina afinada para veículos CI (por isso, aquela carta do Tavares), os veículos eléctricos são a bolha de ar que estavam a espera a muitos anos. Porque vão fidelizar os clientes a fazer a manutenção na marca (os Manel GT não vão perceber bolha do que está debaixo do capot, e por causa das garantias da bateria). O facto da despesa de ter que trocar de nova bateria ser elevada, também irá certamente potenciar a compra a leasing (que já estão a tentar impingir), assim dando uma sensação de segurança ao consumidor. O que irá se reflectir em produção de novos carros de forma constante, o que dá a entender que a idade média do veiculo em funcionamento irá diminuir, tornando os veículos cada vez mais descartáveis (que já está a decorrer neste momento).

    Sobre o tema politico, as emissões tem sido um filão de ouro no que toca a impostos. Estas interdições nas cidades, vão mexer no mercado automóvel. Milhares de carros a andar, vão parar a sucata, e novos serão taxados. Mas estas obrigações (devido a completa má gestão do assunto) estão a criar um vazio na produção automóvel (por isso também a carta do Tavares), que:
    - Criou duvida nos potenciais compradores de veículos actuais. Isto porque tem medo de comprar CI (pelas noticias que andam a espalhar nos noticiários para provocar a necessidade de trocar de veiculo) e porque para maior parte dos utilizadores automóvel, os eléctricos não cumprem a sua função ou não confiam ainda na tecnologia. O consumidor está na retranca. Isto está a criar um vazio, e espera-se uma potencial crise no ramo automóvel.

    Voltando ao petróleo, existe um componente presente em todos os veículos que deriva do petróleo. É o plástico. Apesar de dizerem que o plástico é reciclável, posso-lhes garantir que é uma não verdade. Devido a problemas de qualidade, o plástico visível / de aspecto não tem plástico reciclado. Porque segundo os responsáveis, o cliente não quer comprar um carro com umas pintas pretas no plástico do seu mais que tudo.
    Existem estudos e experiências que tentam eliminar o petróleo da equação, mas mais uma vez, não conseguem eliminar a questão problemática do aspecto.

    Resumindo e concluindo, continua-se a usar o petróleo, aumenta-se o desperdício com carros perfeitamente funcionais a irem literalmente para o lixo, criamos mais 2 dependências, que ainda ninguém sabe ao certo o seu impacto...

    Não estamos a diminuir a poluição, apenas estamos a transforma-la.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:LVM,david_C


    Sim senhor. É um ponto de vista e uma discussão muito interessante.
    Quando os carros eléctricos fizerem parte de 10 ou 15% de todos os carros, as notícias não irão falar de outra coisa que não o preço do lítio e da electricidade.

    Outro assunto é a sustentabilidade das redes de distribuição de electricidade. Se num prédio com 100 Apartamentos, chegarmos a uma altura onde 50 tenham carros eléctricos, e desses 50, 40 os carreguem durante a noite, estará a rede de distribuição eléctrica dimensionada para tal? A resposta é não...
    Certamente que haverá aqui engenheiros que trabalhem em protejo que saibam quantos carros em simultâneo é possível estarem a ser carregados durante a noite. Gostaria de ouvir a opinião destes
  3. Sabem qual a potência média de carregamento de um carro em casa?
  4. Quem tem VE carrega em casa em vazio e no máximo a 16A...
    Porquê?
    Vazio, porque é mais barato.
    Mais barato porque há excedente produção nesse horários.
    16A porque qualquer instalação suporta 16A ... Acima de 16A obriga a alterações na instalação... Maior secção dos cabos por exemplo além de aumento da taxa de potência.

    Portanto... De todos os problemas/desafios... A energia é o menor deles.
  5. Na conjuntura actual sim.
    Mas se metade da população tiver carros eléctricos no período de vazio deixa de haver excedente, e o preço vai subir.
  6. Quando houver mais, haverá mais produção de energia pelas renováveis... não soframos por antecipação... :)
  7. E se o vazio deixar de ser mais barato?

    Hoje pouca gente gasta energia a noite, mas no futuro ninguém sabe.

    Carros a carregar diariamente a noite, turnos de 24h nas fabricas, etc etc
  8. Colocado por: mafgodQuando houver mais, haverá mais produção de energia pelas renováveis... não soframos por antecipação... :)


    Não devemos sofrer por antecipação, mas devemos saber o que vem ai, para evitar soluções de chinelo.

    Aumentou-se a fonte de energia renováveis cá em Portugal, no entanto isso nao se nota na factura (Motivo: investimento feito na implantação das mesmas)...
  9. E depois existe algo que quase ninguém fala... EMF (electric magnetic fields).

    Que ainda se anda a estudar o impacto na saúde humana...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  10. Colocado por: JoelM
    se vivemos com medo do futuro, nunca saímos do passado!


    Devemos respeitar o passado, estimar o presente e evitar cometer erros estúpidos para não sofrer no futuro.


    Colocado por: JoelM

    ui.. se for assim amigo, está lixado... só em antenas de telemóveis, redes wireless, micro ondas, etc etc etc... já estava morto!


    Eu não sou diferente de ninguém. Se eu estiver lixado, todos estamos.

    Ninguem morreu de um dia para o outro de fumar...Vivemos anos a achar que não fazia mal. No entanto, hoje associa-se a morte ao tabaco
    Ninguem morreu de um dia para o outro de abusar no açúcar...Vivemos anos a achar que não fazia mal. No entanto, hoje associa-se a morte ao açúcar.
    Ninguem morreu de um dia para o outro de ter contacto com o glisofato...Vivemos anos a achar que não fazia mal. No entanto, hoje associa-se a morte ao glisofato.

    E podia estar aqui o dia todo...

    Parece que não aleija, mas elas moem, e no fim...

    Isto são temas demasiado complexos para ser levados no gozo como estão a querer levar...
  11. Colocado por: JoelM

    pequena diferença é que electricidade pode por uns paineis no telhado e gerar, petroleo, pode escavar à vontade que nunca vai encontrar!



    tal como quando os primeiros carros começaram a circular, não existiam postos de abastecimento em casa esquina como hoje... o desenvolvimento acontece quanto existe procura! Até há uns anos nenhuma casa era construída com rede de gás natural, no entanto hoje em dia já é obrigatório.



    se vivemos com medo do futuro, nunca saímos do passado!



    ui.. se for assim amigo, está lixado... só em antenas de telemóveis, redes wireless, micro ondas, etc etc etc... já estava morto!
    Concordam com este comentário:mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod


    Posso por os Painéis que quiser, trabalhando das 8 às 18/19, e pondo o carro a carregar quando chego a casa não há painéis que me valham. E falo pela grande maioria da população. Se aumentarmos exponencialmente o consumo em vazio, este deixa de ter esta designação.

    concordo em pleno com o jamesponde. Os carros eléctricos são o futuro próximo, no entanto devemos acautelar e preparar as infraestruturas necessárias para recebermos esta mudança. Para já a percentagem de carros eléctricos ainda é pequena, mas é agora que as entidades governamentais devem discutir o futuro.
  12. Está decidido vou comprar carro.
    Estou cansado há mais de 2 anos é só despesas.
    Motor de arranque
    Alternador
    Rádio DVD gps
    Amortecedores da bagageira, mas isso resolvi barato
    Bateria
    Discos e calços de trás
    , achava eu que agora estava novo para mais uns anos.
    Foi hoje um rolamento da roda dianteira direita, que mais vira aí.
    Elevadores dos vidros?
    Faróis?!
    Embraiagem?

    O problema, comprando seria um híbrido, mas não é muito mais bararo que um elétrico, é. Pensar assim já estamos num orçamento proibitivo
  13. E qual é o teu orçamento para o carro?
    Ou seja, nos próximos 8 anos quanto queres gastar num carro, compra, manutenção e combustível?
    Quantos kms nestes 8 anos?
    Podes carregar em casa?
    Autonomia mínima em 100% elétrico?
  14. Colocado por: jamespondeE se o vazio deixar de ser mais barato?

    Hoje pouca gente gasta energia a noite, mas no futuro ninguém sabe.

    Carros a carregar diariamente a noite, turnos de 24h nas fabricas, etc etc

    Acho que o horário económico não vai deixar de existir, mesmo com milhares de carros a carregar durante a noite. Se deixasse de existir, seria transferido uma parte significativa desse consumo para a hora crítica 18h-21h. A rede ficava completamente desequilibra e as leis de mercado voltariam a funcionar, energia mais barata quando há pouca procura e mais cara quando há muita procura.

    A potência de carga de um carro elétrico é idêntica a um aquecedor 10A. Com esta potência entre as 00h e as 7h consegue carregar mais de 100km de autonomia, por isso, a maior parte das pessoas não irá carregar todos os dias. Não vamos ter milhões de carros a carregar ao mesmo tempo.
    Hoje as 3h Portugal tinha uma potência 5GW, as 21h era de 8,7GW. Seriam necessários quase 2 milhões de carros a carregar ao mesmo tempo para eliminar variação de consumo que hoje existe.
  15. Colocado por: JotaPVocês fazem revisões que não pagam o óleo de motor, quase.

    Filtros da concorrência e pastilhas do chinês...

    Um motor de arranque passa dos 120€, um kit de embraiagem 200/300/600... E tantos imponderáveis que existem passiveis de ceder num CI...e note-se que sou um petrolhead

    E ...
    E ao fim de 8 anos, se tiver de trocar baterias, quanto é o tombo ?
  16. Colocado por: smart
    E ...
    E ao fim de 8 anos, se tiver de trocar baterias, quanto é o tombo ?

    8 anos é a duração da garantia, não é o prazo de validade.
    Concordam com este comentário: mafgod, JotaP
  17. Colocado por: marcopns
    Dar o pifo aqui é diferente. A bateria não morre, apenas perde capacidade. Imagina, tens 50% de degradação e o carro só faz 80km por carga,já não dá a autonomia que necessitas, mas pode continuar a ser util durante muitos anos a alguém que faça por exemplo 30km por dia.
    Com baterias maiores o problema tende a desaparecer. Imagina um Tesla com 50% de degradação (coisa nunca vista nem em carros com mais de 500 000km), continua a fazer 250km por carga.
    Concordam com este comentário:mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod

    O busílis é quanto vale o carro com as baterias degradadas.....
    Durante 8 a 10 anos, poupa se no iuc, combustível revisões e manutenção, mas se depois tiver desgastar 10 mil euros em baterias ao fim de 8 anos, de que vale a poupança....
    Ninguém compra eléctricos com baterias degradadas e baixa autonomia...
    Relativamente a poluição, desde a criação até ao fim do veículo, os eléctrico, até deixam uma pegada maior...
    Por isso acredito que nunca vão vingar..
    Pensem..se metade do parque europeu fosse eléctrico, onde os governos iam buscar a receita perdida com o iuc e combustível? Claro ..cria se um novo imposto...
    E onde se consegue produzir energia para satisfazer a procura de metade desse parque automóvel?...com muito carvão e nuclear nas centrais...e subida da energia...
    Poderei estar errado, mas não vejo que seja a alternativa...já nem falo na pressão e lobbies das 7 irmãs ..petrolíferas que dominam o mundo....
    Esperemos pelo hidrogênio...obrigado Japão e Alemanha ..
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  18. Colocado por: marcopns
    8 anos é a duração da garantia, não é o prazo de validade.

    Hummm
    É verdade, mas não com todos os fabricantes...
    E serão 8 anos ou 100 ou 120 mil KMS...o que muda tudo ..
    Faço 25 mil por ano, por isso ao fim de 8 anos as baterias estarão fora de garantia e a carregar 60%?
    Se a autonomia fossem 200 km reais, passava a ter metade ?
    No caso do smart Ed, que tem 130 de autonomia, passava a 80 e Já tinha que equacionar a troca de baterias...
    10 mil euros ???
    Ou podia vender o carro...e quanto valia ? Nada ? É que as questões que faço, outros também pensam nelas....
  19. É comprar a pensar em trocar quando tiver a 80%. Assim dá uma boa autonomia ao próximo comprador e n desvaloriza tanto.
  20. O problema e que ao fim de 80 mil KMS, esses 20% esfumam se e para muita gente, com utilização normal, são 4 anos de carro..
 
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