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    • smdx
    • 2 setembro 2019

     # 201

    enquanto não uniformizarem mais essa história dos carregamentos eletricos isso não consegue ser "mass market".
    Se eu fosse explicar ao meu pai apenas essas opções de carregamento que o Bruno.Alves indicou acima, ele não ia perceber nada...

    e isso é apenas uma pequena parte da complexidade da coisa..
  1.  # 202

    Concordo.

    Por acaso alguem sabe de um site, blog ou quejando onde haja uma tabela comparativa dos diferentes modelos de V.Electricos e quais as velocidades de carregamento que suportam ( e mono ou trifasico). E se podem carregam em DC.

    Era uma grande ajuda para quem como eu nunca teve v.electrico mas está a pensar ter...



    Colocado por: smdxenquanto não uniformizarem mais essa história dos carregamentos eletricos isso não consegue ser "mass market".
    Se eu fosse explicar ao meu pai apenas essas opções de carregamento que o Bruno.Alves indicou acima, ele não ia perceber nada...

    e isso é apenas uma pequena parte da complexidade da coisa..
  2.  # 203

    Colocado por: mafgodQual o carro que tens?

    Ponderar o joniq
    Esta com uma boa baixa de preço em novo.
    Já vi usados mais caros à venda que o pvp de novo :)
    Um carro já com boa autonomia de 280 a 250km
    Boa bagageira
    Acredito que no futuro seja possível até extender a autonomia com pack baterias adicionais
  3.  # 204

    No caso do ioniq terás de fugir de carregadores de 11kW. São esses que ao ioniq só dão 16A (ao ioniq e à larga maioria dos eléctricos do mercado...)
  4.  # 205

    Colocado por: Bruno.AlvesNo caso do ioniq terás de fugir de carregadores de 11kW. São esses que ao ioniq só dão 16A (ao ioniq e à larga maioria dos eléctricos do mercado...)

    que carregadores são esses?
  5.  # 206

    A maioria está nos shopping, postos da Galp maioritariamente. É olhar para a app Miio e ver o detalhe do posto que se quer analisar.
    No Porto pelo menos o Norte Shopping e o Arrábida Shopping são desses.
  6.  # 207

    Colocado por: Bruno.AlvesA maioria está nos shopping, postos da Galp maioritariamente. É olhar para a app Miio e ver o detalhe do posto que se quer analisar.
    No Porto pelo menos o Norte Shopping e o Arrábida Shopping são desses.

    A sério?! era meu escape
  7.  # 208

    Em resumo, o ioniq á semelhança de quase todos os VEs carrega monofásico, logo, nos postos normais (e acima de 16A) vai carregar o máximo de 7.2kWh, mais ou menos 50km por hora, mesmo que o posto permita 22kWh trifásico.
    Portanto, se um posto for trifastmas de 11kWh, ou seja, 16A por fase, só vai carregar a 16A.
    Sendo a pagar por tempo é de evitar :)
    Sendo monofásico só usa uma fase obviamente :)
  8.  # 209

    Já num PCR, carrega quase sempre na potência máxima.
  9.  # 210

    Encontrei 2 na minha zona



    será que carrega aos 50kw?
    Alguém conhece os postos?
  10.  # 211

    Conheço ambos.
    Em PCR o ioniq carrega religiosamente a 125A até aos 80%, 55A até aos 94% altura em que se desliga (carregar a 100% só em AC)

    Edit: 125A não são exactamente 50kW porque isso implicava ter a bateria a 400V e essa tensão só acontece quando está carregada. Conta com 45kW em média até aos 80%
  11.  # 212

    Então em 30 min carrega 80%?
  12.  # 213

    Em PCR sem dúvida. Eu costumava apontar a chegar com 10-12% e eram 35min para desligar nos 94%
  13.  # 214

    Gostaria que me ajudasse a obter alguns dados sobre o carregamento de VE ou Plug-ins em casa.
    Atualmente sou o administrador do prédio onde vivo e todos temos um espaço de estacionamento e uma arrecadação. No estacionamento existem algumas tomadas ligadas ao contador do condomínio. As arrecadações têm eletricidade ligada a cada apartamento mas aparentemente só para iluminação com um disjuntor de 10A.
    Como em breve algumas pessoas vão optar por VE's estava a pensar em propor fazer um trabalho conjunto do condomínio criando uma calha técnica conjunta das arrecadações até ao lugar de estacionamento.
    As duvidas que tenho são :
    1- Qual a potencia que cada tomada deve ter (Amperes kW's) ?
    2- Teríamos que mudar a cablagem que vai de cada apartamento para a arrecadação ?
    3- Qual a potencia minima dos contadores para suportar esses carregamentos ?
    4- Estas alterações podem ser feitas por um electricista ou exigem algum técnico especial ?
  14.  # 215

    Instalei ontem a aplicação Miio, por curiosidade e dado ter sido criada por jovens engenheiros informaticos da UAveiro. Hoje á bocado tive de ir ao CCFonte Nova, em Benfica, e fiz o teste: na aplicação dava que dos 4 pontos de carregamento do parque de estacionammento, 3 estariam livres e só haveria 1 carro a carregar, segundo a aplicação . Quando meio minuto depois lá fui ver, in loco, estavam os 4 pontos ocupados, com 4 carros a carregar!

    Que treta. Se tivesse um carro electrico na reserva, não me poderia fiar nesta app...
  15.  # 216

    Colocado por: carlosj39Instalei ontem a aplicação Miio, por curiosidade e dado ter sido criada por jovens engenheiros informaticos da UAveiro. Hoje á bocado tive de ir ao CCFonte Nova, em Benfica, e fiz o teste: na aplicação dava que dos 4 pontos de carregamento do parque de estacionammento, 3 estariam livres e só haveria 1 carro a carregar, segundo a aplicação . Quando meio minuto depois lá fui ver, in loco, estavam os 4 pontos ocupados, com 4 carros a carregar!

    Que treta. Se tivesse um carro electrico na reserva, não me poderia fiar nesta app...

    A Miio usa os dados disponíveis na Mobi.e (podes sempre comparar com o que diz a app deles mesmo). Normalmente se não está actualizado é porque o posto não comunica. Pode haver alguns minutos (poucos!) de atraso na comunicação do estado mas, se o posto estiver com a comunicação OK, costuma ser fiável.

    @Carvai no computador daqui a bocado respondo em detalhe
  16.  # 217

    Ok então vou instalar a aplicação do Mobi.e e comparar. De qualquer forma era melhor não dizerem nada . como o fazem com muitos postos, do que dar informação errada.
  17.  # 218

    Gosto da interface do electromaps mas pelo que vejo não está actualizada ao nível de postos.
    Tem fotos dos postos de carregamento e é possível ver o Google mapa do local em imagem satélite
  18.  # 219

    O electromaps, tem, ou tinha, a mais valia de ter para além dos postos oficiais muitos outros (ex. hoteis, restaurantes...) e com informação adicional (localização, contatos....).
    A informação do estado do posto, sendo dada pelos utilizadores, tanto podia estar correta como completamente desatualizada.
    Desde há uns tempos para cá que há um sincronismo entre o eletromaps e a mobie, assim, o estado dos postos públicos passaram a estar de acordo com o estado oficial da mobie.
    Assim, o que ele mostra é o que mostra a APP da mobie, e também tanto pode estar corretissima como errada.
    Modo geral, a informação online dos postos na APP da mobie e outras está correta.
    Há depois umas quantas variáveis que podem fazer com que a informação de determinado posto esteja completamente errada.
  19.  # 220

    Colocado por: CarvaiGostaria que me ajudasse a obter alguns dados sobre o carregamento de VE ou Plug-ins em casa.
    Atualmente sou o administrador do prédio onde vivo e todos temos um espaço de estacionamento e uma arrecadação. No estacionamento existem algumas tomadas ligadas ao contador do condomínio. As arrecadações têm eletricidade ligada a cada apartamento mas aparentemente só para iluminação com um disjuntor de 10A.
    Como em breve algumas pessoas vão optar por VE's estava a pensar em propor fazer um trabalho conjunto do condomínio criando uma calha técnica conjunta das arrecadações até ao lugar de estacionamento.
    As duvidas que tenho são :
    1- Qual a potencia que cada tomada deve ter (Amperes kW's) ?
    2- Teríamos que mudar a cablagem que vai de cada apartamento para a arrecadação ?
    3- Qual a potencia minima dos contadores para suportar esses carregamentos ?
    4- Estas alterações podem ser feitas por um electricista ou exigem algum técnico especial ?
    Eis a minha opinião que vale o que vale.

    Vamos admitir que, quem tem carro elétrico, quer aproveitar o horário de vazio semanal, que vai das 00:00 ás 07:00, ou seja, 7 horas, e que pretende ter no minimo 150km de autonomia sempre.
    Admitamos também que a média de consumo é na ordem dos 15kWh/100km.
    Precisa então de carregar todos os dias 15 x 150/100 = 22,5kWh, ou seja, 22,5 / 7 = 3,2kW por cada hora, ou seja, 3200 / 230 ~= 14A.
    Portando, para este caso típico, a seção do cabo aconselhada é de 2,5mm^2, que permite até 16A.
    No limite, e prescindindo do horário de vazio, pontualmente, e admitindo que pernoita em casa umas 12h, neste tempo em 12h carrega a 16A algo como 44,16kWh, o que permite fazer uns 300km.

    Se a secção do cabo que vai ás arrecadações for de 2,5mm^2, diria que tem a solução para este use case, sendo necessário apenas alterar o disjuntor para uma amperagem maior.

    Se a cablagem for de 1,5mm^2, aqui o máximo é de 10A, o que no exercicio anterior, carregar a 10A daria em 7h para 100km e 180km para 12h. Pode ser o ideal para alguns mas não para todos, aqui a solução para além do disjuntor seria alterar a cablagem para no minimo de 2,5mm^2.

    Se tiver de alterar a cablagem, e a fim de pensar no futuro, optaria por cablagem de 6mm^2 (ou mesmo 10mm^2) e trifásica, podendo assim disponibilizar uma potência máxima de 22kWh! Acho um exagero para o comum dos mortais mas, pode ser neessário para alguns.
    A saber que, poucos são os carros que carregam a 22kWh (3x32A) e que a maioria são atualmente monofásicos até 32A, e cada vez mais aparecem trifásicos de 11kWh (3x16A).
    Para além desta alteração física, teria forçosamente de alterar a potência contratada (mais despesa mensal) sendo talvez até impossivel de o fazer.

    Estas alterações, podem ser feitas por qualquer um que perceba minimamente de eletricidade.
    Se é legal e se precisa de licenciamento ou outra coisa não faço ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carvai
 
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