Colocado por: Anonimo09092021mais agressivo pela adrenalina do binárioE é aqui que gastas a energia a mais do que eu :-) e aumentas a tua média e diminuis a tua autonomia.
Colocado por: RCFo comportamento, ou melhor, o comportamento adequado ou recomendado, em AE ainda é o que mais me deixa de pé atrás...Numa AE/IP, ando acima de 90km/h, fecho os vidros e ligo AC ou recirculação.
Colocado por: Anonimo09092021Eu faço cerca de 60/70 km diários, não me preocupo muito com os consumos.Faço diariamente casa/trabalho uns 80km num Leaf24 de 2012 com 7 barras ;-) e ainda chego com autonomia no GOM para mais uns 15 a 20km ;-)
Colocado por: Anonimo09092021Ando sempre em D sem ecoTenta fazer o mesmo percurso durante uns dias com ECO e vais ver depois a média a baixar/autonomia a aumentar e provavelmente demoras o mesmo tempo.
Colocado por: Anonimo09092021quando preciso de AE vou no fumarento (um Q5 com uns aninhos mas que faz umas médias bem fixes).Só se for para ires limpar o filtro de particulas do ICE ;-) o VE tb pode andar em AE ;-)
Colocado por: callinasContrariando aquele artigo que dizia que os elétricos desvalorizam mais que um carro a diesel.Há uns anos, quando a Tesla não conseguia dar vazão a vender carros na europa, quem queria comprar, havia os usados de particulares que punham à venda e que eram mais caros que os novos :-)
Colocado por: R_SantosBoa tarde estou indeciso entre um leaft por 10k de 2016 com 30mil km com aluguer de baterias e um zoe240 por 11900k 2015 sem aluguer de baterias...o meu percurso são 50km diários...alguém me pode dar uma ajudaNão encontra Leaf sem aluguer de bateria a esse preço?
Colocado por: cloverleaf- É necessária corrente trifásica? Qual a potência máxima admissível para um cliente particular?Resposta curta não.
Colocado por: cloverleaf- Que tipo de tomadas e cabos, nomeadamente a secção, instalar e em que locais? Por exemplo, destas tradicionais?Cabo de 10mm^2 (mínimo 6mm^2) e tomadas CEE, monofásico ou trifásico.
Colocado por: cloverleaf- O que é que são essas coisas que, presumo, venham com os carros com o nome, pomposo, de wall boxes? Onde se ligam e para que é que, efectivamente, servem?O que cem com o carro é um cabo doméstico, que permite carregar o carro em qualquer tomada comum de casa, schucko, a uma corrente de 10A (há uns a 12 ou 13A).
Colocado por: cloverleaf- Em que paredes, e de que maneira, colocar as tomadas? Dentro de caixas com portas? Junto ao piso ou elevadas?Não percebi a pergunta mas, basta uma tomada como mostra, a uma altura semelhante à altura dos interruptores.
Colocado por: cloverleafBom dia amigos,
Penso que este tópico será o local indicado para colocar a seguinte questão:
Na moradia, desejo ter 2 pontos dedicados para carregamento de VEs (não contando com as tomadas domésticas Shucko): um dentro da garagem e outro no exterior da casa, na zona em frente ao portão da garagem (o portão de carro colocado no muro é de correr). Assim, não precisarei de, obrigatoriamente, colocar o carro na garagem para o carregar.
Agora, tecnicamente, as perguntas são muitas e parece-me que os electricistas ainda não estão muito à vontade nesta matéria. É claro, também, que talvez algumas coisas, para ficarem como eu quero, só possam ser acabadas\colocadas depois da vistoria da Certiel....
A garagem irá ter um sub-quadro de electricidade, mas as dúvidas são muitas:
- É necessária corrente trifásica? Qual a potência máxima admissível para um cliente particular?
- Que tipo de tomadas e cabos, nomeadamente a secção, instalar e em que locais? Por exemplo, destas tradicionais?
- O que é que são essas coisas que, presumo, venham com os carros com o nome, pomposo, de wall boxes? Onde se ligam e para que é que, efectivamente, servem?
- Em que paredes, e de que maneira, colocar as tomadas? Dentro de caixas com portas? Junto ao piso ou elevadas?
Obrigado desde já pela ajuda. Será útil também se puderem colocar algumas fotos das vossas instalações, pois as dúvidas são mesmo muitas.
Cumprimentos!
Colocado por: Anonimo09092021O meu eletricista deixou assim:Parece bem, qual foi a secção do fio?
Colocado por: jcfcidQualquer tomada dá para carregares o carro eléctrico! Não é um bicho papão. Se quiseres usar uma velocidade maior (mais que 10/12A), ai já convém teres isso preparado para não sobreaquecer...Ou seja, qualquer tomada dá para 10 a 12A.