Colocado por: mafgodE como se porta um VE no calor do verão?
Nos CIs temos um motor térmico que, para além de permitir deslocar o carro, gera imenso calor (mesmo no relantim).
Para o refrescar há o radiador com uma ventoinha.
Neste dias de verão, quase que imediatamente após ligar o carro (MCI), a ventoinha fica a fazer imenso barulho na tentativa de refrescar o motor.
Quando não é suficiente, lá vemos os CIs encostados para por mais água no radiador e esperar que o motor arrefeça para seguir viagem.
Nos VEs isso é coisa que não existe.
O único cuidado que devemos de ter, à semelhança de um qualquer CI, é tentar estacionar o carro à sombra para evitar temperatuas altas no habitáculo e assim prolongar a vida aos materiais de que é feito (também podemos ligar o AC à distância, mas aí estaremos a diminuir a carga da bateria, se ele estiver ligado à tomada é optimo, refresca sem diminuir a autonomia).
Certo que temperaturas altas aumentam a degradação da bateria mas, não é por uns dias por ano que ela vai estragar-se e temos a garantia.
Como o motor de um VE não "aquece" como um MCI (o que realmente aquece é a bateria e não a sentimos), o calor que sentimos num VE não é tanto como num MCI fazendo com que as viagens sejam mais agradáceis (temos à mesma que usar o AC obviamente, mas não temos um braseiro à nossa frnte).
Há excepções, o ZOE por exemplo, quando está a carregar liga o AC para as baterias e faz bastante barulho quando a temperatura ambiente é alta (quase parece a ventoinha de um CI). Quando o tempo não está assim tão quente, quase não se ouve, apenas um silvo.
Mas o que é uma desvantagem nos dias quentes num MCI, é uma grande vantagem nos dias frios.
Num MCI, devido à ineficiência do motor, temos ar quente de "borla" para aquecer o carro.
Num VE, temos de gastar autonomia para o aquecer (ou ligar o AC pouco antes de pegar no carro com ele ligado à tomada).
Colocado por: mafgodE como se porta um VE no calor do verão?
...
Quando não é suficiente, lá vemos os CIs encostados para por mais água no radiador e esperar que o motor arrefeça para seguir viagem.
...
Colocado por: mafgodE como se porta um VE no calor do verão?
...
Como o motor de um VE não "aquece" como um MCI (o que realmente aquece é a bateria e não a sentimos), o calor que sentimos num VE não é tanto como num MCI fazendo com que as viagens sejam mais agradáceis (temos à mesma que usar o AC obviamente, mas não temos um braseiro à nossa frnte).
...
Colocado por: JoelMSó dar tiros nos pés... alias, o aquecimento é um problema nas baterias, nao no motor.
Colocado por: JoelMhttps://24.sapo.pt/atualidade/artigos/sem-manchas-de-oleo-no-chao-e-os-dos-roncos-dos-motores-carros-eletricos-mudam-perfil-de-oficinas-e-de-mecanicos