Colocado por: carlosj39Que treta. Se tivesse um carro electrico na reserva, não me poderia fiar nesta app...Se estivesses na reserva não usarias apenas essa APP e até já terias varios planos B ;-)
Colocado por: BM_18
Qual era o valor da mota?
Colocado por: mafgodEis a minha opinião que vale o que vale.
Vamos admitir que, quem tem carro elétrico, quer aproveitar o horário de vazio semanal, que vai das 00:00 ás 07:00, ou seja, 7 horas, e que pretende ter no minimo 150km de autonomia sempre.
Admitamos também que a média de consumo é na ordem dos 15kWh/100km.
Precisa então de carregar todos os dias 15 x 150/100 = 22,5kWh, ou seja, 22,5 / 7 = 3,2kW por cada hora, ou seja, 3200 / 230 ~= 14A.
Portando, para este caso típico, a seção do cabo aconselhada é de 2,5mm^2, que permite até 16A.
No limite, e prescindindo do horário de vazio, pontualmente, e admitindo que pernoita em casa umas 12h, neste tempo em 12h carrega a 16A algo como 44,16kWh, o que permite fazer uns 300km.
Se a secção do cabo que vai ás arrecadações for de 2,5mm^2, diria que tem a solução para este use case, sendo necessário apenas alterar o disjuntor para uma amperagem maior.
Se a cablagem for de 1,5mm^2, aqui o máximo é de 10A, o que no exercicio anterior, carregar a 10A daria em 7h para 100km e 180km para 12h. Pode ser o ideal para alguns mas não para todos, aqui a solução para além do disjuntor seria alterar a cablagem para no minimo de 2,5mm^2.
Se tiver de alterar a cablagem, e a fim de pensar no futuro, optaria por cablagem de 6mm^2 (ou mesmo 10mm^2) e trifásica, podendo assim disponibilizar uma potência máxima de 22kWh! Acho um exagero para o comum dos mortais mas, pode ser neessário para alguns.
A saber que, poucos são os carros que carregam a 22kWh (3x32A) e que a maioria são atualmente monofásicos até 32A, e cada vez mais aparecem trifásicos de 11kWh (3x16A).
Para além desta alteração física, teria forçosamente de alterar a potência contratada (mais despesa mensal) sendo talvez até impossivel de o fazer.
Estas alterações, podem ser feitas por qualquer um que perceba minimamente de eletricidade.
Se é legal e se precisa de licenciamento ou outra coisa não faço ideia.
Colocado por: callinasAinda há incentivo do estado?Para este ano, para carros, já acabou.
Colocado por: callinasAgora fiquei confuso, conheço quem tem um i3 andou numas lavouras tremendas a mudar cabos e passar a instalação para trifasica.Porque pretendia carregar o i3 trifásico (3x16A por ex.) ou então, já que ia ter trabalho, passou cabo trifásico.
Colocado por: callinasAfinal numa casa em monofasico, com certificação até 20,7, no entanto 10.35 será sensato, carregara a quanto?Se a casa está certificada a 20,7kVA permite até 90A monofásico ou 45A se for 10.35kVA.
Colocado por: CarvaiAgradeço as informações do mafgod, foram muito claras.
Neste momento no prédio ninguém tem VE mas eu e outros vizinhos estão a ponderar fazê-lo. E a maioria das pessoas deixa os carros no estacionamento toda a noite e ás vezes dias inteiros, pelo que a rapidez do carregamento é irrelevante.
Como administrador do condomínio vou propor que se faça uma conduta de todas as arrecadações para o lugar de cada estacionamento. Depois cada um á medida que compre um VE irá decidir que tipo de potência pretende instalar. Não sei ver qual o diâmetro da ligação de casa para a arrecadação mas suspeito que seja 1,5 mm. Não deve ser complicado substituir por um de 2,5 mmm.
Mas fiquei satisfeito em saber que até com 10A posso carregar. Estou a pensar comprar um Plug-in e raramente faço mais de 60 kms dia e quase sempre só de manhã.
E outra ideia maluca que tive : Usar as tomadas já existentes no estacionamento e quem tiver um carro VE pagar um suplemento baseado num consumo médio diário.
Colocado por: CarvaiE outra ideia maluca que tive : Usar as tomadas já existentes no estacionamento e quem tiver um carro VE pagar um suplemento baseado num consumo médio diário.
Colocado por: carlosj39Eu acho essa ultima ideia que teve pouco maluca. e se os outros condominos aprovarem mete um contador parcial numa extensão até ao seu lugar de parquemaneto, que meça a electricidade que consome, e depois de tempos a tempos, faz contas com o condominio. Só têm de ter cuidado é que se outro condomino quiser carregar em simultaneo, a potência pode não dar, pelo que terão de carregar á vez.E... eventualmente aumentar a potência contratada.... o que pode não ser interessante/viável.
Colocado por: carlosj39Eu por acaso tenho 2 parqueamentos para venda, um em Miraflores e outro na Charneca da Caparica, onde estou a pensar em fazer isto, mas é para valorizar os parqueamentos, dado que lhes não dou nenhum uso actualmente.Muito bem pensado! Veja é se o cabo é de 6mm^2 (ou 10mm^2) para potências até 32A e trifásico. Assim, está a possibilitar o máximo.
Colocado por: CarvaiVerifiquei que o contador do prédio tem 34,5 kWh, não sei se será suficiente para carregar uns 4 ou 5 carros durante a noite mais os elevadores.Pois, convém saber se é suficiente não vá alguém ficar preso à noite no elevador :-)
Colocado por: CarvaiGostaria que me ajudasse a obter alguns dados sobre o carregamento de VE ou Plug-ins em casa.
Atualmente sou o administrador do prédio onde vivo e todos temos um espaço de estacionamento e uma arrecadação. No estacionamento existem algumas tomadas ligadas ao contador do condomínio. As arrecadações têm eletricidade ligada a cada apartamento mas aparentemente só para iluminação com um disjuntor de 10A.
Como em breve algumas pessoas vão optar por VE's estava a pensar em propor fazer um trabalho conjunto do condomínio criando uma calha técnica conjunta das arrecadações até ao lugar de estacionamento.
As duvidas que tenho são :
1- Qual a potencia que cada tomada deve ter (Amperes kW's) ?
2- Teríamos que mudar a cablagem que vai de cada apartamento para a arrecadação ?
3- Qual a potencia minima dos contadores para suportar esses carregamentos ?
4- Estas alterações podem ser feitas por um electricista ou exigem algum técnico especial ?
Colocado por: CarvaiE outra ideia maluca que tive : Usar as tomadas já existentes no estacionamento e quem tiver um carro VE pagar um suplemento baseado num consumo médio diário.
Colocado por: Bruno.AlvesDito isto, alguns pontos:
- não uses essa ligação das arrecadações que sugeriste. Normalmente aquilo só está pensado para uma lâmpada e uma tomada de uso pontual, mesmo 10A durante horas e horas é muitíssimo arriscado em fio de 1,5mm2. Trocar os condutores, como te disse, deve ser inviável.
- dependendo da construção, pode ser possível fazer esta ligação de cada apartamento ao seu ponto de carga por um canal novo (normalmente na coluna montante do prédio). Isso implica algumas obras e pode ficar carote
- quantos andares tem o prédio?
- qual é a potência contratada para as partes comuns? O prédio tem elevador? A solução normalmente mais fácil é instalar tomadas com contador ligado ao quadro das partes comuns. Esta ideia é a melhor, assumindo que essas tomadas são de qualidade e com fio de boa secção a alimentá-las:
Colocado por: Bruno.Alves34,5kW são 50A por fase. Sem grande stress deve dar para 3 carregamentos a 10A simultaneamente, desde que cada um esteja na sua fase.