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  1.  # 61

    Colocado por: luisvv2) As ideias fantasiosas do "desenvolvimento" é que levaram à construção das famosas SCUT, p,ex. Os que agora se queixam de o aeroporto estar previsto para onde os passageiros e as companhias aéreas o querem, são os mesmos que conseguem queixar-se das SCUT, das auto-estradas com pouco tráfego e dos custos que isso trouxe.


    As SCUT já lá estão. E essa é uma grande diferença. Construir infraestrutura é o melhor meio de lavar dinheiro. Expropriar terras, ParqueEscolar, etc. O mal das SCUT é outro. É saber que elas estão lá, mas depois vemos as estradas nacionais EN cheias de veículos que poderiam perfeitamente circular pelas SCUT, não fosse o preço.
    Exemplo: Quantos não fazem Braga-Porto pela nacional? Enchendo as vias de Famalicão, Trofa, Maia... perdendo mais tempo, contaminando mais... sabendo que ao lado está uma autoestrada... só que é cara...

    Acredito que a Portela está saturada e falta espaço. Mas ou se pensa e se dá margem para não repetir o mesmo erro no novo aeroporto... ou desvia-se o tráfego para o Porto / Faro / Beja.
  2.  # 62

    Colocado por: luisvv2) As ideias fantasiosas do "desenvolvimento" é que levaram à construção


    Um dia que tenha tempo, vá à Suíça e veja se lhe parece mau que cada terrinha tenha estação de comboio... Pense em quanto custou tamanho esforço, e como seriam Genebra ou Zurique se esse dinheiro fosse investido só na cidade...

    Talvez, quando um dia falte a alface em Lisboa, se pergunte como é que ela lhe chegava ao prato...


    É tão difícil que o citadino aceite o investimento no campo, como o campesino aceite o investimento na cidade. Normal...
  3.  # 63

    Colocado por: JoelM
    Esta previsto onde alguns senhores decidiram que seria devido aos mais diversos factores, dificilmente o bem nacional é um deles.
    Nenhum desses senhores pertence nem as companhias nem aos passageiros...

    Treta. O facto de o aeroporto de Beja estar às moscas é exemplo de como não basta ter uma ideia fantástica sobre o "desenvolvimento" e o "bem comum" (que é uma ficção, diga-se de passagem), é preciso que a realidade colabore.



    Obviamente só pensa assim quem acha que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem...


    Não. Lisboa é Lisboa, e é em Lisboa que a grande maioria do tráfego está e quer estar.


    Comboio a servir o Alentejo? Para que? Os lisboetas não querem lá ir, não é preciso...

    Raciocínios como esse que expressa ironicamente (em resumo, que os lisboetas comem tudo e não deixam nada) foram o suporte para as tão amadas SCUT.
    Convém que se decida - quer um aeroporto para ter tráfego (e ser rentável) ou quer um aeroporto para "desenvolver" o Alentejo ou lá o que for (e nesse caso tem que estar disposto a pagar o custo de mais um elefante branco por muitas décadas.. ) ?
  4.  # 64

    Colocado por: JoelMCuriosamente e agora que penso, a última vez que fui a Lisboa conduzi uns valentes km em autoestrada sem pagar um cêntimo... Coisas da capital!


    Tal e qual como os acessos ao OPO, cravejados de pórticos...
  5.  # 65

    Colocado por: JoelM
    Treta? Mas foram as companhias aéreas e os passageiros que decidiram a localização do novo aeroporto?

    Surpreendentemente para si, sim, tiveram uma palavra a dizer. No aeroporto de Beja, por exemplo, decidiram com as asinhas: não voam para lá.


    Ahh então os voos todos desviados do Porto para Lisboa (maioritariamente pela TAP) com o único intuito de dizer que a portela atingiu o limite foi o que? Curiosamente, outras companhias vieram e bem preencher a lacuna que ficou e essa bela ideia da ponte aérea que deu mais uns milhões a um tal brasileiro que pôs os aviões que tinha encostado a servir a tal ponte que está maioritariamente às moscas...

    A ponte aérea não serviu para isso - só existiu porque o Estado decidiu meter a pata numa decisão comercial da TAP e e serviu para calar o presidente da CM Porto.


    As scouts foram grande ajuda no desenvolvimento de muitas regiões, o problema foi terem construído a maioria em antigos traçados de estradas nacionais (IC1) dizendo que iam ser gratuitas, uns anos mais tarde, toca a pagar quem quer usar! Alternativas? Pois... Foram construidas em cima delas...

    O fraco tráfego das SCUT é prévio à decisão de cobrar aos seus utilizadores.
    É triste pensar que de facto não é possível ter troços com perfil de autoestrada ao lado de autoestradas, eu sei..


    Curiosamente e agora que penso, a última vez que fui a Lisboa conduzi uns valentes km em autoestrada sem pagar um cêntimo... Coisas da capital

    Valentes km? Assim de repente, as entradas em Lisboa por AE são a A2(€); a A5 (€); a A1(€); a A12(€). Salvo erro havia um troço da A9 que era gratuito, não sei se mantém.
    • Kruz
    • 5 novembro 2019

     # 66

    ... Deixem-nos de tretas regionalistas. Portugal não é um país assim tão grande que precise de tantos Aeroportos Internacionais. Desde sempre reparei que o de Lisboa é uma esponja a comer dinheiros públicos, são milhões e milhões lá enterrados e não me venham dizer que é tudo legal, porque sabendo o que são as nossas empresas de construçãoe como comem à mesa com alguns políticos que tiraram canudos de corrupção com Mestrados, dá para ver o que se passa. Esta história do Aeroporto está a tapar qualquer coisa que ainda não descortinei bem, isto tem pulga atrás da orelha com as Forças Armadas, com terrenos pré -adquiridos ou com verbas Comunitárias, mas com desenvolvimento do país, não tem nada. Zero!!! Ouço falar desta história à anos, depois disso, vieram histórias dos Sobreiros que não podiam ser abatidos...(já lhes estão a fazer a cama)... Depois as Áreas de defeso animal e sapais, onde ninguém podia mexer(agora para além duma torre controle para os aviões, terão de pôr outra para as aves) e andamos aqui sem nos darmos conta de outros problemas bem mais graves e de urgente resolução para o País. Enumerando alguns... Grande despesa Pública com os serviços básicos sem pessoal(hospitais, escolas, terceira idade sem apoios, etc...) gostava que alguém me disse-se um país que vivendo do turismo, dê boa qualidade de vida a quem é nacional desse país. Aeroportos estamos servidos, faltam porcarias mais importantes do que isso!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 67

    Colocado por: JoelM
    Tiveram tiveram... A mesma palavra quer fosse na ota, montijo ou outro sítio qualquer!

    Pronto, o Joel é que sabe..


    Também acredita no pai natal é?
    O pm do Porto mexeu-se e arranjou alternativas à ponte aérea que nem sequer necessitam de escala, eu usas várias vezes ao ano!

    Bla bla bla...
    https://www.publico.pt/2016/02/10/local/noticia/rui-moreira-ameaca-tap-com-apelo-aos-nortenhos-para-nao-usar-a-companhia-1722914
    Com a garantia de apoio de todas as forças políticas representadas no executivo, Rui Moreira não aceitou a sugestão do vereador Amorim Pereira, do PSD, para que a região pare “de correr atrás do prejuízo” no caso da TAP e se concentre nas companhias que querem, de facto, estar no Porto. “Fazer exigências é uma guerra perdida. Devemos negociar com as companhias aéreas que estão interessadas no Porto: a British Airways, a Lufthansa e as low-cost”, disse o social-democrata. “Ainda não chegou o tempo de nos calarmos e conformarmos. Poderá chegar o tempo de apelarmos à população da Região Norte para não voar na TAP, mas esse tempo ainda não chegou”, contrapôs Rui Moreira.


    Se não me falha a memória era para o lado de Oeiras, não me pergunte o nome das auto estradas que não memorizei!

    A passar em Oeiras tem a A5, que é paga. De resto, não vejo AE gratuitas à volta de Lisboa..
  7.  # 68

    Pode considerar o IC19 uma AE.
    Ou um bocado de A16 que não se paga.
  8.  # 69

    Colocado por: Nasa1989Pode considerar o IC19 uma AE.

    O IC19 nem com boa vontade é uma AE, começando pelo limite de velocidade.



    Ou um bocado de A16 que não se paga.

    Sim,tem meia-dúzia de km, da A16, verdade.
  9.  # 70


    interessante ver que :
    Este reforço acontece após um período de redução da operação da TAP no aeroporto Sá Carneiro, onde em 2016 a companhia suprimiu as rotas para Barcelona, Milão, Roma e Bruxelas por serem "deficitárias"
    mas 2 anos depois:
    Em comunicado, a companhia aérea portuguesa adianta que os voos para Bruxelas terão duas frequências diárias, com partidas do Porto às 07h00 e às 17h35 e chegada à capital belga às 10h30 e 21h05, respetivamente.
    Primeiro eram deficitárias, 2 anos depois até já é suficiente para 2 voos diários!

    só não vê quem não quer...

    E então? Quantas rotas não são abertas e canceladas, e vice-versa? Daí a sugerir que a TAP quer forçar um novo aeroporto, é cómico.




    nós tinhamos o IC1... e engraçado que quando passou a A28, a unica coisa que fizeram foi mudar as placas, o perfil é exactamente o mesmo! (mesmo as placas foram mudadas uns anos mais tarde)

    Lamento mas o IC19, por cá, está longe de ser uma AE.
  10.  # 71

    Colocado por: luisvvDaí a sugerir que a TAP quer forçar um novo aeroporto, é cómico.


    + Estado, + Lusopontes... ui, é só deles...
    • RCF
    • 5 novembro 2019

     # 72

    Colocado por: JoelMeu de lisboa só quero distância.. é que nem escala aí faço, prefiro umas horinhas em bruxelas ou frankfurte!

    OK... está explicado. Assim percebe-se melhor...
    • RCF
    • 5 novembro 2019

     # 73

    Colocado por: JoelM

    qualquer portugues que pague impostos e viva fora da capital (e fora do porto) percebe muito bem que as obrigações e direitos são diferentes para quem vive na capital e para o restante país...

    isso é verdade... só em Lisboa se paga portagem para atravessar as Pontes, por exemplo.
  11.  # 74

    Colocado por: RCFisso é verdade... só em Lisboa se paga portagem para atravessar as Pontes, por exemplo


    É a mesma lógica, para quê sair de Lisboa se já tem tudo?
    • RCF
    • 5 novembro 2019

     # 75

    Colocado por: JoelMpelos vistos tem uma A16?! onde circula uns km de borla...

    bela comparação... mas, na falta de melhor, é o que há...
    Quase todas as mais recentes AE dão para fazer uns km de borla... até a A8 dá para fazer isso, nalguns troços. Quando não existe portagem em todas os acessos, dá para isso.
    Mas, se quiser ir por aí, há uma grande diferença entre as AE junto a Lisboa e as restantes. Nas de Lisboa, como a A5, por exemplo, o rendimento das portagens suportam-nas. Já noutras, fora de Lisboa, o rendimento das portagens é manifestamente insuficiente para as suportar e lá tem o contribuinte, de todo o país, de ajudar a suportá-las.
    Mas, a isso chama-se coesão social. Ainda bem que existe.
    • RCF
    • 5 novembro 2019

     # 76

    Colocado por: JoelM

    está muito enganado, no caso da autoestrada com o preço mais elevado por KM do país, essa nunca devia ter sido construída, apenas o foi, porque como já se sabe, está a dar muito dinheiro a uma empresa sem ter carros lá a passar graças à PPP.

    Quando à A28 por exemplo, estava muito bem como itinerário complementar
    "Até meados da década de 2000, esta rodovia não era considerada uma autoestrada, mas sim uma via rápida com perfil transversal de autoestrada (similar ao IC19" (alguém aqui disse que o IC19 nunca poderia ser equiparado a autoestrada? pois...)

    mas não acaba por aqui " foi concessionada à então Euroscut Norte (actual Auto-Estradas do Norte Litoral) e passou a regime SCUT, apesar de não ter sido construída neste regime."

    A quando dessa desculpa do "custo de manutenção" os municípios por onde passa a A28 voluntariaram-se para assumir esse mesmo custo em vez de ser cobrada a portagem... mas dessa maneira não se enchiam os bolsos da concessionária...

    e o que é que uma coisa tem a ver com a outra...?
    seja como for, as AE do interior do país, por regra, não são financeiramente sustentáveis... e aí entra a coesão social. Mas, é um erro pensar que é o resto do país que contribui para Lisboa. É mais o contrário...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: callinas
  12.  # 77

    Colocado por: RCFseja como for, as AE do interior do país, por regra, não são financeiramente sustentáveis...


    Ai não são não... especialmente para os Senhores que as planearam, que procederam às expropriações, que projectavam 3 faixas de rodagem em troços onde não passa uma alma... muitas das estradas não fazem grande sentido não. Basta ver quantas autoestradas ligam Porto-Lisboa, não chegava uma? E no interior? A tal coesão de que fala era se todas fossem gratuitas. Claro que muitos seriam prejudicados, porque trabalham e vivem na cidade... e estariam a pagar por quem as usa no campo... mas e os produtos que chegam à cidade todos os dias? E porque não fazer como na Suíça. Quem usa, compra um selo (barato) e pode andar (quase) por onde quiser?

    A questão do aeroporto no Montijo é que parece funcionar só mesmo para uns quantos... pelas condições do local.
  13.  # 78

    Colocado por: RCFe aí entra a coesão social. Mas, é um erro pensar que é o resto do país que contribui para Lisboa. É mais o contrário...


    Ainda há-de explicar essa...

    Claro que Lisboa é a maior fonte de impostos. Mas também é a que mais apoio tem para estabelecer aí a industria, os corporativos, as sedes, o emprego, etc. É normal que seja assim e seria grave se assim não fosse. Como quantificar isso? Não sei, e creio que não interessa tampouco. A Paisagem quer uma capital forte, uma Lisboa forte, uma Lisboa que possa competir lá fora. Porque uma Lisboa forte arrastará o Porto, Braga, Coimbra, etc...

    Resumindo, Portugal continental tem 3 aeroportos importantes. Precisa de mais?
    Fazendo um secundário em Lisboa, digamos que seria o 4º.
    Este deveria ter já a flexibilidade de poder, um dia, tornar-se o maior de todos.
    Deixando a Portela "só" para Lisboa... e fazendo deste novo um "Dubai", "Frankfurt"... que sirva o país todo.
    A isto sim, eu chamaria "coesão social".

    Não sendo assim, não sendo tão utópico. A "coesão social" podia ser saturar Porto e Faro, para aliviar um bocado a Portela.
  14.  # 79

    O 3 maior exportador do país é vila nova de famalicao por isso vamos lá fazer aqui o novo aeroporto
    Concordam com este comentário: damned
  15.  # 80

    Colocado por: RCF
    e o que é que uma coisa tem a ver com a outra...?
    seja como for, as AE do interior do país, por regra, não são financeiramente sustentáveis... e aí entra a coesão social. Mas, é um erro pensar que é o resto do país que contribui para Lisboa. É mais o contrário...


    Desculpe lá, mas quais são os reais custos de manutenção de uma autoestrada onde não passam carros? Se passam poucos carros há poucas portagens, mas também ha pouca degradação, logo não acredito que seja líquido que essas autoestradas não rendam para garantir a sua manutenção.

    Eu até trabalho em Lisboa, mas essa de insinuar que sai algum dinheiro dos contribuintes de Lisboa para o resto do país é de rir, quando a própria Capital consegue cativar para si, via diversos ministérios cerca de 50% dos fundos estruturais europeus que se destinam a modernizar as zonas mais pobres do país. Mas para além disso lembro-lhe que o país todo tem estado a pagar o passe social em Lisboa, passe esse que quem é de Viseu/Guarda/Beja não tem, e para além de não ter, nem tem uma rede de transported urbanos digna desse nome.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
 
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