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  1.  # 281

    Colocado por: Anonimo09092021mais agressivo pela adrenalina do binário
    E é aqui que gastas a energia a mais do que eu :-) e aumentas a tua média e diminuis a tua autonomia.

    Ando sempre em modo B + ECO, o D sem ECO é demasiado solto para mim.... parece que o carro está a fugir das minhas mãos lol
    Só tiro o ECO quando estou a ultrapassar ou quero deixar algum fumarento para trás.... parece que se liga o Turbo Boost....
  2.  # 282

    Colocado por: RCFo comportamento, ou melhor, o comportamento adequado ou recomendado, em AE ainda é o que mais me deixa de pé atrás...
    Numa AE/IP, ando acima de 90km/h, fecho os vidros e ligo AC ou recirculação.
    Abaixo dessa velocidade e em nacionais, sempre que possivel, se os acompanhantes deixarem, vidro do condutor todo aberto à camionista ;-) e por vezes até o do pendura, excepto quando chove lol
    • mafgod
    • 6 setembro 2019 editado

     # 283

    Colocado por: Anonimo09092021Eu faço cerca de 60/70 km diários, não me preocupo muito com os consumos.
    Faço diariamente casa/trabalho uns 80km num Leaf24 de 2012 com 7 barras ;-) e ainda chego com autonomia no GOM para mais uns 15 a 20km ;-)

    Colocado por: Anonimo09092021Ando sempre em D sem eco
    Tenta fazer o mesmo percurso durante uns dias com ECO e vais ver depois a média a baixar/autonomia a aumentar e provavelmente demoras o mesmo tempo.

    Colocado por: Anonimo09092021quando preciso de AE vou no fumarento (um Q5 com uns aninhos mas que faz umas médias bem fixes).
    Só se for para ires limpar o filtro de particulas do ICE ;-) o VE tb pode andar em AE ;-)
  3.  # 284

    Depois de analisar o mercado, chego à conclusão que um veículo eléctrico é melhor negócio que ouro. A não ser alguns negócios em particular, a maioria são bem interessantes.
    Partindo do pressuposto que grande maioria são comprados com incentivo do estado, hoje com um ou 2 anos de uso estão com preço inferior a menos de 8 mil que carro novo. Contrariando aquele artigo que dizia que os elétricos desvalorizam mais que um carro a diesel.
    Concordam com este comentário: mafgod
  4.  # 285

    O meu Leaf40, nacional, com 1 ano e meio, se o vendesse hoje ao preço que estão à venda os usados com a mesma idade, já estava a ganhar dinheiro (mesmo sem entrar com a ajuda do estado nem com o que deixei de gastar em quase 30.000km).
    • mafgod
    • 6 setembro 2019 editado

     # 286

    Colocado por: callinasContrariando aquele artigo que dizia que os elétricos desvalorizam mais que um carro a diesel.
    Há uns anos, quando a Tesla não conseguia dar vazão a vender carros na europa, quem queria comprar, havia os usados de particulares que punham à venda e que eram mais caros que os novos :-)
    A questão era, ou compras este usado mais caro, ou esperas uns meses ;-)
  5.  # 287

    É também estar por dentro das oportunidades de lançamento na venda em novo (como foi o Lea40 em 2018 e talvez o ID.3 da VW), ou então, e atualmente o melhor economicamente falando, são os semi-novos importados (6meses e 6.000km).
    Poupam-se uns bons milhares, maior disponibilidade e normalmente com mais equipamento.

    O e-niro creio que ainda não é atualmente comercializado cá em Portugal! Mas, já se consegue importar há meses!
  6.  # 288

  7.  # 289

    Andei com o pé mais leve no Ioniq e fiz 5 dias de casa - trabalho - casa sem cargas intermédias, no total 250km, 40km de autonomia restante.
    Também me chamou a atenção o isolamento térmico do carro. O carro dorme na garagem fresquinha, saía de casa com temperatura exterior de 25 a 30° e percorria os 25km até ao trabalho com janelas fechadas e sem necessidade de AC.
  8.  # 290

    Boa tarde estou indeciso entre um leaft por 10k de 2016 com 30mil km com aluguer de baterias e um zoe240 por 11900k 2015 sem aluguer de baterias...o meu percurso são 50km diários...alguém me pode dar uma ajuda
  9.  # 291

    Leaf de 2016 por 10k€? Isso é muito estranho. Tens link?

    Entre o Leaf e o Zoe, normalmente o Leaf leva vantagem. É outro segmento, carro maior, mais tecnologia a bordo, etc.
    Concordam com este comentário: mafgod
  10.  # 292

    Eu, para 50kms diarios, e se a bateria do zoe estiver boa, e sublinho a questão da degradação da bateria, iria para o zoe pelo simples facto de que a bateria não é de aluguer, o que caso fosse era uma renda mensal a pagar mesmo que o carro esteja parado.

    Caso fossem ambas as baterias em posse, iria para o leaf, que é mais carro, pese embora não gosto do design da viatura, só gosto dos ultimos leafs de 40...
    Concordam com este comentário: mafgod
  11.  # 293

    Colocado por: R_SantosBoa tarde estou indeciso entre um leaft por 10k de 2016 com 30mil km com aluguer de baterias e um zoe240 por 11900k 2015 sem aluguer de baterias...o meu percurso são 50km diários...alguém me pode dar uma ajuda
    Não encontra Leaf sem aluguer de bateria a esse preço?
    Para mim, aluguer de bateria não faz sentido nenhum para um particular.
  12.  # 294

    Para quem quiser assistir a apresentação do ID.3.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nocas1
  13.  # 295

    Bom dia amigos,


    Penso que este tópico será o local indicado para colocar a seguinte questão:

    Na moradia, desejo ter 2 pontos dedicados para carregamento de VEs (não contando com as tomadas domésticas Shucko): um dentro da garagem e outro no exterior da casa, na zona em frente ao portão da garagem (o portão de carro colocado no muro é de correr). Assim, não precisarei de, obrigatoriamente, colocar o carro na garagem para o carregar.


    Agora, tecnicamente, as perguntas são muitas e parece-me que os electricistas ainda não estão muito à vontade nesta matéria. É claro, também, que talvez algumas coisas, para ficarem como eu quero, só possam ser acabadas\colocadas depois da vistoria da Certiel....

    A garagem irá ter um sub-quadro de electricidade, mas as dúvidas são muitas:



    - É necessária corrente trifásica? Qual a potência máxima admissível para um cliente particular?


    - Que tipo de tomadas e cabos, nomeadamente a secção, instalar e em que locais? Por exemplo, destas tradicionais?


    - O que é que são essas coisas que, presumo, venham com os carros com o nome, pomposo, de wall boxes? Onde se ligam e para que é que, efectivamente, servem?


    - Em que paredes, e de que maneira, colocar as tomadas? Dentro de caixas com portas? Junto ao piso ou elevadas?




    Obrigado desde já pela ajuda. Será útil também se puderem colocar algumas fotos das vossas instalações, pois as dúvidas são mesmo muitas.


    Cumprimentos!
      planta RC.jpg
      Tomada trifásica fêmea saliente.jpg
  14.  # 296

    Na minha opinião como é tudo o incerto
    o melhor é deixar um tubo do quadro geral para cada um dos locais que refere.
    Um tubo bem largo.
    Depois coloca o cabo que quiser compatível com o carro, com o carregador e potência da habitação.
    No fim de cada cabo deverá instalar uma wallbox, que comprara com o carro em função da instalação.
    Concordam com este comentário: box
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cloverleaf
  15.  # 297

    Colocado por: cloverleaf- É necessária corrente trifásica? Qual a potência máxima admissível para um cliente particular?
    Resposta curta não.
    Qualquer carro que permita carregamento trifásico carrega também em monofásico.
    A vantagem do carregamento trifásico é a rapidez do carregamento.
    Enquanto monofásico estamos limitados até 32A (7,2kWh), trifásico podemos ir até aos 3x32A (22kWh).
    Obviamente que, se chegar a casa na reserva e precisasse do carro cheio, só mesmo com um PCR ;-) e esperar uns 30min.
    E se precisar de autonomia para uns 200km, terá de esperars umas 4h em monofásico, ou 2h em trifásico.
    Contudo, estou a falar de potências máximas que os carros atualmente permitem, e nem todos são trifásicos e mesmo os trifásicos, nem todos são 3x32A.
    Já para não esquecer que, mais potência contratada, mais se paga por mês.
    Para o comum dos mortais, atualmente, basta carregar a 16A (cerca de 25km de autonomia por hora de carga).

    Colocado por: cloverleaf- Que tipo de tomadas e cabos, nomeadamente a secção, instalar e em que locais? Por exemplo, destas tradicionais?
    Cabo de 10mm^2 (mínimo 6mm^2) e tomadas CEE, monofásico ou trifásico.
    Instalar próximo onde o carro pode carregar sem estrovar e se estiver protegido sol e da intemperides melhor.

    Colocado por: cloverleaf- O que é que são essas coisas que, presumo, venham com os carros com o nome, pomposo, de wall boxes? Onde se ligam e para que é que, efectivamente, servem?
    O que cem com o carro é um cabo doméstico, que permite carregar o carro em qualquer tomada comum de casa, schucko, a uma corrente de 10A (há uns a 12 ou 13A).
    Também há à venda outros 10/16A e outros com outras correntes.
    As boxes são umas caixas que normalmente são fixas e colcoadas na parede, fazendo com que em casa tenhamos um posto de carga semelhante a um posto público.

    Colocado por: cloverleaf- Em que paredes, e de que maneira, colocar as tomadas? Dentro de caixas com portas? Junto ao piso ou elevadas?
    Não percebi a pergunta mas, basta uma tomada como mostra, a uma altura semelhante à altura dos interruptores.

    Em resumo, e a meu ver, para quem ainda não tem carro mas já está, e muito bem, ponderar e antecipar o futuro e sabendo o que há hoje, bastará carregar a 16A monofásico, mas como o futuro ninguém sabe, eu deixaria do seguinte modo:
    - o ramal de eltricidade até casa ser trifásico (hoje não preciso amanhã se precisar já lá está e já não pagará uma pipa de massa)
    - instalação preparada para trifásico mas ser ligada monofásica (quando precisar trifásico a mudança é muito mais rápida visto o balanceamento já estar feito)
    - as tomadas para carregamento serem do tipo CEE trifásicas (ou monofásicas) com cablagem trifásica de 10mm^2 diretamente ao quadro elétrico com respetivo disjuntor (fica preparado para o máximo atualmente 3x32A).
    - quando comprar o carro, mesmo que ele permita carregar a 3x32A, de modo a não aumentar a taxa de potência contratada, e admitino que não precis de mais, carregar a 16A com um cabo doméstico ou uma box ligada a essa tomada.
    - se precisar de mais, já tem instalação e condições para poder carregar maior potência sem grandes custos.

    Dou o meu testemunho, tenho 2 VEs e carrego-os a 16A em casa (alternados, nunca em simultâneo) com uma box que está ligada a uma tomada CEE de 3 pinos com cablagem de 2,5mm^2, e tenho contratado apenas 25A monofásico.
    Para aproveitar o horário de vazio, carrego-os entre as 00:00 e as 07:00 o que me dá o suficiente para o dia-a-dia.
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  16.  # 298

    Existe um aditamento às rbiebt sobre a obrigatoriedade de colocar/definir pontos de carregamento para VEs ( nem que seja só um Ponto para tomada ou PC)
    é ler atentamente.

    Deve colocar Int Dif + Disjuntor dedicado para cada tomada.
    As tomadas não podem ser das "normais"
    Concordam com este comentário: mafgod, jcfcid
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, box, jcfcid, cloverleaf
  17.  # 299

    Colocado por: cloverleafBom dia amigos,


    Penso que este tópico será o local indicado para colocar a seguinte questão:

    Na moradia, desejo ter 2 pontos dedicados para carregamento de VEs (não contando com as tomadas domésticas Shucko): um dentro da garagem e outro no exterior da casa, na zona em frente ao portão da garagem (o portão de carro colocado no muro é de correr). Assim, não precisarei de, obrigatoriamente, colocar o carro na garagem para o carregar.


    Agora, tecnicamente, as perguntas são muitas e parece-me que os electricistas ainda não estão muito à vontade nesta matéria. É claro, também, que talvez algumas coisas, para ficarem como eu quero, só possam ser acabadas\colocadas depois da vistoria da Certiel....

    A garagem irá ter um sub-quadro de electricidade, mas as dúvidas são muitas:



    - É necessária corrente trifásica? Qual a potência máxima admissível para um cliente particular?


    - Que tipo de tomadas e cabos, nomeadamente a secção, instalar e em que locais? Por exemplo, destas tradicionais?


    - O que é que são essas coisas que, presumo, venham com os carros com o nome, pomposo, de wall boxes? Onde se ligam e para que é que, efectivamente, servem?


    - Em que paredes, e de que maneira, colocar as tomadas? Dentro de caixas com portas? Junto ao piso ou elevadas?




    Obrigado desde já pela ajuda. Será útil também se puderem colocar algumas fotos das vossas instalações, pois as dúvidas são mesmo muitas.


    Cumprimentos!
      planta RC.jpg
      Tomada trifásica fêmea saliente.jpg


    Eu também estou a construir e tenho um Hibrido Plug-in (Opel Ampera).

    Já vou deixar a infraestrutura preparada para 2 pontos de carregamento.

    2 pontos ligados directos ao quadro que será trifásico (cabo 10mm), por baixo da pergola que é onde são os "lugares" para estacionar!

    o mafgod já te responde a quase todas as duvidas, por isso e só leres com atenção!

    Qualquer tomada dá para carregares o carro eléctrico! Não é um bicho papão. Se quiseres usar uma velocidade maior (mais que 10/12A), ai já convém teres isso preparado para não sobreaquecer...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cloverleaf
  18.  # 300

    Colocado por: Anonimo09092021O meu eletricista deixou assim:
      IMG_20190910_120135.jpg
    Parece bem, qual foi a secção do fio?
    Ligação direta ao quadro elétrico?

    Colocado por: jcfcidQualquer tomada dá para carregares o carro eléctrico! Não é um bicho papão. Se quiseres usar uma velocidade maior (mais que 10/12A), ai já convém teres isso preparado para não sobreaquecer...
    Ou seja, qualquer tomada dá para 10 a 12A.
    Para 16A ou mais, só tomadas tipo CEE.... ou box diretamente ligada ao cabo.
 
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