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  1.  # 101

    Colocado por: marco1já agora, em que pais foi feito não há muito tempo um aeroporto numa ilha artificial ?

    Há dezenas delas desde Hong-Kong a Macau construída pelos portugueses. A previsões mais pessimistas aponta para uma subida de 1 mt (um metro) até 2050. Muito mais grave que uma pista submersa são cidades total ou parcialmente submersas, incluindo Lisboa. Se calhar deviam mudar o Terreiro do Paço para a Alta de Lisboa.
  2.  # 102

    Colocado por: marco1continuo com a sensação de que o argumento da subida das águas é um mau argumento.

    Não só a subida das águas, mas também a preservação da fauna e flora daquele lugar, o impacto (qualidade de vida) que irá ter nas populações que habitam aquela zona, etc, etc.
  3.  # 103

    sim Joel

    tenho a sensação que é mesmo um mau argumento, sabe quantos metros??
    e se "sabem" quantos metros não era mais logico estarem a falar de como vão resolver os milhares de casos de todo o espaço construído naquela zona?
    ou só o aeroporto que poderá ficar "previsivelmente" submerso daqui a uns bons anos?
    não será mais um jogo de interesses que novamente costuma acontecer nestes casos?
  4.  # 104

    Colocado por: marco1não será mais um jogo de interesses que novamente costuma acontecer nestes casos?

    Disso não tenho a mínima dúvida, que é um jogo de interesses.

    Colocado por: marco1ou só o aeroporto que poderá ficar "previsivelmente" submerso daqui a uns bons anos?

    Está a acontecer agora no Mondego e até já o ministro fala em deslocar populações inteiras.
  5.  # 105

    pois mondego, eu estava mais a apontar para as zonas do montijo, seixal, barreiro….á volta do tal aeroporto.
    já agora também qual a cota previsível para a alternativa Alcochete? já fica fora de risco?
  6.  # 106

  7.  # 107

    Colocado por: marco1alternativa Alcochete?

    Então se o outro disse que aí "jamais", devia ter alguns estudos que lhe permitiam fazer tal afirmação.
  8.  # 108

    ???

    este artigo generalista o que é que adianta para a conversa?

    o cenário da imagem é para 2100? pelos vistos a zona do futuro quase não é afetada.

    e para que fique claro eu não sou um negacionista das alterações climáticas, apenas acho que o jogo dos interesses nisto do aeroporto está novamente a conspurcar a tomada de decisões e portanto torno a dizer que o argumento da subida das aguas neste caso parece-me muito fraco.
  9.  # 109

    JoelM

    podia ser simpático já que leu todo o artigo, me dizer que em 2050 são x metros, e 2100 serão mais y metros , pelo menos na imagem não vejo o montijo com grandes danos nesse aspeto.
  10.  # 110

    Colocado por: KruzA questão não se enquadra nos voos X ou Y. A questão tem 3 pontos fulcrais onde se escondem inúmeros interesses. Interesses Imobiliários, Económicos, Políticos. Já está a avançar a Cidade da Água!... E onde vai ser!??!?!?!! Agora imaginem o investimento imobiliário para a zona Sul do Tejo, os grandes interesses económicos que daí vão surgir, depois temos o assunto do tecto aéreo para as construções, outro assunto que poucos falam ou sabem. Enfim.... E muito mais se pode dizer.

    Pessoalmente, ainda não vi nada relativamente a Cidade da Água. Há muito que se fala disso, mas por enquanto ainda não saiu do papel.
  11.  # 111

  12.  # 112

    Mais uma treta para empatar. O Boieng 737-800 só precisa de mais de 2400 mts de pista no caso de descolar com o peso máximo á descolagem e em condições de temperatura e pressão adversas. Todos os aviões da Ryanair só operam o curto e médio curso pelo que nunca descolam com o PMD. Só os aviões de longo curso descolam nessas condições, e depende das condições na altura. Em cada plano de voo adequa-se as condições. Em Àfrica descolei com 737-200 em pistas de 1200 mts.
  13.  # 113

    Continuamos com o "espirito" Beja - construir coisas inúteis com capacidades acima do necessário. Tal como as auto estradas desertas que temos por aí.
    O Montijo vai ser um aeroporto secundário destinado a voos de médio e pequeno curso, não vamos espatifar dinheiro a construir um Hub como estava previsto para Alcochete. Se tivesse hipótese de ter 2 pistas paralelas e facilidade de acesso a Lisboa assim seria um substituto da Portela e não um complemento.
    E se num futuro de 10 ou mais anos for necessário operar longo curso no Montijo é muito fácil construir mais 500 metros de pista em aterro. Isto se o mar não crescer 5 metros e afundar 1/3 do País...
  14.  # 114

    Colocado por: Carvaicrescer 5 metros e afundar 1/3 do País...

    Bastam apenas alguns centímetros.
  15.  # 115

    Mais aviões às portas de lisboa e a sobrevoar a dita. São só bichinhos que comem 400 ou 500litros aos 100km... e cá por baixo ao mesmo tempo andamos preocupados com os carros elétricos...

    Vá-se lá perceber estes humanos...
  16.  # 116

    Para efeitos comerciais um avião gasta 1,6 lt por passsageiro aos 100 kms. Se esse pessoal viesse todo de carro se calhar era pior.
    E o problema não são os aviões, são as pessoas. Se ninguém andar de avião o consumo é zero e não são precisos os aeroportos.
    Portantes, a solução é regressar ao seculo 18 (ou mudarmos para a Coreia do Norte) e resolve-se o problema da poluição…
  17.  # 117

    Colocado por: JoelM

    O primeiro avião a energia solar já deu a volta ao mundo...

    E também já há elétricos, e já voei aviões que gastavam 0 á hora (planadores)...
    Concordam com este comentário: branco.valter
  18.  # 118

    Colocado por: CarvaiPara efeitos comerciais um avião gasta 1,6 lt por passsageiro aos 100 kms. Se esse pessoal viesse todo de carro se calhar era pior.
    E o problema não são os aviões, são as pessoas. Se ninguém andar de avião o consumo é zero e não são precisos os aeroportos.
    Portantes, a solução é regressar ao seculo 18 (ou mudarmos para a Coreia do Norte) e resolve-se o problema da poluição…


    Eles também têm... são é chaços velhos a cair de podres.


  19.  # 119

    Colocado por: Carvai
    E também já há elétricos, e já voei aviões que gastavam 0 á hora (planadores)...
    Concordam com este comentário:branco.valter


    Muita vez eu parava o carro na descida de Algueirão a caminho de Mafra, vindo da casa de uma ex-namorada, só para ver o pessoal ao fim-de-semana a voar nos planadores na BA1. Já experimentei muita coisa, planadores infelizmente não é uma delas (nem parapente).
  20.  # 120

    https://imprensafalsa.com/atrasos-da-tap-podem-ser-um-problema-no-montijo-porque-e-preciso-chegar-com-a-mare-baixa/?fbclid=IwAR10BKZEP-ykDXKAzPtmdoI-5fAnId2mD-5vCQWNLOFOi16q8BLC8gdlynk
    Outra razão para a TAP não operar no Montijo.
    Mas podia adaptar os aviões para outro tipo de desembarque...
      aviao-hudson-Montijo.jpg
 
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