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  1.  # 221

    Colocado por: carlosj39Que treta. Se tivesse um carro electrico na reserva, não me poderia fiar nesta app...
    Se estivesses na reserva não usarias apenas essa APP e até já terias varios planos B ;-)
  2.  # 222

    Colocado por: BM_18

    Qual era o valor da mota?


    Se contar com o incentivo do Estado, que ainda há umas centenas disponíveis fica em 3000€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BM_18
  3.  # 223

    Ainda há incentivo do estado?
  4.  # 224

    Colocado por: mafgodEis a minha opinião que vale o que vale.

    Vamos admitir que, quem tem carro elétrico, quer aproveitar o horário de vazio semanal, que vai das 00:00 ás 07:00, ou seja, 7 horas, e que pretende ter no minimo 150km de autonomia sempre.
    Admitamos também que a média de consumo é na ordem dos 15kWh/100km.
    Precisa então de carregar todos os dias 15 x 150/100 = 22,5kWh, ou seja, 22,5 / 7 = 3,2kW por cada hora, ou seja, 3200 / 230 ~= 14A.
    Portando, para este caso típico, a seção do cabo aconselhada é de 2,5mm^2, que permite até 16A.
    No limite, e prescindindo do horário de vazio, pontualmente, e admitindo que pernoita em casa umas 12h, neste tempo em 12h carrega a 16A algo como 44,16kWh, o que permite fazer uns 300km.

    Se a secção do cabo que vai ás arrecadações for de 2,5mm^2, diria que tem a solução para este use case, sendo necessário apenas alterar o disjuntor para uma amperagem maior.

    Se a cablagem for de 1,5mm^2, aqui o máximo é de 10A, o que no exercicio anterior, carregar a 10A daria em 7h para 100km e 180km para 12h. Pode ser o ideal para alguns mas não para todos, aqui a solução para além do disjuntor seria alterar a cablagem para no minimo de 2,5mm^2.

    Se tiver de alterar a cablagem, e a fim de pensar no futuro, optaria por cablagem de 6mm^2 (ou mesmo 10mm^2) e trifásica, podendo assim disponibilizar uma potência máxima de 22kWh! Acho um exagero para o comum dos mortais mas, pode ser neessário para alguns.
    A saber que, poucos são os carros que carregam a 22kWh (3x32A) e que a maioria são atualmente monofásicos até 32A, e cada vez mais aparecem trifásicos de 11kWh (3x16A).
    Para além desta alteração física, teria forçosamente de alterar a potência contratada (mais despesa mensal) sendo talvez até impossivel de o fazer.

    Estas alterações, podem ser feitas por qualquer um que perceba minimamente de eletricidade.
    Se é legal e se precisa de licenciamento ou outra coisa não faço ideia.

    Agora fiquei confuso, conheço quem tem um i3 andou numas lavouras tremendas a mudar cabos e passar a instalação para trifasica.
    Afinal numa casa em monofasico, com certificação até 20,7, no entanto 10.35 será sensato, carregara a quanto?
    • mafgod
    • 3 setembro 2019 editado

     # 225

    Colocado por: callinasAinda há incentivo do estado?
    Para este ano, para carros, já acabou.
    Para o ano, nada se sabe ainda.

    Para motos ainda há.
    https://www.fundoambiental.pt/avisos-2019/descarbonizacao/incentivo-pela-introducao-no-consumo-de-veiculos-de-baixas-emissoes-2019.aspx
    Concordam com este comentário: JotaP
  5.  # 226

    Colocado por: callinasAgora fiquei confuso, conheço quem tem um i3 andou numas lavouras tremendas a mudar cabos e passar a instalação para trifasica.
    Porque pretendia carregar o i3 trifásico (3x16A por ex.) ou então, já que ia ter trabalho, passou cabo trifásico.
    Podia sempre carregar a monofásico no máximo de 32A.

    Colocado por: callinasAfinal numa casa em monofasico, com certificação até 20,7, no entanto 10.35 será sensato, carregara a quanto?
    Se a casa está certificada a 20,7kVA permite até 90A monofásico ou 45A se for 10.35kVA.
    Mas, em monofásico, uma só fase, o máximo que se consegue carregar em AC num VE atualmente é 32A (mesmo os Tesla e afins!).
  6.  # 227

    Parece que há por aqui alguma confusão....
    O fato do carro permitir carregar por exemplo a 22kWh, trifásico de 32A por fase, pode não ser nem viável, nem do interess económico, carregar a esta potência em casa.
    Isto porque, para essa potência, além de obrigar a ter contratado trifásico em vez de monofásico, vai fazer com que, quando o carro estiver a carregar, vai estar a usar 32A por fase!
    Logo, terá de contratar uma potência superior a 3x32A! O que, do ponto de vista económico, e se for possível, para um particular é uma pipa de massa e um abuso!

    Pode no limite carregar apenas a 10A com o cabo doméstico (até um Tesla!) em qualquer tomada ou, se pretender uma maior velocidade de carregamento, a fim de garantir que, por exemplo durante a noite se reponha a energia para o dia seguinte, carregar a 16A, 20A ou mesmo 32A!
    Aqui o ideal é ter uma box portátil ou fixa que permita uma seleção de potência.
    Para o dia-a-dia, diria que carregar monofásico a 16A é o ideal, isto porque basta um cabo de 2,5mm^2, que existe em quase todas as tomadas, e assim na grande maioria dos casos, nem precisa aumentar a potência contratada e dá, carregando 10h para uns 250km!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carvai, BM_18
  7.  # 228

    Agradeço as informações do mafgod, foram muito claras.
    Neste momento no prédio ninguém tem VE mas eu e outros vizinhos estão a ponderar fazê-lo. E a maioria das pessoas deixa os carros no estacionamento toda a noite e ás vezes dias inteiros, pelo que a rapidez do carregamento é irrelevante.
    Como administrador do condomínio vou propor que se faça uma conduta de todas as arrecadações para o lugar de cada estacionamento. Depois cada um á medida que compre um VE irá decidir que tipo de potência pretende instalar. Não sei ver qual o diâmetro da ligação de casa para a arrecadação mas suspeito que seja 1,5 mm. Não deve ser complicado substituir por um de 2,5 mmm.
    Mas fiquei satisfeito em saber que até com 10A posso carregar. Estou a pensar comprar um Plug-in e raramente faço mais de 60 kms dia e quase sempre só de manhã.
    E outra ideia maluca que tive : Usar as tomadas já existentes no estacionamento e quem tiver um carro VE pagar um suplemento baseado num consumo médio diário.
  8.  # 229

    Eu acho essa ultima ideia que teve pouco maluca. e se os outros condominos aprovarem mete um contador parcial numa extensão até ao seu lugar de parquemaneto, que meça a electricidade que consome, e depois de tempos a tempos, faz contas com o condominio. Só têm de ter cuidado é que se outro condomino quiser carregar em simultaneo, a potência pode não dar, pelo que terão de carregar á vez.

    Eu por acaso tenho 2 parqueamentos para venda, um em Miraflores e outro na Charneca da Caparica, onde estou a pensar em fazer isto, mas é para valorizar os parqueamentos, dado que lhes não dou nenhum uso actualmente.



    Colocado por: CarvaiAgradeço as informações do mafgod, foram muito claras.
    Neste momento no prédio ninguém tem VE mas eu e outros vizinhos estão a ponderar fazê-lo. E a maioria das pessoas deixa os carros no estacionamento toda a noite e ás vezes dias inteiros, pelo que a rapidez do carregamento é irrelevante.
    Como administrador do condomínio vou propor que se faça uma conduta de todas as arrecadações para o lugar de cada estacionamento. Depois cada um á medida que compre um VE irá decidir que tipo de potência pretende instalar. Não sei ver qual o diâmetro da ligação de casa para a arrecadação mas suspeito que seja 1,5 mm. Não deve ser complicado substituir por um de 2,5 mmm.
    Mas fiquei satisfeito em saber que até com 10A posso carregar. Estou a pensar comprar um Plug-in e raramente faço mais de 60 kms dia e quase sempre só de manhã.
    E outra ideia maluca que tive : Usar as tomadas já existentes no estacionamento e quem tiver um carro VE pagar um suplemento baseado num consumo médio diário.
  9.  # 230

    Colocado por: CarvaiE outra ideia maluca que tive : Usar as tomadas já existentes no estacionamento e quem tiver um carro VE pagar um suplemento baseado num consumo médio diário.
    Colocado por: carlosj39Eu acho essa ultima ideia que teve pouco maluca. e se os outros condominos aprovarem mete um contador parcial numa extensão até ao seu lugar de parquemaneto, que meça a electricidade que consome, e depois de tempos a tempos, faz contas com o condominio. Só têm de ter cuidado é que se outro condomino quiser carregar em simultaneo, a potência pode não dar, pelo que terão de carregar á vez.
    E... eventualmente aumentar a potência contratada.... o que pode não ser interessante/viável.


    Colocado por: carlosj39Eu por acaso tenho 2 parqueamentos para venda, um em Miraflores e outro na Charneca da Caparica, onde estou a pensar em fazer isto, mas é para valorizar os parqueamentos, dado que lhes não dou nenhum uso actualmente.
    Muito bem pensado! Veja é se o cabo é de 6mm^2 (ou 10mm^2) para potências até 32A e trifásico. Assim, está a possibilitar o máximo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  10.  # 231

    Já tinha ponderado a hipótese de montar um contador em cada lugar de estacionamento. Mas como administrador não apetece andar a fazer leituras periódicas. Verifiquei que o contador do prédio tem 34,5 kWh, não sei se será suficiente para carregar uns 4 ou 5 carros durante a noite mais os elevadores.
  11.  # 232

    Colocado por: CarvaiVerifiquei que o contador do prédio tem 34,5 kWh, não sei se será suficiente para carregar uns 4 ou 5 carros durante a noite mais os elevadores.
    Pois, convém saber se é suficiente não vá alguém ficar preso à noite no elevador :-)
    Lá por o contador indicar 34,5kWh, não quer dizer que tem esse valor contratado.
    Verifique na fatura...
  12.  # 233

    Colocado por: CarvaiGostaria que me ajudasse a obter alguns dados sobre o carregamento de VE ou Plug-ins em casa.
    Atualmente sou o administrador do prédio onde vivo e todos temos um espaço de estacionamento e uma arrecadação. No estacionamento existem algumas tomadas ligadas ao contador do condomínio. As arrecadações têm eletricidade ligada a cada apartamento mas aparentemente só para iluminação com um disjuntor de 10A.
    Como em breve algumas pessoas vão optar por VE's estava a pensar em propor fazer um trabalho conjunto do condomínio criando uma calha técnica conjunta das arrecadações até ao lugar de estacionamento.
    As duvidas que tenho são :
    1- Qual a potencia que cada tomada deve ter (Amperes kW's) ?
    2- Teríamos que mudar a cablagem que vai de cada apartamento para a arrecadação ?
    3- Qual a potencia minima dos contadores para suportar esses carregamentos ?
    4- Estas alterações podem ser feitas por um electricista ou exigem algum técnico especial ?

    Eu sugeria alguma cautela na análise a este cenário. Fazer alterações num prédio é muito diferente de fazer numa moradia.
    Idealmente, cada ponto de carregamento ligaria ao quadro de cada apartamento. No meu caso, tive a sorte de já ter ligação da garagem ao apartamento com fio de 6mm^2, por isso foi só fazer uma instalação adequada para o ponto de carga. Se esta ligação não existir desde a construção, não a vão conseguir fazer depois (por dentro das paredes, bem entendido). Os tubos VD que ficaram nas paredes não têm diâmetro suficiente para fios de maior secção (e se tivessem, não garantiam o espaço necessário para dissipação de calor - nos cálculos há coeficientes para a ocupação dos tubos, risco de incêndio se não forem respeitados, etc). Por outro lado, provavelmente os fios que lá estão já ganharam de tal forma as curvas do trajecto que não se mexem nem com uma retro a puxar lol.

    Como o mafgod referiu, a potência, mono/trifásico, etc, depende sempre do carro que se vá ter. Não será fácil uma abordagem "total" ao problema, até porque boa parte dos condóminos provavelmente não vão querer pagar por uma instalação que poderão nem vir a usar.

    Dito isto, alguns pontos:
    - não uses essa ligação das arrecadações que sugeriste. Normalmente aquilo só está pensado para uma lâmpada e uma tomada de uso pontual, mesmo 10A durante horas e horas é muitíssimo arriscado em fio de 1,5mm2. Trocar os condutores, como te disse, deve ser inviável.
    - dependendo da construção, pode ser possível fazer esta ligação de cada apartamento ao seu ponto de carga por um canal novo (normalmente na coluna montante do prédio). Isso implica algumas obras e pode ficar carote
    - quantos andares tem o prédio?
    - qual é a potência contratada para as partes comuns? O prédio tem elevador? A solução normalmente mais fácil é instalar tomadas com contador ligado ao quadro das partes comuns. Esta ideia é a melhor, assumindo que essas tomadas são de qualidade e com fio de boa secção a alimentá-las:
    Colocado por: CarvaiE outra ideia maluca que tive : Usar as tomadas já existentes no estacionamento e quem tiver um carro VE pagar um suplemento baseado num consumo médio diário.
    • Carvai
    • 3 setembro 2019 editado

     # 234

    Colocado por: Bruno.AlvesDito isto, alguns pontos:
    - não uses essa ligação das arrecadações que sugeriste. Normalmente aquilo só está pensado para uma lâmpada e uma tomada de uso pontual, mesmo 10A durante horas e horas é muitíssimo arriscado em fio de 1,5mm2. Trocar os condutores, como te disse, deve ser inviável.
    - dependendo da construção, pode ser possível fazer esta ligação de cada apartamento ao seu ponto de carga por um canal novo (normalmente na coluna montante do prédio). Isso implica algumas obras e pode ficar carote
    - quantos andares tem o prédio?
    - qual é a potência contratada para as partes comuns? O prédio tem elevador? A solução normalmente mais fácil é instalar tomadas com contador ligado ao quadro das partes comuns. Esta ideia é a melhor, assumindo que essas tomadas são de qualidade e com fio de boa secção a alimentá-las:

    Obrigado pela opinião. O prédio tem 7 pisos mais 2 de estacionamentos e arrecadações e 20 anos. O contador tem 34,5kWh na fatura e alimenta 2 elevadores mais iluminação.
    Substituir os fios que vão das casas para as arrecadações também me parece complicado mas há quem diga que é fácil. Estão metidos num tubo redondo com cerca de 1,5 cm de diâmetro - vê-se junto ás arrecadações.
    A minha ideia era tentar encontrar uma solução antes que o 1º vizinho (ou eu) compre um VE e comece a "inventar". Em qualquer das soluções o condomínio iria criar uma infraestrutura básica e depois cada condómino iria pagar a sua própria ligação.
    Fui agora ler um tópico sobre medidores de energia e descobri que há tomadas com leitura de consumo através de uma APP. Acho que era uma solução ótima para usar a eletricidade do condomínio. Permite ligar e desligar a tomada e pode enviar os consumos para o administrador sem leituras.
  13.  # 235

    Lá está, quem morar no sétimo tem praticamente 30m (na vertical, mais alguns nas voltas da placa) até ao -2, é muita queda de tensão e perdas ao longo do fio. Convém mesmo ser boa secção para reduzir as perdas, isto claro se se alimentar do apartamento.

    Esse tubo é certamente um VD16, deve ser um degredo mexer nisso.

    34,5kW são 50A por fase. Sem grande stress deve dar para 3 carregamentos a 10A simultaneamente, desde que cada um esteja na sua fase.

    Eu tentaria estudar com um electricista a possibilidade de usar a coluna montante com ligação a cada apartamento
  14.  # 236

    Obrigado já fiquei mais esclarecido. Vou falar com o electricista que faz a manutenção do prédio para ver a melhor solução.
  15.  # 237

    Na minha opinião, passaria por exemplo criar uma esteira onde passaria a cablagem para todos os lugares de estacionamento. Seria feito o encaminhamento da garagem ou quadro parcial de cada garagem de cada inquilino por forma a dar condições a que coloquem uma wallbox ou equivalente em cada garagem ou lugar. Assim era uma intervenção conjunta e mais organizada.
    Poderia se possível, destinar um lugar para carregamento rápido ou semi rápido ligado ao contrato do condomínio, como era medida a energia não sei, nem como seria paga, mas concerteza haverá soluções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carvai
  16.  # 238

    Voltando ao ioniq, fica aqui um teste de 1000km (quem acompanhar o norueguês Bjorn Nyland sabe que ele testa variadíssimos carros e em cada um faz este teste), em que o resultado são 3h e tal a menos do que no novo Leaf de 62kWh.

    Impressionante como um carro de apenas 28kWh (é já com 2 anos e 90.000km) "dá cartas" desta maneira
    https://youtu.be/OeAL5m_bsVI
    Concordam com este comentário: mafgod
  17.  # 239

    Colocado por: Bruno.Alves34,5kW são 50A por fase. Sem grande stress deve dar para 3 carregamentos a 10A simultaneamente, desde que cada um esteja na sua fase.


    Há carregadores com load balance justamente para deslastrar e impedir esses picos.
  18.  # 240

    Sim sem dúvida. No caso de alimentação das partes comuns o importante será sempre garantir que não se dispara o disjuntor de entrada. Em casa é uma coisa, mas alguém ficar preso no elevador... Não pode ser.

    Também por isso ser melhor cada um alimentar o seu próprio ponto de carga
 
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