Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

    Tomadas tipo CEE ou 16A próprias para VEs. A legrand tem, embora sejam caras.
  2.  # 302

    Colocado por: jfsmoreiraTomadas tipo CEE ou 16A próprias para VEs. A legrand tem, embora sejam caras.
    A Legrand tem, a chamada de Green :-) que custa uns 70€ que basicamente é uma tomada com um iman que faz com que uns (e não todos) carregadores domésticos em vez de carregarem a 10A carreguem um pouca mais, 12 ou 13A.
    Também são mais robustas que as normais e aguentam os 16A por várias horas sem grandes problemas.

    Bem mais barato e também eficiente são as CEE de trÊs pinos :-)
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  3.  # 303

    Obrigado a todos pela ajuda! Quando chegar a casa irei ler, responder e apontar tudo como deve ser.
  4.  # 304

    Colocado por: jfsmoreiraTomadas tipo CEE ou 16A próprias para VEs. A legrand tem, embora sejam caras.


    tomadas proprias para VE não existem, é o que o mafgod disse! :)

    para 10/12A qualquer tomada dá.. mais que isso, já convem ser uma CEE das Azuis! :)
  5.  # 305

    O meu deixou isto.
    Depois logo se vê quando tiver elétrico que cabos e aparelhagem coloco.
    Já agora, deixei tomada de rede para o batidor.
  6.  # 306

    Esse cabo é monofásico ou trifásico e de que secção?
    Batidor?
  7.  # 307

    O do buraco é um tubo que vai do quadro ao muro. Não tem cabo.
    O da tomada é uma tomada normal que será depois substituída pelo necessário. A tomada vai directa ao quadro.
    A tomada de rede vai directa ao bastidor onde está router operadora.
  8.  # 308

    Colocado por: callinasO do buraco é um tubo que vai do quadro ao muro. Não tem cabo.
    O da tomada é uma tomada normal que será depois substituída pelo necessário. A tomada vai directa ao quadro.
    A tomada de rede vai directa ao bastidor onde está router operadora.


    Calinas, o que é um bastidor?
  9.  # 309

    Colocado por: Anonimo09092021O meu eletricista deixou assim:
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cloverleaf
      IMG_20190910_120135.jpg


    Vicente, a tomada grande com a tampa azul é a que a malta se tem referido como sendo do tipo "CEE"?
  10.  # 310

    Colocado por: cloverleaf

    Calinas, o que é um bastidor?


    Estas pessoas agradeceram este comentário: cloverleaf
  11.  # 311

    Nem todas as CEE são de 32A...existem CEE de 16A e até menos.

    E ao contrario do que aqui foi dito, existem sim tomadas schuko certificadas para 16A continuas para serem usadas nos VEs.
    Consultem um projetista ou a legislação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cloverleaf
    • slicer
    • 12 setembro 2019 editado

     # 312

    Boa tarde a todos.

    Estou aqui a compilar / fazer umas contas e gostaria que indicassem o seguinte:

    - Marca/Modelo do vosso VE e custo médio anual das revisões na marca.

    Obrigado!
    • mafgod
    • 12 setembro 2019 editado

     # 313

    Leaf40 - pack 5 anos revisões = 367,99€ (creio) ~=73,60€/ano

    Leaf24 - 3º ano 58,93€, 4º ano 127,56€ (mudou óleo travões), já tem 7 anos e ainda não foi à próxima :-)

    Num VE, salvo excepções (Tesla por ex.), a manutenção é muito mais barata que um qualquer ICE.
    E mesmo na Tesla, não há grande obrigatoriedade para as ditas.
    • RCF
    • 12 setembro 2019

     # 314

    mafgod

    e o vw id 3?
  12.  # 315

    Esse ainda não existe :-)
    • RCF
    • 12 setembro 2019

     # 316

    Colocado por: mafgodEsse ainda não existe :-)

    mas, pelo pouco que li, promete... será que vai corresponder ao que promete?
  13.  # 317

    Ioniq de 01/2017, revisões entre os 30 e os 80€ a cada 15.000km (a intermédia é muito barata, a dos múltiplos de 30 um pouco mais cara)


    Na Tesla não há nenhuma revisão obrigatória, ainda que recomendem a troca do fluido de refrigeração da bateria aos 100k ou lá o que é.
  14.  # 318

    Colocado por: RCF
    mas, pelo pouco que li, promete... será que vai corresponder ao que promete?


    Promete sim, pelo menos no papel. O problema é que já estão a antever grandes dificuldades de fornecimento/entrega.

    O carro parece ser altamente disruptivo em termos de preços. Fala-se em 30.500 iniciais. Com equipamento estará perto do leaf (talvez menos?). Mas o que me surpreende é que mete em cheque os preços anunciados para o Corsa e o 208 / 2008. Na realidade estes três últimos estão com preços altissimos para o seu segmento.
  15.  # 319

    Parece-vos justo colocar uma média de 65€ ano para revisões?
  16.  # 320

    Depende do carro. Eu atirava para 100€, é um valor seguro "por cima"
    Concordam com este comentário: mafgod
 
0.0988 seg. NEW