Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: SG_arquitectoAconselho-a previamente a calcular 1000€/m2 para os 165 m2 de área de construção e 500€/m2 para a cobertura, o que chegará muito próximo ao seu limite orçamental, apenas para a construção da habitação.

Obrigada! Então realmente eu posso estar a exagerar nos preços parciais mas então o da construção da casa seria superior... Eu pensava que os 1000 euros/m2 eram um preço médio para o preço total da construção da casa e que já incluía custos com o telhado e assim...
  2.  # 22

Colocado por: catcosEu pensava que os 1000 euros/m2 eram um preço médio para o preço total da construção da casa e que já incluía custos com o telhado e assim...

Deve incluir, sim.
  3.  # 23

Boa tarde, mas, então pelo que escreveu a área bruta seria mais pelos 200 m2. Os mil €/m2 + IVA + projetos + licenças... Já teria que esticar muito os 250k.

Está com uma abordagem racional às áreas e afins (o que é muito bom), mas em sede de projeto e, pior, durante construção é (mesmo) muito difícil ser disciplinado e não "cair" no "já agora".

Para além de que é comum ocorrerem "acidentes" pelo percurso. Por exemplo, nas próximas semanas vou pedir orçamento para fazer teste [simples] de penetração/resistência ao solo, para evitar surpresas desagradáveis (e permitir que ao eng. otimizar a estrutura com segurança).
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  4.  # 24

Colocado por: catcosAlém disso o terreno tem alguma inclinação (não sei o valor do declive), eu que não percebo nada, achei que era muito inclinado, mas ja falamos com um arquitecto amigo que disse "que não é assim tanto".

Já consegui medir o aclive pelo google earth: Declive de 15% ou +15 (num comprimento de 100 m)
    E tinha-me enganado a medir a área: é de 1400 m2.

Portanto... uma frente de 15 metros, comprimento de 100 m e aclive de 15%... Não tenho noção, isto é muito para construção ou ainda é um aclive razoável?
  5.  # 25

Eu tenho um declive de 9m em 40 metros de comprimento e quase de certeza que vou construir a casa toda num só piso!
  6.  # 26

Colocado por: Picareta
    Esqueça a caderneta predial, o que conta é o que está no PDM.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:catcos

Boa Noite,

O que estará na Caderneta, nao deverá dizer respeito ao loteamento onde esta esse terreno?

É que eu estou com um problema com a área de implantanção, ou seja, a Caderenta predial fala em 150m2 (num terreno de 1700m2).

Mas todas as casas que estão construidas nesse loteamento passam os 150m2, mas supostamente desde 2019 a Camara ja faz cumprir o que está na Caderneta.

Nao faz sentido, estamos a falar numa implantação de 8% do tamanho do terreno.
  7.  # 27

Colocado por: Vila_AlegreO que estará na Caderneta, nao deverá dizer respeito ao loteamento onde esta esse terreno?

O que está na caderneta não interessa para nada, vale zero....isto relativo a áreas de implantação e áreas de construção.

Colocado por: Vila_Alegremas supostamente desde 2019 a Camara ja faz cumprir o que está na Caderneta

A Câmara faz cumprir o que está no PDM.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira
  8.  # 28

Colocado por: Picareta
    O que está na caderneta não interessa para nada, vale zero....isto relativo a áreas de implantação e áreas de construção.

A Câmara faz cumprir o que está no PDM.

Mas no PDM define áreas maximas de implantação?

é que ja vasqulhei tudo e nao encontro
  9.  # 29

Colocado por: Vila_Alegreé que ja vasqulhei tudo e nao encontro

Tal e qual a mim .. Mas só vasqulhei uma vez e estava mais focada em ver exigências de distância aos vizinhos (que não encontrei) por isso depois ainda me vou ter de focar na da área de implementação..
  10.  # 30

O PDM inclui diversos mapas, um dos quais define as zonas de construção, ou não, e dessas zonas há algumas com maior ou menor consolidação/densidade, incluindo a definição da % de superfície que se pode ocupar com a construção.

Atenção, que se for num loteamento/conversão de augi, all bets are off.

É procurar melhor no site da câmara, ou contactar os respetivos serviços do urbanismo.
  11.  # 31

Colocado por: Vila_Alegre

Boa Noite,

O que estará na Caderneta, nao deverá dizer respeito ao loteamento onde esta esse terreno?

É que eu estou com um problema com a área de implantanção, ou seja, a Caderenta predial fala em 150m2 (num terreno de 1700m2).

Mas todas as casas que estão construidas nesse loteamento passam os 150m2, mas supostamente desde 2019 a Camara ja faz cumprir o que está na Caderneta.

Nao faz sentido, estamos a falar numa implantação de 8% do tamanho do terreno.

Amigo já lhe responderam aqui no seu topico...
    https://forumdacasa.com/discussion/69210/area-de-implantacao-vila-alegre-seixal/#Item_13
  12.  # 32

Colocado por: DR1982Eu tenho um declive de 9m em 40 metros de comprimento e quase de certeza que vou construir a casa toda num só piso!

Eu sei que as casas de 1 só piso têm mais vantagens quando pensamos no futuro e no ser velhinho e não conseguir subir escadas. Mas o custo não será superior? É mais telhado sob a mesma área habitacional.
    No meu caso é uma questão de gosto (espero não me arrepender) mas sempre que imaginei a minha casa seria com ligação praticamente direta da sala para a piscina e ter "vista" para a piscina do meu quarto. Além disso eu adoro natureza, e não podendo andar a plantar árvores e a mantê-las agrada-me muito o facto de na extremidade mais alta do terreno ter umas árvores, imagino-as como a "vista" do meu quarto e isso agrada-me.
  13.  # 33

Colocado por: catcosMas o custo não será superior? É mais telhado sob a mesma área habitacional.

dizem que a diferença não é significativa. A casa terrea tem um telhado maior, mas a casa de 2 pisos precisa de uma estrutura mais resistente para aguentar o peso de mais um piso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcos
  14.  # 34

Colocado por: catcos
    Eu sei que as casas de 1 só piso têm mais vantagens quando pensamos no futuro e no ser velhinho e não conseguir subir escadas. Mas o custo não será superior? É mais telhado sob a mesma área habitacional.
    No meu caso é uma questão de gosto (espero não me arrepender) mas sempre que imaginei a minha casa seria com ligação praticamente direta da sala para a piscina e ter "vista" para a piscina do meu quarto. Além disso eu adoro natureza, e não podendo andar a plantar árvores e a mantê-las agrada-me muito o facto de na extremidade mais alta do terreno ter umas árvores, imagino-as como a "vista" do meu quarto e isso agrada-me.
    Tudo isso é possível numa casa toda num so piso, pode fazer cave ou um simples alpendre ao nivel da estrada toda a casa por cima com acesso direto ao jardim, ha muitas hipóteses!
  15.  # 35

Você têm um orçamento bom para o que pretende, uma casa de 2 pisos ou térrea é uma questão do terreno e gosto pessoal, Em termos de custos mas também de área aproveitável, uma escada ocupa muitos m2. A casa é grande no papel mas temos uma área que são as escadas que são difíceis de ser aproveitadas.
  16.  # 36

Colocado por: DR1982Tudo isso é possível numa casa toda num so piso, pode fazer cave ou um simples alpendre ao nivel da estrada toda a casa por cima com acesso direto ao jardim, ha muitas hipóteses!

O problema é o terreno ser estreito. Os 14/15 metros de frente ficam 8 metros com o distanciamento ao muro do vizinho. Acho que isso limita na configuração. Ainda por cima nós gostamos da área social junta: sala de estar, jantar, cozinha e alpendre. Mas pronto, tudo questões para ver com um arquitecto e ainda não queremos avançar para aí :)

Colocado por: Pedro_MoreiraVocê têm um orçamento bom para o que pretende, uma casa de 2 pisos ou térrea é uma questão do terreno e gosto pessoal, Em termos de custos mas também de área aproveitável, uma escada ocupa muitos m2. A casa é grande no papel mas temos uma área que são as escadas que são difíceis de ser aproveitadas.

Considera? Eu estou a ficar muito confusa :) alguns de vocês disseram que sim, outros que não. Claro que já sei que vai depender muito das opções que fizermos, mas este post era precisamente para saber em termos de valores como estamos e se estimei bem os restante.
    Nós estabelecemos os 250k, mas talvez consigamos ir até aos 300k com ajudas. Mas não queriamos ter de depender dessas ajudas nem queremos andar a pagar uma casa a vida toda.
  17.  # 37

Outra questão: se queremos estar lá a viver do inicio para o meio de 2025 devíamos entrar nisto a 100% quando? inicio de 2022 bastará?
  18.  # 38

Um conselho, esqueça alguns dos valores que se falam por aqui, senão não havia casas a ser construídas por menos 500.000€ hehe.

250.000€ é muito dinheiro, não se esqueça disso. Quem tem um Ferrari é rico não é? Você está a gastar o preço de um Ferrari numa casa.

Um lote com 14/15 metros de largura pode fazer uma casa de 3 frentes térrea, o comprimento da casa não pode ultrapassar os 37 metros.

Para uma casa com 3 frentes
    Se deixar 5 metros de afastamento para um lado dá 9(14-5)x37= +/-330m2 que pode construir, sem incluir garagem ou anexos.

Conte com 3 a 4 meses para definir arquitectura, 1 ano mínimo para aprovar o projecto e entre 1 a 2 anos para a construção
  19.  # 39

Mas claro que tudo isto são suposições, um arquitecto com o levantamento topográfico do terreno consegue fazer uma análise do que é possível ou não executar, porque é necessário analisar que tipo de construções existem a volta do seu terreno.

Se for tudo casas de 2 andares em volta a câmara pode não aceitar uma casa térrea, só mesmo um arquitecto para avaliar tudo (é o trabalho dele)
  20.  # 40

Nao conte com o minimo de 1000€ m2 que depois fica com a casa a meio...
    Pelo que deu para perceber dos gostos do user, piscina, court de tenis e mais nao sei o quê não sera certamente o tipo de pessoa que se contenta com azulejos de 5€m2 nas casas de banho!

0.0272 seg. NEW