Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

    Estes prestam para alguma coisa?
    Preciso de um de 16A para deixar "fixo" na garagem, mas não queria gastar muito "tusto"
      carregador.png
  2.  # 242

    Colocado por: jfsmoreiraEstes prestam para alguma coisa?
    Preciso de um de 16A para deixar "fixo" na garagem, mas não queria gastar muito "tusto"
      carregador.png


    Tipo 1 ou tipo 2?

    Tenho um da zencar tipo 1 e gosto bastante! Ando com ele no carro e deixo o "original" em casa. No futuro, será para fazer de wallbox e ficar fixo!
    • smdx
    • 5 setembro 2019

     # 243

    isso está em USD. passa na alfandega?
  3.  # 244

    Colocado por: jfsmoreiraEstes prestam para alguma coisa?
    Preciso de um de 16A para deixar "fixo" na garagem, mas não queria gastar muito "tusto"
      carregador.png

    Por menos de 500€ compras um evse inteligente, de 6A a 32A, com sensor no quadro elétrico e ajusta a potência de carga consoante o consumo da casa e mais uma carrada de funções que se acedem por página web.
  4.  # 245

    De 140 a 500 ainda vão uns trocos que day para trocar por KWh e sucessivamente por kms...
  5.  # 246

    Colocado por: jcfcidTipo 1 ou tipo 2?

    Tipo 1 (penso eu)
  6.  # 247

    Um poste de carregamento publico de 22kw (como o que está por ex. junto do Colégio Militar), com duas tomadas, carregará um Zoe 22 ou 40 , sendo que o carro como é monofasico, carrega no máximo a 7,4 Hw por hora. Isto está correcto?

    E se for um Leaf 30, ou 40 já carrega mais rápido?
  7.  # 248

    Ao contrário. O Zoe é trifásico, logo ele é que aproveita os 22kW

    O Leaf é monofásico, logo só aproveita uma fase, 1/3 dessa potência (aliás menos porque está limitado a 6kW internamente)
  8.  # 249

    Colocado por: jfsmoreiraDe 140 a 500 ainda vão uns trocos que day para trocar por KWh e sucessivamente por kms...


    Esse que colocaste, não custa só 140€.. Tens de meter taxas em cima :)

    Eu tenho um da Zencar e custou-me 280€ ..
  9.  # 250

    Thanks. Quer dizer que um Zoe de 22Kw carrega totalmente numa tomada destas numa hora ( assumindo que carrega a 22 e não a 11 dado que o posto tem 2 tomadas)? Bem bom, para não usar um superlativo...
  10.  # 251

    Depende :-)

    O posto de carga pode ser 22kW por tomada ou máximo para o posto, com carga balanceada.

    Se for 22kW por tomada, só os carros com carregador trifásico 22kW vão aproveitar o máximo.
    O ZOE22 ou 40, irá puxar o máximo, 7,2kWh se for monofásico (32A), ou 11kWh (3x16A) ou 22kWh (3x32A) se for trifásico.
    Nem todos os ZOEs são trifásico 22kW....

    Se for 22kW para o posto, de carga balanceada, o que disse acima é válido caso esteja a carregar sozinho.
    Se houver mais alguém a carregar, o posto vai permitir no total das tomadas, o máximo de 22kW (ou seja, 32A por fase).
    Assim, se for dois carros monofásicos, carregam ambos até 32A (7,2kW), 14,4kWh total do posto.
    Se estiverem dois e um deles for trifásico, vai carregar a 11kW, 3x16A, e o outro se for monofásico carrega apenas a 16A ou 11kW, 3x16A se for trifásico.
    Esta alteração de potência máxima de carregamento é alterada automaticamente assim que as condições são alteradas, chegada/saída de um carro do posto...

    Confuso? ;-)
  11.  # 252

    Colocado por: carlosj39Thanks. Quer dizer que um Zoe de 22Kw carrega totalmente numa tomada destas numa hora ( assumindo que carrega a 22 e não a 11 dado que o posto tem 2 tomadas)? Bem bom, para não usar um superlativo...
    Provavelmente irá demorar uns minutos mais dos 0% aos 100%....
    A partir de 90 e tais por cento... há o balanceamento das células.... e fica lento a chegada aos 100%
    Mas, em condições "normais" como não se chega mesmo a zero e não se pretende os 100%, numa hora fica carregado sim.
  12.  # 253

    Colocado por: mafgodNem todos os ZOEs são trifásico 22kW....

    Ermmmmm acho que sim, são todos desde os primeiros.

    Quer dizer que um Zoe de 22Kw carrega totalmente numa tomada destas numa hora

    Não porque:
    - a eficiência do carregador não é 100%, logo precisas de tirar mais energia da tomada do que metes na bateria
    - poderás ter de dividir a potência como disse o mafgod, mas que eu saiba só os postos efimob fazem isso, na maioria terás os 32A numa fase ou em 3 fases (mafgod,ligaste o complicómetro 😂)
    - os 22kW do Zoe são potência máxima, não media. A média deve andar pelos 16kW ou menos se fores aos 100% - refrigeração da bateria, redução de potência no final, balanceamento, etc

    Contaria com 1h30m para estar seguro, sim ;)
  13.  # 254

    Em relação ao novo ioniq, coloco aqui informação que coloquei noutro fórum. Confirmam-se as piores expectativas...


    O degredo, o horror.......

    O Bjorn Nyland está a testar um ioniq dos novos em Amsterdão. Primeiros relatos no FB são horrendos...
    https://www.facebook.com/201134723412997/posts/1131243053735488/

    96-10%: 152km com velocidades de 120-130km/h. Quase isso faz o actual...

    Carregamento num posto de 350kW Fastned de fazer chorar
    11% 39kW
    26% 47kW
    51% 35kW!!!!!!!
    73% 15kW!!!!!!!

    Terrível o que fizeram ao ioniq. O actual é sem dúvida muito melhor VE, que tragédia este comportamento :-(
  14.  # 255

    Diria que até o meu Leaf40 agora é melhor que o renovado Ioniq lol

    Colocado por: Bruno.AlvesErmmmmm acho que sim, são todos desde os primeiros.
    Penso que não, mas posso estar enganado.
    Acho que há uma diferença entre os que tem carga rápida e os que não tem...
    Seja como for, também é preciso que o posto tenha uma boa terra, senão o ZOE não carrega ;-)
  15.  # 256

    Thanks mais uma vez a ambos os comentadores pelas explicações.

    Esta história do novo Ioniq ser pior do que o primeiro de 28kw não sei se dá mais vontade de rir ou de chorar...
    Concordam com este comentário: mafgod
  16.  # 257

    É só primeira impressão. Uma actualização de firmware e eletrónica fica um espectáculo, vão ver
  17.  # 258

    Colocado por: jcfcid

    Esse que colocaste, não custa só 140€.. Tens de meter taxas em cima :)

    Eu tenho um da Zencar e custou-me 280€ ..


    Isso se parar na alfandega
  18.  # 259

    Que opinião tem o pessoal do nissan leaf?
    Estou a ponderar esses, o ioniq é muito grande
  19.  # 260

    Qual Leaf? 24/30/40/60?
    Novo ou usado?
 
0.0215 seg. NEW